Enquete

Qual é a sua avaliação para a foto?

Excelente
1 (3.4%)
Boa
10 (34.5%)
Razoável
13 (44.8%)
Ruim
4 (13.8%)
Péssima
1 (3.4%)

Votos Totais: 28

enquete encerrada: 17 de Abril de 2014, 03:43:52

Autor Tópico: Túnel  (Lida 1252 vezes)

Riot

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Online: 02 de Abril de 2014, 03:43:53
Primeiro post meu acho, começando a aprender fotografia agora.



Canon EOS 70D
50mm
1/60 secs
f/1.8
ISO 400



marins.edson

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 213
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 02 de Abril de 2014, 07:33:20
Me parece que o foco ficou no carro a direita na foto, acho que se o foco estivesse no carro do centro a imagem ficaria bem melhor !!.. mesmo assim fui de boa !!!..   :snack:


martineschen

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 104
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 02 de Abril de 2014, 21:13:58
Sei que fotos desse tipo são bem complicadas de fazer. Eu particularmente não gostei!  :ponder: O colega acima disse achar o foco no carro da direita.. eu sinceramente, não achei o foco! Se estivesse no carro do centro iria de razoável.. a imagem em si não transmite muita coisa (pelo menos pra mim).. não houve com o que compor, a falta de foco aliada a ausência de um assunto principal não me agradou! Se estivesse cravado no carro do centro talvez as luzes do túnel se tornariam mais interessantes! Fui de ruim dessa vez.. mas não desanime! Boa sorte no aprendizado!  :ok:
« Última modificação: 02 de Abril de 2014, 21:15:33 por martineschen »
https://500px.com/martineschen
Canon 60D + 18-55mm + 24mm


mautorre

  • Trade Count: (14)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 757
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 03 de Abril de 2014, 01:38:59
Riot,

Faço uma leitura diferente da do martineschen. Penso que neste tipo de composição, em que você parece propor explorar o potencial do grafismo das linhas e luzes, o objeto principal poe-se nisso mesmo. Mais do que o trânsito em um túnel, a imagem remete a uma forma quase abstrata de linhas e arcos convergentes. Gostei da proposta da composição e penso que o principal e mais difícil está posto aí.

Porém, concordo que vc deu as escorregadas técnicas que marins.edson e o martineschen apontaram. Talvez não tenha sido falta de foco, mas um problema vindo da velocidade baixa pro contexto em que vc e muito do quadro estão em movimento. Enfim, seja lá por qual motivo, a falta de nitidez prejudicou. Melhor assim, sempre é muito mais fácil avançar na técnica do que na criatividade.

É isso aí. Sempre estamos começando a aprender e, pessoalmente, ser criticado e, também, o exercício da análise de fotografias para poder fazer a crítica traz um ganho muito consistente. Obrigado pela oportunidade.

Abç.


alealdred

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 39
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 06 de Abril de 2014, 18:27:29
Também gostei da foto. A idéia foi boa, no meu ponto de vista. E acho que tem uma profundidade, que é seguir o túnel com ele afunilando junto com um jogo de luzes.
Acho que se tivesse subido o iso 1 stop, poderia aumentar a velocidade conseguir focar em algum dos carros próximos. A abertura grande já garante um desfoque de boa parte da foto, e uma velocidade maior evitaria qualquer tremido. Acho que até um pouco de ruído fivaria legal. Iso 800 e 1/125.