Autor Tópico: SX40 HS - "Erro de objectiva. Apaga automaticamente. Reiniciar câmera"  (Lida 21882 vezes)

maidill

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Olá pessoal. Acompanho postagens do fórum há algum tempo e hoje resolvi me cadastrar pra compartilhar com vocês um problema com minha Canon Powershot SX40 HS.
Comprei a mesma em Maio de 2012, ótima câmera, amei, recomendei pra todo mundo... enfim. Sempre fui muito cuidadosa com meus equipamentos e depois de ter adquirido duas câmeras SONY (que nunca deram problema), resolvi comprar a inovadora e tão recomendada Canon SX40 HS. Em junho de 2013 ela apresentou um primeiro problema: quando eu usava o zoom dela, a lente trepidava levemente e quando chegava à um certo zoom aparecia a mensagem na tela: "Erro de objectiva. Apaga automaticamente. Reiniciar câmera." e desligava sozinha. Não era sempre que isso acontecia, às vezes era só reiniciá-la que ela voltava ao normal. Enviei para a Canon do Brasil, que me atenderam muito bem por sinal, e quando eles testaram, ela não apresentou nenhum defeito e não gerou esse problema que aconteceu comigo. No relatório me disseram que não apresentou nenhum defeito e que se acontecesse isso de novo teria que trocar o Bloco óptico da câmera, o que, pela minha pesquisa, é o preço de uma câmera nova.
Fui usando a câmera "na manha" mas agora chegou no limite. Não consigo mais usar o zoom dela. E quando digo que não consigo usar o zoom, é porque só posso usar a câmera no modo que ela liga, SEM MEXER NO BOTÃO DO ZOOM. Quando dou o mínimo de zoom que ela tem, a câmera não foca nada, isso quando ela não liga já desfocada, o que acontece bastante também. Toda vez que mexo no botão do zoom a lente trepida demais e faz barulho, um ruído... quando chega em um zoom de 2.0m ela dá um bip, desliga sozinha e dá o mesmo aviso de sempre: "erro de objectiva..."
Pesquisei sobre e vi que várias câmeras da Canon apresentaram o mesmo problema, inclusive nas S100 com número de "30xxx" à "41xxx" se não me engano, houve recall.
Comprei a câmera justamente pelo zoom fantástico que ela oferece e não estou podendo usar.  :(
Algum de vocês pode me ajudar? Já aconteceu o mesmo problema com uma SX40 HS de alguém, ou similares?
Pensei em enviar novamente para a Canon (pois agora o erro acontece TODA VEZ que ligo a câmera).


felipy2k

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 202
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 09 de Abril de 2014, 04:12:16
Cara bem vindo ao clube.... vendi uma dessa no inicio de 2013 pelo mesmo problema,.. na epoca vendi pela metade do preço, mas o unico erro era o objetiva. Peli que eu li na epoca e um erro comum em point and shoot da Canon.
Canon 6D* 24-105 IS USM*50 1.4 USM* 85 1.8 USM*Canon SL1 + 24 2.8 STM* Canon Speedlight 580 EX II


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #2 Online: 12 de Abril de 2014, 14:49:50
Movendo tópico...

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


HAIDI

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #3 Online: 25 de Maio de 2014, 19:42:01
Minha SX50 apresentou o mesmo problema assim que comprei ela, exceto que não aparecia esse aviso de erro, apenas ouvia-se um estalo e ela desligava ou travava ai mesmo. Comprei no mercadolivre de um cara do RS, só pode ter sido comprado no Uruguai. Mandei para ele, ficou dois meses la, não encontraram nada, avisaram que apenas limparam-na e me enviaram de volta, agora mal usei ela depois disso e só piorou, faz um barulho beeem alto e aparece esse aviso de erro, igual na sua. Contatei o vendedor novamente, mas não acredito que me darão outra. Não sei mais o que fazer, se tiver alguma solução para a sua além de jogar ela na parede e comprar outra, avise.


HAIDI

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2


marotomt

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 176
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 27 de Maio de 2014, 20:02:53
Minha SX50 apresentou o mesmo problema assim que comprei ela, exceto que não aparecia esse aviso de erro, apenas ouvia-se um estalo e ela desligava ou travava ai mesmo. Comprei no mercadolivre de um cara do RS, só pode ter sido comprado no Uruguai. Mandei para ele, ficou dois meses la, não encontraram nada, avisaram que apenas limparam-na e me enviaram de volta, agora mal usei ela depois disso e só piorou, faz um barulho beeem alto e aparece esse aviso de erro, igual na sua. Contatei o vendedor novamente, mas não acredito que me darão outra. Não sei mais o que fazer, se tiver alguma solução para a sua além de jogar ela na parede e comprar outra, avise.

Realmente lamentável saber que algumas SX50 "herdaram" o problema das antepassadas... :ponder:
mas só pra registrar, a minha permanece da mesma forma que quando comprei, ou seja, intacta e funcionando perfeitamente, com zero ou quase zero de barulho (Quando filmo e tem alguma briza, ouço o barulho do fiozinho da tampa da lente batendo na lateral da câmera... daí seguro a tampinha na mão e o barulho passa... ufa!  :hysterical: :hysterical: :hysterical:)
Superzoom: SX50 HS (Águia Made In Canon) + SD Card Sony 32GB Classe 10 + Tripé Vivitar (3 estágios).

"Uma vela não diminui seu brilho ao compartilhar com outra."


felipy2k

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 202
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 06 de Junho de 2014, 22:46:10
esse é um problema conhecido em todas as point and shoot da Canon, não só na linha SX.
Canon 6D* 24-105 IS USM*50 1.4 USM* 85 1.8 USM*Canon SL1 + 24 2.8 STM* Canon Speedlight 580 EX II


PeralvaH

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 23
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 17 de Maio de 2015, 18:18:50
https://www.facebook.com/photo.php?v=690935364301356&set=vb.100001546969465&type=2&theater   filmei pra verem como fica...
Mesmo problema na minha (sem o barulho). Aparece a mensagem e desliga. Acho que perdi mesmo a camera. Uma pena, não volto a comprar Canon nunca mais.
Elegância é a arte de não se fazer notar, aliada ao cuidado sutil de se deixar distinguir.... = Paul Valéry.


ronaldolinhares

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
  • Sexo: Masculino
  • Aprendendo, sempre!
Resposta #8 Online: 01 de Novembro de 2015, 20:48:45
Tenho a SX30IS e a SX50HS.
Ocorreu o mesmo com a minha SX50HS. Do nada começou a aparecer a seguinte mensagem: "Erro de objectiva. Apaga automaticamente. Reiniciar câmera". Após a mensagem se desliga.
Dizem que isso é comum com a linha SX da Canon.
Infelizmente o destino é lixo mesmo.
Resido no RN e se for enviar para consertar em São Paulo teria que fazer o seguro, o que importará em mais de R$1.000,00.
A SX30is ainda não deu bode mas já estou esperando.
A Canon lançou a SX60HS mas diabo quem tem coragem de comprar.
Maldita hora em que não comprei a Fujifilm FinePix SL1000 zoom 50X ou a Sony DSC-HX 300 zoom 50X. Porém uma das duas será minha próxima aquisição.
« Última modificação: 01 de Novembro de 2015, 21:20:33 por ronaldolinhares »


Leo Malta

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #9 Online: 02 de Dezembro de 2015, 18:19:43
Possuo uma Canon SX50 HS e do nada tb apresentou esse mesmo erro das mensagens anteriores. Pelas minhas pesquisas este erro é relativamente comum neste tipo de máquina e inclusive a Canon já teve que fazer recall de um modelo e sendo assim será que seria viável uma ação junto ao Procon pedindo que a Canon faça o reparo gratuito visto que este erro pode ser considerado vício oculto?


PetersonAbelha

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 43
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 02 de Dezembro de 2015, 19:20:44
A minha SX50 HS apresentou esse problema. Com exceção do barulho no que nao era gritante assim. Era um barulho de engrenagens pequenas se ajustando (quando fazia zoom) e quando a situacao ficou insustentavel, ela simplesmente desligava quando tentava ligar. Começou de leve mesmo, depois nao dava pra usar mais. Comprei no ML de um cara e, Diadema-SP. Veio com NF e garantia de 1 ano "pela loja". (manuais e garantia em inglês... ja esperva que nao fosse importada legalmente, mas o cara deu garantia e NF!)

Porém, no meu caso começou a dar uns 4 meses depois da compra. Entrei em contato com o cara, mandei a camera (fotografei até o útero dela antes de mandar) e depois de 30 dias exatos a camera voltou (a mesma camera), perfeita e nunca mais deu esse problema.

O que foi feito? Não sei. A resposta que obtive antes quando fui em uma assistencia NAO AUTORIZADA da minha cidade? Trocar bloco óptico...

Todas as cameras que tive até hoje (2 point and shoot, essa superzoom e a T5i que chega daqui uns dias) foram canon. A unica vez que peguei uma W alguma coisa da Sony (antes da superzoom) me arrependi de tanto ruído apresentado nas fotos.

Acho sacanagem a Canon lançar várias máquinas de uma mesma linha, dar o mesmo problema e nao fazer nada. Um absurdo, no mínimo. Era interessante vc ter filmado antes, no começo, pra provar que é vício oculto.

Mesmo problema na minha (sem o barulho). Aparece a mensagem e desliga. Acho que perdi mesmo a camera. Uma pena, não volto a comprar Canon nunca mais.

Vc está falando de superzoom neh? Pq as DSLR são legais colega  :)
« Última modificação: 02 de Dezembro de 2015, 19:28:58 por PetersonAbelha »
Canon T5i  - :clap: sonho realizado
EF-S 18-55 f/3.5-5.6 IS STM
EF 50 F/1.8 STM
YN600EX-RT (powered by Eneloop®)
Canon SX50 HS - 


Leo Malta

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #11 Online: 02 de Dezembro de 2015, 19:43:59
Então, tenho vídeo dela funcionando perfeitamente. O erro aconteceu de uma foto para outra. Tirei uma foto e poucos segundos depois fui tirar a próxima e assim que religuei a máquina já acusou o erro e desde então não funcionou mais.


bikanca

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #12 Online: 21 de Novembro de 2016, 17:21:47
Minha Canon SX 50 começou a dar o mesmo problema e, então, dei zoom nela e fui colocando Grafite (Lubrificante em pó - Desengripante) e não é que parou de agarrar e voltou a funcionar!!!