Autor Tópico: Café, café e café [+sugestões pra máquina]  (Lida 69298 vezes)

GHMiyamoto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 239
Resposta #60 Online: 14 de Abril de 2014, 10:41:14
martineschen, não é só parar mais cedo não... O tempo de extração é fundamental. Em cada fase da extração, um componente é solubilizado e ao final o café está equilibrado.

Se você simplesmente pára mais cedo, o café tende a ficar ácido, e da mesma forma quando se para mais tarde fica amargo. É o conceito de superextraído e subextraído.

Independente de ristretto, normale ou lungo, os cafés devem ser devidamente equilibrados.
D5000 + Nikkor AF-S DX 18-55mm f/3.5-5.6G VR | Nikkor AF-S 50mm 1.8G | Nikkor AF-S DX 55-300mm 4.5-5.6G ED VR | YN-468 II


Hoogle

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 970
  • Sexo: Masculino
  • Hello. It's me.
    • Alexander Hugo - Fotografia
Resposta #61 Online: 14 de Abril de 2014, 13:48:22
Temos uma Dolce Gusto lá em casa.
Acho bom por que nunca tomo muito café. Fazer uma xícara por vez, rápido, para mim é ótimo.

Só acho que ela poderia ser um pouco mais automatizada.
Poderia ter um jeito de programar os tempos para cada tipo de café.

Pessoalmente, gosto do Café Au Lait. É bom, e fácil de fazer.  :D
Mas não sou boa referência. Prefiro um chimarrão.  ;)
« Última modificação: 14 de Abril de 2014, 13:48:58 por Hoogle »


Diogenes

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #62 Online: 14 de Abril de 2014, 14:37:43
A Nespresso tem pelo menos uns 10 tipos de cafés. Ristreto é um deles. O mais forte. Se você quiser um café mais suave, há outros. Cada um com uma classificação. Por exemplo, o ristreto é 10*, tem outro 8* e outro 4* e por aí vai. Quanto mais *, mais forte é o café. A cápsula é única e com a mesma quantidade. O que varia é o tipo de café que tem dentro dela. Nas máquinas automáticas, você põe a cápsula, aperta o botão e automaticamente ela para quando atingir o ponto certo. Para os lungos é a mesma coisa. Você põe a cápsula e aperta o botão. Ela vai demorar mais pra parar, ou seja, vai encher uns 3/4 da xícara grande. Mas para estes casos, o café que está dentro da cápsula é próprio para lungos, logo, se você pegar uma cápsula para curtos e fizer um longo, o café vai ficar uma bosta, aguado.
Se você acha que pode, você tem razão. Se acha que não pode, também tem razão. Você é quem sabe!


GHMiyamoto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 239
Resposta #63 Online: 14 de Abril de 2014, 15:18:02
A Nespresso tem pelo menos uns 10 tipos de cafés. Ristreto é um deles. O mais forte.

 :no: :no: :no:

Ristretto é um tipo de cápsula realmente.. Mas o ristretto na verdade é um tamanho de bebida, neste caso um café curto.

O ristretto nada tem a ver com a bebida ser "forte" ou "fraca". Tem a ver com a quantidade de café extraído na xícara para uma certa quantidade de pó.. Isto é chamada de Razão de Preparo, ou Brewing Ratio.

O forte ou fraco se deve mais ao tipo do grão. Principalmente por torras mais escuras e blends que possuem grãos do tipo robusta.

 :ok:
D5000 + Nikkor AF-S DX 18-55mm f/3.5-5.6G VR | Nikkor AF-S 50mm 1.8G | Nikkor AF-S DX 55-300mm 4.5-5.6G ED VR | YN-468 II


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #64 Online: 14 de Abril de 2014, 15:43:04
Aprendi algumas coisas novas aqui.

GHMiyamoto, uma pergunta para a qual não descobri resposta.

A maioria dos site que vi diz que o tempo de extração ideal é de 25s para equilibrar acidez e amargor, com tolerância de 10% mais ou menos. Aliás o padrão pelo que vi é algo do tipo  7 g / 25 ml / 25s.

No caso de um ristretto, como é feito para equilibrar acidez e amargor já que o volume de café gerado é menor ??  Aumenta-se a compactação do pó, ou usa-se granulametria mais fina para diminuir a quantidade do líquido no mesmo tempo de extração ?

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


GHMiyamoto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 239
Resposta #65 Online: 14 de Abril de 2014, 16:00:05
Alexandre, se você conseguiu fazer esta pergunta, é porque já deu um salto no conhecimento do mundo do café..  :ok:

Tanto para ristrettos e lungos, para se manter o mesmo tempo é necessário ajuste da moagem ou levemente da dose (gramas de café).

A compactação (tamping) não deve ser uma variável. Inclusive, falam-se que a compactação ideal é de 13 kg.
D5000 + Nikkor AF-S DX 18-55mm f/3.5-5.6G VR | Nikkor AF-S 50mm 1.8G | Nikkor AF-S DX 55-300mm 4.5-5.6G ED VR | YN-468 II


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #66 Online: 14 de Abril de 2014, 16:13:30
GHMiyamoto, obrigado pela resposta  :ok:

Ainda não tenho moinho e minha cafeteira é de filtro pressurizado, então não tem muito o que fazer. Vou comprar um café novo, medir o tempo e a quantidade de líquido que fica em 25s de extração para ver se a moagem da loja onde compro e minha compactação estão mais ou menos de acordo.  Os últimos que eu fiz ficaram um pouco ralos e amargos, tentei compactar mais mas não resolveu. Achei que pudesse ser o tipo de café mas talvez com a vontade de fazer uma xícara "maior" tenha me passado no tempo de extração.

Vlw pelas explicações !!  :ok: :ok:

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


GHMiyamoto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 239
Resposta #67 Online: 14 de Abril de 2014, 16:24:47
Deixa eu aproveitar então..

O problema é que não adianta muito melhorar a consistência ou grau de moagem e aumentar o tamping quando se usa filtros pressurizados.

No final das contas, quem faz a função de controlar o tempo da extração é o pressurizador.

O ideal seria cortar o fundo do seu filtro e partir logo para o espresso de verdade saca? Aí a extração muda de figura. Requer mais detalhes para acertar.. Mas em compensação o sabor muda bastante...

 :ok:
D5000 + Nikkor AF-S DX 18-55mm f/3.5-5.6G VR | Nikkor AF-S 50mm 1.8G | Nikkor AF-S DX 55-300mm 4.5-5.6G ED VR | YN-468 II


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #68 Online: 14 de Abril de 2014, 16:56:33
Deixa eu aproveitar então..

O problema é que não adianta muito melhorar a consistência ou grau de moagem e aumentar o tamping quando se usa filtros pressurizados.

No final das contas, quem faz a função de controlar o tempo da extração é o pressurizador.

O ideal seria cortar o fundo do seu filtro e partir logo para o espresso de verdade saca? Aí a extração muda de figura. Requer mais detalhes para acertar.. Mas em compensação o sabor muda bastante...

 :ok:

Já pesquisei sobre isso e já pensei em comprar uns filtros extras e passar o fundo no esmeril. O problema é que para isso o moinho é imprescindível  e o investimento em um bom moinho já eleva a coisa a outro patamar :)  Até tem alguns no ebay, mas a maioria não diz se é lâmina ou mó, e com a demora e essa política de taxar tudo, não me animei.

Última pergunta... Sempre gostei dos meus cafés, boa crema e bom sabor, mesmo sendo filtro pressurizado. De uns tempos para cá, como a patroa gosta de café mais fraco e começou a tomar café comigo, passei a usar o filtro duplo e aumentei o tempo de extração para tirar um café mais longo. Aí que notei que os cafés não estavam tão bons, mas creditei à troca do tipo de café, usava um blend da própria loja e estava experimentando um Bahia puro de origem. Agora percebi que o problema todo pode ter sido o aumento do tempo de extração.

Neste caso, para fazer um café mais fraco para quem não gosta tão forte, já que não é possível variar a quantidade de líquido em função do filtro pressurizado, o ideal seria fazer a extração no tempo correto e depois aumentar o volume com água diretamente ?? Se não me engano tem um tipo de café que é assim.

Abçs e obrigado pelas respostas !


