Autor Tópico: Recusar trabalhos sem se queimar. Como?  (Lida 3260 vezes)

Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #15 Online: 13 de Abril de 2014, 13:11:24
O que realmente pode acontecer, como foi citado, é que esse potencial cliente TALVEZ não te indique para outras pessoas por não conhecer seu trabalho.


Esse é o ponto, o que o Mike está dizendo não é se queimar do cliente achar ruim, mas sim se queimar porque aí o cliente não vai te recomendar para outros, pois não vai conhecer seu trabalho. E acho que a única forma de contornar isso é montar parcerias mesmo, onde você vai repassar trabalhos a seus parceiros e eles vão repassar trabalhos a você.


Passei bem por isso ano passado, e esse ano já estou me precavendo!  :ok:


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #16 Online: 13 de Abril de 2014, 19:46:35

Esse é o ponto, o que o Mike está dizendo não é se queimar do cliente achar ruim, mas sim se queimar porque aí o cliente não vai te recomendar para outros, pois não vai conhecer seu trabalho. E acho que a única forma de contornar isso é montar parcerias mesmo, onde você vai repassar trabalhos a seus parceiros e eles vão repassar trabalhos a você.


Passei bem por isso ano passado, e esse ano já estou me precavendo!  :ok:

 e melhor se esforçar para fazer equipe,
os "parceiros",  tambem podem ficar com os clientes,
se queimar significa,  perder contratos de novos clientes.
« Última modificação: 13 de Abril de 2014, 19:47:04 por agalons »


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 14 de Abril de 2014, 08:54:20
Bom dia amigos!
Gostei das opiniões de vocês, me ajudaram muito.

Realmente, o "se queimar" é no sentido de nunca mais ter contato com aquele casal, ou debutante...

Eu já tenho amigos, que fotografam bem, tem equipamentos bons, etc...
Geralmente são meus 2º e 3º fotógrafos, e quando faço formatura, chamo eles, etc... É tipo uma "parceria". O problema de passar pra eles, é que quando o casal for ter um filho, na hora do book da gestação eles não vão ligar pra mim... No aniversário de um ano da criança, não vão ligar pra mim, kkkk

Penso em treinar mais a minha esposa, até porque ela já conhece a técnica fotográfica, ela manja dos paranaues, kkkkk
Inclusive, ela ia nos eventos comigo, deixamos isso de lado por conta do herdeirinho, que toma muito tempo da mãe. Além disso, largar o moleque por aí todo fds pra trabalhar é zica. Agora, que ele tá com quase três anos, já dá pra deixar ele na vovó, kkkkk
No fim de semana, amadureci uma ideia, vejam se é muito louca: Montar um set de equipamento pra patroa, e colocá-la como "gerente" da segunda equipe. Só que na prática, ela ia ser 2ª ou até 3ª fotógrafa, enquanto ela pega a prática.
Com isso, resolveria a questão de deixar meu evento na mão dos freelancers, que com a minha esposa lá, não vão ficar morcegando, hehehehe
Aí, na hora de vender, daria pra dizer:
"Temos duas equipes: Eu cuido de uma, minha esposa, comanda a outra"
Com o eventual 2º trabalho tendo um de nós, acredito que as chances de sucesso são maiores.
Não confio nem a pau em deixar tudo na mão de freelancer. Sei lá, já vi muita cagada por aí, tenho medo, hehehehehe

Obrigado pelas opiniões até agora, continuem que o debate tá bom!

Abraço.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #18 Online: 14 de Abril de 2014, 09:12:41
É tipo uma "parceria". O problema de passar pra eles, é que quando o casal for ter um filho, na hora do book da gestação eles não vão ligar pra mim... No aniversário de um ano da criança, não vão ligar pra mim, kkkk

Mas aí é que está, depende do tipo de parceria que se está montando. A que eu estou fazendo com meus parceiros aqui de Sampa tem tudo pra rolar legal. Ontem mesmo fiz um trabalho que um deles me repassou. E tenho alguns casamentos marcados pra esse ano em que pretendo leva-los. Sei que toda vez que eles não puderem cobrir um evento, vão me chamar, assim com eu chamarei eles quando não puder.

Tem que pensar que não é só eu que vou repassar trabalhos, eles também vão me repassar. Então mesmo que o cliente não ligue mais pra mim, se ligar pra um dos meus parceiros, está "tudo em casa". Esses clientes podem até nunca mais ligar pra mim, mas os clientes que meus parceiros me repassarem provavelmente vão. É uma troca mesmo, ou seja, uma hora ou outra eu vou ter algum retorno, seja com clientes repassados, seja como 2° fotógrafo. Além disso, a gente está tentando trabalhar com esquema de comissões, então toda vez que alguém repassa trabalho pro outro, leva uma comissãozinha.

Se pudesse montar uma parceria com a minha namorada, seria melhor ainda, mais "em casa" ainda, rsrs. Mas como ela não tem o menor interesse em trabalhar com isso, sem chance, ahahah...
« Última modificação: 14 de Abril de 2014, 09:14:33 por Humberto Teté »


carlosandre

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 462
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 14 de Abril de 2014, 10:35:21
No fim de semana, amadureci uma ideia, vejam se é muito louca: Montar um set de equipamento pra patroa, e colocá-la como "gerente" da segunda equipe. Só que na prática, ela ia ser 2ª ou até 3ª fotógrafa, enquanto ela pega a prática.
Com isso, resolveria a questão de deixar meu evento na mão dos freelancers, que com a minha esposa lá, não vão ficar morcegando, hehehehe
Aí, na hora de vender, daria pra dizer:
"Temos duas equipes: Eu cuido de uma, minha esposa, comanda a outra"
Com o eventual 2º trabalho tendo um de nós, acredito que as chances de sucesso são maiores.

Para meu gosto a sua ideia está ótima!!

Eu faria a mesma coisa nessa situação, pois alem da patroa saber de suas exigências
e como trabalha, a probabilidade de você ficar satisfeito com o trabalho realizado,
será muito maior!

 :ok:

« Última modificação: 14 de Abril de 2014, 10:36:32 por carlosandre »


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #20 Online: 14 de Abril de 2014, 17:49:18
Bom dia amigos!
Gostei das opiniões de vocês, me ajudaram muito.

Realmente, o "se queimar" é no sentido de nunca mais ter contato com aquele casal, ou debutante...

Eu já tenho amigos, que fotografam bem, tem equipamentos bons, etc...
Geralmente são meus 2º e 3º fotógrafos, e quando faço formatura, chamo eles, etc... É tipo uma "parceria". O problema de passar pra eles, é que quando o casal for ter um filho, na hora do book da gestação eles não vão ligar pra mim... No aniversário de um ano da criança, não vão ligar pra mim, kkkk

Penso em treinar mais a minha esposa, até porque ela já conhece a técnica fotográfica, ela manja dos paranaues, kkkkk
Inclusive, ela ia nos eventos comigo, deixamos isso de lado por conta do herdeirinho, que toma muito tempo da mãe. Além disso, largar o moleque por aí todo fds pra trabalhar é zica. Agora, que ele tá com quase três anos, já dá pra deixar ele na vovó, kkkkk
No fim de semana, amadureci uma ideia, vejam se é muito louca: Montar um set de equipamento pra patroa, e colocá-la como "gerente" da segunda equipe. Só que na prática, ela ia ser 2ª ou até 3ª fotógrafa, enquanto ela pega a prática.
Com isso, resolveria a questão de deixar meu evento na mão dos freelancers, que com a minha esposa lá, não vão ficar morcegando, hehehehe
Aí, na hora de vender, daria pra dizer:
"Temos duas equipes: Eu cuido de uma, minha esposa, comanda a outra"
Com o eventual 2º trabalho tendo um de nós, acredito que as chances de sucesso são maiores.
Não confio nem a pau em deixar tudo na mão de freelancer. Sei lá, já vi muita cagada por aí, tenho medo, hehehehehe

Obrigado pelas opiniões até agora, continuem que o debate tá bom!

Abraço.
otima ideia, cada um cuida de uma turma, e assim ninguem de fora se "apropria" dos clientes!!
deixar Tudo na mao de um desconhecido, e suicidio, o nome que vai pro lixo e o teu
e o frila dira o tipico"Foi mal",  :eek: :eek: :hysterical:


viniciustb

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 711
    • http://vinibrandini.com.br
Resposta #21 Online: 14 de Abril de 2014, 22:08:05
Cara, são 2 caminhos diferentes; duas escolhas

1 - crescer: treinar a esposa ou quem quer que seja para formar outra equipe.

2 - aumentar o preço seguindo a boa e velha lei da oferta x procura.

Quanto mais te procuram, mais você deve cobrar.

Eu optei pela segunda opção, por um só motivo: sou extremamente centralizador e tenho muita dificuldade em delegar/confiar. Eu sei que isso é um defeito meu, mas infelizmente tem algo dentro de mim que sempre diz: quer bem feito, então faça você mesmo.

Eu acredito sim no sucesso de uma segunda equipe, mas para mim não funciona. Eu fico passando mal, achando que vai dar algo errado...hahaha

E respondendo a pergunta incial do tópico: quando alguém me procura e eu não posso, eu respondo dizendo que não tenho disponibilidade e indico alguns amigos em quem confio e que tem um trabalho bom. Esses amigos fazem a mesma coisa, ou seja, trocamos indicações. Dá muito certo, é ótimo para mim e para os amigos.

abraços,

Vini


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #22 Online: 14 de Abril de 2014, 22:26:27
E respondendo a pergunta incial do tópico: quando alguém me procura e eu não posso, eu respondo dizendo que não tenho disponibilidade e indico alguns amigos em quem confio e que tem um trabalho bom. Esses amigos fazem a mesma coisa, ou seja, trocamos indicações. Dá muito certo, é ótimo para mim e para os amigos.


Pronto, taí a opinião de um cara respeitável, fico feliz de saber que funciona pra vocês, pois tem grandes chances de funcionar pra mim também.  :)


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #23 Online: 15 de Abril de 2014, 09:47:13

Pronto, taí a opinião de um cara respeitável, fico feliz de saber que funciona pra vocês, pois tem grandes chances de funcionar pra mim também.  :)

Se ao aumentar o preço, voce nao sai do patamar financeiro dos seus clientes , e boa saida.
Ja vi muito acontecer com colegas
clientes padrao 5, aumento o preço para valor 7, os clientes valor 5 desaparecem,adeus!!!
Conseguindo clientes de maior capacidade financeira, a ideia e muito boa.

Ou se esforçar para fazer equipe, que nao e muito simples, porem nao afeta de imediato o padrao financeiro da clientela.
la vamos nos....