Autor Tópico: Cliente pedindo alterações no contrato  (Lida 7363 vezes)

agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #30 Online: 09 de Abril de 2014, 19:17:51
Eu, como cliente, sei da importância de um profissional receber um adiantamento para reservar uma data, arcar com custos de impressão, etc. Mas também quero me precaver contra imprevistos, seja má fé do profissional ou qualquer outro motivo que o leve a não cumprir o combinado. Por isso acho o mais justo fazer 50% antes e o resto na entrega.

Apesar disso já paguei serviços fotográficos 100% antecipado. Os fotógrafos foram intransigentes, e como tinham a qualidade e o preço que eu queria, e boas referências, aceitei.


em eventos, e de praxe pagar tudo antes da data.
ja vi decorador carregar as flores do salao de volta com a noiva no m-of,
e uma madrinha sair correndo para pagar a parcela que faltava, senao
nao tinha flores.
Ja vi isso com buffet, Dj, etc
acontece muito.
90% dos meus contratos sao pagos ate a data do evento, as vezes para ajudar alguem que esta apertado
pego cheques para depois.
nao ha problema nenhum com isso, e normal.


Renato Cavalcante

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
    • Website
Resposta #31 Online: 09 de Abril de 2014, 20:22:11
Pois é.. No meu casamento tava tudo pago no dia. Todos os prestadores de serviço pediram assim e eu fiz assim. Acho normal, nesse caso. Mas em outros casos não pago adiantado MESMO, como por exemplo serviços de reforma / construção.
Canon 5DMk3 + 6D | 28mm f/2.8 | 35mm f/1.4 | 50mm f/1.4 | 85mm f/1.8 | 100mm f/2 USM | 24-105 f/4L
Site: www.renatocavalcante.com
Face: www.facebook.com/renatocavalcantefotografia
Instagram: www.instagram.com/renatocavalcantefoto
Flickr: www.flickr.com/renatocavalcante


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #32 Online: 10 de Abril de 2014, 19:09:46
Pois é.. No meu casamento tava tudo pago no dia. Todos os prestadores de serviço pediram assim e eu fiz assim. Acho normal, nesse caso. Mas em outros casos não pago adiantado MESMO, como por exemplo serviços de reforma / construção.

reforma e construçao,
NEM A PAU!!! :hysterical: :hysterical: :hysterical:


elis

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #33 Online: 10 de Abril de 2014, 19:39:04
Graças a Deus nunca levei calote... e espero que continue assim...

Dependendo do valor do ensaio/evento eu acabo parcelando...  não vejo problema...
por exemplo, 1ª parcela no agendamento, 2ª data do evento, 3ª data entrega...

exigindo na 1ª o valor que vc vai gastar no fotolivro por exemplo...

já me aconteceu de cliente pedir para parcelar e chegar no dia do ensaio pagar tudo de uma vez...
vai de conhecer o cliente, sempre tem um amigo que indica e conhece fulano...

talvez se um dia levar um calote, posso pensar diferente, até agora comigo tá tranquilo...

na questão de alterar o contrato, o cliente tem direito sim de não autorizar o uso de imagem... é chato, eu sei... mas ele tem direito...
« Última modificação: 10 de Abril de 2014, 19:39:18 por elis »


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #34 Online: 10 de Abril de 2014, 19:42:06
talvez se um dia levar um calote, posso pensar diferente, até agora comigo tá tranquilo...


Legal, Elis, também estou bem nessa! Já estava começando a achar que eu era o único "errado" do povo aqui, que bom que alguém mais pensa como eu, rsrs...  ;)


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #35 Online: 10 de Abril de 2014, 21:01:51

talvez se um dia levar um calote, posso pensar diferente, até agora comigo tá tranquilo...


