Autor Tópico: Mudança para a Canon e comentários sobre a 70D  (Lida 7601 vezes)

Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #15 Online: 06 de Abril de 2014, 15:42:25
Uma das coisas que me fez achar o OVF da minha (ex-) Canon T4i muito bom foi, ao trocá-la pela 70D, não conseguir perceber grandes diferenças. Essa talvez seja a razão, todos os elogios sobre a superioridade do pentaprisma em relação ao penta-espelho devem ter sido baseados em Nikons... Realmente, para mim, ficou a mesma coisa...

O foco a mesma coisa, achei excelente mas nada de diferença entre a 70D e a T4i, justamente por minhas fotos focalizarem objetos estáticos ou em movimento lento. Talvez ao tentar focalizar objetos em movimento rápido a coisa mude de figura, ou não: uso basicamente a 40mm STM, lente rápida em AF. Acho que nos reviews se usa lentes de AF mais rápido, além do fato de serem realizados por gente que recebe $$$ pelos anúncios dos fabricantes.

Atualmente usando Fuji (X100s e X Pro 1), mantenho minha 70D por ela ter AF em Live View somente comparável à minha (ex-) NEX-6, coisa que as Fuji não chegam perto mesmo. O AF das Fuji em vídeo é praticamente igual ao da minha (ex-) T4i. Em minha opinião, esse é o diferencial da 70D: filmagem. O resto acho mais do mesmo...  :ok:
O viewfinder da D7000 era um portal comparado ao da 70D. O da minha Pentax MX nem se fala, bem maior.
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #16 Online: 06 de Abril de 2014, 16:32:11
Mais uma foto, essa em ISO 3200 no final da tarde, por volta das 17h30m.


por Rafael Lima, no Flickr

Raramente passo de ISO 800, na maioria do tempo fico em 100 mesmo, mas fiz essa foto só pra ver no que dava.
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #17 Online: 08 de Abril de 2014, 11:31:54
Eu não achei o foco dela lento, mas sim muito pouco preciso. E todas as fotos até agora foram a tarde em ambiente de céu aberto. Depois devo fazer um teste com um chart focus pra ver se precisa calibrar, pois se não me engano a 70D tem essa opção.

Outra grande queixa sobre a 50/1.8 é justamente a precisão do AF... Muitas vezes ela não vem muito reguladinha de fábrica não, necessitando de um micro ajuste de AF. Vale a pena ver se esse não é o caso.

Se pensar no sistema de foco da câmera, já faz tempo que a Nikon tomou a dianteira e se manteve sempre um passo à frente da Canon. Só foi superada agora, com a 1DX e a 5D III (pelo menos nas especificações). Onde a Canon foi pioneira e sempre se destacou foi no sistema USM, o motor ultrasônico das objetivas. Se quer um "foco instantâneo, rápido e preciso", como você disse no post inicial, precisa investir em objetivas USM "verdadeiras" (digo verdadeiras porque a 50/1.4 e a 70-300 possuem um USM "falso", de micro motor, que é um tanto mais lento). Espere até você experimentar a 85/1.8, 100/2.0 ou 135/2.0L, aí sim você vai ver o que é AF rápido, rsrs...

Abraços


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #18 Online: 08 de Abril de 2014, 12:34:03
Ia comentar a mesma coisa que o Humberto e todos os amigos sobre a 50tinha: foca mas demooooora. Hahahahaha...
Eu sai de uma dessa pra 50mm f/1.4 USM e a diferença de velocidade de foco é absurda.

Com as lentes 24-70mm II e a 70-200mm é praticamente impossível perder foto por foco.
O esquema seria vc sair dessa 50tinha pra lentes mais completas. Todas as lentes EF ou EF-S da Canon já são auto focus.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #19 Online: 08 de Abril de 2014, 12:42:24
A 50 1.4 eu nunca usei mas a minha ex 100 2.0 é um espetáculo no AF.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #20 Online: 08 de Abril de 2014, 12:51:07
Outra grande queixa sobre a 50/1.8 é justamente a precisão do AF... Muitas vezes ela não vem muito reguladinha de fábrica não, necessitando de um micro ajuste de AF. Vale a pena ver se esse não é o caso.

Se pensar no sistema de foco da câmera, já faz tempo que a Nikon tomou a dianteira e se manteve sempre um passo à frente da Canon. Só foi superada agora, com a 1DX e a 5D III (pelo menos nas especificações). Onde a Canon foi pioneira e sempre se destacou foi no sistema USM, o motor ultrasônico das objetivas. Se quer um "foco instantâneo, rápido e preciso", como você disse no post inicial, precisa investir em objetivas USM "verdadeiras" (digo verdadeiras porque a 50/1.4 e a 70-300 possuem um USM "falso", de micro motor, que é um tanto mais lento). Espere até você experimentar a 85/1.8, 100/2.0 ou 135/2.0L, aí sim você vai ver o que é AF rápido, rsrs...

Abraços
Ia comentar a mesma coisa que o Humberto e todos os amigos sobre a 50tinha: foca mas demooooora. Hahahahaha...
Eu sai de uma dessa pra 50mm f/1.4 USM e a diferença de velocidade de foco é absurda.

Com as lentes 24-70mm II e a 70-200mm é praticamente impossível perder foto por foco.
O esquema seria vc sair dessa 50tinha pra lentes mais completas. Todas as lentes EF ou EF-S da Canon já são auto focus.

Abcs

A 50 1.4 eu nunca usei mas a minha ex 100 2.0 é um espetáculo no AF.

Depois que pegar a Sigma 150-500mm e a Canon 135mm f/2L, devo trocar essa 50mm pela Canon 1.4 ou a nova Sigma ART. Mas isso deve demorar uns 2 anos ou mais, até lá ela quebra o galho. Ou, quem sabe no meio do caminho eu troco ela por uma 40/2.8 STM.
« Última modificação: 08 de Abril de 2014, 12:51:35 por rafael dantas lima »
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #21 Online: 08 de Abril de 2014, 12:52:23
A minha quebrou galho por 2 anos até que resolvi trocar. Quando enxi o saco, na real. Hahahaha...

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #22 Online: 08 de Abril de 2014, 12:56:06
A minha quebrou galho por 2 anos até que resolvi trocar. Quando enxi o saco, na real. Hahahaha...

Abcs

Eu tô usando mais a Pentax 50/1.4 com adaptador, e a Canon 50/1.8 tá ficando só pra quando preciso do AF mesmo, mas em breve devo me desfazer dessa Pentax pra fechar outras compras. Uma delas é uma 55-250mm ISII, que vai ser outro quebra galho até o final do ano, quando eu devo estar comprando a Sigma.
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #23 Online: 08 de Abril de 2014, 13:00:32
Só uma dica, pega a STM, ai sim vc vai ver o q é AF rapido ;)


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #24 Online: 08 de Abril de 2014, 13:08:34
Só uma dica, pega a STM, ai sim vc vai ver o q é AF rapido ;)

Chumbinho, de minha experiência, o USM é bem mais rápido que o STM. O que não quer dizer que o STM seja lento, muito pelo contrário, mas não é tão rápido quanto o USM. Pelo menos não o USM de verdade, ring-type. Mas o STM é mais silencioso que o USM.

Rafa, se for pegar a Canon 50/1.4 que, como eu disse, não tem USM verdadeiro, não vai sentir uma diferença tão grande assim na velocidade do AF, mas sim na precisão!


Editado: chumbinho, agora que vi, você estava se referindo à 55-250... Nesse caso, ignore o meu comentário, eheheh...
« Última modificação: 08 de Abril de 2014, 13:09:31 por Humberto Teté »


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #25 Online: 08 de Abril de 2014, 13:10:48
Mas como a 50mm f/1.4 não tem USM verdadeiro? Conta essa história aí.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #26 Online: 08 de Abril de 2014, 13:12:49
Chumbinho, de minha experiência, o USM é bem mais rápido que o STM. O que não quer dizer que o STM seja lento, muito pelo contrário, mas não é tão rápido quanto o USM. Pelo menos não o USM de verdade, ring-type. Mas o STM é mais silencioso que o USM.

Rafa, se for pegar a Canon 50/1.4 que, como eu disse, não tem USM verdadeiro, não vai sentir uma diferença tão grande assim na velocidade do AF, mas sim na precisão!


Editado: chumbinho, agora que vi, você estava se referindo à 55-250... Nesse caso, ignore o meu comentário, eheheh...

As do kit eu achei extremamente rápidas, não sei quanto ao USM verdadeiro pq nunca tive uma, só tenho duas USM piratex rsrs
Mas a 50mm 1.4 é MTO mais rápida que a 1.8 sim, eu senti bastante diferença quando mudei ;)


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #27 Online: 08 de Abril de 2014, 13:23:39
Mas como a 50mm f/1.4 não tem USM verdadeiro? Conta essa história aí.

Abcs

Existem dois tipos de USM. Um é o ring-type. Neste tipo, não existe um motor de foco, existem dois anéis, um ligado ao sistema de foco, outro ao barril. O primeiro vibra em frequência ultrassonica, o que acaba movimentando o segundo. Esse é o USM verdadeiro, utilizado na maioria das lentes L, e que de quebra, permite o FTM (Full Time Manual Focus) que é a possibilidade de mexer no anel de foco mesmo com a chave A/F ligada.

O outro tipo, Micro USM, é na realidade uma suposta "melhoria" do sistema de micro-motor utilizado em lentes como a 55-250IS. Tem quem diga que é mais marketing do que qualquer outra coisa, já que a diferença na velocidade de foco para lentes sem USM e com micro-motor não é tão grande, isso quando existe. Por exemplo, a famigerada 75-300 é Micro USM e sua velocidade de foco não é muito diferente da 55-250IS que é micro-motor. Aliás, diria que a 55-250IS é até mais rápida...

As lentes com Micro USM não permitem FTM, com exceção da 50mm f/1.4 e se não me engano outra lente mais antiga. Outra lente bastante conhecida com Micro USM é a 70-300IS, essa não implementa FTM.


« Última modificação: 08 de Abril de 2014, 13:29:12 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #28 Online: 08 de Abril de 2014, 13:26:56

Velocidade é uma coisa, precisão é outra, com uma lente baratinha não vai ter nem
velocidade ou precisão...

Na Canon o AF é melhor nos modelos recentes de lentes/digicams.
http://www.lensrentals.com/blog/2012/08/autofocus-reality-part-3b-canon-cameras


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #29 Online: 09 de Abril de 2014, 12:12:13
Montei um "chart focus" pra ver se a cinquentinha precisaria de ajuste, mas não cheguei a um resposta, pois os resultados foram inconsistentes. Fiz 4 fotos, e duas saíram em foco, e as outras duas com back focus (ou seria front? não sei).

Ibagens na tela:





Foto 1:

IMG_7581 por Rafael Lima, no Flickr

Foto 2:

IMG_7580 por Rafael Lima, no Flickr

Foto 3:

IMG_7579 por Rafael Lima, no Flickr

Foto 4:

IMG_7578 por Rafael Lima, no Flickr
« Última modificação: 09 de Abril de 2014, 12:33:01 por rafael dantas lima »
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px