Autor Tópico: Recusar trabalhos sem se queimar. Como?  (Lida 3259 vezes)

Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Online: 11 de Abril de 2014, 16:42:15
Boa tarde amigos, beleza?
Seguinte: Eu costumo trabalhar com apenas um evento por data, não gosto de contratar freelancers e deixar meus eventos nas mãos deles.
Só que tá começando a surgir muita coisa pra mim, e eu acabo tendo que recusar os jobs, o que, inevitavelmente, fecha as portas...

Tem algum jeito de não se queimar com isso?

Penso em treinar a dona patroa pra fotografar, e assim conseguir dois eventos por data, mas até eu conseguir confiar nela vai um tempinho, hehehehehehehehe

Postem suas opiniões aí, valeu!  :ok:


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #1 Online: 11 de Abril de 2014, 16:45:49
Acho que vc deve deixar explícito aos seus clientes que faz 1 evento por data e boa. Quanto mais "exclusivo", melhor será seu trabalho.
Se o cliente vai até vc sabendo que faz 1 por data e vc rejeitar um trabalho por agenda cheia, ele tem que entender. Cabe também entrar com negociação de data, a depender do trabalho a ser executado.
Aí acho que começa a parte de vc ganhar mais, fazendo menos (cobre mais caro por evento, já que é exclusivo).

Abcs
« Última modificação: 11 de Abril de 2014, 16:50:30 por dimigobbo »
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #2 Online: 11 de Abril de 2014, 16:57:08
Eu entendo seu lado, Mike, passei por isso ano passado. Eu não tive muitos casamentos, mas em algumas datas pintaram mais de um casal interessado. Eles entendem que eu só pego um evento por dia, mas o problema é que nosso trabalho depende de indicações. Se eu deixei de fotografar um casamento, esse casal obviamente não vai e indicar a outros casais.

Então eu estou tentando levar pra frente uma parceria com um pessoal daqui de Sampa mesmo para repassar trabalhos mutuamente. Por enquanto ainda não deu certo, mas acho que tem tudo pra dar. Acho que as parcerias são grandes estratégias para fotógrafos. Tipo assim: "infelizmente eu não tenho essa data disponível, mas posso ver com os outros fotógrafos da minha equipe pra ver se algum deles tem". E deixo claro que o modo como trabalhamos é bem parecido, e a faixa de preços também. Daí, se o casal gostar do trabalho, vai indicar meus parceiros para amigos.

Acho que essa é a melhor solução. Ano passado eu perdi acho que uns 7 trabalhos (entre casamentos e festas) por coincidência de datas. E, obviamente, esses possíveis clientes não me indicaram depois, pois não conheceram o meu trabalho...

Abraços


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #3 Online: 11 de Abril de 2014, 16:59:26
Acho que o mais foda de vc fazer isso é que vc vai continuar sem indicação daquele cliente e mais: se o outro fotógrafo cagar, vai zoar pra trupe toda.
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #4 Online: 11 de Abril de 2014, 17:02:09
Acho que o mais foda de vc fazer isso é que vc vai continuar sem indicação daquele cliente e mais: se o outro fotógrafo cagar, vai zoar pra trupe toda.

Bom, tem que arrumar parceiros de confiança, ponta firmes, que você sabe que não vão cagar, rsrs. Muito melhor que deixar na mão de algum freela ou da esposa iniciante.

Quanto à indicação, certamente não virá pra mim, mas sendo uma parceria, certamente uma hora ou outra eles também vão me repassar trabalhos. E também me chamar para 2° fotógrafo, ou assistente em ensaios, assim como estou chamando eles. Então assim a coisa acaba voltando pra mim também.


Dá pra dizer que "tá tudo em casa", rsrs.
« Última modificação: 11 de Abril de 2014, 17:02:30 por Humberto Teté »


sulleiman

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 241
  • Sexo: Masculino
  • Acredite!! NELE você pode!
Resposta #5 Online: 11 de Abril de 2014, 17:23:58

Quanto à indicação, certamente não virá pra mim, mas sendo uma parceria, certamente uma hora ou outra eles também vão me repassar trabalhos. E também me chamar para 2° fotógrafo, ou assistente em ensaios, assim como estou chamando eles. Então assim a coisa acaba voltando pra mim também.

Me lembrou de uma situação.

