Autor Tópico: Mirrorless OM D  (Lida 11034 vezes)

Igbarbosa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 149
  • Sexo: Masculino
  • Ivangb52
Online: 07 de Abril de 2014, 11:34:38

Olá a todos! as câmeras mirrorless coquistaram uma legião de admiradores; boa portabilidade, qualidade de imagem idem,  etc. e tal. As Olympus OM D ou mesmo a Panasonic GH 3 podem gerar imagens tão boa quanto uma DSLR ? mesmo tendo um sensor menor ? Espero opinião de quem tem melhor conhecimento nesse segmento de equipamento.


Rinaldo

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 641
  • DoP
    • > Flickr
Resposta #1 Online: 07 de Abril de 2014, 12:39:54
Olá a todos! as câmeras mirrorless coquistaram uma legião de admiradores; boa portabilidade, qualidade de imagem idem,  etc. e tal. As Olympus OM D ou mesmo a Panasonic GH 3 podem gerar imagens tão boa quanto uma DSLR ? mesmo tendo um sensor menor ? Espero opinião de quem tem melhor conhecimento nesse segmento de equipamento.

Não tenha a menor dúvida! Mas uma coisa é DSLR vs DSLM (como a Panasonic está chamando, ou simplesmente mirrorless), e outra é o sistema micro 4/3. Quero dizer, hoje em dia Fuji, Sony, Samsung... todas oferecem sistemas mirrorless muito competentes e todas com sensor APS-C, então do mesmo tamanho que as DSLR crop, ou seja, a diferença é apenas ter ou não espelho (que influencia direto no tamanho de corpos e lentes), e não tem nada a ver com qualidade. A Sony também está trazendo ao mercado as primeiras mirrorless full frame, estratégia que a Fuji deve seguir em breve.

Por outro lado Panasonic e Olympus decidiram, juntas, optar por um sensor ligeiramente menor que o APS, que é o 4/3 (+- 18 x 14mm) cujo mount se chama micro 4/3, e que na verdade não tem nada a ver com micro (acho eu). Muitos inclusive dizem que foi uma estratégia de mercado errada escolher esse nome, ou seja, incluir a palavra micro (antes a Olympus já fabricava DSLRs com sensores 4/3 - linha E-series). Nos EUA deve ter atrapalhado um pouco as vendas... onde a mantra 'bigger is better' ainda rege. Mas voltando ao tema, sou um entusiasta do formato micro 4/3 (desde 2010) pois além da qualidade de imagem ser diretamente comparável é o sistema que oferece de longe as menores objetivas, além de serem reconhecidamente excelentes. Sou apenas um entusiasta brincando de fotografia, mas com background de video (fotografia e finalização) e se ajudar, meu filckr é 100% com cameras micro 4/3, algumas com a OM-D E-M5 e a GH3 também. Podem não ser fotos sensacionais, mas o problema não é o equipamento, e sim a pecinha atrás dele...  :hysterical:

 Lembrando ainda que as OM-Ds possuem o sistema de estabilização no corpo (IBIS) mais efetivo e revolucionário do mercado.  ;)
  vimeo     flickr     insta


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 07 de Abril de 2014, 12:47:32
Olá a todos! as câmeras mirrorless coquistaram uma legião de admiradores; boa portabilidade, qualidade de imagem idem,  etc. e tal. As Olympus OM D ou mesmo a Panasonic GH 3 podem gerar imagens tão boa quanto uma DSLR ? mesmo tendo um sensor menor ? Espero opinião de quem tem melhor conhecimento nesse segmento de equipamento.

Sim e Não.

Dependendo da foto, uma DSLR, principalmente uma fullframe, terá muito mais competência que uma m43, por exemplo, mas isto nada tem a ver com o fato da camera ter ou não o espelho (mirrorless), e sim ao tamanho do sensor.

Eu me deparei com algumas situações em estúdio onde a minha 5DMKIII foi mais capaz de resolver a foto do que a OMD, principalmente em sujeitos muito claros, baixo contraste, etc. Já em outras situações, como fotografias de viagem, situações cotidianas, a OMD se saiu muito bem, e sua portabilidade se fez valorosa.

O mais difícil é justamente definir o conceito de ser uma "melhor câmera", ou mesmo o conceito de uma boa imagem. Uma OMD bem operada é capaz de realizar a maioria das fotografias que existem no planeta, existe uma minoria que pode se beneficiar de um sensor mais poderoso.



