Autor Tópico: Exercício de ajuste dos valores ISO, obturador e diafragma  (Lida 15144 vezes)

C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #15 Online: 23 de Abril de 2014, 11:30:31
Essa tabela da luminosidade considera que DOF's? Tudo depende daquilo que se pretende, correcto? Eu por exemplo fotografo muito com prioridade à abertura, dependendo do efeito que pretendo. Não olho muito às condições de luminosidade. Deixo que compense com a velocidade.

Essa tabela eh apenas uma forma de rapida de se ter a medida na cabeca baseado na luminosidade. A partir dai tudo eh possivel inclusive DOF curto.

Por exemplo, vc quer tirar uma foto de uma flor com DOF curto e o dia esta claro e nublado (f/11 na tabela). Basta entao aumentar o diafragma da lente para a medida que deseja. Como exemplo vamos usar o f/1.8 para deixar o DOF bem curto. Entao, de f/11 para f/1.8 sao 5 stops. Sabendo disso basta aumentar a velocidade do obturador em 5 stops e voila!!!

Entao, vc quer fazer a foto com ISO100 e nesse caso, o ponto de partida da velocidade do obturador eh de 1/100 ou 1/125. Aumentando a velocidade em 5 stops a velocidade sera de 1/4000

Nao precisa mais usar o fotometro de sua camera.  :D


taunus

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 689
Resposta #16 Online: 23 de Abril de 2014, 11:52:16
Essa tabela eh apenas uma forma de rapida de se ter a medida na cabeca baseado na luminosidade. A partir dai tudo eh possivel inclusive DOF curto.

Por exemplo, vc quer tirar uma foto de uma flor com DOF curto e o dia esta claro e nublado (f/11 na tabela). Basta entao aumentar o diafragma da lente para a medida que deseja. Como exemplo vamos usar o f/1.8 para deixar o DOF bem curto. Entao, de f/11 para f/1.8 sao 5 stops. Sabendo disso basta aumentar a velocidade do obturador em 5 stops e voila!!!

Entao, vc quer fazer a foto com ISO100 e nesse caso, o ponto de partida da velocidade do obturador eh de 1/100 ou 1/125. Aumentando a velocidade em 5 stops a velocidade sera de 1/4000

Nao precisa mais usar o fotometro de sua camera.  :D

Pois, isso com prática vai lá.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #17 Online: 23 de Abril de 2014, 12:01:01
Pois, isso com prática vai lá.
Era exatamente assim que nossos pais (dependendo da idade dos pais) e avos fotografavam antes, com cameras manuais sem fotometro,, sem nunca terem feito curso algum e sem internet para tirar duvidas.  :D


taunus

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 689
Resposta #18 Online: 23 de Abril de 2014, 12:16:40
Era exatamente assim que nossos pais (dependendo da idade dos pais) e avos fotografavam antes, com cameras manuais sem fotometro,, sem nunca terem feito curso algum e sem internet para tirar duvidas.  :D

O meu pai pegava na máquina, carregava no botão e disparava...  :hysterical:


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #19 Online: 23 de Abril de 2014, 13:43:40
Com a minha Kodak não tem essa de exposição, é colocar o filme é disparar!
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


vinicius83

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 23 de Abril de 2014, 14:51:34
Essa tabela da luminosidade considera que DOF's? Tudo depende daquilo que se pretende, correcto? Eu por exemplo fotografo muito com prioridade à abertura, dependendo do efeito que pretendo. Não olho muito às condições de luminosidade. Deixo que compense com a velocidade.

Eu também faço isso...  e acho que muita gente faz.

Acho que a tabela é somente para referencia no calculo do fotometro, certo? Pq ai fica facil contar quantos stops faltam pra compensar.

É melhor tirar uma foto com uma câmera imperfeita do que não tirar nenhuma
Sony Alpha a6000 + SELP1650 + SEL55210 + Meike MK320

flickr


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #21 Online: 23 de Abril de 2014, 15:33:18
Eu também faço isso...  e acho que muita gente faz.

Acho que a tabela é somente para referencia no calculo do fotometro, certo? Pq ai fica facil contar quantos stops faltam pra compensar.


Exatamente, a tabela eh so um "ponto de partida" facil de lembrar.


vinicius83

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 23 de Abril de 2014, 15:38:23
Exatamente, a tabela eh so um "ponto de partida" facil de lembrar.

Vix, o curso que fiz na favela serviu pra alguma coisa  :hysterical:

É melhor tirar uma foto com uma câmera imperfeita do que não tirar nenhuma
Sony Alpha a6000 + SELP1650 + SEL55210 + Meike MK320

flickr


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #23 Online: 23 de Abril de 2014, 15:42:11
O meu pai pegava na máquina, carregava no botão e disparava...  :hysterical:

Com a minha Kodak não tem essa de exposição, é colocar o filme é disparar!

Eu lembro quando eu tinha uns 10 anos de idade e a minha avo mandou uma camera antiga (a unica que ela teve a vida toda) para reparar pq o flash parecia nao funcionar bem. Quando ela buscou a camera do concerto eu lembro nitidamente o funcionario da loja lembrando a a minha avo de que na praia ela podia fotografar em f/22 pq a luz refletida na areia era mais forte. E a minha avo que nao entendia nada de fotografia explicando que quando usava f/16, f8 e f4. De acordo com a tabela Sunny16 que ja vinha impresso em metal atras da camera.

O pq do funcionamento ela nao sabia. Ela so sabia que se nao usasse f/16 para dias claros, f/8 para dias fechados e f/4 para dias escuros a foto nao saia boa.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #24 Online: 23 de Abril de 2014, 15:48:47
Vix, o curso que fiz na favela serviu pra alguma coisa  :hysterical:



Mas eu estou falando serio. Lembrando da tabela e sabendo a ordem das numeracos da lente, shutter e ISO, qualquer um pode fazer qualquer tipo de foto criativa, seja DOF curto, longa exposicao, etc, sem precisar de auxilio de fotometro.

Eu nao costumo olhar para o fotometro quando faco foto de rua por exemplo. Em algumas situacoes ate olho mas em geral acho desnecessario.


vinicius83

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 23 de Abril de 2014, 17:11:48
Mas eu estou falando serio. Lembrando da tabela e sabendo a ordem das numeracos da lente, shutter e ISO, qualquer um pode fazer qualquer tipo de foto criativa, seja DOF curto, longa exposicao, etc, sem precisar de auxilio de fotometro.

Eu nao costumo olhar para o fotometro quando faco foto de rua por exemplo. Em algumas situacoes ate olho mas em geral acho desnecessario.

Eu olho sempre pro fotometro porque acho prático, e pq comecei a tirar fotos ontem.... n estou dizendo que sigo cegamente o fotometro, fotos contra a luz ou silhueta nem tem como seguir mas acho legal pra ter uma ideia.
É melhor tirar uma foto com uma câmera imperfeita do que não tirar nenhuma
Sony Alpha a6000 + SELP1650 + SEL55210 + Meike MK320

flickr


i9forex

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.925
  • Sexo: Masculino
    • AFernandes
Resposta #26 Online: 23 de Abril de 2014, 17:15:17
raio da iris? complicou rsss.

escala de f/stop já é complicado pro povo que fugiu da aula de matémática  :D

 :ok:

Para os mais novos deve ser giro saber estas coisas...
Quando entrei no jornal era assim...
O chefe da fotografia perguntava... Aonde é que vais? Eu dizia... à presidencia... um trabalho muito habitual de fotografar o presidente a receber embaixadores...
Ele como conhecia o sitio .. dizia.. pois poes isso a 400 ASA... 5.6  e  1/60 ... e fica fino.  E ficava...
E se faziam 3 ou 4 clics e tinha que sair...
« Última modificação: 23 de Abril de 2014, 17:24:49 por i9forex »
A. Fernandes


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #27 Online: 23 de Abril de 2014, 18:08:46
E se não saísse 100%, acertava depois na revelação.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


taunus

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 689
Resposta #28 Online: 23 de Abril de 2014, 18:39:59
Eu lembro quando eu tinha uns 10 anos de idade e a minha avo mandou uma camera antiga (a unica que ela teve a vida toda) para reparar pq o flash parecia nao funcionar bem. Quando ela buscou a camera do concerto eu lembro nitidamente o funcionario da loja lembrando a a minha avo de que na praia ela podia fotografar em f/22 pq a luz refletida na areia era mais forte. E a minha avo que nao entendia nada de fotografia explicando que quando usava f/16, f8 e f4. De acordo com a tabela Sunny16 que ja vinha impresso em metal atras da camera.

O pq do funcionamento ela nao sabia. Ela so sabia que se nao usasse f/16 para dias claros, f/8 para dias fechados e f/4 para dias escuros a foto nao saia boa.

A tua avó já tinha o bichinho da fotografia  :ok:


i9forex

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.925
  • Sexo: Masculino
    • AFernandes
Resposta #29 Online: 23 de Abril de 2014, 19:38:53
E se não saísse 100%, acertava depois na revelação.

É certo. Havia um impressor que o trabalho dele era só revelar e positivar. Era bom claro.
Aquele baile de mãos no ampliador...  :)
Deve haver bons filmes explorando isso... embora eu nunca tivesse visto nenhum.
A. Fernandes