Não é questão de "se", mas "quando". Mas como o Humberto diz, a confiança constrói relacionamentos, e a vantagem de ter um bom relacionamento com clientes supera o risco de eventualmente não receber, pelo menos para ele.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #36 Online: 10 de Abril de 2014, 21:03:47
Acho justo, pagar 50 agora e 50 ao receber, eu as vezes faço assim, e tambem so pago serviços assim, vai que o operário depois de receber resolva não aparecer mais, pois ha serviços que não podemos fazer em contrato por serem muito simples. Digamos que ove quer fazem um serviço em sua casa de dois dias e contrata um pedreiro, voce não vai fazer um contrato assinado so por causa de dois dias de trabalho.
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/


Brupikk

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
  • Sexo: Masculino
    • Piccoli Fotografia
Resposta #37 Online: 11 de Abril de 2014, 14:38:13
Acho justo, pagar 50 agora e 50 ao receber, eu as vezes faço assim, e tambem so pago serviços assim, vai que o operário depois de receber resolva não aparecer mais, pois ha serviços que não podemos fazer em contrato por serem muito simples. Digamos que ove quer fazem um serviço em sua casa de dois dias e contrata um pedreiro, voce não vai fazer um contrato assinado so por causa de dois dias de trabalho.
Pq não? Deveria.

Bruno Piccoli
http://piccolifotografia.com
http://instagram.com/piccoli.fotografia
https://www.facebook.com/FotografiaPiccoli
Canon 6D + Canon 6D + Canon 6D + Canon 5D2 + 24-105mm f/4 + 70-200mm f/4 + 50mm f/1.8 + 35mm f/2.0 + 40mm f2.8


Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #38 Online: 12 de Abril de 2014, 13:40:51
Pq não? Deveria.
Acho que não ha necessidade de tanta burocracia, por causa de duas diarias de 70 reais cada. Gosto de ser pratico e simplificar as coisas. So por isso.
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #39 Online: 12 de Abril de 2014, 14:36:54
Eu pra jobs mais simples em estudio nao fazia contrato, hoje em dia faço pra tudo...

Ja vi nego se ferrar bonito estando certo só por ter combinado algo "boca a boca"

Aqui é Brasil, as coisas funcionam assim, infelizmente
@jacobfotografiacriativa


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #40 Online: 12 de Abril de 2014, 14:44:06
Quanto a forma de pagamento eu faço assim...

a vista na data do ensaio com desconto ou 50% antes do ensaio e 50% antes de mandar as laminas pra impressao no valor de prazo normalmente em cheque ou em até 10x via mercadopago com cartao de credito no mesmo valor de 1+1

Claro que sempre converso com o cliente e vemos a melhor forma, alguns pagam o valor do ensaio completo no dia ou uns dias depois e pagam o valor do fotolivro depois que eu diagramo... de qualquer forma, nunca recebo depois de ter entregue o fotolivro, altas chances de cagada(exceto no cartao de credito que o cliente paga em 10x mas eu recebo a vista)
@jacobfotografiacriativa


elis

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #41 Online: 15 de Abril de 2014, 19:11:34

Legal, Elis, também estou bem nessa! Já estava começando a achar que eu era o único "errado" do povo aqui, que bom que alguém mais pensa como eu, rsrs...  ;)

 :ok:


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #42 Online: 07 de Setembro de 2014, 10:57:00
Eu fazia 50% no dia do evento/ensaio e 50% na entrega.
Após 2 eventos que pagaram 50% e depois de 3 meses os clientes nem me atendem para pegar as fotos e pagar, só faço 100%.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


sulleiman

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 241
  • Sexo: Masculino
  • Acredite!! NELE você pode!
Resposta #43 Online: 07 de Setembro de 2014, 20:54:30
Graças a Deus nunca levei calote... e espero que continue assim...

Dependendo do valor do ensaio/evento eu acabo parcelando...  não vejo problema...
por exemplo, 1ª parcela no agendamento, 2ª data do evento, 3ª data entrega...

exigindo na 1ª o valor que vc vai gastar no fotolivro por exemplo...


no momento faço da mesma forma, é uma forma de se manter mais seguro.


marcosobral

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 133
Resposta #44 Online: 02 de Outubro de 2014, 17:35:17
Galera de sorte. Como trabalho muito com empresas recebo tudo em no mínimo 30 dias após o job. Tem umas que pagam 40 dias. Qd faço particular combinamos a melhor maneira da pessoa pagar e apertamos a mão. Até agora sem problema.


1Dx, 8-15, 16-35, 35 f/1.4, 50 f1.2, 24-70, 24-105, 70-200 f/2.8 IS II