Autor Tópico: Mudança para a Canon e comentários sobre a 70D  (Lida 7606 vezes)

Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Online: 05 de Abril de 2014, 20:21:24
A pedido de alguns colegas do fórum, vou postar minhas impressões sobre a mudança para a Canon, no caso a 70D.

Bom, inicio logo dizendo que estou gostando muito do equipamento e acho que a mudança valeu a pena. Apesar de ainda estar com dificuldades em operar algumas coisas na câmera, estou gostando muito.

Mudança de marca:
Como já havia falado em alguns tópicos, troquei de equipamento porque o sistema EOS no geral (lentes, corpos, flash e outros acessórios) estava me agradando mais.

Não senti nenhuma dificuldade em relação a posição dos botões e dials, como foi relatado por alguns colegas que também migraram para a Canon.

Se tem uma coisa que sinto falta da D7000 é o viewfinder bem maior que o da 70D, e o slot duplo de SD.

Impressões da EOS 70D:
Qualidade de imagem: não há muito o que falar sobre isso, pois todas as DSLR atuais tem uma qualidade de imagem semelhante.

Apesar de ainda não ter nenhum RAW editado oriundo da câmera (ainda não tenho nenhum programa que abra o RAW dela, além do DPP que não me adaptei), não vi muita diferença em relação a D7000 nesse ponto.

Autofoco: Esse foi o principal ponto em que inda não me adaptei. Quase 50% das fotos perdidas por foco.

Usei na maior parte do tempo o "one shot" com ponto central, e hoje usei muito o "ai servo" com ponto central e com o conjunto de 9 pontos do centro, apenas para testar. Aí é que veio o problema. Todas as fotos em "ai servo" fora de foco. Além de ser lento, ele parece diminuir a quantidade de clicks em modo contínuo de 7fps. Me pareceu que a câmera precisava de quase 1 segundo pra caçar o foco entre 2 ou 3 clicks na sequência.

Ao comprá-la eu tinha a ideia de que ela tinha um foco instantâneo, rápido e preciso. Mas não é o que estou percebendo. Acho que não me adaptei mesmo e não estou sabendo usar, pois não é o que vejo em outros reviews.

Controles: Gostei muito daqueles botões em frente ao LCD superior, todos a mão. De resto, já me adaptei as posições dos controles.

Outros:
>Achei o viewfinder muito pequeno;
>Diferente do que havia lido por aqui, a bateria não durou mais que 700 clicks com o viewfinder, e 190 em live view (já comprei uma extra);
>No início tinha um certo preconceito com esse LCD rebatível e touch, mas até achei legal;
>Essa chave de "lock" embaixo do dial traseiro é praticamente inútil.

Estou meio ocupado esses dias com a escola, mas ao longo do tópico vou acrescentando outros pontos que devo ter esquecido, e claro, posto algumas fotos exemplificando o que disse.
« Última modificação: 05 de Abril de 2014, 20:22:48 por rafael dantas lima »
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #1 Online: 05 de Abril de 2014, 20:33:13
Boa Rafael! Mudança é assim mesmo, no começo a gente se bate, mas depois consegue se adaptar e as coisas melhoram! Eu, não me adapto a Canon, mas se precisar fotografar com uma, faço sem problema!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #2 Online: 05 de Abril de 2014, 20:59:27
Algumas fotos de hoje (todas com EF 50mm 1.8 II e JPEG Standard direto da câmera):

1-

por Rafael Lima, no Flickr

2-

por Rafael Lima, no Flickr

3-

por Rafael Lima, no Flickr

4-

por Rafael Lima, no Flickr

5-

por Rafael Lima, no Flickr

6- f/1.8

por Rafael Lima, no Flickr

7- f/2.8

por Rafael Lima, no Flickr

8- f/4

por Rafael Lima, no Flickr
« Última modificação: 05 de Abril de 2014, 21:00:20 por rafael dantas lima »
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #3 Online: 05 de Abril de 2014, 23:09:59
Boa Rafael! Mudança é assim mesmo, no começo a gente se bate, mas depois consegue se adaptar e as coisas melhoram! Eu, não me adapto a Canon, mas se precisar fotografar com uma, faço sem problema!
Em breve eu pego o macete desse sistema de foco da Canon. Mas em resumo, achei a mudança muito boa, até melhor do que eu esperava. Agora é começar do zero, aos poucos vou montando meu set de lentes.
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #4 Online: 06 de Abril de 2014, 02:02:21
Rafa, se a sua assinatura está atualizada, a única objetiva que você tem é a 50/1.8, é isso? Se for, pode colocar uns 2/3 da culpa do AF nessa objetiva. Ela é um primor em termos de nitidez, mas o AF é fraquinho, fraquinho... Principalmente em luz baixa e/ou objetos em movimento. Mas ainda assim, 50% de perda é um número extremamente alto. Deve ter alguma coisa aí que você não encontrou....

Me surpreendeu um pouco a sua migração para Canon. Não que a Canon seja pior, mas sim levando em conta o quanto você gostava da Nikon. Mas a verdade é que você acabou virando um usuário multi-marcas mesmo, e isso é bacana!

Também gosto dos botões em frente ao LCD superior, muito práticos mesmo. E também acho a chavinha "lock" praticamente inútil. Usei em algumas poucas ocasiões onde ele fez alguma diferença, no resto eu nunca uso...

E quanto à pegada, o que você tem achado?


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #5 Online: 06 de Abril de 2014, 08:47:02
Rafa, o AF só praticando mesmo. A 50tinha é um pouco mais lente mas está me parecendo mais uma questão de técnica/adaptação do que lente.

Eu também estranhei quando sai da D90. Até hoje acho as configurações de modo de focagem da mina ex-Nikon mais fácil mas percebi que na 6D o negócio é o ponto central mesmo e, nesse sentido, meu índice de acerto é superior à 90%.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


123_enic

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 783
  • Sexo: Feminino
Resposta #6 Online: 06 de Abril de 2014, 08:47:27
Bacana demais, Rafael. Comprei a minha há um tempo já lá fora e estou esperando um amigo trazer. Enquanto isso vou acompanhando o tópico pra matar a vontade. :)


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #7 Online: 06 de Abril de 2014, 11:57:19
Rafa, se a sua assinatura está atualizada, a única objetiva que você tem é a 50/1.8, é isso? Se for, pode colocar uns 2/3 da culpa do AF nessa objetiva. Ela é um primor em termos de nitidez, mas o AF é fraquinho, fraquinho... Principalmente em luz baixa e/ou objetos em movimento. Mas ainda assim, 50% de perda é um número extremamente alto. Deve ter alguma coisa aí que você não encontrou....

Me surpreendeu um pouco a sua migração para Canon. Não que a Canon seja pior, mas sim levando em conta o quanto você gostava da Nikon. Mas a verdade é que você acabou virando um usuário multi-marcas mesmo, e isso é bacana!

Também gosto dos botões em frente ao LCD superior, muito práticos mesmo. E também acho a chavinha "lock" praticamente inútil. Usei em algumas poucas ocasiões onde ele fez alguma diferença, no resto eu nunca uso...

E quanto à pegada, o que você tem achado?
Sim, está atualizada, e devo passar um bom tempo só com ela de AF. Talvez só consiga comprar a Sigma 150-500mm ou a 135mm f/2L (ainda não decidi qual vem primeiro, mas ambas estão na minha lista) no começo do próximo ano.

Eu não achei o foco dela lento, mas sim muito pouco preciso. E todas as fotos até agora foram a tarde em ambiente de céu aberto. Depois devo fazer um teste com um chart focus pra ver se precisa calibrar, pois se não me engano a 70D tem essa opção.

Quanto as marcas, no começo eu era um pouco fanboy da Nikon, mas depois deixei isso. Passei por uma Pentax K-7, que por sinal gostei muito, e agora estou na Canon. No futuro, quando terminar meu set Canon, pretendo pegar uma Fuji, talvez a XE-2.

E sobre a pegada, achei melhor que a da Nikon. A câmera parece mais segura na mão, talvez por causa daquele "encaixe" para o dedo no começo do grip (a K-7 também tinha isso), e essa textura da borracha da Canon é bem áspera, enquanto na Nikon era era lisa.
« Última modificação: 06 de Abril de 2014, 11:59:24 por rafael dantas lima »
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #8 Online: 06 de Abril de 2014, 12:04:52
Acrescentando outro ponto que havia esquecido nas impressões sobre a câmera:

Botões: Há um tempo atrás, eu tinha usado uma 7D de um amigo emprestada, e quando a minha 70D chegou, a primeira coisa que percebi em relação aos botões, é que eles são muito macios e rasos.

A 7D por exemplo, e acredito que as outras câmeras mais antigas da Canon também, tem os botões mais altos e ao apertar eles fazem "click", e isso não acontece na 70D. Além de silenciosos (macios), eles são bem rasos, quase da mesma altura da estrutura do corpo da câmera.

Quanto a serem silenciosos, acho que é um ponto positivo, mas pra usar os botões na parte de trás do corpo, que não tem relevo, tem que tirar o olho do viewfinder e olhar eles, pois não dá pra distinguir qual é qual.
« Última modificação: 06 de Abril de 2014, 12:05:28 por rafael dantas lima »
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #9 Online: 06 de Abril de 2014, 12:08:48
Rafa, o AF só praticando mesmo. A 50tinha é um pouco mais lente mas está me parecendo mais uma questão de técnica/adaptação do que lente.

Eu também estranhei quando sai da D90. Até hoje acho as configurações de modo de focagem da mina ex-Nikon mais fácil mas percebi que na 6D o negócio é o ponto central mesmo e, nesse sentido, meu índice de acerto é superior à 90%.
Também estou usando só o ponto central, ou o grupo de 9 pontos centrais quando usei o "AI Servo".

Estou achando que vai precisar calibrar o foco.
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #10 Online: 06 de Abril de 2014, 12:23:03
A minha opinião é que o AF da Canon, de uma maneira geral, é pior que o da Nikon. Quem sai da Nikon para Canon reclama, e quem faz o caminho inverso fica espantado! A 5D que eu tenho aqui é a mesma coisa, não da para querer o mesmo resultado da D3s. Por conta disso quando vou fotografar com ela ligo o meu set up mental no foco da 645 AFD II...
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #11 Online: 06 de Abril de 2014, 12:42:27
Antes eu tinha a 50mm 1.8 e ela era meio lerdinha pra focar certo, mas não cheguei a fotografar objetos em movimento rápido, com a 50mm 1.4 já fotografei e não tive esse tipo de problema :ponder:
Quanto aos botões atrás, se não me engano a maioria é configuravel, então vc pode mudar para outra posição que te agrade mais, mas os que importam atras da câmera pra se usar quando estiver olhando no viewfinder, são altos, então nunca tive problema com isso :ok:


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 06 de Abril de 2014, 13:57:19
...Se tem uma coisa que sinto falta da D7000 é o viewfinder bem maior que o da 70D...
...Quase 50% das fotos perdidas por foco.
...Acho que não me adaptei mesmo e não estou sabendo usar, pois não é o que vejo em outros reviews.

Uma das coisas que me fez achar o OVF da minha (ex-) Canon T4i muito bom foi, ao trocá-la pela 70D, não conseguir perceber grandes diferenças. Essa talvez seja a razão, todos os elogios sobre a superioridade do pentaprisma em relação ao penta-espelho devem ter sido baseados em Nikons... Realmente, para mim, ficou a mesma coisa...

O foco a mesma coisa, achei excelente mas nada de diferença entre a 70D e a T4i, justamente por minhas fotos focalizarem objetos estáticos ou em movimento lento. Talvez ao tentar focalizar objetos em movimento rápido a coisa mude de figura, ou não: uso basicamente a 40mm STM, lente rápida em AF. Acho que nos reviews se usa lentes de AF mais rápido, além do fato de serem realizados por gente que recebe $$$ pelos anúncios dos fabricantes.

Atualmente usando Fuji (X100s e X Pro 1), mantenho minha 70D por ela ter AF em Live View somente comparável à minha (ex-) NEX-6, coisa que as Fuji não chegam perto mesmo. O AF das Fuji em vídeo é praticamente igual ao da minha (ex-) T4i. Em minha opinião, esse é o diferencial da 70D: filmagem. O resto acho mais do mesmo...  :ok:
« Última modificação: 06 de Abril de 2014, 13:58:30 por efilho »


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #13 Online: 06 de Abril de 2014, 15:39:47
A minha opinião é que o AF da Canon, de uma maneira geral, é pior que o da Nikon. Quem sai da Nikon para Canon reclama, e quem faz o caminho inverso fica espantado! A 5D que eu tenho aqui é a mesma coisa, não da para querer o mesmo resultado da D3s. Por conta disso quando vou fotografar com ela ligo o meu set up mental no foco da 645 AFD II...
Eu sempre tive a ideia de que o AF das Canon era superior ao das Nikon, pois todos falavam muito bem do AF da 7D por exemplo, e pelo que tinha lido sobre o da 70D estava similar ou até melhor. Sem contar que a maioria do pessoal que fotografa esportes usa Canon (1Dx e 7D). Acho que é só praticar mesmo e entender esses tipos de AF diferentes que ela tem.
« Última modificação: 06 de Abril de 2014, 15:40:33 por rafael dantas lima »
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #14 Online: 06 de Abril de 2014, 15:41:07
Antes eu tinha a 50mm 1.8 e ela era meio lerdinha pra focar certo, mas não cheguei a fotografar objetos em movimento rápido, com a 50mm 1.4 já fotografei e não tive esse tipo de problema :ponder:
Quanto aos botões atrás, se não me engano a maioria é configuravel, então vc pode mudar para outra posição que te agrade mais, mas os que importam atras da câmera pra se usar quando estiver olhando no viewfinder, são altos, então nunca tive problema com isso :ok:
Quando terminar de montar meu set básico, devo trocar essa 50mm pela nova da Sigma ART.
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px