Autor Tópico: Cliente pedindo alterações no contrato  (Lida 7370 vezes)

Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #15 Online: 07 de Abril de 2014, 21:16:25
Pessoal, me desculpem, mas acho que estão vendo muito as coisas só pelo lado do fotógrafo...
Me coloco no lugar do cliente e pensando como cliente. Eu não aceitaria que usassem minhas fotos seja lá pra que for e também não aceitaria pagar tudo antecipado.
E isso pra mim é a coisa mais normal do mundo. Acho que a exceção seria deixar usar as fotos no portfólio e pagar tudo antecipado, não a regra.

Até entendo que quem já tomou calote tá procurando se precaver, é o seu ganha pão e tudo mais...
Mas acho isso uma inversão de direitos. Geralmente primeiro se trabalha pra depois receber hehehehe
E no caso da fotografia isso só acontece quando o "produto do serviço", ou seja o álbum, book, sejam entregues.

Não estou aqui querendo criar polêmica e nem ir contra os amigos, mas pra mim é estranho mesmo.
Se todos tem facilidade de encontrar clientes que aceitam essas condições, maravilha.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #16 Online: 08 de Abril de 2014, 00:01:48
Concordo com o Alexandre, temos que ver também o lado do cliente. Pagar adiantado por um serviço nem sempre é desejável. Sim, obviamente tem muito cliente safado por aí que nunca mais aparece para pegar as fotos. Mas também tem muito fotógrafo safado por aí que demora meses e meses para entregar as fotos, e tem muito fotógrafo mais safado ainda que some depois e jamais entrega as fotos.

Eu ainda deixo a última parcela pra receber só depois de entregar as fotos ou o álbum, me serve de estímulo para não enrolar demais na hora de tratar as fotos.

Eu acho importante criar uma relação de amizade e confiança com os clientes. Com bastante conversa se chega a um acordo bom para ambos. Eu sempre parcelei meus recebimentos e nunca tomei calote de ninguém, sempre me pagaram em dia. E olha que eu raramente trabalho com cheque pré-datado (que pra mim não é garantia de nada). Normalmente eu trabalho com depósito em conta. E os clientes vão lá na data combinada e sempre depositam.

Claro que um dia eu vou tomar um calote de alguém, e estou preparado pra isso. Mas ainda assim não vejo porque mudar minha forma de tratar o cliente.

E sobre não poder divulgar as fotos, os clientes estão no direito deles. Se você achar ruim, pode fazer igual a alguns colegas já relataram aqui no fórum, cobre o dobro do preço, porque o serviço não vai lhe render portfolio.

Abraços


mitcha

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 32
  • Sexo: Feminino
Resposta #17 Online: 08 de Abril de 2014, 11:29:21
Concordo com o Alexandre, temos que ver também o lado do cliente. Pagar adiantado por um serviço nem sempre é desejável. Sim, obviamente tem muito cliente safado por aí que nunca mais aparece para pegar as fotos. Mas também tem muito fotógrafo safado por aí que demora meses e meses para entregar as fotos, e tem muito fotógrafo mais safado ainda que some depois e jamais entrega as fotos.

Eu ainda deixo a última parcela pra receber só depois de entregar as fotos ou o álbum, me serve de estímulo para não enrolar demais na hora de tratar as fotos.


Humberto,

como você faz esse lance de cobrar a parcela na hora de entregar as fotos ?!
Você avisa que já está pronto e pede pra pessoa depositar ou envia e espera que a pessoa faça o depósito ?


Alexandre ABC

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 546
Resposta #18 Online: 08 de Abril de 2014, 11:36:40
Pessoal, me desculpem, mas acho que estão vendo muito as coisas só pelo lado do fotógrafo...
Me coloco no lugar do cliente e pensando como cliente. Eu não aceitaria que usassem minhas fotos seja lá pra que for e também não aceitaria pagar tudo antecipado.
E isso pra mim é a coisa mais normal do mundo. Acho que a exceção seria deixar usar as fotos no portfólio e pagar tudo antecipado, não a regra.

Até entendo que quem já tomou calote tá procurando se precaver, é o seu ganha pão e tudo mais...
Mas acho isso uma inversão de direitos. Geralmente primeiro se trabalha pra depois receber hehehehe
E no caso da fotografia isso só acontece quando o "produto do serviço", ou seja o álbum, book, sejam entregues.

Não estou aqui querendo criar polêmica e nem ir contra os amigos, mas pra mim é estranho mesmo.
Se todos tem facilidade de encontrar clientes que aceitam essas condições, maravilha.

Perfeito.
Se é algo que não deva existir em qualquer profissional é radicalismo e defesa intransigível da classe ou de si mesmo.
Uma sociedade não funciona assim, qdo é dessa forma, um lutando contra o outro, se transforma no que é nos dias de hoje.
Moro em São Bernardo e está tendo greve dos lixeiros, que eu apoio incondicionalmente, apesar dos transtornos.
Não dá para aceitar que profissionais que cumpram deveres tão essenciais como os de médicos, engenheiros, etc, ganhem 1.015,00 reais.
E olhe que estão pedindo míseros 15% de aumento.
Fico pensando como era em início de carreira um profissional intransigente, se era tão radical assim.
Ok, em início todos somos diferentes, em qualquer profissão, mas ser radical depois de consolidado é só olhar para o próprio rabo e esquecer dos direitos de quem se depende.
A pessoa tem total direito de não se expor e pronto, não se discute isso. Se não aceita, não faça o trabalho.
Sobre pagamento, a pessoa sim olhou o trabalho, mas vai que no dia ocorre algum mal estar no fotógrafo e o trabalho não fica bom ?
Está no direito dela, da mesma fora que imagino que ninguém quer pagar antecipadamente uma reforma na casa mesmo conhecendo o trabalho dos profissionais.
Se queremos nossos direitos respeitados, que respeitemos os dos outros.



« Última modificação: 08 de Abril de 2014, 11:40:57 por Alexandre ABC »


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #19 Online: 08 de Abril de 2014, 11:38:14
Você avisa que já está pronto e pede pra pessoa depositar ou envia e espera que a pessoa faça o depósito ?

Geralmente eu envio e espero que a pessoa faça o depósito. Até hoje nunca me deram o calote, ainda bem! Mas muitas vezes os clientes acabam depositando a última parcela mesmo antes de eu entregar as fotos. Como disse, eu sempre tento criar uma relação de confiança com o cliente, e isso não é unilateral.  :ok:


mitcha

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 32
  • Sexo: Feminino
Resposta #20 Online: 09 de Abril de 2014, 11:19:45
Geralmente eu envio e espero que a pessoa faça o depósito. Até hoje nunca me deram o calote, ainda bem! Mas muitas vezes os clientes acabam depositando a última parcela mesmo antes de eu entregar as fotos. Como disse, eu sempre tento criar uma relação de confiança com o cliente, e isso não é unilateral.  :ok:

Humberto,

você se incomodaria de me enviar o modelo do seu contrato para evento infantil ???


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #21 Online: 09 de Abril de 2014, 11:56:27
Humberto,

você se incomodaria de me enviar o modelo do seu contrato para evento infantil ???


Nunca fiz contrato de evento infantil, apenas casamento...Como evento infantil geralmente envolve valores mais baixos, os clientes optam por pagar à vista, e aí eu não faço tanta questão de contrato. E eles também não, nunca me pediram contrato...


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #22 Online: 09 de Abril de 2014, 14:30:49
Eu, como cliente, sei da importância de um profissional receber um adiantamento para reservar uma data, arcar com custos de impressão, etc. Mas também quero me precaver contra imprevistos, seja má fé do profissional ou qualquer outro motivo que o leve a não cumprir o combinado. Por isso acho o mais justo fazer 50% antes e o resto na entrega.

Apesar disso já paguei serviços fotográficos 100% antecipado. Os fotógrafos foram intransigentes, e como tinham a qualidade e o preço que eu queria, e boas referências, aceitei.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #23 Online: 09 de Abril de 2014, 14:34:07
RafaZ, o que eu coloco no orçamento é um sinal de 30% na assinatura do contrato e depois mais 40% em qualquer data antes do dia do evento. Se não receber esses 40%, eu posso considerar que o casal desistiu do serviço. Mas, obviamente, mantenho contato com o cliente durante todo esse tempo para ninguém ser pego de surpresa.

Os outros 30% vêm quando eu entrego o DVD com as fotos ou o álbum. Sendo assim, já tenho 70% do valor garantido antes mesmo de fazer o evento. Caso o cliente resolva me dar o cano, perco "somente" 30% do valor. Até por isso não tenho tanto receio em deixar uma parcela pra receber só depois.


mitcha

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 32
  • Sexo: Feminino
Resposta #24 Online: 09 de Abril de 2014, 14:39:02
É !! Acho isso melhor do que 50% / 50% mas nunca fiz isso em casamento.
Estou querendo fazer isso agora em evento infantil. 30% reserva da data, 35% até o dia do evento e 35% em cheque pré.
Eu não sei se é uma boa idéia esse lance de enviar as fotos e esperar o cliente pagar por depósito.
Tem clientes que enrolam pra pagar a reserva da data..imagina depois com as fotos em mãos?!
Fora que odeio ficar cobrando! Em um cheque pré fica mais garantido. Poderia fazer 30 dias pra entregar o dvd com as fotos e o cheque pré ser para 35 dias, né?
Sei lá...


