Autor Tópico: Música erudita, alguém?  (Lida 16363 vezes)

Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Online: 09 de Abril de 2014, 13:12:28
Sei que não tem diretamente a ver com fotografia, mas uma coisa que geralmente compartilho com outros colegas fotógrafos é o gosto pelas artes em geral. Normalmente, muitos fotógrafos apreciam as artes plásticas, mas alguns, assim como eu, também gostam de uma boa música.

Daí queria saber daqui do fórum quem curte uma boa música erudita (música clássica, música de concerto, música de recital, etc). Embora meu conhecimento não seja lá essas coisas, eu sempre gostei demais de ouvir. E, durante um bom tempo, estudei violão erudito e praticava diariamente, várias horas ao dia. Nunca fui um concertista, apenas amador mesmo.

Hoje eu praticamente abandonei o violão erudito e o violão instrumental. Quando pego o violão é mais pra tocar um samba ou um chorinho com os amigos. Mas eu nunca deixei de escutar música erudita, e quanto mais fundo eu vou no conhecimento, mais eu gosto!

Alguém mais compartilha dessa paixão?  :wub:


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #1 Online: 09 de Abril de 2014, 13:27:35
Humberto, também gosto! Estudei flauta transversal quando era mais jovem, então acabei sempre convivendo com música "clássica".

Gosto de óperas (e de musicais em geral, desses modernos também!), orquestras... Mas hoje estou com gosto especial por música de câmara, principalmente trios, quartetos de cordas. Acho que é uma combinação excelente!!

Tenho tentado acompanhar a agenda da Sala São Paulo, pois lá tem apresentações sensacionais!! Mas infelizmente tenho ido muito menos do que gostaria!
D600 - E-M10


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #2 Online: 09 de Abril de 2014, 13:34:38
Ah, reparei que você tocava violão pela unha de violonista hehehe.

Violão clássico é legal demais. Sempre vi meu irmão tocar, pois ele também estudou bastante violão clássico. Tem aquele degrauzinho pra perna esquerda! hehehe

Você que gosta de violão clássico, conhece a Ana Vidovic? Croata, linda  :wub: e toca muito!! :worship:

https://www.youtube.com/v/-tVxcecF5m0?version=3&amp;hl=pt_BR&amp;rel=0"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="https://www.youtube.com/v/-tVxcecF5m0?version=3&amp;hl=pt_BR&amp;rel=0" type="application/x-shockwave-flash" width="800" height="437" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true"></embed></object>
D600 - E-M10


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #3 Online: 09 de Abril de 2014, 13:35:16
Eu acho muito massa esse lance de música erudita:

https://www.youtube.com/watch?v=fhrSv8ltMdA
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #4 Online: 09 de Abril de 2014, 13:48:37
Que legal, Kokimoto, temos que combinar um dia de ver alguma coisa lá na sala São Paulo... Fui poucas vezes lá, mas gosto muito do lugar!

Cara, quando eu estudava violão erudito, eu (e mais 90% dos outros alunos) era apaixonado pela Ana Vidovic, rsrs... Com o passar da idade, ela foi ficando cada vez mais bonita e mais talentosa. Eu já conhecia essa entrevista, achei ela muito simpática e com uma voz linda também, rsrs...

Eu tenho uma flauta transversal também, comprei para tocar chorinho, mas ela anda enferrujando no meu armário... Flauta é bom demais! Mas eu particularmente não curto muito óperas não. Gosto muito das árias, claro, mas acho difícil ficar ouvindo uma ópera completa...


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #5 Online: 09 de Abril de 2014, 15:26:35
Gosto de música clássica mas nunca toquei e não manjo nada.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #6 Online: 09 de Abril de 2014, 15:33:50

Gosto de música clássica mas nunca toquei e não manjo nada.

Bom, a ideia do tópico não é sobre quem toca música erudita, mas sim quem aprecia... Só pra gente trocar uma ideia mesmo!


Eu acho muito massa esse lance de música erudita:

https://www.youtube.com/watch?v=fhrSv8ltMdA

Ahahah, tinha ouvido falar dessa, mas não tinha visto ainda, rsrs...


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #7 Online: 09 de Abril de 2014, 15:48:04
Bom, a ideia do tópico não é sobre quem toca música erudita, mas sim quem aprecia... Só pra gente trocar uma ideia mesmo!

Hehe, nem tenho ideia pra trocar, vou seguir o ditado do grande Jack, "Take what you can, give nothing back."
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #8 Online: 09 de Abril de 2014, 15:51:54
Minha mãe é maestra, se eu não gostasse fava lascado :hysterical:
Gosto bastante, inclusive acredito que eu vá na sala sp dia 20(?). Não sei se vcs sabem mas esses eventos de domingo la na sala sp são gratuitos :ok:


Fernando K

  • Trade Count: (102)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.567
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 09 de Abril de 2014, 15:53:46
Bom....

