Autor Tópico: Dúvida sobre lentes para 6D  (Lida 6964 vezes)

mbennert

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 512
  • Sexo: Masculino
  • Mais que uma profissão... Uma paixão!
    • https://www.facebook.com/MarceloBennertFotografia
Resposta #15 Online: 11 de Abril de 2014, 11:35:22
Pode ser falta de prática...

Ou experimente com outra lente antes de comprar qq coisa. A diferença entre lentes de modo geral é nos pequenos detalhes: nenhum fabricante coloca produto com "foco mais ou menos", e a troca da 28-200 por qq outra só vai representar mais despesa e ganho de qualidade desprezível, considerando o uso amador, em minha opinião...  :)

Pode ser a prática mesmo... Querer tirar fotos rápido... e acabar tirando sem precisão no foco! Porque boa parte delas saem boas! Mas acabo perdendo fotos importantes por isso! E outra... acho que pode ser mais a câmera do que a lente! A T3 é muiiito de entrada para trabalhos!

E efilho... não é para uso amador ;) Não me preocuparia em investir tanto apenas para tirar fotos da minha filha! Aí uma 70D estaria excelente!
Fuji X-T2 / Fuji X-T20 (x2) / Canon FTb
Fujinon 23mm F2.0 / 56mm F1.2 / 18-55 F2.8-4
Canon FD 50mm 1.4 s.s.c.
Godox TT685 + X1


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 11 de Abril de 2014, 11:48:43
Ah, então é uso profissional... Entretanto, como vc diz que consegue boas fotos, não adianta gastar dinheiro, teria de estudar o que vc está fazendo que provoca essa perda momentânea de foco. Comprar lente ou trocar de câmera neste momento não deve fazer diferença, exceto por reduzir seu orçamento. Vc tem que tentar ver se o culpado é realmente o hardware...

Bom, eu usei Rebel e agora estou com uma 70D. Na verdade só uso hoje uma Fuji X100s, melhor "tudo em um" que já usei. Não me desfaço da 70D por que a considero uma fantástica DSLR abaixo de full-frame, não por imagem, que todas para mim hoje são iguais para uso amador, mas pelos recursos. Especialmente para vídeo, pois é uma "DSLR com autofoco de mirrorless em vídeo".  :)
« Última modificação: 11 de Abril de 2014, 11:49:10 por efilho »


mbennert

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 512
  • Sexo: Masculino
  • Mais que uma profissão... Uma paixão!
    • https://www.facebook.com/MarceloBennertFotografia
Resposta #17 Online: 11 de Abril de 2014, 12:52:23
É efilho.. pelo que li, a 70D é top para vídeo mesmo....

E o hardware influencia sim... já tirei fotos com a 60D que dá pra notar a diferença para a T3! A T3 para trabalhos não rola.. ISO terrível acima de 800... e como não penso em pegar nenhuma lente com abertura maior que 4... Exceto uma prime... as vezes o ISO faz muita diferença! E qualidade de imagem né! não da pra comparar uma câmera de U$250,00 com uma de U$1.700,00... 

E a 24-105 vou pegar mesmo... Depois faço umas fotos com ela e com as 28-200... Aí depois dos testes revendo uma!  :ok:

Minha dúvida fica na prime agora.... uma 50mm ou 85? Pego a 50mm 1.4 ou a 1.8 pensando na Sigma 1.4 Art, que pelos comentários está vindo para quebrar tudo... Acho o bokeh da 1.8 feio demais.. aqueles pentagramas não rola! Mas pensando em investir futuramente em uma ART até dá para aguentar um tempo!   :D
Fuji X-T2 / Fuji X-T20 (x2) / Canon FTb
Fujinon 23mm F2.0 / 56mm F1.2 / 18-55 F2.8-4
Canon FD 50mm 1.4 s.s.c.
Godox TT685 + X1


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #18 Online: 11 de Abril de 2014, 13:29:49
Sem querer ser chato, mas acho que está se preocupando demais com o equipamento e de menos com os estudos... todas essas dúvidas quanto a acerto de foco, distâncias focais que vão lhe servir melhor, etc etc são resolvidas com seu uso habitual e aprendizado seja via um curso formal, seja pesquisando nos foruns e youtubes da vida. Esse esforço que está fazendo para decidir qual equipamento comprar é super válido, mas pense na mesma disciplina na hora de matar suas dúvidas práticas de uso. Qualquer equipamento, dentre estes que estamos discutindo, vão lhe atender muito bem. Pode ficar despreocupado. Quanto a fixa, deixe para um segundo momento e vá testando com as zooms qual é a DF que você mais gostaria. Pegue um banco de fotos seu e veja os EXIF ;)
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


mbennert

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 512
  • Sexo: Masculino
  • Mais que uma profissão... Uma paixão!
    • https://www.facebook.com/MarceloBennertFotografia
Resposta #19 Online: 11 de Abril de 2014, 14:01:35
greatwalker... Ando estudando, pesquisando e fazendo cursos na área... mas qual o fotógrafo que não perdeu uma foto por falta de foco... Acho difícil acertar todas em um ensaio externo... E tbm, não é aquela aberração total... mas se ampliar a foto, nota-se que ela não está 100%
Fotografo a uns dois anos... e estou com a 28-200 a uns 4 meses apenas! Ai que entrou o caso da lente... com minha 18-55 tenho uma quantidade bem inferior de erros do que com a 28-200! Não sei se é questão do IS que ajuda trabalhando com um zoom maior, como tinha na 55-250!
Fuji X-T2 / Fuji X-T20 (x2) / Canon FTb
Fujinon 23mm F2.0 / 56mm F1.2 / 18-55 F2.8-4
Canon FD 50mm 1.4 s.s.c.
Godox TT685 + X1


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 11 de Abril de 2014, 14:12:56
Li seu tópico dessa lenta tbm! ;)

Por enquanto fico só com um corpo mesmo... Mas penso em pegar uma de backup sim.. se começar a trabalhar com eventos... principalmente casamentos (que não é meu objetivo)... uma T3i quem sabe ou algo parecido!
E sou obrigado a concordar que uma 28-300L para viagens deve ser top... tirando o falto de ela ser enorme e pesar quase 1,7kg... mas a Tamron tem uma 28-300mm tbm, com apenas 555g! É de se pensar, já que para "passeios" vc não precisa daquela qualidade toda...  e além de custa 7x menos! ;)

A Tamrom em 300mm tem abertura máxima em f6.3. A Canon tem abertura máxima em f5.6, que é o mínimo exigido por muitas câmeras para que o foco automático funcione. Há relatórios de cãmeras focando mesmo com aberturas máximas menores, mas o manual fala que são necessários pelo menos f5.6, ou seja, em 300mm  podes ficar sem foco automático... Ademais, a Tamrom tem soquete plástico pelo que li rapidamente... Obviamente é uma opção mais leve e barata, mas deve-se considerar as diferenças. Hoje eu levo minha 24-105L e 70-200L. A 24-105L é a lente que uso com maior frequência. Seguido pela 70-200.
JVc.


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #21 Online: 11 de Abril de 2014, 14:15:42
Sim, mas é disso que estou falando. Eu sou total novato, não quis parecer que sei mais ou menos do que você. Comprei minha primeira câmera a menos de um ano! Mas, apesar de ser consumista e de ter esse hobby como um prazer, sou tranquilo quanto a compra e quando as faço estou bem decidido por saber o que "preciso". Também perco fotos por falta de foco, até porque faço muitos retratos fechados com a 85mm (que vira uma 135mm na T4i) e tento usar DOFs curtíssimos (lembrando que quanto maior a DF, menor é a área com foco aparente mantendo a mesma abertura). Mas enfim, tudo isso pra dizer e reforçar que você estará muito bem servido com o equipamento que está se encaminhando. Estou deixando como incentivo de que vá em frente e gaste mais energia agora para melhorar esses pontos que acha que está errando pra depois se preocupar em novas lentes etc... Inclusive, neste meio tempo até comprar novas lentes, pode fazer negócio nas suas EF-S, caso considere isso pra comprar as próximas EF.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


mbennert

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 512
  • Sexo: Masculino
  • Mais que uma profissão... Uma paixão!
    • https://www.facebook.com/MarceloBennertFotografia
Resposta #22 Online: 11 de Abril de 2014, 14:36:10
A Tamrom em 300mm tem abertura máxima em f6.3. A Canon tem abertura máxima em f5.6, que é o mínimo exigido por muitas câmeras para que o foco automático funcione. Há relatórios de cãmeras focando mesmo com aberturas máximas menores, mas o manual fala que são necessários pelo menos f5.6, ou seja, em 300mm  podes ficar sem foco automático... Ademais, a Tamrom tem soquete plástico pelo que li rapidamente... Obviamente é uma opção mais leve e barata, mas deve-se considerar as diferenças. Hoje eu levo minha 24-105L e 70-200L. A 24-105L é a lente que uso com maior frequência. Seguido pela 70-200.

Pelo que li, essa questão de abertura é mais questão de 100% de precisão ou algo relacionado com foco apenas no ponto central!, não que ela não funcione no automático, me corrija se estiver errado!

E greatwalker,  :clap: ! Sou mais ou menos como vc... consumistas, mas quando compro também quero está 100% decidido do que fazer! Estou pesquisando a 6D por meses ja... até pq vou viajar só em julho!
Minha questão é mais por mudança rápida de DF! Acho que não espero o foco ficar 100% antes de clicar... ou pode ser questão de uma "tremidinha" na hora do click... Como citei a questão do IS!
Minhas EF-S estão vendidas... junto com a T3! Em julho entrego as 3 peças por R$1500,00! :)
Fuji X-T2 / Fuji X-T20 (x2) / Canon FTb
Fujinon 23mm F2.0 / 56mm F1.2 / 18-55 F2.8-4
Canon FD 50mm 1.4 s.s.c.
Godox TT685 + X1


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 11 de Abril de 2014, 23:06:31
Algumas câmeras focam em f8 (série 1D e ponto central da 5D), as demais teoricamente precisam de f5.6 ou mais (de acordo com os manuais). Algumas pessoas aqui já reportaram que o autofoco funcionou com opções com aberturas menres, mas deve haver algum tipo de restrição (talvez funcionamento dependendo das condições de iluminação, etc.). Vou ver se escrevo para a Canon perguntando a respeito :)
« Última modificação: 11 de Abril de 2014, 23:13:24 por jauvane »
JVc.


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #24 Online: 11 de Abril de 2014, 23:54:11
jauvane, eu nunca entendi essa questão.

Se uma lente com abertura máxima f/2.8 foca com qualquer outra abertura, mesmo que seja f/22 ou algo menor ainda, porque uma tele que começa em f/6.3 não focaria? Tem algum princípio pra isso? Sério mesmo, não estou duvidando da informação, inclusive já li isso em outras discussões, mas realmente não sei do que se trata...
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Daniela Alves

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.451
  • Sexo: Feminino
Resposta #25 Online: 11 de Abril de 2014, 23:59:33
Acompanhando.
« Última modificação: 11 de Abril de 2014, 23:59:56 por Daniela Alves »


Antonio_MF

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 174
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 12 de Abril de 2014, 01:03:54
A principio conseguir foco automático em lentes com abertura f8 ou inferiores é limitado via software pelo fabricante, e claro que eles deixam isso para as séries mais caras, pois torna-se um fator importante para escolha.
Mas não é só isso, a principal limitação ocorre por que o foco é sempre feito com o diafragma da lente todo aberto, assim, mesmo que você vá tirar a foto em f22, como no exemplo citado pelo Greatwalker, o foco será feito com a lente em f1,8 ou seja qualquer for a abertura máxima da lente, se a lente tiver abertura máxima em f8, a quantidade de luz que entra no sistema é limitada, não é mesmo?
Onde está a sacanagem da coisa? Veja que o ponto central de foco da 6D é um dos mais sensíveis em linha atualmente na Canon, dizem que é capaz de focar em -3ev, enquanto os pontos de foco da 5D3 e da 1Dx focam em -2ev, só que só essas duas ultimas são capazes de fazer AF em f8... Por que a 6D não pode ter a mesma capacidade? Simples, para restringir a sua aplicação de mercado.
Mais um exemplo de como é a sacanagem, algumas lentes, quando utilizadas em conjunto com um extensor, ficam com abertura mínima equivalente de f8 ou até menores. O software da máquina identifica essa combinação e desabilita o AF. O que alguns fotógrafos fazem é isolar um (ou mais) contatos da lente, assim a câmara não consegue identificar o conjunto Lente+extensor e faz AF. Como essa gambiarra não faz milagre, e a abertura equivalente de f8 ou menor, impede a entrada de luz suficiente, o foco é bem leeeento, as vezes a ponto de ser impossível de usar, e essa é também uma razão para o fabricante não habilitar o uso para todos, afinal, se o AF é lento, ou inconsistente, claro que os usuários irão reclamar, não é mesmo... (eu pelo menos acho isso, mas veja que eles habilitam uns ISOS inutilizáveis, então por que não habilitar AF??? Mercado né?)
E a prova de que isso e limitado por software, bem, além da coisa de isolar alguns contatos, temos exemplos de câmaras que depois da atualização de firmware, passaram a permitir foco em f8, a 5D3 é uma delas, ele chegou ao mercado focando em f5,6 e depois de algumas atualizações foi liberado o foco em f8, pelo menos no ponto central...
Resumindo, um tanto por limitação física e um tanto por razões mercadológicas...


jauvane, eu nunca entendi essa questão.

Se uma lente com abertura máxima f/2.8 foca com qualquer outra abertura, mesmo que seja f/22 ou algo menor ainda, porque uma tele que começa em f/6.3 não focaria? Tem algum princípio pra isso? Sério mesmo, não estou duvidando da informação, inclusive já li isso em outras discussões, mas realmente não sei do que se trata...
"Se você agir sempre com dignidade, pode não melhorar o mundo,
mas uma coisa é certa: haverá na Terra um canalha a menos"
MILLOR FERNANDES (Dizem...)


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 12 de Abril de 2014, 01:57:34
jauvane, eu nunca entendi essa questão.

Se uma lente com abertura máxima f/2.8 foca com qualquer outra abertura, mesmo que seja f/22 ou algo menor ainda, porque uma tele que começa em f/6.3 não focaria? Tem algum princípio pra isso? Sério mesmo, não estou duvidando da informação, inclusive já li isso em outras discussões, mas realmente não sei do que se trata...

O.Antonio explicou bem, mas para responder a pergunta mais diretamente, seja qual for a abertura que escolheres, a lente estará toda aberta para o foco (e visualização no visor). Tanto é que existe o botæo de preview de profundidade de campo, que fecha a objetiva para a abertura selecionada, para que possas observar a profundidade de campo (dependndo da abertura a imagem fica bem escura, já que ali a objetiva se fecha). Ok. Com isso fica claro porque u a lente cuja abertura MÁxima é acima de f5.6 resultaria em difuiculdade de foco, pois mesmo com ela toda aberta, a abertura seria menor que f5.6, log haveria pouca luz para o foco ser detectado. A segunda parte da equação é qual é o limite mínimo necessário para o foco automático funcionar. A Canondiz f5.6 para a maioria das cameras e f8 para a 1D e apenas o ponto central da 5D3. Concordo que tecnicamente a 6D deveria ser capaz de focar em f8 tb, já que a 5D3 o faz, mas aí já deve mesmo ser questão de limitação por software para evitar concorrência dentro da própria linha Canon. Que outro motivo existiria para a 6D não fazer foto a 1/8000 de segundo? Ou com velocidade acima de 1/180 com uso de flash (outros modelos fazem a até 1/250 ou 1/200).

Em resumo, a abertura máxima da lente sempre é usada na hora que o autofoco está ativo e a restrição na abertura mínima mecessária tem parte de motivo tecnico, mas parte mercadológica mesmo.

