Autor Tópico: Cliente pedindo alterações no contrato  (Lida 7287 vezes)

mitcha

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 32
  • Sexo: Feminino
Online: 07 de Abril de 2014, 16:31:03
Então, geralmente sempre trabalho com o evento totalmente pago.
Uma cliente agora me pediu para fazer 50% antes e 50% depois, na entrega das fotos.
Alguém trabalha dessa maneira!? E na entrega das fotos como é feito ? Cheque pré ou você envia as fotos e depois espera o cliente depositar?!?!

Outra coisa que ela pediu é pra retirar a cláusula
"CLÁUSULA DÉCIMA QUARTA: A CONTRATANTE desde já autoriza a utilização das imagens de cobertura do evento contratado em portfólio digital, exclusivamente para fins de divulgação do trabalho da CONTRATADA e sem fins comerciais."

Concordo ou não?!?



Brupikk

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
  • Sexo: Masculino
    • Piccoli Fotografia
Resposta #1 Online: 07 de Abril de 2014, 16:35:25
Quem tem que decidir se concorda em receber uma parte depois ou não é você.
Tem gente que deixa pra receber metade depois e tem gente que só faz Evento se tiver recebido tudo.
Sobre a cláusula, ela tem o direito de que não seja divulgado, então não vejo problema em remover a cláusula e não postar na web.
Bruno Piccoli
http://piccolifotografia.com
http://instagram.com/piccoli.fotografia
https://www.facebook.com/FotografiaPiccoli
Canon 6D + Canon 6D + Canon 6D + Canon 5D2 + 24-105mm f/4 + 70-200mm f/4 + 50mm f/1.8 + 35mm f/2.0 + 40mm f2.8


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 07 de Abril de 2014, 16:49:55
Esse lance de pagar depois é complicado.

eu, particularmente, deixo no maximo dos maximos uma parcela pra depois do evento.
Não entregue álbum pra receber depois.  A não ser com cheque, que ainda é um risco, boleto ou cartão.

Sobre o portfolio, se for um evento muito fera, importante, aí é questão de conversar, pedir, etc... Se for um trampo que não vai te fazer falta, entao relaxa, tira a clausula e já era.

Já aconteceu comigo, uma debutante chata e feia, além de uma festa simplona de tudo, exigiu que eu não publicasse NADA dela. Por dentro dei risada, era aquele típico evento que a gente faz só pela grana, kkkkkkk


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #3 Online: 07 de Abril de 2014, 17:19:13
Olhando pelo lado da cliente não acho de todo errado... Você não quer correr o risco de não receber e ela não quer correr o risco de receber um trabalho ruim e ter que engolir...
Eu tenho por praxe não pagar tudo antes de receber o serviço, salvo quando não tem jeito.

Fiquei escolado que uma vez meu cunhado pagou antecipado ao empreiteiro por uma obra. Afff.... O cara terminou só quando ele quis e ainda fez coisas diferentes do que foi combinado.
Daí pra frente adotei essa regra pra mim também. Tá certo que o mal profissional que provoca esse tipo de coisa, mas até me provar que é bom, não pago antecipado mesmo.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #4 Online: 07 de Abril de 2014, 17:26:07
Depende do cliente. Como eu só trabalho com social, vou na base da confiança. Sempre deixo uma parte do pagamento para receber depois que eu entregar as fotos. Geralmente 30%, mas já  recebi 50% do valor depois de entregar as fotos sim. É uma forma comprometimento de minha parte também. Já entreguei álbum para receber depois também, não tive problemas. Se você já fez reunião com o cliente, já dá pra ter uma ideia se pode confiar nele ou não.

Quanto a não publicar, eu penso que é direito do cliente também, se ele pedir eu não publico.


Brupikk

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
  • Sexo: Masculino
    • Piccoli Fotografia
Resposta #5 Online: 07 de Abril de 2014, 17:28:15
Sobre saber da qualidade, no caso das fotos se ela procurou provavelmente é pq já conhece o trabalho e sabe que nível de fotos vai receber.

