Autor Tópico: Café, café e café [+sugestões pra máquina]  (Lida 69305 vezes)

GHMiyamoto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 239
Resposta #15 Online: 11 de Abril de 2014, 15:27:07

Certamente que sim, mas aí já foge um pouquinho da questão da praticidade que essas máquinas oferecem. Pra falar a verdade, eu gosto mesmo é de um bom café de coador bem passado, fresquinho, com um pó de boa qualidade.  :ok:

Humberto,

infelizmente não é possível conciliar praticidade com qualidade... Aí vai depender muito do que se deseja..

Coador é excelente. O melhor método para perceber as nuances do café. Conhece o V60? Excelente coador.
D5000 + Nikkor AF-S DX 18-55mm f/3.5-5.6G VR | Nikkor AF-S 50mm 1.8G | Nikkor AF-S DX 55-300mm 4.5-5.6G ED VR | YN-468 II


GHMiyamoto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 239
Resposta #16 Online: 11 de Abril de 2014, 15:29:00
Tenho uma Dolce Gusto em casa e, se fosse para comprar de novo, eu iria de Nespresso.

A vantagem da dolce gusto são as variações, capuccino, mocha, latte macchiato, ice tea, etc e tal, mas no fim eu só tomo Espressos (Barista, Intenso) e Lungo. Na categoria dos espressos, a Nespresso dá um show. A pressão se não me engano é maior, o que acaba dando mais cremosidade ao café. Fora as blends diferenciadas....

Na verdade a pressão maior não significa café melhor.

Até porque as semi auto que produzem os melhores cafés, são apenas 9 bar, ao contrário dos 19 bar das Nespresso..
D5000 + Nikkor AF-S DX 18-55mm f/3.5-5.6G VR | Nikkor AF-S 50mm 1.8G | Nikkor AF-S DX 55-300mm 4.5-5.6G ED VR | YN-468 II


vinicius83

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 11 de Abril de 2014, 15:29:22

Certamente que sim, mas aí já foge um pouquinho da questão da praticidade que essas máquinas oferecem. Pra falar a verdade, eu gosto mesmo é de um bom café de coador bem passado, fresquinho, com um pó de boa qualidade.  :ok:

No cuador é melhor? kkkk :hysterical:  :hysterical:

Entre coador e expresso, prefiro expresso... (e não é por causa da piadinha hehehe ) realmente pro amante de café mesmo o negocio é ter um moedor e uma semi-automatica como o GHMiyamoto disse mas cara só de vc ver sujeira que a maquina faz e o saco pra preparar e limpar tudo depois... fora a barulheira que minha semi-automatica faz, eu acordo 4:50 pra ir trabalhar, não to afim de acordar esposa e filho, acabo nem fazendo  :(
É melhor tirar uma foto com uma câmera imperfeita do que não tirar nenhuma
Sony Alpha a6000 + SELP1650 + SEL55210 + Meike MK320

flickr


Rafael Vega

  • Trade Count: (6)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 478
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 11 de Abril de 2014, 15:35:27
Na verdade a pressão maior não significa café melhor.

Até porque as semi auto que produzem os melhores cafés, são apenas 9 bar, ao contrário dos 19 bar das Nespresso..

Faz sentido....Bom....então o motivo fica só nas blends... :D
Canon 70d / 35mm f/2 IS / 85mm f/1.8 / 100mm f/2.8 Macro / 10-18mm / 24-105mm f/4L

Flickr:   http://www.flickr.com/photos/cmte_vega
500px: http://500px.com/rafael_vega
Face:    https://www.facebook.com/rvegaphotos


Renan.Paiva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 551
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 11 de Abril de 2014, 15:37:21
Maior pressao maior cremosidade, por isso que os cafés da semi sao ralos sem espuma.

Uma boa semi boa é bem caro.
« Última modificação: 11 de Abril de 2014, 15:38:03 por Marshall »
Nikon D7100 - 35mm DX 1.8G - 50 mm AF-S 1.8G - 55 200 VR - Tamron 17-50 2.8 VC DX II


Paulo Arruda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.963
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 11 de Abril de 2014, 15:38:10
Eu tenho 2 cafeterias em cas e nem me lembro a marca....kkk uma faz expresso e tem aquela válvula pra fazer o capuccino... mas é uma bosta.
A outra eu ACHO que é a dolce Gusto... estão encostadas há uns 2 anos.
Acabo fazendo da maneira tradicional mesm (ou quase)... no coador de papel.
E tomo café ou com leite ou se puro, sem açúcar ou adoçante.
Detesto café adoçado depois de coado. fica uma ecaaaa....


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #21 Online: 11 de Abril de 2014, 15:38:17

No cuador é melhor? kkkk :hysterical: :hysterical:
Se você diz, quem sou eu pra discordar, rsrs...  >:D



Humberto,

infelizmente não é possível conciliar praticidade com qualidade... Aí vai depender muito do que se deseja..

Coador é excelente. O melhor método para perceber as nuances do café. Conhece o V60? Excelente coador.

Concordo, mas acho que em casa tem espaço pras duas coisas, uma máquina de espresso pra quando estiver com pressa e um coadorzinho dentro do armário pra tomar aquele cafezinho com calma no final da tarde... Eu curto coador de pano, tem algum contra indicativo? Ou é melhor os de papel mesmo?


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #22 Online: 11 de Abril de 2014, 15:39:40
Detesto café adoçado depois de coado. fica uma ecaaaa....


Ah sim, café bom tem que ser sem açúcar! Já faz tempo que tomo sem açúcar, peguei gosto mesmo.


GHMiyamoto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 239
Resposta #23 Online: 11 de Abril de 2014, 15:41:57
Se você diz, quem sou eu pra discordar, rsrs...  >:D


Concordo, mas acho que em casa tem espaço pras duas coisas, uma máquina de espresso pra quando estiver com pressa e um coadorzinho dentro do armário pra tomar aquele cafezinho com calma no final da tarde... Eu curto coador de pano, tem algum contra indicativo? Ou é melhor os de papel mesmo?

Eu tenho alguns apetrechos de café..

Máquina semi, moinho elétrico, moinho manual, coador, Nespresso, Aeropress e até torro café em casa..  :D :D :D

Quanto ao coador de pano.. Aí é gosto de cada um... O que mais importa mesmo é o grão..  :assobi:
D5000 + Nikkor AF-S DX 18-55mm f/3.5-5.6G VR | Nikkor AF-S 50mm 1.8G | Nikkor AF-S DX 55-300mm 4.5-5.6G ED VR | YN-468 II


GHMiyamoto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 239
Resposta #24 Online: 11 de Abril de 2014, 15:43:45
Maior pressao maior cremosidade, por isso que os cafés da semi sao ralos sem espuma.

Uma boa semi boa é bem caro.

 :no: :no: :no:

Os cafés da Nespresso (19 bar) contra qualquer semi vagabunda (11 bar) são muito mais "ralos".

Os Nespresso não tem corpo. Simples assim...

Se você está dizendo isto é porque não tomou nenhum espresso bem extraído, mesmo que em semi de entrada...
D5000 + Nikkor AF-S DX 18-55mm f/3.5-5.6G VR | Nikkor AF-S 50mm 1.8G | Nikkor AF-S DX 55-300mm 4.5-5.6G ED VR | YN-468 II


Paulo Arruda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.963
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 11 de Abril de 2014, 15:44:45
Seria uma boa colocarem fotos dos respectivos equipamentos de café.... ainda mais quem tem isso como um certo ritual.
É legal conhecer.


Elói.D.

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 249
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 11 de Abril de 2014, 15:49:19
Imagino o contrário, os caras dos fóruns de café discutindo qualidade e praticidade de máquinas fotográficas.   :doh:
 :D


"Amador, bem amador."


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #27 Online: 11 de Abril de 2014, 15:50:38

Ah sim, café bom tem que ser sem açúcar! Já faz tempo que tomo sem açúcar, peguei gosto mesmo.

Isso sem dúvida... Quando é aqueles cafezinhos meia boca até adoço pra conseguir engolir, mas café bom, só sem açúcar. Aí sim sente o gosto mesmo  :ok:

Aliás, o próximo encontro do livro poderia ser numa boa cafeteria hein  :D


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #28 Online: 11 de Abril de 2014, 15:51:16
Depois de Canon x Nikon, Mirrorless x DSLR, Fixas x Zoom e Flash x Luz ambiente, a grande disputa desse fórum vai ser Espresso de Cápsula x Espresso de Semi!

:D


Aliás, o próximo encontro do livro poderia ser numa boa cafeteria hein  :D

Eu topo!!!


GHMiyamoto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 239
Resposta #29 Online: 11 de Abril de 2014, 15:52:30
Seria uma boa colocarem fotos dos respectivos equipamentos de café.... ainda mais quem tem isso como um certo ritual.
É legal conhecer.

Neste fórum que passei anteriormente, tem um tópico chamado: Cantinho do café

Dá uma espiada lá depois... É cada um..........  :clap:
D5000 + Nikkor AF-S DX 18-55mm f/3.5-5.6G VR | Nikkor AF-S 50mm 1.8G | Nikkor AF-S DX 55-300mm 4.5-5.6G ED VR | YN-468 II