A propósito, o manual de boa parte dos modelos (7D, 6D, 5D, etc.) indica que o autofoco tem um nível adicional de precisão no pontó central de foco se a lente usada tiver abertura máxima de f2.8 ou mais. Isso tamto justifica o preçõ extra de zooms profissionais f2.8 (em comparação às opções f4) como permitiria um foco mais rápido e preciso quando mais luz entra na câmera. Faz sentido tecnicamente falando, mas se a cena é MUITO clara (sol forte), parece razoável que o autofoco deveria funcionar mesmo a aberturas menores que f8 (ou f5.6). O limitante deveria ser a quantidade de luz (e contraste) na imagem, ao invés da abertura da lente em si... Mas vejamos que conveniente mercadologicamente falando:

Opção 1: autofoco melhorado comlentes com abertura f2.8 ou mais - 24-70 f2.8, 70-200 f2.8 e 16-35 f2.8 (mais caro = melhor foco, mesmo que não semuse a lente em f2.8).
Opção 2: autofoco ok, mas sem usar o extra de f2.8 - 24-105 f4 (ou 24-70 f4), 70-200 f4 e 17-40 f4 (menos caro, mas mais leve, entretanto teoricamente sem usar o extra de foco com f2.8 ou mais).

Tecnicamente faz mais sentido que o foco funcione melhor em cenas claras e pior em cenas escuras, sendo menos dependente da abertura em si, mas mercadologicamente justifica-se o preço e peso das zooms f2.8 com os extras oferecidos. Sem eles muitos profissionais optariam pelas opções f4, mais baratas e leves. Quem trabalha em ambientes escuros, entretanto. Precisa de toda ajuda possível, e o preço a pagar são lentes zoom f2.8, etc. O modo de fugir disso são as fixas (claras e baratas), mas nem sempre se pode descartar a versatilidade das zooms...

Bom, creio que o que queria dizer está dito, espero que esteja claro. Escrever no ipad não é o ideal... Estou visitando me irmão em Floripa, onde não trouxe meu notebook de uso diário. Trouxe a 6D a 24-105L e a 70-200L e flash, mas já estou me xingando por não ter trazido a 100L, mpe65 e flash macro, pois parece que tem muitos bichos exóticos por aqui :(
« Última modificação: 12 de Abril de 2014, 02:15:30 por jauvane »
JVc.


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #28 Online: 12 de Abril de 2014, 10:03:31
Belas explicações. Não sei como não pensei que seria por essa questão da lente permanecer sempre aberta e fechar apenas na hora do click. Faz todo sentido mesmo, porém, como foi dito, deveria estar mais relacionado a quantidade de luz, não simplesmente a abertura.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


mbennert

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 512
  • Sexo: Masculino
  • Mais que uma profissão... Uma paixão!
    • https://www.facebook.com/MarceloBennertFotografia
Resposta #29 Online: 16 de Maio de 2014, 00:48:53
Então pessoal... ainda na busca das lentes...  :)

Acabei optando pela lente do kit mesmo e uma 85mm 1.8 USM que pelo o povo comenta é excelente para retratos.... e quem sabe, me rendo a uma 50mm 1.8 só pra ver qual é a dela!
Mas como estou saindo de uma câmera crop... e gosto muito de lentes com range auto... acho que não vou me contentar com uma lente de "apenas" 105mm!
Ai vem a parte que vai ter gente querendo me matar! Mas sem condições de pegar uma 70-200 e principalmente uma 100-400 o que vcs acham que é mais jogo (menos ruim):

Canon Lente Autofoco 75-300mm f/4.0-5.6 III

Sigma Lente Macro 70-300mm f/4-5.6 APO-M DG

Tamron Lente Macro 70-300mm f/4-5.6 Di LD

As três estão na mesma faixa de preço e não vou/posso gastar mais que isso!
Pensei na Sigma por ser Macro... mas falam que a Sigma pode ter algum problema com câmeras da Canon!
Li um monte de post e não cheguei a uma conclusão definitiva... até é difícil achar uma quando se tem tanta gente falando mal!
Lembrando... essa lente não será para uso profissional... Apesar que daria pra jogar a velocidade e o ISO lá no alto, e usar uma f8!
« Última modificação: 16 de Maio de 2014, 00:51:19 por mbennert »
Fuji X-T2 / Fuji X-T20 (x2) / Canon FTb
Fujinon 23mm F2.0 / 56mm F1.2 / 18-55 F2.8-4
Canon FD 50mm 1.4 s.s.c.
Godox TT685 + X1