Tem gente que pede pelo simples fato de poder "parcelar" o pagamento, ou também pra não acontecer de pagar tudo antes e de repente o cara não aparecer no evento, ou depois do evento demorar 3 meses pra o fotógrafo editar as fotos pq já recebeu.. tem casos e casos.

O problema de receber só metade antes é que depois pode ser que a pessoa nunca mais procure pra pegar as fotos.. difícil imaginar mas acontece, pq sabem que vão ter q pagar a outra parte e ficam deixando pra depois.

O ideal seria definir a entrega, tipo a festa é dia 5 então no dia 20 será entregue as fotos e feito a outra metade do pagamento, e bota isso no contrato.
« Última modificação: 07 de Abril de 2014, 17:29:37 por Brupikk »
Bruno Piccoli
http://piccolifotografia.com
http://instagram.com/piccoli.fotografia
https://www.facebook.com/FotografiaPiccoli
Canon 6D + Canon 6D + Canon 6D + Canon 5D2 + 24-105mm f/4 + 70-200mm f/4 + 50mm f/1.8 + 35mm f/2.0 + 40mm f2.8


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #6 Online: 07 de Abril de 2014, 17:37:02
O ideal seria definir a entrega, tipo a festa é dia 5 então no dia 20 será entregue as fotos e feito a outra metade do pagamento, e bota isso no contrato.

Aí sim  :ok:


Adam-ES

  • Trade Count: (37)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.356
    • SCHMITZ FOTOGRAFIA
Resposta #7 Online: 07 de Abril de 2014, 17:37:37
Eu não aceitaria nem a retirada da cláusula muito menos o pagamento de metade depois do evento.
Explicaria que o fotógrafo depende portfolio.
E o pagamento é feito sempre ANTES do evento.
Esse é o tipo de cliente que não vale pegar.

Abraços,
Adam
XH2S x2/ 12 2.0 /18 1.4 / 33 1.4 /56 1.2 WR
24-70 II / 85 1.4 L  / 135L
EOS R / EOS R6 / RF 16 2.8 / RF 35 1.8 / RF 50 1.8
www.schmitzfotografia.com.br
www.instagram.com/schmitz.fotografia


mitcha

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 32
  • Sexo: Feminino
Resposta #8 Online: 07 de Abril de 2014, 17:39:31
Bom, fiz o seguinte.

50% antes e 50% num cheque pré para 30 dia pós evento.
Estipulei uma cláusula tb para que o dvd seja postado nos Correios até esse dia.

Sempre envio um link com as fotos em baixa resolução antes de entregar o dvd..
Isso já não é uma garantia que as fotos já estão prontas para envio?


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 07 de Abril de 2014, 17:40:49
Sobre saber da qualidade, no caso das fotos se ela procurou provavelmente é pq já conhece o trabalho e sabe que nível de fotos vai receber.

Tem gente que pede pelo simples fato de poder "parcelar" o pagamento, ou também pra não acontecer de pagar tudo antes e de repente o cara não aparecer no evento, ou depois do evento demorar 3 meses pra o fotógrafo editar as fotos pq já recebeu.. tem casos e casos.

O problema de receber só metade antes é que depois pode ser que a pessoa nunca mais procure pra pegar as fotos.. difícil imaginar mas acontece, pq sabem que vão ter q pagar a outra parte e ficam deixando pra depois.

O ideal seria definir a entrega, tipo a festa é dia 5 então no dia 20 será entregue as fotos e feito a outra metade do pagamento, e bota isso no contrato.

Por isso que eu não deixo pra acertar "na entrega do material". To com um aniversário de 15 anos parado aqui, de junho de 2012, e o safado do pai da menina não me paga. Aí eu ligo, cobro e tals, sempre vem a mesma desculpinha "Ah, estamos escolhendo as fotos, vou te ligar semana que vem..."
Depois disso nunca mais deixei a parcela pra "entrega das fotos", sempre no contrato é com data combinada, pra eu poder ligar pro cara e cobrar ele, "ó fulano, tem uma parcelinha aqui, venceu faz 15 dias"

Pra dar segurança pro cliente, deixo os prazos estipulados em contrato: Entrega de copião, é 7 dias. Diagramação de álbum 15 a 25 dias. Encadernação 25 a 35 dias. Edição de video, 25 a 30 dias. Meus contratos tem meu CNPJ e as assinaturas têm firma reconhecida. Sempre. Na minha via reconheço a assinatura dele, e na via dele reconheço a minha. Pronto, sem problema.
Não dá mais pra combinar as coisas no fio do bigode.
Esse negócio de acertar na entrega das fotos é perigoso.


mitcha

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 32
  • Sexo: Feminino
Resposta #10 Online: 07 de Abril de 2014, 17:44:17
Eu não aceitaria nem a retirada da cláusula muito menos o pagamento de metade depois do evento.
Explicaria que o fotógrafo depende portfolio.
E o pagamento é feito sempre ANTES do evento.
Esse é o tipo de cliente que não vale pegar.

Abraços,
Adam

pra mim, o pior é não concordar com a divulgação ...
O local é em uma mansão ( joguei o endereço no google ), estou achando que é gente importante, por isso não querem que a foto seja publicada por aí.. ;/


mitcha

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 32
  • Sexo: Feminino
Resposta #11 Online: 07 de Abril de 2014, 17:47:06
Por isso que eu não deixo pra acertar "na entrega do material". To com um aniversário de 15 anos parado aqui, de junho de 2012, e o safado do pai da menina não me paga. Aí eu ligo, cobro e tals, sempre vem a mesma desculpinha "Ah, estamos escolhendo as fotos, vou te ligar semana que vem..."
Depois disso nunca mais deixei a parcela pra "entrega das fotos", sempre no contrato é com data combinada, pra eu poder ligar pro cara e cobrar ele, "ó fulano, tem uma parcelinha aqui, venceu faz 15 dias"

Pra dar segurança pro cliente, deixo os prazos estipulados em contrato: Entrega de copião, é 7 dias. Diagramação de álbum 15 a 25 dias. Encadernação 25 a 35 dias. Edição de video, 25 a 30 dias. Meus contratos tem meu CNPJ e as assinaturas têm firma reconhecida. Sempre. Na minha via reconheço a assinatura dele, e na via dele reconheço a minha. Pronto, sem problema.
Não dá mais pra combinar as coisas no fio do bigode.
Esse negócio de acertar na entrega das fotos é perigoso.

acho que uma parcela nao tem problema, ruim é dividir além disso!
Não foi por cheque esse contrato q você fez?!!?


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 07 de Abril de 2014, 19:06:32
acho que uma parcela nao tem problema, ruim é dividir além disso!
Não foi por cheque esse contrato q você fez?!!?

Não foi cheque... Foi por confiança no infeliz, kkkkkkkkkkkk

Agora, não faço fiado nem pro meu pai, kkkkkkk


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #13 Online: 07 de Abril de 2014, 20:52:04
Eu não aceitaria nem a retirada da cláusula muito menos o pagamento de metade depois do evento.
...
Esse é o tipo de cliente que não vale pegar.

2x

Esse cliente tá parecendo "zica"...   :ponder:
« Última modificação: 07 de Abril de 2014, 20:52:19 por Roberto Dellano »


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #14 Online: 07 de Abril de 2014, 21:04:39
Eu fotografei um aniversário de 50 anos de dois amigos ano passado e eles pediram para não divulgarmos fotos ou usarmos em portfólio na internet. Isso é normal. O direito de imagem é da pessoa, ainda mais se esta pagando pelo serviço.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM