Autor Tópico: Música erudita, alguém?  (Lida 16426 vezes)

CristianoSoares

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.889
Resposta #15 Online: 09 de Abril de 2014, 16:25:22
Ah, sou compositor tb... tenho algumas obras premiadas na Bienal do Rio, num estilo digamos "contemporâneo", ou de Vanguarda, ou "Pós-Moderno"...sei lá eu!!
Se alguém quiser apreciar, passo o link

Também quero ouvir :ok:


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #16 Online: 09 de Abril de 2014, 16:27:51
Bom....

No meu caso não é somente paixão ou gosto... é meu trabalho e ofício dos dias!!
Participo deste fórum de fotografia, daí sim: por paixão e gosto (isto nao significa que eu trabalhe com algo que nao gosto...)

Sou formado em Licenciatura em Música pela UEL (Universidade Estadual de Londrina), e atualmente sou docente efetivo em 40h nesta mesma instituição (graduação e pós-graduaçao). Ministro aulas na área de LEM (Linguagem e Estruturação Musical), nas disciplinas de Percepção, Harmonia e Contraponto, Análise e Arranjo Musical).

Atualmente estou trabalhando (estudando e ouvindo muito) algumas obras de J.S.Bach e Claude Debussy. E também o compositor brasileiro Almeida Prado, de Campinas.

Ah, sou compositor tb... tenho algumas obras premiadas na Bienal do Rio, num estilo digamos "contemporâneo", ou de Vanguarda, ou "Pós-Moderno"...sei lá eu!!

Se alguém quiser apreciar, passo o link (...mas só nao vale falar mal heim!! ..rss, pode dizer: "achei esquisito, ou, nao entendi nada"... Mas nao digam: "até meu cachorro faria isso..!!)

Se ferrou entao, vai ter que dividir seus conhecimentos aqui com algumas curiosidades se nao fico de mau!!!


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #17 Online: 09 de Abril de 2014, 16:29:28
Eu tambem tive mais contatos com pessoas da minha idade que custem e praticam musica erudita por aqui do que no Brazil onde eu nao cheguei a conhecer mais ninguem com o mesmo gosto que o meu durante a minha infacia, e muito poucos dutante a fase adulta. Mas isso pode ser acaso mesmo.


Então, aqui no Brasil é difícil ter contato com música erudita fora das salas de concerto. Parece que não faz parte da cultura brasileira mesmo, quando se vai assistir uma orquestra é algo totalmente fora do comum, um evento. A grande maioria das pessoas que conheço nunca assistiu um concerto ao vivo. Durante minha juventude eu era até criticado por ouvir música erudita e não rock (sendo que eu sempre ouvi rock também).


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #18 Online: 09 de Abril de 2014, 16:33:31

Então, aqui no Brasil é difícil ter contato com música erudita fora das salas de concerto. Parece que não faz parte da cultura brasileira mesmo, quando se vai assistir uma orquestra é algo totalmente fora do comum, um evento. A grande maioria das pessoas que conheço nunca assistiu um concerto ao vivo. Durante minha juventude eu era até criticado por ouvir música erudita e não rock (sendo que eu sempre ouvi rock também).
Acredito que boa parte dos jovens que curtem rock classico tambem tendem a gostar de musica erudita. E todo jovem que gosta de musica erudita tambem tende a gostar de rock. Ambos andam de maos dadas. Ate mesmo pq boa parte dos roqueiros classicos estudaram musica erudita quando crianca. Mas no Brasil muitos que chegam a curtir rock nao chegaram a ter contato o suficiente com a musica erudita para descobrir o gosto por ela.

Eu vejo o rock classico quase um erudito para jovens, ou um erudito moderno, ou um erudito experimental:

https://www.youtube.com/v/RFDW9b_ejfI

Tavendo ai, praticamente um Bizet mais moderno.


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #19 Online: 09 de Abril de 2014, 16:38:08

Durante minha juventude eu era até criticado por ouvir música erudita e não rock (sendo que eu sempre ouvi rock também).

Ahhh, quem criticou ou não entende de musica ou nunca viu um concerto ao vivo.. a vantagem de quando era produtor era ter alguns locais privilegiados, um deles foi um teste para Ópera de Verdi dentro do municipal de sampa.. foi no ultimo andar do teatro, onde era o ensaio do coral municipal.. impagável



RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #20 Online: 09 de Abril de 2014, 16:39:19
Durante minha juventude eu era até criticado por ouvir música erudita e não rock (sendo que eu sempre ouvi rock também).

Se disser que gosta de funk, axé e sertanojo, vai ser criticado aqui também.  :D
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


Daniela Alves

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.451
  • Sexo: Feminino
Resposta #21 Online: 09 de Abril de 2014, 16:39:36
Eu não manjo basicamente nada desse tipo de música, mas é algo que me interessa bastante. Na verdade, música é algo que me interessa bastante e hoje, por sorte, aprendi a não ter preconceito com nenhum estilo.

Aos que manjam um pouco mais, alguém tem alguma dica de por onde devo "começar" nesse mundo?  :D


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #22 Online: 09 de Abril de 2014, 16:43:26
Aos que manjam um pouco mais, alguém tem alguma dica de por onde devo "começar" nesse mundo?  :D
Siga seu coracanzinho...


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #23 Online: 09 de Abril de 2014, 16:44:38
Eu não manjo basicamente nada desse tipo de música, mas é algo que me interessa bastante. Na verdade, música é algo que me interessa bastante e hoje, por sorte, aprendi a não ter preconceito com nenhum estilo.

Aos que manjam um pouco mais, alguém tem alguma dica de por onde devo "começar" nesse mundo?  :D

Vc quer começar a ouvir ou estudar sobre?

Humberto podemos marcar sim, só é uma pena que não podemos fotografar lá, pq o locar tb é lindo :ok:


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #24 Online: 09 de Abril de 2014, 16:47:08

Eu vejo o rock classico quase um erudito para jovens, ou um erudito moderno, ou um erudito experimental:

Pois é, eu sempre gostei de rock progressivo, que tem um pezinho ali no erudito.



Ahhh, quem criticou ou não entende de musica ou nunca viu um concerto ao vivo.. a vantagem de quando era produtor era ter alguns locais privilegiados, um deles foi um teste para Ópera de Verdi dentro do municipal de sampa.. foi no ultimo andar do teatro, onde era o ensaio do coral municipal.. impagável

Nossa, show de bola!!!



Se disser que gosta de funk, axé e sertanojo, vai ser criticado aqui também.  :D

Hmmm... Funk de verdade, o original, eu gosto. Axé não. Sertanejo raiz, daqueles bem tradicionais caipiras eu adoro!



Eu não manjo basicamente nada desse tipo de música, mas é algo que me interessa bastante. Na verdade, música é algo que me interessa bastante e hoje, por sorte, aprendi a não ter preconceito com nenhum estilo.

Aos que manjam um pouco mais, alguém tem alguma dica de por onde devo "começar" nesse mundo?  :D

Difícil aconselhar assim, mas o youtube tá aí pra quem quiser conhecer, tem muita coisa boa por lá! Eu começaria pelos mais conhecidos mesmo, Bach, Beethoven, Vivaldi, Mozart... Alguém aí comentou de música de câmara, eu acho que pra quem não está acostumado é mais fácil de escutar e apreciar. Acho que o classicismo e o romantismo são mais "digeríveis", digamos assim, mas o barroco/rococó funciona bem.

Mas sei lá, só minha opinião, nem sei se funciona, eheheh. Eu mesmo nem lembro como comecei, já faz tanto tempo...


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #25 Online: 09 de Abril de 2014, 16:53:20
Hmmm... Funk de verdade, o original, eu gosto. Axé não. Sertanejo raiz, daqueles bem tradicionais caipiras eu adoro!

Aí até eu! Tô falando de funk ostentação e camaro amarelo. Kkkk
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #26 Online: 09 de Abril de 2014, 16:53:55
Aí até eu! Tô falando de funk ostentação e camaro amarelo. Kkkk


Ahahah, aí tô fora mesmo!!!  :hysterical:


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #27 Online: 09 de Abril de 2014, 16:54:04
Aos que manjam um pouco mais, alguém tem alguma dica de por onde devo "começar" nesse mundo?  :D
Ja sei, talvez vc possa comecar com as 4 estacoes de Vivaldi. Pessoalmente eu nao gosto da Primavera mas as outras tres eu curto d+. Outono e Inverno estao entre as composicoes que mais gosto na musica classica

https://www.youtube.com/v/K0MoU40FRP4

https://www.youtube.com/v/-pk_hw9Kcuk

Outra boa e gostosa maneira de comecar deve ser com Chopin.

Os concertos para cello de Bach tambem sao bem gostosos de se ouvir.


vinicius83

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 09 de Abril de 2014, 17:21:53
Não sou de ouvir muito musica clássica, gosto e aprecio mas prefiro musicas orquestradas mais dinâmicas, não sei se dá pra categorizar essas muscas como musica clássica e gostaria de saber,  vou dar uns exemplos:

http://grooveshark.com/s/The+Opened+Way+Battle+With+The+Colossus/465vlo?src=5

http://grooveshark.com/s/The+Necromorphs+Attack/6HZaGK?src=5
É melhor tirar uma foto com uma câmera imperfeita do que não tirar nenhuma
Sony Alpha a6000 + SELP1650 + SEL55210 + Meike MK320

flickr


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #29 Online: 09 de Abril de 2014, 17:49:03
Para quem gosta de algo mais moderno eu recomendo muito Vangelis, que tem as musicas na trilha sonora de Blade Runner que tambem eh um filme do Ca*&^£o

https://www.youtube.com/v/3VgNoKc_Gdw