Autor Tópico: Música erudita, alguém?  (Lida 16364 vezes)

jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 09 de Abril de 2014, 18:27:33
Tenho um gosto bastante eclético em música, da erudita ao heavy metal. Durante a época de colégio tocava em um grupo de flauta doce. Costumava tocar principalmente as 1as vozes na soprano, mas eventualmente algum acompanhamento na contralto. Minha irmã tocava baixo e por vezes tenor. Meu pai sempre colocou musica clássica para ouvirmos, desde quando era apenas um par de células. À nte costumávamos dormir com música erudita (nós e os vizinhos, pois ele colocava a música alta). Gosto muito de música clássica. Tínhamos raridades em LP na casa dos meus pais, mas depois que meu pai faleceu os últimos Lps foram doados para um mudeu do som. Acrdito que ainda existam vários CDs difíceis de encontrar por lá, mas o grosso da coleção de LPs havia sido doada por ele ainda em vida.

Minha irmã chegou a tcar piano também, eu só arranhava alguma coisq, mas muito pouco.

Legal ver várias pessoas aqui que apreciam música erudita.
JVc.


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
D600 - E-M10


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #32 Online: 09 de Abril de 2014, 19:19:32
Vou deixar a minha contribuição aqui tb, fora os mais conhecidos, Beethoven, Bach, Mozart, Vivaldi, etc, gosto mto de Samuel Barber
Indico para quem não é mto familiarizado com musica erudita ver os concertos do André Rieu, que apesar de ser mto comercial (tem quem odeie ele), são mto bonitos e bem trabalhados :ok:

Uma do Samuel Barber
https://www.youtube.com/watch?v=DUtv776aYKo

Duas do André Rieu que gosto mto
https://www.youtube.com/watch?v=ZhWT7vz8DAk
https://www.youtube.com/watch?v=jFrrW4uyFqs

E um bonus, como sou apaixonado pela aviação adoro esse video, e essa versão da Ode to Joy ficou mto boa tb :clap:
https://www.youtube.com/watch?v=T_VtgDfL3Eg

PS: tentei colocar o video direto e n consegui :hysterical:


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #33 Online: 09 de Abril de 2014, 19:43:35
E por que não citar Villa Lobos? A Aria das Bachianas nº 5 é maravilhosa.  :worship:


Villa-Lobos está entre os meus compositores favoritos também! Pouca gente sabe, mas ele tem uma extensa obra para violão solo que é muito boa e apreciada por violonistas do mundo inteiro.


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #34 Online: 09 de Abril de 2014, 20:08:26
O povo aqui é fera mesmo, heim! Que bacana!

Digam aí, música clássica e música erudita, qual a diferença?
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #35 Online: 09 de Abril de 2014, 20:12:16
O povo aqui é fera mesmo, heim! Que bacana!

Digam aí, música clássica e música erudita, qual a diferença?

Só o nome :ok:
Musica classica se refere as do periodo classico da musica erudita,


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #36 Online: 09 de Abril de 2014, 20:13:55
Digam aí, música clássica e música erudita, qual a diferença?


No sentido que as pessoas usam, é a mesma coisa. Mas a rigor, o termo geral é música erudita, para a música de concerto, a música de estudo. Estritamente falando, música clássica se refere apenas à música período do classicismo. Mas hoje em dia se usa música clássica como sinônimo de música erudita.


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #37 Online: 09 de Abril de 2014, 20:39:50
Não esqueçam Tchaikovsky e Rachmaniov... Tem um filme que conta a história de um pianista Israelita que tocava Rachmaniov que é extraordinário. O nome original é "Shine".
JVc.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #38 Online: 09 de Abril de 2014, 20:53:14
Não esqueçam Tchaikovsky


Jamais! Está entre os meus favoritos também! Tanto que o vídeo que eu tentei postar na outra página é de uma música dele, o Concerto para violino em D maior Op. 35. Pra mim, uma das melhores música de todos os tempos!


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #39 Online: 09 de Abril de 2014, 22:24:09
Acredito que boa parte dos jovens que curtem rock classico tambem tendem a gostar de musica erudita. E todo jovem que gosta de musica erudita tambem tende a gostar de rock. Ambos andam de maos dadas. Ate mesmo pq boa parte dos roqueiros classicos estudaram musica erudita quando crianca. Mas no Brasil muitos que chegam a curtir rock nao chegaram a ter contato o suficiente com a musica erudita para descobrir o gosto por ela.

Eu vejo o rock classico quase um erudito para jovens, ou um erudito moderno, ou um erudito experimental:

Esse é meu ponto, ouço muito rock clássico (e não sou tão jovem  8-)). Alguns amigos dizem que sou muito eclético, curto todos os tipos de rock... rsrsrsrs  Só não gosto muito dos progressivos intermináveis.
Até tentei ouvir alguns eruditos, cheguei a comprar CD's... Mas não rolou. Meu ouvido é meio ogro. Quem sabe com esse tópico não desperto mais o interesse?
Por enquanto vou ficar aqui num cantinho observando  :)


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #40 Online: 09 de Abril de 2014, 22:42:39
Legal Alê!! Puxa a cadeira e dá um calmante pra esse ouvido ogro gostar de outras coisas! kkkk

O Humberto lembrou bem das Arias. Realmente é chato ouvir uma ópera toda, a não ser que se esteja no teatro assistindo ao espetáculo, e o ruim é que normalmente é em italiano kkk. Para quem não sabe se gosta e tem curiosidade, o show que os 3 tenores faziam na época da copa do mundo era muito legal! Eu adorava, tinha a FITA (na época era fita kkk) e ouvia direto. Várias Arias famosas, bom demais. :)

Nessun Dorma, a Aria que é quase o segundo sobrenome do Pavarotti.  :worship:

https://www.youtube.com/v/r8MbJAU8hDo?version=3&amp;hl=pt_BR&amp;rel=0"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="https://www.youtube.com/v/r8MbJAU8hDo?version=3&amp;hl=pt_BR&amp;rel=0" type="application/x-shockwave-flash" width="800" height="437" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true"></embed></object>
D600 - E-M10


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #41 Online: 09 de Abril de 2014, 22:59:44
O Jeff Beck toca Nessum Dorma na guitarra no CD Emotion and Comotion. Ficou muito legal! Alguém aqui também curte Jeff Beck?
JVc.


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #42 Online: 10 de Abril de 2014, 00:54:50
Gosto muito do minimalismo, diferente da fotografia é uma musica um pouco mais cíclica que vai tendo incrementos/ciclo.. Bolero de Ravel,  Philip Glass com o clássico  Koyaanisqatsi e Trans Europe Express com o Kraftwrerk


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #43 Online: 10 de Abril de 2014, 05:03:21
Esse é meu ponto, ouço muito rock clássico (e não sou tão jovem  8-)). Alguns amigos dizem que sou muito eclético, curto todos os tipos de rock... rsrsrsrs  Só não gosto muito dos progressivos intermináveis.
Até tentei ouvir alguns eruditos, cheguei a comprar CD's... Mas não rolou. Meu ouvido é meio ogro. Quem sabe com esse tópico não desperto mais o interesse?
Por enquanto vou ficar aqui num cantinho observando  :)

Entao, deve ser a falta de maior intimidade quando mais jovem. Ouca ai um heavy metal do erudito. Bizet foi o metaleiro dos classicos.

https://www.youtube.com/v/pmuFOuh3QHs

Em um concerto vc vai querer chaqualhar a cabeca igual em um concerto de rock.


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #44 Online: 10 de Abril de 2014, 08:13:36
Esse é meu ponto, ouço muito rock clássico (e não sou tão jovem  8-)). Alguns amigos dizem que sou muito eclético, curto todos os tipos de rock... rsrsrsrs  Só não gosto muito dos progressivos intermináveis.
Até tentei ouvir alguns eruditos, cheguei a comprar CD's... Mas não rolou. Meu ouvido é meio ogro. Quem sabe com esse tópico não desperto mais o interesse?
Por enquanto vou ficar aqui num cantinho observando  :)

Estamos juntos, rs.. quando eu era adolescente/jovenzinho eu ouvia muita música clássica. Agora que estou mais velho (38) não tenho mais a mínima paciência, tanto que doei mais de 100 CDs de Música Clássica  :D
Hoje estou "trafegando" entre o folk americano, rock clássico, blues e fado (sim, eu gosto de fado, daqueles bem chorados rs)