Oliberal

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.621
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 07 de Abril de 2014, 13:17:31
LgBarbosa criei o grupo das OM-Ds Brasil (E-M5, E-M1 e agora a E-M10, preciso até atualizar o título do grupo pra inclui-la)....dá  uma olhada nas fotos dos usuários  brasileiros dela...veja se as fotos lhe agradam e se gosta da qualidade....
https://www.flickr.com/groups/2095939@N23/
Site:   http://www.flickr.com/photos/ulysalis/

Olympus OM-D E-M1  - Lentes digitais M4/3:   M. Zuiko 12-40mm F2.8  /  M.Zuiko 12-50mm  /  M.Zuiko 40-150mm  /  M.Zuiko 75-300mm  /  M.Zuiko 45mm F1.8  /  Panasonic/Leica Summilux 25mm F1.4  / Panasonic 14mm f/2.5  /  Sigma 19mm F/2.8   -  Lente analógica: OM Olympus 50mm f/1.8


Igbarbosa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 149
  • Sexo: Masculino
  • Ivangb52
Resposta #4 Online: 07 de Abril de 2014, 14:41:14
Rinaldo, Claudio e Oliberal, agradeço pelas respostas claras e objetivas. Tenho uma Sony Nex F3 que depois de comprada veio um pouco de arrependimento, não pela imagem, mas pelos controles embutidos e ausencia de um visor, fotografar ao livre pelo LCD é frustante.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 07 de Abril de 2014, 16:48:07
Rinaldo, Claudio e Oliberal, agradeço pelas respostas claras e objetivas. Tenho uma Sony Nex F3 que depois de comprada veio um pouco de arrependimento, não pela imagem, mas pelos controles embutidos e ausencia de um visor, fotografar ao livre pelo LCD é frustante.

No quesito usabilidade a OMD é espetacular. Um EVF enorme, cristalino, lotado de funções, foco muito rápido, muitas funções de customização, algumas que nem mesmo câmeras DSLR top de linha tem. Os botões da em1 são muito bem posicionados, totalmente configuráveis, fica mesmo difícil alguém usar ela e não dar um suspiro de satisfação. Não fosse exatamente aqueles casos particulares onde a qualidade a mais de um sensor grande fazem diferença, eu já teria vendido meu sistema Canon e ficado só com as OMDs.





Igbarbosa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 149
  • Sexo: Masculino
  • Ivangb52
Resposta #6 Online: 08 de Abril de 2014, 10:56:40
Ok Claudio, no entanto seu preço elevado em relação a uma DSLR de entrada acaba inibindo sua compra, mas que é bonita pra caramba e tem essa qualidade que voce fala da uma vontade danada de comprar. :D


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 08 de Abril de 2014, 11:04:04
Ok Claudio, no entanto seu preço elevado em relação a uma DSLR de entrada acaba inibindo sua compra, mas que é bonita pra caramba e tem essa qualidade que voce fala da uma vontade danada de comprar. :D

Exato, a OMD não é uma Camera de entrada, jamais, ela tem características até mais avançadas que câmeras como 5DMK3 e D800, o público dela é outro. Muitos usuários que tem uma OMD Em1, tem também uma fullframe top de linha ou até uma médio formato digital como primeira câmera e busca um conjunto qualidade x portabilidade únicos.

Por exemplo, se eu manusear uma Rebel vou esbarrar em várias coisas que me incomodam, várias coisas que sinto falta, apesar de saber que ela é capaz de gerar imagens de altíssima qualidade, o tamanho do VF é apenas uma delas, então, penso que são câmeras  com públicos bem distintos.


Igbarbosa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 149
  • Sexo: Masculino
  • Ivangb52
Resposta #8 Online: 08 de Abril de 2014, 15:04:56

Certo Claudio! entendi, muita bom seus esclarecimentos, agora mais uma pergunta: a imagem gerada por ela
e uma DSLR de entrada mostra muita diferença, e se apresenta em prol de quem ?


Rinaldo

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 641
  • DoP
    • > Flickr
Resposta #9 Online: 08 de Abril de 2014, 15:36:08
A OM-D E-M10 seria a OM-D de entrada e a imagem dela é muito próxima (senão idêntica) às suas irmãs maiores e, na minha opinião, igual ou melhor que qualquer DSLR de entrada (lente conta muito também e as Olympus M.Zuiko são maravilhosas), rivalizando até com as maiores, se estiver em boas mãos. Veja as fotos do Claudio com a E-M1 e as dos outros que possuem OM-D, falam por si só. Já tive uma E-M5 e hoje tenho a E-PL5 que também não fica atrás, excepcional QI. A E-M10 não é selada (como a 1 e a 5) e possui estabilizador interno 3-axis ao invés do 5-axis, que na prática parece que não faz tanta diferença. Por esses motivos e alguns outros detalhes ela é bem mais barata. A E-M1 é considerada PRO, com construção, operação e velocidade num patamar superior, e a E-M5 foi lançada tem uns dois anos e está pra ser atualizada, provavelmente em setembro - o preço dela anda bem atrativo também. Veja os reviews do Robin Wong sobre a E-M10:

http://robinwong.blogspot.com.br/2014/01/olympus-product-announcements-om-d-e.html
http://robinwong.blogspot.com.br/2014/01/olympus-om-d-e-m10-review-part-1.html
http://robinwong.blogspot.com.br/2014/02/olympus-om-d-e-m10-review-part-2-high.html
http://robinwong.blogspot.com.br/2014/02/penang-shutter-therapy-with-olympus-om.html

Não sou fotógrafo profissional mas quero qualidade nas minhas fotos. E sinceramente não preciso mais do que isso. Portabilidade também importa muito pra mim, caso contrário o equipamento vai ficar mais em casa do que comigo.

Mais alguns dados (físicos) pra sua pesquisa  :D  http://camerasize.com/compact/#333,521,7,ha,f  -  http://camerasize.com/compact/#333,521,7,ha,t
  vimeo     flickr     insta


jadersons

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 08 de Abril de 2014, 17:22:28
[...]e se ajudar, meu filckr é 100% com cameras micro 4/3, algumas com a OM-D E-M5 e a GH3 também. Podem não ser fotos sensacionais, mas o problema não é o equipamento, e sim a pecinha atrás dele...  :hysterical:[...]

Opa, também vou olhar...rs, de início belas fotos.

Estou querendo comprar um equipamento melhor, e estou de olho nessas 4/3, por enquanto estou nessas abaixo, que cabem ou quase cabe no meu bolso..rs, não é pelo tamanho é dindin mesmo...rs

1 - Olympus OM-D E-M10 + Lens 14-42mm - Aprox. US$ 799 (eu quero essa  :ok:, mas... :no:...rs cai dolar.. :worship:)
2 - Panasonic Lumix G6 + Lens 14-42mm - Aprox. US$ 699
3 - Panasonic Lumix G5 + Lens 14-42mm - Aprox. US$ 499
4 - Olympus PEN E-PL5 + Lens 14-42mm  - Aprox. US$ 599
5 - Olympus PEN E-PM2 + Lens 14-42mm  - Aprox. US$ 499

Essas ainda estão na minha lista, mas não sei em qual ordem eu coloco as mesmas...rs, não sei se coloco no final ou abaixo da G5 ou G6, tenho que decidir isso até o final deste mês...rs
? - Canon T5i + Lens 18-55mm          - Aprox. US$ 799
? - Canon T3i + Lens 18-55mm          - Aprox. US$ 599
Jáderson
Kodak DC3400 -> Pana LZ7 -> Pana FZ35 -> Pana G6.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 08 de Abril de 2014, 19:36:32
Olha, sendo sincero, se você está iniciando, ainda cheio de dúvidas e incertezas, acho que o caminho mais seguro é uma DSLR de entrada. Não tem muito erro, ótima qualidade, não falta nenhum recurso, e vc pode pintar e bordar com ela.

Depois que pegar jeito e gosto pela coisa, pode optar ou por uma fullframe ou por uma mirrorless, mas um exercício de auto conhecimento fotográfico é importante, justamente pra minimizar o erro nas escolhas.

Eu iria de T3i kit sem medo de ser feliz.
« Última modificação: 08 de Abril de 2014, 19:37:03 por Claudio Rombauer »


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.362
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 08 de Abril de 2014, 20:41:46
Jaderson, da Olympus posso falar alguma. Tenho uma EM5 e estou muito satisfeito, mas da sua lista nao exitaria em escolher a EM10, vou explicar porque e também lançar
 um desafio: se vc usar e nao gostar eu compro imediatamente pelo preço q te custou, OK? Compromisso público, rsr...
Comparando com todas as câmeras de entrada de todos os fabricantes a EM10 é a mais sofisticada e seguramente nao merece o qualificativo de "camera de entrada". A começar pelo corpo de metal, eqto todas as concorrentes são de plastico. Como particularidade ela tem estabilizador de imagem no corpo, estabilizando até lentes manuais antigas  das câmeras de filme. Apesar de ser de 3 eixos os reviews dizem q esse estabilizador  é muito eficiente, vc vai conseguir fazer fotos nítidas em velocidades baixas em condições de pouca  luz, isso com qq  lente. Tem focus peaking, intervalometro, inúmeras customizações, sincronia de flash a 1/250, Wi -fi, permite controle remoto quase  total pelo celular, é super leve, compacta, discreta e a qualidade da imagem você pode conferir nos inúmeros reviews q tem por ai, é muito boa! No da DxoMark a elegeram como "pequena maravilha". Ela tem quase todos os recursos da EM1 (basicamente menos corpo selado e ibis 5 eixos) por metade do preço. O EVF (visor ocular eletrônico) é de alta resolução e de uma utilidade inigualável para fotos em ambientes abertos com muita luz (ensolarados). Isso pq os visores lcd sao ruins de ver detalhes em termos de enquadramento e exposicao, principalmente. Em cameras com  ocular optico (OVF) vc enquadra bem, mas continuara tendo problemas para acertar a exposicao, já q o LCD limita nessas situações e  muitas fotos podem ficar sub ou sobre expostas. Conheço bons fotografos (amadores) q apanham nessas horas com suas full frames rss.. Leia os reviews indicados pelo Rinaldo e outros como da Dxo, chove elogios... Resumindo, se vc prioriza fotografar sem tripé em todas as condições de luz, portabilidade, flexibilidade para usar lentes manuais (algumas muito baratas), recursos sofisticados, customização e outros benefícios vá de OM10.
Se nao ligar para tamanho, quiser qualidade inegável ( desde que com boas lentes), vá de Canon,  excelente equipamento, mas q eu nao troco por nenhuma OMD…
Como já dito em vários posts, se o seu negocio é video, fique com uma das Panasonic mencionadas..
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 08 de Abril de 2014, 20:55:49
Jaderson, da Olympus posso falar alguma. Tenho uma EM5 e estou muito satisfeito, mas da sua lista nao exitaria em escolher a EM10, vou explicar porque e também lançar
 um desafio: se vc usar e nao gostar eu compro imediatamente pelo preço q te custou, OK? Compromisso público, rsr...
Comparando com todas as câmeras de entrada de todos os fabricantes a EM10 é a mais sofisticada e seguramente nao merece o qualificativo de "camera de entrada". A começar pelo corpo de metal, eqto todas as concorrentes são de plastico. Como particularidade ela tem estabilizador de imagem no corpo, estabilizando até lentes manuais antigas  das câmeras de filme. Apesar de ser de 3 eixos os reviews dizem q esse estabilizador  é muito eficiente, vc vai conseguir fazer fotos nítidas em velocidades baixas em condições de pouca  luz, isso com qq  lente. Tem focus peaking, intervalometro, inúmeras customizações, sincronia de flash a 1/250, Wi -fi, permite controle remoto quase  total pelo celular, é super leve, compacta, discreta e a qualidade da imagem você pode conferir nos inúmeros reviews q tem por ai, é muito boa! No da DxoMark a elegeram como "pequena maravilha". Ela tem quase todos os recursos da EM1 (basicamente menos corpo selado e ibis 5 eixos) por metade do preço. O EVF (visor ocular eletrônico) é de alta resolução e de uma utilidade inigualável para fotos em ambientes abertos com muita luz (ensolarados). Isso pq os visores lcd sao ruins de ver detalhes em termos de enquadramento e exposicao, principalmente. Em cameras com  ocular optico (OVF) vc enquadra bem, mas continuara tendo problemas para acertar a exposicao, já q o LCD limita nessas situações e  muitas fotos podem ficar sub ou sobre expostas. Conheço bons fotografos (amadores) q apanham nessas horas com suas full frames rss.. Leia os reviews indicados pelo Rinaldo e outros como da Dxo, chove elogios... Resumindo, se vc prioriza fotografar sem tripé em todas as condições de luz, portabilidade, flexibilidade para usar lentes manuais (algumas muito baratas), recursos sofisticados, customização e outros benefícios vá de OM10.
Se nao ligar para tamanho, quiser qualidade inegável ( desde que com boas lentes), vá de Canon,  excelente equipamento, mas q eu nao troco por nenhuma OMD…
Como já dito em vários posts, se o seu negocio é video, fique com uma das Panasonic mencionadas..

tô tentando discordar, mas é difícil.


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 08 de Abril de 2014, 22:26:39
tô tentando discordar, mas é difícil.

Tô levantando os defeitos que ando vendo na E-M10 no outro tópico, mas são coisas bem específicas - a câmera é sensacional, os "problemas" dela (que são bem específicos) não tiram o fato de ser uma câmera sensacional. Recomendo.
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci