Autor Tópico: Decepção com Canon PowerShot D20 - Foto de assuntos em movimento sem flash  (Lida 1536 vezes)

mafelima

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
  • Sexo: Feminino
    • Maria Fernanda Lima Fotografia e Diagramação
Comprei uma Canon Powershot D20 quando li sobre as excelentes propriedades, vi fotos e fiquei animada com a velocidade do obturador!
Porém, ao chegar, me dei conta de uma limitação que para mim foi uma decepção. Não é possível definir a velocidade que queremos utilizar. A câmera decide de forma automática... e não muito inteligente para assuntos em movimento, na minha opinião. Testei com flash, mas sai aquele estouro que eu não gosto, prefiro uma foto com um iso um pouco mais alto e velocidade maior do que estourar o flash (quando possível).
Meu filho fez aniversário semana passada e mandei a máquina para a escola dele, para a professora bater umas fotos da comemoração. Deixei para a câmera pré-configurada para não utilizar o flash (meu erro!!!) e decidir automaticamente o ISO que utilizaria. Só que ao invés de aumentar o ISO no ambiente interno (sala de aula), a câmera decidiu por utilizar uma velocidade reduzida e as fotos do parabéns ficaram todas tremidas! As mãos em movimento, os rostos, crianças de 6 anos elétricas saíram todas borradas, infelizmente. Se eu mesma estivesse lá, teria mudado na hora para que fosse utilizado o flash, mesmo que a foto não ficasse tão boa.

Queria só que fosse possível garantir uma velocidade mínima para o obturador, o resto poderia ser variável, a abertura, ISO, sei que ISO alto produz mais ruído, mas a sala não era tão escura assim, super iluminada, um ISO 800 com certeza daria conta do recado.

Não sou profissional, costumo usar minha Rebel T2i e estou tentando me habituar com esta limitação da Canon D20, que utilizarei nos passeios, por ser uma câmera compacta de boa resistência!

Me ajudem se tiverem dicas para aproveitar melhor o potencial, porque tenho certeza de que ela é uma ótima câmera!!

:)
Obrigada!!


claudio frança

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 528
  • Sexo: Masculino
  • aprendiz
na verdade é uma boa câmera porém como já tem uma t2i a diferença é muito grande em questão de limitação, as compactas tem esses problemas.... o fato de não conseguir controla-la totalmente, mas no youtube tem uns videos detalhados sobre ela, tem até umas videos aulas tenta ver para ver se consegue aproveitar  melhor, e bons clicks.


Foto Fácil

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.537
  • Sexo: Masculino
    • Foto Fácil
As únicas câmeras à prova d'água que possuem modo manual são Panasonic TS4 e TS5 e as Olympus TG1, TG2 e TG3 possuem modos de prioridades. O problema não é da câmera, apenas faltou um pouco de pesquisa na hora de comprar.

A grande maioria das câmeras compactas irá funcionar de modo semelhante: com baixa luminosidade irá forçar um tempo de exposição mais longo e com isso, sem tripé muitas fotos ficarão arruinadas. Some-se a isso o fato de quase todas as compactas à prova d'água possuírem lentes com aberturas bem pequenas, o que aumenta esse problema. As exceções são as Olympus TG1, TG2 e TG3 e Pentax WG3 e WG4 que possuem abertura f/2.0 na sua grande angular. ISO 800 certamente não daria conta do recado tão fácil quanto pensa, não se esqueça que a câmera é uma compacta com sensor bem pequeno e não uma reflex como a T2i.

Enfim, faltou um pouco de pesquisa e também não dá pra ficar comparando desempenho de compacta com reflex. A Canon D20 cumpre muito bem o seu papel pois ela possui uma qualidade de imagem superior a muitas de suas concorrentes. O jeito é aprender a conviver com estas limitações que são absolutamente normais em compactas (principalmente à prova d'água) e procurar algum modo de cena que se adeque melhor às suas necessidades.
Não respondo dúvidas por MP, aí ao lado estão todas as formas de contato comigo ou acesse meu blog de equipamentos fotográficos: http://www.foto-facil.com/

Minhas fotos: http://www.flickr.com/photos/rodrigojordy/


HenriqueOz

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
  • Sexo: Masculino
    • Instagram
Fica o aprendizado sobre o que a camera pensa, provavelmente se o algoritmo encontrar uma situacao como essa novamente ele devera agir da mesma maneira.