No meu caso não é somente paixão ou gosto... é meu trabalho e ofício dos dias!!
Participo deste fórum de fotografia, daí sim: por paixão e gosto (isto nao significa que eu trabalhe com algo que nao gosto...)

Sou formado em Licenciatura em Música pela UEL (Universidade Estadual de Londrina), e atualmente sou docente efetivo em 40h nesta mesma instituição (graduação e pós-graduaçao). Ministro aulas na área de LEM (Linguagem e Estruturação Musical), nas disciplinas de Percepção, Harmonia e Contraponto, Análise e Arranjo Musical).

Atualmente estou trabalhando (estudando e ouvindo muito) algumas obras de J.S.Bach e Claude Debussy. E também o compositor brasileiro Almeida Prado, de Campinas.

Ah, sou compositor tb... tenho algumas obras premiadas na Bienal do Rio, num estilo digamos "contemporâneo", ou de Vanguarda, ou "Pós-Moderno"...sei lá eu!!

Se alguém quiser apreciar, passo o link (...mas só nao vale falar mal heim!! ..rss, pode dizer: "achei esquisito, ou, nao entendi nada"... Mas nao digam: "até meu cachorro faria isso..!!)
Sony A5100 + 16-50mm




C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #11 Online: 09 de Abril de 2014, 16:04:50
Eu ouco todos os diasmusica erudita. Como estamos em um forum de fotografia eu deixo o Pictures at an exhibition de Mussorgsky por aqui

https://www.youtube.com/v/FsvpFU7KY7E


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #12 Online: 09 de Abril de 2014, 16:09:23

Minha mãe é maestra, se eu não gostasse fava lascado :hysterical:
Gosto bastante, inclusive acredito que eu vá na sala sp dia 20(?). Não sei se vcs sabem mas esses eventos de domingo la na sala sp são gratuitos :ok:

Não sabia disso não, chumbinho, muito legal! Quando for à Sala São Paulo dá um toque aqui! Quem sabe a gente não vai junto!  :ok:

Fernando, estava bem esperando você nesse tópico, rapaz! Eu já ouvi uma composição do Fernando, o cara é fera mesmo! O seu caso é o oposto do meu, né, música por profissão, fotografia por paixão.  ;)

Marcio, também estava esperando que você aparecesse nesse tópico. Tenho a impressão de que pessoas que vivem na Europa têm um contato maior com a música erudita no dia a dia. Rola isso mesmo?

Kokimoto, por mim pode postar vídeo sim. Eu adoro esse prelúdio do Bach, acho que é das poucas obras mais conhecidas para violoncelo solo. Linda demais, eu bem que tentei aprender a tocar no violão, mas acabei interrompendo os estudos antes de terminar a obra....

E, sendo assim, vou postar uma aqui também. Pra mim, se houvesse alguma eleição para melhor música do mundo de todos os tempos, essa daqui seria uma das mais fortes candidatas: https://www.youtube.com/watch?v=FLy0b3daKco
(não sei como postar vídeos aqui direto na resposta)


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #13 Online: 09 de Abril de 2014, 16:17:02
Se alguém quiser apreciar, passo o link (...mas só nao vale falar mal heim!! ..rss, pode dizer: "achei esquisito, ou, nao entendi nada"... Mas nao digam: "até meu cachorro faria isso..!!)

Fica tranquilo que pelo menos postar no YouTube nenhum cachorro vai saber kkk

Sacanagem, pra ser professor em uma universidade pública eu diria que no mínimo você tem certa noção do que está fazendo. Coloca a música aí, alguém pode até não gostar,  mas duvido que vá dar alguma sugestão de como melhorar!
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #14 Online: 09 de Abril de 2014, 16:24:39
Marcio, também estava esperando que você aparecesse nesse tópico. Tenho a impressão de que pessoas que vivem na Europa têm um contato maior com a música erudita no dia a dia. Rola isso mesmo?

Mais contato eu nao sei. Deve ser.

Acho que no Brasil, ou pelo menos em Sao Paulo, o acesso a concertos e apresentacoes eh muito mais barato quando nao de graca como na Sala Sao Paulo. Mas para os praticantes vc acha mais materiais em alguns paises da Europa como livros de partituras de todos os niveis. No Brasil eu sentia que era mais limitado.

Em Dublin eu via direto pessoas carregando um case de cello, flauta, trompete, etc. Geralmente estudantes e principalmente adolescentes. Na Alemanha tem muitos clubes, e entre outros temas tambem tem o de musica erudita onde qualquer um pode aprender a tocar e pazer parte de um grupo. Esses clubes sao populares em todo o pais.

Eu tambem tive mais contatos com pessoas da minha idade que custem e praticam musica erudita por aqui do que no Brazil onde eu nao cheguei a conhecer mais ninguem com o mesmo gosto que o meu durante a minha infacia, e muito poucos dutante a fase adulta. Mas isso pode ser acaso mesmo.