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #25 Online: 09 de Abril de 2014, 14:46:44
Mitcha, aí vai de cada um, e depende totalmente do tipo de relação que você tem e/ou criou com o cliente. Quando são clientes meus, eu tento sempre conhece-los ao máximo e manter o máximo de contato antes, durante e depois do evento. Daí eu tenho uma ideia se posso ou não confiar neles. Até hoje nunca peguei algum cliente de quem eu desconfiasse, e até hoje nunca tomei calote.

O cheque pré-datado é uma alternativa, mas se o cliente for safado mesmo, vai sustar os cheques e aí você fica na mão do mesmo jeito. Pra não dizer que não, estou com uns cheques pré-datados de uns clientes aqui, mas geralmente eu trabalho com depósito em conta mesmo.

Mas, novamente, isso é o jeito como eu trabalho. Não recomendo pra ninguém se não sentir confiança. Não quero também fazer todo mundo seguir o meu jeito de trabalhar e depois ter um monte de gente tomando calote por aí. Se você não se sente confortável aceitando pagamento parcelado, não aceite, faça do jeito que for melhor pra você.

Abraços


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #26 Online: 09 de Abril de 2014, 14:47:29
Mas não deixei colocarem imagens da minha filha no site. E jamais em hipótese alguma aceitaria pagar mais por isso.
Como bem disse minha esposa,  estou pagando pelo serviço de fazer imagens e imprimir um  álbum. Se quiserem usar minha princesa como modelo, eles que paguem pra gente!

O fotógrafo que um dia propuser pagamento extra pela confidencialidade das minha imagens pode já ir procurando outro evento para a data, porque nunca mais vai ouvir falar de mim.

Profissionalismo para mim é o cara antes de dar o orçamento já dizer "olha, só trabalho mediante autorização de divulgação das imagens. Caso não seja se seu interesse, posso lhe indicar outros excelentes profissionais."

Ou quem sabe até colocar esta informação no site! Alguém aí teria coragem? Acredito que todos imaginariam que isso seria ruim para os negócios. Pensem bem, se a divulgação de uma determinada condição sua prejudica os negócios, pode ser interessante rever essa estratégia.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


mitcha

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 32
  • Sexo: Feminino
Resposta #27 Online: 09 de Abril de 2014, 16:09:56
Esse lance de não autorizar colocar no site, acho que só aconteceu 3 vezes ... a maioria aceita que eu coloque tanto no facebook, quanto no meu site.
Até compartilham o link com todos os amigos e isso é bom, gera clicks e divulgação!
 :ok:


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #28 Online: 09 de Abril de 2014, 19:02:17
Muita gente trabalha assim
contra entrega do trabalho, se recebe os restantes 50%,
sem problema nenhum.
NAO SE ENTREGA NADA SEM RECEBER
Sobre o direito a privacidade,
ninguem esta obrigado a permitir que suas fotos rodem o mundo na net.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #29 Online: 09 de Abril de 2014, 19:09:51
Pessoal, me desculpem, mas acho que estão vendo muito as coisas só pelo lado do fotógrafo...
Me coloco no lugar do cliente e pensando como cliente. Eu não aceitaria que usassem minhas fotos seja lá pra que for e também não aceitaria pagar tudo antecipado.
E isso pra mim é a coisa mais normal do mundo. Acho que a exceção seria deixar usar as fotos no portfólio e pagar tudo antecipado, não a regra.

Até entendo que quem já tomou calote tá procurando se precaver, é o seu ganha pão e tudo mais...
Mas acho isso uma inversão de direitos. Geralmente primeiro se trabalha pra depois receber hehehehe
E no caso da fotografia isso só acontece quando o "produto do serviço", ou seja o álbum, book, sejam entregues.

Não estou aqui querendo criar polêmica e nem ir contra os amigos, mas pra mim é estranho mesmo.
Se todos tem facilidade de encontrar clientes que aceitam essas condições, maravilha.

E normal em eventos
pagar tudo antes da data senao NAO TEM NADA!!!
Tua teoria e razoavel , mas na pratica nao existe.
buffet, foto, video, decoraçao,DJ, Iluminaçao, etc,etc,etc.
tudo e pago ate a data do evento,
podem ser 10 cheques, ate passando a data,
mas o prestador de serviço tem os valores.
Este e o procedimento mais  comum,faz decadas.