Autor Tópico: Mirrorless OM D  (Lida 11049 vezes)

marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 10 de Abril de 2014, 09:59:55
Olha aí Ivan, a E-M10, mirrorless m4/3, dando couro em outra DSLR APS-C, no caso a Sony Alpha A58.

http://www.ephotozine.com/article/olympus-om-d-e-m10-mirrorless-vs-sony-alpha-a58-dslr-24152

Essa nova lente zoom pancake da Olympus é muito interessante. Eu tentaria fazer um esforço pra pegar a E-M10 só corpo mais essa pancake, 14-42 EZ (por enquanto o kit não está disponível ao que parece). A combinação fica muito compacta, sem comprometer a qualidade. Não se esqueça de incluir o grip ECG-1 à lista.  :ok:

Sim, não existe ainda o kit com a zoom pancake - a minha E-M10 eu comprei com a 14-42 II R normal da Olympus (na verdade só comprei com lente para meu pai usar ela um pouco nos EUA e a alfândega não incomodar - e para uma futura venda).
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 10 de Abril de 2014, 11:52:47
Inclusive gostaria muito de ver mais comparativos naquele tópico que vc abriu Cláudio. Sei que a mark3 é melhor em QI que a E-M1 principalmente em high ISO, mas me interessa muito saber quanto e em quais situações, pois a diferença de preço, tamanho e peso é grande. Sinceramente naquele único comparativo que você postou não deu pra ver muita diferença, na minha humilde opinião. Quando puder faça outros pra gente ver e entender as diferenças...  :ok:

Ok, pode deixar.

Eu sou amante das micro 4/3, as defendo sempre que leio algo injusto. Só quis dar a minha opinião, já que tenho Em5, Em1, 5D e 5D3. Quanto aos comparativos, posso dar continuidade, inclusive comparando a antiga 5D com a Em1, o que pode dar uma briga interessante, de formatos e gerações diferentes.

Particularmente estou muito satisfeito com FF e M43, acho que ambos tem um equilíbrio muito bom entre tamanho, peso e qualidade, afinal uma é praticamente o dobro da outra. Acho mais interessante do que ter formatos mais próximos como FF e APS ou M43 e APS. Quando preciso de qualidade máxima uso uma, quando preciso de portabilidade uso a outra.

Eu indico quase sempre a OMD, inclusive fiz meu irmão trocar uma Nikon APS de entrada por uma EM10 e ele está maluco com a câmera, que é muito boa.

A OMD faz uma coisa muito importante, que talvez seja a definição do que é ser uma boa câmera, ela nos conduz a fotografar melhor, a sermos acertivos, faz o processo ser agradável, confortável, o que uma camera de entrada não consegue.
« Última modificação: 10 de Abril de 2014, 11:54:00 por Claudio Rombauer »


Igbarbosa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 149
  • Sexo: Masculino
  • Ivangb52
Resposta #32 Online: 10 de Abril de 2014, 16:39:17
Ok, pode deixar.

Eu sou amante das micro 4/3, as defendo sempre que leio algo injusto. Só quis dar a minha opinião, já que tenho Em5, Em1, 5D e 5D3. Quanto aos comparativos, posso dar continuidade, inclusive comparando a antiga 5D com a Em1, o que pode dar uma briga interessante, de formatos e gerações diferentes.

Particularmente estou muito satisfeito com FF e M43, acho que ambos tem um equilíbrio muito bom entre tamanho, peso e qualidade, afinal uma é praticamente o dobro da outra. Acho mais interessante do que ter formatos mais próximos como FF e APS ou M43 e APS. Quando preciso de qualidade máxima uso uma, quando preciso de portabilidade uso a outra.

Eu indico quase sempre a OMD, inclusive fiz meu irmão trocar uma Nikon APS de entrada por uma EM10 e ele está maluco com a câmera, que é muito boa.

A OMD faz uma coisa muito importante, que talvez seja a definição do que é ser uma boa câmera, ela nos conduz a fotografar melhor, a sermos acertivos, faz o processo ser agradável, confortável, o que uma camera de entrada não consegue.

Claudio, além de seu conhecimento técnico, muito seguro ao expor sua opinião, acho que voce também tem poder de persuasão - Vou esperar um pouco e pegar uma OMD.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #33 Online: 10 de Abril de 2014, 16:56:01
Claudio, além de seu conhecimento técnico, muito seguro ao expor sua opinião, acho que voce também tem poder de persuasão - Vou esperar um pouco e pegar uma OMD.

Não sei em que cidade mora, mas é sempre indicado, antes de escolher um equipamento, testar ele em mãos, se possível em situações próximas àquelas em que sua fotografia se enquadra.


Rinaldo

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 641
  • DoP
    • > Flickr
Resposta #34 Online: 10 de Abril de 2014, 18:54:13
Ok, pode deixar.

Eu sou amante das micro 4/3, as defendo sempre que leio algo injusto. Só quis dar a minha opinião, já que tenho Em5, Em1, 5D e 5D3. Quanto aos comparativos, posso dar continuidade, inclusive comparando a antiga 5D com a Em1, o que pode dar uma briga interessante, de formatos e gerações diferentes.

Particularmente estou muito satisfeito com FF e M43, acho que ambos tem um equilíbrio muito bom entre tamanho, peso e qualidade, afinal uma é praticamente o dobro da outra. Acho mais interessante do que ter formatos mais próximos como FF e APS ou M43 e APS. Quando preciso de qualidade máxima uso uma, quando preciso de portabilidade uso a outra.

Eu indico quase sempre a OMD, inclusive fiz meu irmão trocar uma Nikon APS de entrada por uma EM10 e ele está maluco com a câmera, que é muito boa.

A OMD faz uma coisa muito importante, que talvez seja a definição do que é ser uma boa câmera, ela nos conduz a fotografar melhor, a sermos acertivos, faz o processo ser agradável, confortável, o que uma camera de entrada não consegue.

 :clap:  :worship:


Particularmente estou muito satisfeito com FF e M43...

Combinação perfeita!
« Última modificação: 10 de Abril de 2014, 18:58:38 por Rinaldo »
  vimeo     flickr     insta


Igbarbosa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 149
  • Sexo: Masculino
  • Ivangb52
Resposta #35 Online: 11 de Abril de 2014, 11:32:10
Não sei em que cidade mora, mas é sempre indicado, antes de escolher um equipamento, testar ele em mãos, se possível em situações próximas àquelas em que sua fotografia se enquadra.

Correto Claudio, moro em Recife e infelizmente é muito dificil encontar um equipamento dessa natureza, apenas algumas DSLR com preço absurdo, sempre compro no mercado livre e numca tive nenhum problema, mas na verdade gostaria sim de testar antes, valeu obg.


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #36 Online: 11 de Abril de 2014, 12:32:38
Olá a todos! as câmeras mirrorless coquistaram uma legião de admiradores; boa portabilidade, qualidade de imagem idem,  etc. e tal. As Olympus OM D ou mesmo a Panasonic GH 3 podem gerar imagens tão boa quanto uma DSLR ? mesmo tendo um sensor menor ?

Meu pitaco:

- Se vc faz a foto e a observa/imprime sem ampliá-la além da apresentação normal de seu monitor ou no tamanho até A4 com boa iluminação (dia claro), eu acho a mesma coisa entre câmeras de sensor inferior a full-frame;

- Se a foto for tomada em condições de pouca luz e vc usa apenas JPEG, também não há grande diferença. No RAW vc verá bem mais ruído qto menor o sensor, mas que pode ser removido com aceitável perda de detalhes;

Hoje em dia a qualidade é muito parecida, e depende de sua necessidade/exigência. Usei micro-4/3 e considero a relação atual tamanho/qualidade imbatível, mas optei pelas mirrorless da Sony (NEX, que não uso mais) e da Fuji (bombando... :D) pela melhor qualidade em pouca luz com tamanho de corpo semelhante.  :ok:





Igbarbosa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 149
  • Sexo: Masculino
  • Ivangb52
Resposta #37 Online: 11 de Abril de 2014, 14:45:08

Valeu o pitaco sim, mas porque não usa mais a Sony Nex ?


Igbarbosa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 149
  • Sexo: Masculino
  • Ivangb52
Resposta #38 Online: 11 de Abril de 2014, 15:38:25
Experiência pessoal não tem como discutir e respeito suas opiniões. Mas acho que a dúvida do Ivan, que abriu o tópico, era mais na questão do EVF das OM-D e linhas G/GH da Panasonic, e se ele vai perder em qualidade indo para um sensor ligeiramente menor. Ele já possui uma mirrorless da Sony sem EVF e está sentindo falta do visor. Também a questão do tamanho do investimento está entrando na balança. Ele não pode comprar uma T3i achando que vai ter uma 5Dmk3. Por isso defendi que sensor 4/3 não é pequeno (se comparado ao APS-C que era a dúvida dele) e que mirrorless não tem qualidade inferior à DSLR, que não é por aí. Daí achei que incuir FF na conversa acabou confundindo um pouco e comparar a 5Dmk3 com a E-M1 também não ajudou muito nosso companheiro de fórum.

Inclusive gostaria muito de ver mais comparativos naquele tópico que vc abriu Cláudio. Sei que a mark3 é melhor em QI que a E-M1 principalmente em high ISO, mas me interessa muito saber quanto e em quais situações, pois a diferença de preço, tamanho e peso é grande. Sinceramente naquele único comparativo que você postou não deu pra ver muita diferença, na minha humilde opinião. Quando puder faça outros pra gente ver e entender as diferenças...  :ok:

Rinaldo peço-lhe desculpa, confesso que no adamento do tópico passei lotado. Dando uma revisada com calma encontrei suas considerações, finalmente uma opinião direta e objetiva. O pouco conhecimento as vezes nos deixa travado, o que seria pra ajudar pode nos colocar numa situação desconfortável, são muitos fodões de nariz levantado.Estou pensando em custo beneficio, mas de olho numa Olympus OM D,     ( O Claudio me convenceu) pela qualidade e por ser um pouco mais discreta do que qualquer DSLR. Valeu Rinaldo muito obg.


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 11 de Abril de 2014, 15:45:17
Comecei a postar umas fotos da E-M10 no outro tópico, aí dá pra ter idéia da qualidade dela.

Vale dizer que são RAWs trabalhados, não JPG direto da câmera - pois achei a redução de ruído dos JPGs meio fortes. Vou ver se consigo diminuir a redução de ruído na câmera e fazer alguns JPGs.
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #40 Online: 11 de Abril de 2014, 16:03:15
Valeu o pitaco sim, mas porque não usa mais a Sony Nex ?

Passei a usar somente a Fuji X100s para fixa, a Fuji X Pro 1 e a Canon 70D para intercambiável. Na verdade, após constatar que só em raríssimas exceções eu usava tele (estatística dos EXIFs das fotos) e vídeo muito raramente, vi que a 35mm equivalente da X100s e suas funções eram tudo que eu precisava...  :ok:


Rinaldo

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 641
  • DoP
    • > Flickr
Resposta #41 Online: 11 de Abril de 2014, 18:20:42
Vale dizer que são RAWs trabalhados, não JPG direto da câmera - pois achei a redução de ruído dos JPGs meio fortes. Vou ver se consigo diminuir a redução de ruído na câmera e fazer alguns JPGs.

Desliguei e/ou coloquei redução de ruído no mínimo onde dava em todas minhas cameras....  :D
  vimeo     flickr     insta


Rinaldo

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 641
  • DoP
    • > Flickr
Resposta #42 Online: 11 de Abril de 2014, 18:28:50
Rinaldo peço-lhe desculpa, confesso que no adamento do tópico passei lotado. Dando uma revisada com calma encontrei suas considerações, finalmente uma opinião direta e objetiva. O pouco conhecimento as vezes nos deixa travado, o que seria pra ajudar pode nos colocar numa situação desconfortável, são muitos fodões de nariz levantado.Estou pensando em custo beneficio, mas de olho numa Olympus OM D,     ( O Claudio me convenceu) pela qualidade e por ser um pouco mais discreta do que qualquer DSLR. Valeu Rinaldo muito obg.

:ok:
Até o segundo semestre devo trocar minha E-PL5 por uma E-M10...  :wub:
  vimeo     flickr     insta


Igbarbosa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 149
  • Sexo: Masculino
  • Ivangb52
Resposta #43 Online: 12 de Abril de 2014, 10:41:31


   Perfeito Rinaldo, sucesso aí na próxima aquisição. Teu Flickr é show de bola rapaz. :clap:


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #44 Online: 12 de Abril de 2014, 13:25:20
Desliguei e/ou coloquei redução de ruído no mínimo onde dava em todas minhas cameras....  :D

Pois é, a E-M10 não tem essa opção. Ela tem uma opção de desativar a redução de ruído, e outra para nível de redução de ruído - porém, ao menos no help de tela, diz que ambas as opções são somente para uso em ISO alto.
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci