Autor Tópico: Canon EOS M Mirrorless  (Lida 1652 vezes)

brnunes

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Online: 05 de Abril de 2014, 19:49:56
Gostaria de saber o que acham da Canon EOS M Mirrorless.

A alguns dias venho pesquisando qual câmera comprar, para sair do mundo das compactas simples, inclusive eu já havia decidido a comprar uma SuperZoom (com a ajuda que obtive neste tópico http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=100061.msg1015049#msg1015049), mas continuei pesquisando e encontrei esta Canon EOS M Mirrorless Digital Camera with 18-55mm Lens and Flash Kit por 399 Doláres.

Ela é melhor que a Canon Sx50, para fotos noturnas e pequenas filmagens, por exemplo?

Pesquisei bastante (inclusive aqui no fórum) e não encontrei muitas informações sobre a camera e gostaria da opinião de quem entende, ou seja vocês. =)



Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #1 Online: 06 de Abril de 2014, 02:10:08
Pesquisei bastante (inclusive aqui no fórum) e não encontrei muitas informações sobre a camera e gostaria da opinião de quem entende, ou seja vocês. =)

Então tem que pesquisar melhor, porque eu tive uma e falei bastante dela por aqui, rsrs.  :D





Ela é melhor que a Canon Sx50, para fotos noturnas e pequenas filmagens, por exemplo?


Isso com certeza! A diferença no tamanho do sensor é brutal, e essa diferença se reflete na qualidade de imagem, principalmente quando precisa de ISOs altos, como em fotos noturnas.

A EOS-M é uma bela câmera, sem dúvida alguma! Qualidade de imagem muito boa, construção e acabamento excelentes! Se for comprar, recomendo fortemente pegar também a objetiva 22/2.0 STM pancake, um primor de objetiva, e faz o conjunto ficar bem compacto.

Obviamente, nem tudo são flores, senão eu não teria vendido a minha. Eu não me adaptei a fotografar pelo LCD, sou muito acostumado com o visor óptico... Mas como você vem de compactas, acho que isso não deve ser problema. Outra coisa é que o AF é relativamente lento se comparado às DSLR. Novamente, pra quem vem de compactas não deve ser problema.

Acho que, no momento, o maior "problema" em relação à EOS-M é que a própria Canon ainda está indecisa quanto ao futuro da linha. No Japão ela faz um enorme sucesso, mas nos EUA e Europa nem tanto. Então isso pode ser um mal sinal, pode ser que a Canon um dia desista de investir na EOS-M, ou seja, pode ser que nunca mais lance objetivas ou acessórios dedicados à linha...

Mas enfim, mesmo que a série seja descontinuada para sempre, a sua EOS-M vai continuar a fazer boas fotos. Se não pretende investir demais em acessórios, acho que é uma excelente escolha sim!


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 06 de Abril de 2014, 06:57:53
Eu estou saindo das DSLR para mirrorless no uso pessoal e estudei muito a EOS-M. O problema desta é que temos as Sony Nex e esta para mim esta a frente em vários aspectos. A 3 serve de plataforma inicial com preço imbatível, tem a 6 e a 7 com visor, o foco é sensivelmente superior, a quantidade de lentes para o mount é bem maior em especial lentes compactas, tem adaptadores eletrônicos para lentes Canon. Enfim, eu queria continuar com a Canon, mas a Sony para mim acabou sendo muito mais interessante no mundo mirrosless.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #3 Online: 06 de Abril de 2014, 08:41:04
Faço das palavras do Humberto, as minhas. Eu quase comprei uma mas só não levei por causa da falta de EVF e de ter poucas objetivas mas, no seu caso que já vem de compacta, só terão vantagens, a começar pelo baixo custo.
Entre essa EOS M e NEX 3, sou mais essa Canon.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Renato Cavalcante

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
    • Website
Resposta #4 Online: 06 de Abril de 2014, 16:03:41
Eu estou saindo das DSLR para mirrorless no uso pessoal e estudei muito a EOS-M. O problema desta é que temos as Sony Nex e esta para mim esta a frente em vários aspectos. A 3 serve de plataforma inicial com preço imbatível, tem a 6 e a 7 com visor, o foco é sensivelmente superior, a quantidade de lentes para o mount é bem maior em especial lentes compactas, tem adaptadores eletrônicos para lentes Canon. Enfim, eu queria continuar com a Canon, mas a Sony para mim acabou sendo muito mais interessante no mundo mirrosless.
Duas coisas pesaram muito pra mim a favor da NEX:
- Preço. Eu queria poder usar minhas objetivas Canon na mirrorless, mas abri mão disso pois comprei a F3 em uma promoção, por metade do preço da EOS-M.
- Focus Peaking. É uma mão na roda para usar lentes manuais.
A Nex é uma baita câmera, e agora que comprei os adaptadores para usar minhas lentes manuais, estou muito satisfeito.
E realmente a falta de viewfinder é fogo... Faz muita falta.
« Última modificação: 06 de Abril de 2014, 16:04:41 por Renato Cavalcante »
Canon 5DMk3 + 6D | 28mm f/2.8 | 35mm f/1.4 | 50mm f/1.4 | 85mm f/1.8 | 100mm f/2 USM | 24-105 f/4L
Site: www.renatocavalcante.com
Face: www.facebook.com/renatocavalcantefotografia
Instagram: www.instagram.com/renatocavalcantefoto
Flickr: www.flickr.com/renatocavalcante


i9forex

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.925
  • Sexo: Masculino
    • AFernandes
Resposta #5 Online: 06 de Abril de 2014, 16:26:35
Olá
Tenho uma Canon M já há 1 mes ou um pouco mais...
Ultimamente, como a minha D300 não anda boa ( parece que hoje consegui afinar o foco) todas as fotos, tem sido com a Canon M.

Devo dizer que tinha antes uma Lumix que praticamente nao usei pela falta de visor.

A esta adaptei-me, porque é bem mais luminosa aguentando bastante a luz do sol... e fundamentalmente porque gostei do tomar a foto clicando no LCD. Aonde toco é onde foca.

A minha opção por esta, foi por ter opticas com alguma qualidade da canon. Optei pela 22 e o adaptador sem o flash... numa oferta bastante em conta.
Está com preço baixo por causa da saida da M2 que pouco acrescenta.

No entanto, creio que se deve levar em conta algumas experiencias aqui colocadas sobre outras opções.

A. Fernandes


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 06 de Abril de 2014, 17:08:47
Duas coisas pesaram muito pra mim a favor da NEX:
- Preço. Eu queria poder usar minhas objetivas Canon na mirrorless, mas abri mão disso pois comprei a F3 em uma promoção, por metade do preço da EOS-M.
- Focus Peaking. É uma mão na roda para usar lentes manuais.
A Nex é uma baita câmera, e agora que comprei os adaptadores para usar minhas lentes manuais, estou muito satisfeito.
E realmente a falta de viewfinder é fogo... Faz muita falta.

 Vc tem adaptadores elétricos para usar as lentes Canon AF sem problemas também. No meu caso peguei a 3N já em mente em passar ela para minha esposa e eu de olho na 6 ou na A6000 que tem um excelente EVF. A ideia é ter sempre lentes bem compactas sem chamar a atenção.


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 06 de Abril de 2014, 17:12:30
Olá
Tenho uma Canon M já há 1 mes ou um pouco mais...
Ultimamente, como a minha D300 não anda boa ( parece que hoje consegui afinar o foco) todas as fotos, tem sido com a Canon M.

Devo dizer que tinha antes uma Lumix que praticamente nao usei pela falta de visor.

A esta adaptei-me, porque é bem mais luminosa aguentando bastante a luz do sol... e fundamentalmente porque gostei do tomar a foto clicando no LCD. Aonde toco é onde foca.

A minha opção por esta, foi por ter opticas com alguma qualidade da canon. Optei pela 22 e o adaptador sem o flash... numa oferta bastante em conta.
Está com preço baixo por causa da saida da M2 que pouco acrescenta.

No entanto, creio que se deve levar em conta algumas experiencias aqui colocadas sobre outras opções.

A M2 esta absurdamente mais caro e bola fora com o foco pouca coisa mais rápido. Se for comparar com a Nex 6 e a sucessora A6000 o que já era muito bom ficou muito melhor. Sendo estas duas bem superiores a M e a M2, acredito que para ela a comparação ideal seria M x Nex3 e M2 x Nex5.


Renato Cavalcante

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
    • Website
Resposta #8 Online: 06 de Abril de 2014, 22:50:33
Vc tem adaptadores elétricos para usar as lentes Canon AF sem problemas também.
E como é o AF com esse adaptador? Perde muita velocidade? Para viagens e fotos casuais (que é minha intenção com a NEX) o AF dela me é suficiente. Com o adaptador perde muito?
E ele fica muito grande na câmera?
Canon 5DMk3 + 6D | 28mm f/2.8 | 35mm f/1.4 | 50mm f/1.4 | 85mm f/1.8 | 100mm f/2 USM | 24-105 f/4L
Site: www.renatocavalcante.com
Face: www.facebook.com/renatocavalcantefotografia
Instagram: www.instagram.com/renatocavalcantefoto
Flickr: www.flickr.com/renatocavalcante


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #9 Online: 07 de Abril de 2014, 06:44:26

E como é o AF com esse adaptador? Perde muita velocidade? Para viagens e fotos casuais (que é minha intenção com a NEX) o AF dela me é suficiente. Com o adaptador perde muito?
E ele fica muito grande na câmera?
Dê uma pesquisada no Youtube que mostra como fica em velocidade (um pouco mais lento) e no tamanho.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 07 de Abril de 2014, 08:12:36
E como é o AF com esse adaptador? Perde muita velocidade? Para viagens e fotos casuais (que é minha intenção com a NEX) o AF dela me é suficiente. Com o adaptador perde muito?
E ele fica muito grande na câmera?

Varia muito de lente para lente e tem uns adaptadores com porta USB para vc poder atualizar o firmware ou sei lá mais o que. De qualquer forma eu acho que as lentes para o e-mount muito interessantes, use o adaptador se realmente precisar de alguma lente Canon pq alem do AF tem o tamanho muito desproporcional. Também tem a opção do a-mount que é da linha dslr da Sony.