Autor Tópico: FOTOMETRIA DA NIKON COOLPIX L820  (Lida 1791 vezes)

Janio Clever

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Online: 08 de Abril de 2014, 08:31:12
Amigos, adquiri uma NIKON COOLPIX L820 recentemente e mesmo já tendo procurado bastante em suas configurações não consegui encontrar o controle da fotometria, aquele onde decido se quero a medição da luz pontual (ou ponto), matriz (ou matricial) ou ponderação central (ponderada). O manual fala desse recurso, mas não consigo acessá-lo. Se alguém puder me ajudar, ficarei imensamente grato!


fs_isa

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 08 de Abril de 2014, 09:57:28
Janio, a L820 é quase 100% automática. Consegue-se controlar poucos parâmetros dela.

O que eu entendi do manual é o seguinte: a câmera fará, automatica e prioritariamente, fotometria matricial. Há exceção para dois casos: quando você utilizar zoom digital (até 1.9x), ela fará fotometria por ponderação central. Se o zoom digital aplicado for 2x ou mais, a fotometria será pontual.

 :ok:


Janio Clever

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #2 Online: 08 de Abril de 2014, 10:22:50
Obrigado pela atenção, amigo! Também tinha visto esta questão do zoom, mas não quis acreditar que uma coisa dependesse da outra. Então se eu quiser usar uma medição pontual terei que usar também um zoom digital igual ou superior a 2x? Que coisa! nem costumo usar zoom digital! Tenho uma compactazinha da Sony (WX100) que me permite escolher entre estes tipos de medição independente de qualquer outro comando. Ponto negativo para este modelo, viu! Mas uma vez valeu pela dica!


Foto Fácil

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.537
  • Sexo: Masculino
    • Foto Fácil
Resposta #3 Online: 08 de Abril de 2014, 14:05:18
Esse é apenas mais um dentre tantos problemas que a série L da Nikon tem e sempre teve. Essas câmeras chegam a manchar a reputação da empresa, tamanha a falta de cuidados com ela.
Não respondo dúvidas por MP, aí ao lado estão todas as formas de contato comigo ou acesse meu blog de equipamentos fotográficos: http://www.foto-facil.com/

Minhas fotos: http://www.flickr.com/photos/rodrigojordy/


Versiano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.352
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 11 de Abril de 2014, 11:24:06
Esse é apenas mais um dentre tantos problemas que a série L da Nikon tem e sempre teve. Essas câmeras chegam a manchar a reputação da empresa, tamanha a falta de cuidados com ela.

Comprei uma L120, decepção pura. As sucessoras não melhoraram muito. Hoje ela fica a cargo do meu filho de 5 anos :D
''Equipamentos': o necessário para fazer 'boas fotos'...

Sempre me falta conhecimento e prática.