Autor Tópico: Exercício de ajuste dos valores ISO, obturador e diafragma  (Lida 15205 vezes)

C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #30 Online: 24 de Abril de 2014, 03:03:09
A tua avó já tinha o bichinho da fotografia  :ok:

Qualquer um da epoca dela que tinha uma camera fotografica fazia o mesmo. E as cameras da epoca dela ja vinham com a tabela do sunny16, muitas delas na propria camera.

Lembrando que esse meu relato aconteceu por volta de 1994. A minha avo ja era velha, e a camera que ela usava nao era nova mas sim da epoca da minha avo, la pelos entre 1960 e 1970, se nao antes. Mas ja nem lembro qual camera era.

Funciona igual calculadora. Quando se aprende ou se acostuma a fazer conta com calculadora para essa pessoa parece muito dificil e mais trabalhoso fazer conta de cabeca. Mas aqueles que aprendem e se acostumam a nao usar calculadora, para essas eh mais pratico e rapido fazer conta com a cabeca e a calculadora passa a ser desnecessaria.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #31 Online: 24 de Abril de 2014, 03:15:23
:ok:

Para os mais novos deve ser giro saber estas coisas...
Quando entrei no jornal era assim...
O chefe da fotografia perguntava... Aonde é que vais? Eu dizia... à presidencia... um trabalho muito habitual de fotografar o presidente a receber embaixadores...
Ele como conhecia o sitio .. dizia.. pois poes isso a 400 ASA... 5.6  e  1/60 ... e fica fino.  E ficava...
E se faziam 3 ou 4 clics e tinha que sair...

Pois eh, quando se acostuma a usar o olhometro acaba sendo mais pratico. Com luz natural eh muito dificil errar. Ja com flash eh preciso ter o poder da experiencia e principalmente da intuicao para acertar sem fotometro.

Essa foto aqui eu fiz com flash rebatido no teto e filme ISO3200. Eu ja sabia que na menor potencia do flash apontado riretamente para a pessoa, e lente em f16, aproximadamente 2 ou 3 metros da pessoa, a foto ficaria bem exposta. Mas eu nao fazia ideia da fotometria ideal fazendo a luz sendo rebatida no teto. Usei a intuicao e deu certo. E olha que ja faz mais de 1 ano que nao faco fotos assim, com luz rebatida no teto.