« Última modificação: 14 de Abril de 2014, 16:57:45 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


GHMiyamoto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 239
Resposta #69 Online: 14 de Abril de 2014, 17:01:32
Neste caso, para fazer um café mais fraco para quem não gosta tão forte, já que não é possível variar a quantidade de líquido em função do filtro pressurizado, o ideal seria fazer a extração no tempo correto e depois aumentar o volume com água diretamente ?? Se não me engano tem um tipo de café que é assim.

 :ok: :ok: :ok:

Chama-se "americano".

O moinho melhor um manual bom do que um elétrico ruim. Como dizem, o moinho é o coração do espresso... Pode-se ter uma excelente máquina, mas sem um moinho adequado o resultado está muito aquém do potencial da máquina.

Moinho manuais bons estão o Hario Mini Slim e Porlex, sendo este segundo um pouco melhor... Ambos na faixa dos 200 reais..
D5000 + Nikkor AF-S DX 18-55mm f/3.5-5.6G VR | Nikkor AF-S 50mm 1.8G | Nikkor AF-S DX 55-300mm 4.5-5.6G ED VR | YN-468 II


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #70 Online: 14 de Abril de 2014, 17:12:35
:ok: :ok: :ok:

Chama-se "americano".

O moinho melhor um manual bom do que um elétrico ruim. Como dizem, o moinho é o coração do espresso... Pode-se ter uma excelente máquina, mas sem um moinho adequado o resultado está muito aquém do potencial da máquina.

Moinho manuais bons estão o Hario Mini Slim e Porlex, sendo este segundo um pouco melhor... Ambos na faixa dos 200 reais..

Achei ambos no Ebay, ambos na faixa de 40 doletas (46 o Porlex, 32 o Hario) com frete grátis. É de se pensar :)

Vlw !
« Última modificação: 14 de Abril de 2014, 17:14:20 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


GHMiyamoto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 239
Resposta #71 Online: 14 de Abril de 2014, 19:54:56
Pois então.. O Porlex é levemente superior ao Hario. Você vai ver que com essa pecinha a mais aí seu café vai mudar completamente. Nada como um café com grão de torra recente e moído na hora.
D5000 + Nikkor AF-S DX 18-55mm f/3.5-5.6G VR | Nikkor AF-S 50mm 1.8G | Nikkor AF-S DX 55-300mm 4.5-5.6G ED VR | YN-468 II


GHMiyamoto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 239
Resposta #72 Online: 14 de Abril de 2014, 19:57:10
De onde você é? Talvez eu possa te indicar boas cafeterias que tiram o espresso como se deve. Porque na verdade, as que tiram um espresso decente são poucas... As outras confiam muito na ignorância do cliente e vez ou outra quebram a cara por isto.
D5000 + Nikkor AF-S DX 18-55mm f/3.5-5.6G VR | Nikkor AF-S 50mm 1.8G | Nikkor AF-S DX 55-300mm 4.5-5.6G ED VR | YN-468 II


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #73 Online: 14 de Abril de 2014, 19:59:17
De onde você é? Talvez eu possa te indicar boas cafeterias que tiram o espresso como se deve. Porque na verdade, as que tiram um espresso decente são poucas... As outras confiam muito na ignorância do cliente e vez ou outra quebram a cara por isto.


Olha, estou pra conhecer alguma cafeteria em São Paulo que tire um bom espresso... Claro que já tomei espressos bons algumas vezes, mas raramente acontece duas vezes. Se souber recomendar alguma por São Paulo - SP eu agradeço (aproveitando a carona do Alexandre, eheheh).  :D :ok:


Rafael Vega

  • Trade Count: (6)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 478
  • Sexo: Masculino
Resposta #74 Online: 14 de Abril de 2014, 20:53:35

Olha, estou pra conhecer alguma cafeteria em São Paulo que tire um bom espresso... Claro que já tomei espressos bons algumas vezes, mas raramente acontece duas vezes. Se souber recomendar alguma por São Paulo - SP eu agradeço (aproveitando a carona do Alexandre, eheheh).  :D :ok:


Eu agradeço tbem! hehehe
Canon 70d / 35mm f/2 IS / 85mm f/1.8 / 100mm f/2.8 Macro / 10-18mm / 24-105mm f/4L

Flickr:   http://www.flickr.com/photos/cmte_vega
500px: http://500px.com/rafael_vega
Face:    https://www.facebook.com/rvegaphotos