Autor Tópico: Como usar o live view para focar no escuro  (Lida 2661 vezes)

Vitor Hugo

  • Trade Count: (6)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 238
  • Sexo: Masculino
Online: 06 de Abril de 2014, 05:03:53
Como usar o live view para focar quando o objeto está muito escuro? por exemplo usando um flash sem luz de modelagem.

Quando se usa o AF o Live View fica "falso", muito mais claro, para que a câmera consiga focar. Não consegui achar a função que deixa o live view mais claro sempre, pra poder fazer o foco manual. Alguém sabe algo a respeito disso?

Procurei na 60D, 70D, 7D, T1i e não achei essa opção...   :no: :aua:
“A ignorância gera confiança com mais frequência do que o conhecimento”
Flickr - Canon T1i | 18-55 | 28-135 USM | 28 f/1.8 USM | 50mm Pentacon f/1.8 (A venda -> MP) | 580EXII


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 06 de Abril de 2014, 05:10:23
 Existe um limite de luz necessária para fotografar. Eu em macro na casa dos f16 o liveview da uma clareada, mas existe um limite, depois de certo ponto não clareia mais. Qualquer mínimo ponto de luz já da uma ajudada.


Vitor Hugo

  • Trade Count: (6)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 238
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 06 de Abril de 2014, 05:12:11
Existe um limite de luz necessária para fotografar. Eu em macro na casa dos f16 o liveview da uma clareada, mas existe um limite, depois de certo ponto não clareia mais. Qualquer mínimo ponto de luz já da uma ajudada.

Eu não consegui clarear nem um pouco. Na mesma configuração usando o AF o Live View fica muito mais claro e consegue focar (depois volta ao normal). Eu só queria fazer o live view ficar claro assim, na mesma situação, mas com o foco manual.
« Última modificação: 06 de Abril de 2014, 05:13:33 por Vitor Hugo »
“A ignorância gera confiança com mais frequência do que o conhecimento”
Flickr - Canon T1i | 18-55 | 28-135 USM | 28 f/1.8 USM | 50mm Pentacon f/1.8 (A venda -> MP) | 580EXII


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 06 de Abril de 2014, 09:01:43
Eu não consegui clarear nem um pouco. Na mesma configuração usando o AF o Live View fica muito mais claro e consegue focar (depois volta ao normal). Eu só queria fazer o live view ficar claro assim, na mesma situação, mas com o foco manual.

 Na minha T3 acontece isso algumas vezes de escurecer e não clarear mais a ponto de ter que desligar e ligar para voltar a clarear.


Vitor Hugo

  • Trade Count: (6)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 238
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 06 de Abril de 2014, 13:54:55
Na minha T3 acontece isso algumas vezes de escurecer e não clarear mais a ponto de ter que desligar e ligar para voltar a clarear.

Acho que você não entendeu.

Quando o live view está muito escuro, ele se clareia artificialmente para que o foco automático aconteça, depois volta a ficar escuro simulando a exposição real da foto. Isso está OK aqui.
Quando eu uso o foco manual, eu não consigo clarear o live view para conseguir focar!

Eu imagino que tenha alguma forma de clarear o live view por alguns segundos para que eu consiga fazer o foco manual.
“A ignorância gera confiança com mais frequência do que o conhecimento”
Flickr - Canon T1i | 18-55 | 28-135 USM | 28 f/1.8 USM | 50mm Pentacon f/1.8 (A venda -> MP) | 580EXII


Vitor Hugo

  • Trade Count: (6)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 238
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 06 de Abril de 2014, 14:00:01
Em outras palavras... Tem como desativar a simulação de exposição do live view? Deixar o live view sempre claro, independente do ISO, velocidade do obturador, etc?

EDIT: Acho que encontrei a resposta:
A T1i não permite desativar o Simulação de Exposição. Parece que isso é possível na 7D e na 6D, provavelmente na 5D também. Não sei nos modelos inferiores (60D, 70D, Rebel, etc), parece que só usando o Magic Lantern.

Olhando o manual da 6D, e só acessar "Definições de disparo no modo Live View (Visualização direta)", e desativar a opção "Exposure simulation (Simulação de exposição)"
« Última modificação: 06 de Abril de 2014, 14:22:50 por Vitor Hugo »
“A ignorância gera confiança com mais frequência do que o conhecimento”
Flickr - Canon T1i | 18-55 | 28-135 USM | 28 f/1.8 USM | 50mm Pentacon f/1.8 (A venda -> MP) | 580EXII


Vitor Hugo

  • Trade Count: (6)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 238
  • Sexo: Masculino
“A ignorância gera confiança com mais frequência do que o conhecimento”
Flickr - Canon T1i | 18-55 | 28-135 USM | 28 f/1.8 USM | 50mm Pentacon f/1.8 (A venda -> MP) | 580EXII


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 06 de Abril de 2014, 15:24:55
Acho que você não entendeu.

Quando o live view está muito escuro, ele se clareia artificialmente para que o foco automático aconteça, depois volta a ficar escuro simulando a exposição real da foto. Isso está OK aqui.
Quando eu uso o foco manual, eu não consigo clarear o live view para conseguir focar!

Eu imagino que tenha alguma forma de clarear o live view por alguns segundos para que eu consiga fazer o foco manual.

Mas o meu LCD fica mais claro no modo manual mesmo, e as vezes da este problema que te contei.


Vitor Hugo

  • Trade Count: (6)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 238
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 06 de Abril de 2014, 15:44:24
Nattis, estranho, parece que na sua câmera a simulação de exposição está quase sempre desativada então, porque nas Rebel era para o Live View ficar sempre com a exposição da foto, e só clarear alguns segundos para o foco automático acontecer.

Estranho. Será que a T3 não tem o simulador de exposição? Isso justificaria ela ficar mais clara no foco manual.
“A ignorância gera confiança com mais frequência do que o conhecimento”
Flickr - Canon T1i | 18-55 | 28-135 USM | 28 f/1.8 USM | 50mm Pentacon f/1.8 (A venda -> MP) | 580EXII


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 06 de Abril de 2014, 15:58:55
Na OMD basta mudar a configuração do Live View Boost.

Na 5D não lembro, mas sei que já fiz isso. Posso dar uma olhada.