Autor Tópico: Aniversário infantil em casa de festas  (Lida 11195 vezes)

andresylva

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 155
Online: 07 de Abril de 2014, 09:14:44
Amigos,

Fiz a besteira (???) de eu mesmo querer fotografar o aniversário de minha caçula no próximo sábado.
O evento ocorrerá em uma casa de festas, com vários brinquedos e alguns ambientes com iluminações distintas.
A responsabilidade será grande. rs...

Meu equipamento é uma Canon 70D e um flash 430EXII. E também um rebatedor (quebra-galho) feito com fundo de caixa de leite para afixar no flash. Aprendi a fazê-lo num vídeo no youtube.

Não quero setar a câmera no Automático e largar o dedo, mas, por outro lado, tirar fotos usando os modos Av, Tv ou M num ambiente fechado com flash externo será uma novidade para mim.

Tenho uma certa dificuldade em fotometrar corretamente usando flash. Com o flash desligado, há uma fotometria, quando ligo o flash, parece que muda tudo. Devo estar fazer algo errado.

Por ser também o anfitrião, terei que dividir o tempo entre tirar fotos, dar atenção aos convidados e brincar com as crianças (gosto muito). Portanto, não terei tempo de pensar em fotos artísticas.

Alguma dica dos experientes para não fazer uma grande cagada e perder muitas fotos?

Por exemplo, deveria fixar o ISO em torno 800 ou é melhor o ISO automático?

Quanto à abertura, nestes tipos de evento, é melhor uma grande abertura (f3.5) ou uma abertura razoável (volta dos f11)?

Outra preocupação é o flash "merdalhar" tudo e "lavar" todo mundo. rs.

Saudações.
« Última modificação: 07 de Abril de 2014, 09:16:03 por andresylva »


angus

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 291
Resposta #1 Online: 07 de Abril de 2014, 09:25:54
sempre tiro as fotos nos aniversários da minha... flash com rebatedor grande (de papel mesmo), não tem muito erro. Para clicar sem pensar muito uso:

abertura máxima
1/100
TTL +1


sulleiman

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 241
  • Sexo: Masculino
  • Acredite!! NELE você pode!
Resposta #2 Online: 07 de Abril de 2014, 09:49:07
Amigos,

Fiz a besteira (???) de eu mesmo querer fotografar o aniversário de minha caçula no próximo sábado.
O evento ocorrerá em uma casa de festas, com vários brinquedos e alguns ambientes com iluminações distintas.
A responsabilidade será grande. rs...

Meu equipamento é uma Canon 70D e um flash 430EXII. E também um rebatedor (quebra-galho) feito com fundo de caixa de leite para afixar no flash. Aprendi a fazê-lo num vídeo no youtube.

Não quero setar a câmera no Automático e largar o dedo, mas, por outro lado, tirar fotos usando os modos Av, Tv ou M num ambiente fechado com flash externo será uma novidade para mim.

Tenho uma certa dificuldade em fotometrar corretamente usando flash. Com o flash desligado, há uma fotometria, quando ligo o flash, parece que muda tudo. Devo estar fazer algo errado.

Por ser também o anfitrião, terei que dividir o tempo entre tirar fotos, dar atenção aos convidados e brincar com as crianças (gosto muito). Portanto, não terei tempo de pensar em fotos artísticas.

Alguma dica dos experientes para não fazer uma grande cagada e perder muitas fotos?

Por exemplo, deveria fixar o ISO em torno 800 ou é melhor o ISO automático?

Quanto à abertura, nestes tipos de evento, é melhor uma grande abertura (f3.5) ou uma abertura razoável (volta dos f11)?

Outra preocupação é o flash "merdalhar" tudo e "lavar" todo mundo. rs.

Saudações.

Fiz uma vez e acho ate interessante!! mas tem uma grande problema... As fotos mais legais sao "o do sopro na velinha" treine uma pessoa para pelo menos faze-las, pois comigo aconteceu de eu tirar foto da festa toda mas na hora do parabéns, pedi minha cunhada, bom AUTOMATICO mas msm assim ferrou foco errado para tudo quanto é lado  :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Bom use 1/125 + TTL e ISO em torno de 400. geralmente faço isso!


andresylva

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 155
Resposta #3 Online: 07 de Abril de 2014, 10:38:28
sempre tiro as fotos nos aniversários da minha... flash com rebatedor grande (de papel mesmo), não tem muito erro. Para clicar sem pensar muito uso:

abertura máxima
1/100
TTL +1

Angus,

Como seria esse rebatedor grande?

Com abertura máxima não se corre o risco de algumas pessoas, mesmo estando pouco afastadas umas das outras em termos de distância em relação à câmera, ficarem muito desfocadas?

Fiz uma vez e acho ate interessante!! mas tem uma grande problema... As fotos mais legais sao "o do sopro na velinha" treine uma pessoa para pelo menos faze-las, pois comigo aconteceu de eu tirar foto da festa toda mas na hora do parabéns, pedi minha cunhada, bom AUTOMATICO mas msm assim ferrou foco errado para tudo quanto é lado  :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Bom use 1/125 + TTL e ISO em torno de 400. geralmente faço isso!


Sulleiman,

Com relação ao momento do sopro da velinha x foco errado, a Canon 70D possui um recurso interessante que creio poderá ser útil.
O monitor é touchscreen e articulado, e dá para configurá-la para fotografia pelo LCD (modo liveview, acho que é isso). Ao tocar no motivo a ser focado (um rosto, por exemplo), a foto é tirada instantaneamente.
Portanto, selecionado esse modo é só ensinar uma pessoa a clicar sempre no rosto da aniversariante e o serviço estará feito. Assim espero. rsrssss...

Sobre as suas sugestões de configuração, em quanto vc costuma manter a abertura?



sulleiman

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 241
  • Sexo: Masculino
  • Acredite!! NELE você pode!
Resposta #4 Online: 07 de Abril de 2014, 11:25:11

Sobre as suas sugestões de configuração, em quanto vc costuma manter a abertura?

no meu set de lentes e para o tipo de fotografia, costumo usar 2.8 entre 4.0.

para detalhes de mesa, bolo, enfeites uso aberturas mais abertas,
quando for fotografar os convidados utilizo entre 3.5 á 5.6, que é mais fechada, me preocupo para que ninguém sair fora do campo de foco.


angus

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 291
Resposta #5 Online: 07 de Abril de 2014, 11:55:43
Angus,

Como seria esse rebatedor grande?

Com abertura máxima não se corre o risco de algumas pessoas, mesmo estando pouco afastadas umas das outras em termos de distância em relação à câmera, ficarem muito desfocadas?

Sulleiman,

Com relação ao momento do sopro da velinha x foco errado, a Canon 70D possui um recurso interessante que creio poderá ser útil.
O monitor é touchscreen e articulado, e dá para configurá-la para fotografia pelo LCD (modo liveview, acho que é isso). Ao tocar no motivo a ser focado (um rosto, por exemplo), a foto é tirada instantaneamente.
Portanto, selecionado esse modo é só ensinar uma pessoa a clicar sempre no rosto da aniversariante e o serviço estará feito. Assim espero. rsrssss...

Sobre as suas sugestões de configuração, em quanto vc costuma manter a abertura?

o rebatedor é apenas uma folha de sulfite dobrada e presa na cabeça do flash com elástico, bem gambitech mesmo. Sobre a abertura, depende muito da lente, se for aquelas 3.5-5.6 nunca senti necessidade de fechar (usava uma 15-85 antigamente), com a 16-35 2.8 também não sinto necessidade, pois a DF dela é pequena... já com a 50mm o buraco é mais embaixo, não tem como fazer foto de grupo em 1.4 mas não uso ela pra isso.

estou querendo agregar uma 24-70 quando encontrar uma BBB a venda, talvez essa precise de um pouco mais de preocupação com a abertura.

abs
« Última modificação: 07 de Abril de 2014, 11:58:14 por angus »


Brupikk

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
  • Sexo: Masculino
    • Piccoli Fotografia
Resposta #6 Online: 07 de Abril de 2014, 14:36:05
Alguma dica dos experientes para não fazer uma grande cagada e perder muitas fotos?
Contratar um fotógrafo.
Bruno Piccoli
http://piccolifotografia.com
http://instagram.com/piccoli.fotografia
https://www.facebook.com/FotografiaPiccoli
Canon 6D + Canon 6D + Canon 6D + Canon 5D2 + 24-105mm f/4 + 70-200mm f/4 + 50mm f/1.8 + 35mm f/2.0 + 40mm f2.8


Rodrigo Eduardo

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.841
  • Sexo: Masculino
  • Rodrigo
Resposta #7 Online: 07 de Abril de 2014, 15:09:20
Contratar um fotógrafo.

kkkkk

x2

geralmente o barato sai caro,sem contar que vc não vai aparecer em nenhuma foto,ou vai dar a cam. pra qualquer um bater foto sua?
apesar de parecer fácil,festa infantil da mow trabalheira...

já pagou o mais caro que é o buffet o que custa contratar alguém mano? :ponder:

boa sorte. :ok:


Alessandro Balbi Uchôa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 141
  • Sexo: Masculino
  • Aprendendo a viver!!
    • Sandro Uchôa
Alessandro Balbi Uchôa


Alessandro Balbi Uchôa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 141
  • Sexo: Masculino
  • Aprendendo a viver!!
    • Sandro Uchôa
Resposta #9 Online: 07 de Abril de 2014, 16:09:25
Desculpe,  o link acima que coloquei é um vídeo de como fazer um rebatedor
Alessandro Balbi Uchôa


andresylva

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 155
Resposta #10 Online: 07 de Abril de 2014, 17:53:18
Contratar um fotógrafo.

kkkkk

x2

geralmente o barato sai caro,sem contar que vc não vai aparecer em nenhuma foto,ou vai dar a cam. pra qualquer um bater foto sua?
apesar de parecer fácil,festa infantil da mow trabalheira...

já pagou o mais caro que é o buffet o que custa contratar alguém mano? :ponder:

boa sorte. :ok:

Democracia é assim mesmo. Cada um fala o que quer.
Sem problemas quanto a isso.

A questão aqui não é custo ($). Poderia tranquilamente contratar um fotógrafo, assim como já fiz algumas vezes.
Tenho duas filhas e já se passaram vários aniversários em casas de festas.
Algumas vezes, contratei fotógrafo; em outras, contratei filmagem. Numa das últimas contratei ambos os serviços.

Como fotografia é algo que curto e estou aprendendo a respeito, por que não fotografar a festa da minha filha?
Sim, provavelmente estarei em poucas fotos, mas levei isso em consideração quando da minha escolha. Umas três ou quatro fotos comigo será o suficiente, pois o foco principal estará nas crianças.

De qualquer forma, ficam registradas as sugestões.



claudio frança

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 528
  • Sexo: Masculino
  • aprendiz
Resposta #11 Online: 07 de Abril de 2014, 18:55:26
amigo não leve a mal e nem pelo lado da democracia kkkkk, mas vamos lá, minha opinião apenas, já que o interesse é pegar mais experiência, porque não contrata um fotógrafo mesmo, derrepente até um que já trabalhou com ele e gostou do trabalho, e então vc fica de segundo fotógrafo, assim aproveita mais a festa e adquiri experiência com alguém que já conhece um pouco mais, derrepente aprende várias dicas, aberturas, potência do flash, iso, velocidade e tals, eu em sua condições optaria por isso, mas fica contigo, valeu e independente de sua decisão, boa sorte e tudo de bom.


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 07 de Abril de 2014, 19:04:47
Como fotografia é algo que curto e estou aprendendo a respeito, por que não fotografar a festa da minha filha?

Quer fazer as fotos sossegado?
Coloca a maquina num setup intermediário, iso 800, 1/125 e f: 5.6, coloca o flash TTL e já era. Esse é o  ponto de partida. A exposição pode variar um pouco pra mais ou pra menos.
Dá uma olhada nas fotos do Teté, em como ele usa as paredes para rebater e iluminar as cenas, o cara manja.

Pronto, tá filé. Vai brincando um pouco, testa, fuça, fotografa em RAW, porque se der zica dá pra arrumar e já era.

no aniversário de dois anos do meu moleque eu apareci em cinco fotos, hehehehe...
E dessas, três eram "selfies" que fiz com ele, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


Renan.Paiva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 551
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 07 de Abril de 2014, 19:17:42
Olha falo por experiência, comprei lente e td mais para fotografar o parto da minha primeira filha.

ai na hora eu vi que 30 fotos tinha uma boa relação x custo beneficio foi a melhor coisa que fiz pude ficar com minha esposa minha filha.

cada um pensa de um jeito, eu particularmente quando e coisas em família eu prefiro ficar com minha família quando quero tirar foto deles fico enchendo a paciência deles e vou tirando as fotos que quero.

Nikon D7100 - 35mm DX 1.8G - 50 mm AF-S 1.8G - 55 200 VR - Tamron 17-50 2.8 VC DX II


Rodrigo Eduardo

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.841
  • Sexo: Masculino
  • Rodrigo
Resposta #14 Online: 07 de Abril de 2014, 19:31:23
acho que minha interpretação soou mal.
não quis jamais dizer que vc não pode fazer fotos de sua família ou da festa mano,não porque vivo disso que defendo,mas acredito que quem está de fora tem uma visão diferente do que ta acontecendo.

e já que não tem ideia de conf. poe o "P" e já era,fotos perfeitas.


depois posta o resultado pra galera ver  :ok:

abraço.