Bom para mim aconteceu o seguinte, estava fazendo pequenos eventos e aniversários e tals, até blz, mas começou a aparecer casamentos no qual EU NÃO fazia, pq nunca fiz e nem tinha equipamento adequado *(reserva)*, e principalmente experiencia, bom foi um atrás do outro seguido, resolvi fazer 1º parceria com um colega, indiquei o casal para procurarem tal fotografo neh que ele era bom e iria gostar de seu trabalho, ok!

eles foram marcaram a data e deu tudo certo, isso foi uns 3 meses atrás. o engraçado foi que o fotografo nem ligou para agradecer!

o mais bacana que ele nao esperava que eu fui padrinho de casamento! e ficou nisso.

Bom fazer parceria pode ser sim uma saída boa, mas que seja confiável.

Na minha opniao hoje, eu diria que a agenda esta fechada nesta data.


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #6 Online: 11 de Abril de 2014, 17:47:33
Vejo 2 ações legais. Aumentar o preço, como disse o dimi, é uma. A outra é criar uma marca. Estou no celular, quando chegar em casa eu desenvolvo.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #7 Online: 11 de Abril de 2014, 18:00:17
Pô... primeiro parabéns, esta sendo reconhecido e lembro do seu post de "studio novo", virou assunto velho rápido  :ok: :ok:

Parcerias são difíceis a técnica e a CONFIANÇA são quesitos indispensáveis.

Se vc esta tendo mais procura que oferta só existem duas coisas a serem feitas, aumenta o quadro (dona patroa é uma boa porem a longo prazo) ou agrega mais valor ao seu serviço.

Casamento com foto tratada e entregue no cd, nem em sonho. Deixe seu pacote mínimo com álbum (por exemplo) e ensina a sua nova contratada a diagramar, contratar a encardenadora, acompanhar a aprovação do cliente, etc e cobre um preço justo, aquele negócio de fazendo o álbum te dou a diagramação gratuita  :no: :no: :no:

Abs

Marcio


carlosandre

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 462
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 11 de Abril de 2014, 18:20:30
Legal Mike parabéns, isso é sinal que seu trabalho está bem visto! Seu eu morasse ai perto já iria me oferecer para fazer uma parceria hehehehe

Se a procura esta maior que a oferta, talvez seje hora de você refazer seu preço e faturar um pouco mais, é muito difícil por aqui na minha cidade encontrar profissionais que fazem apenas um trabalho por data.

O pessoal aqui sai de um aniversario e já se manda pra um casamento e no outro dia de manha já faz comunhão. Entregam um trabalho meia boca, com grande quantidade de imagens e pouca qualidade e criatividade.

Para dar um exemplo, o casal de fotógrafos que fez meu casamento em dezembro, me entregou 870 fotos para mim escolher 80, olha para fechar 80 fotos foi complicado, muita coisa parecida. E eles são os mais solicitados aqui.

A minha idéia para o futuro é a mesma que a sua, ensinar a patroa, mulher é legal elas tem um outro ponto de vista. Enquanto isso ela vai me auxiliando em tudo hehehe
 
« Última modificação: 11 de Abril de 2014, 18:48:55 por carlosandre »


alcure

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 853
  • Sexo: Masculino
  • Madafaka
    • Portfolio
Resposta #9 Online: 11 de Abril de 2014, 20:55:51
Eu e um amigo meu estamos começando carreira juntos e acabou que um vai indicando o outro. As vezes chamam ele para um evento, ele não pode e me indica e vice-versa. Vamos abrir um estúdio juntos e uma marca. Já até registrei domínio etc etc.

A coisa tá indo bem e 2 são sempre melhores que um.
* Canon EOS-R + 85mm 1.8 + 40mm 2.8 + 16-35 f/4.0
---------------------------------------------------
http://instagram.com/rafaealcure


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #10 Online: 12 de Abril de 2014, 08:28:22
Boa tarde amigos, beleza?
Seguinte: Eu costumo trabalhar com apenas um evento por data, não gosto de contratar freelancers e deixar meus eventos nas mãos deles.
Só que tá começando a surgir muita coisa pra mim, e eu acabo tendo que recusar os jobs, o que, inevitavelmente, fecha as portas...

Tem algum jeito de não se queimar com isso?

Penso em treinar a dona patroa pra fotografar, e assim conseguir dois eventos por data, mas até eu conseguir confiar nela vai um tempinho, hehehehehehehehe

Postem suas opiniões aí, valeu!  :ok:

Desde quando recusar trabalho por ter muita demanda eh se queimar?
Fala para o cliente que sua agenda esta cheia ate dia X.
Se o ecesso de trabalho esta incomodando comeca acobrar mais, para trabalhar menos e continuar ganhando bem.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #11 Online: 12 de Abril de 2014, 10:05:10
urgente prepara equipe, seja la quem for
e vai se preparando para fazer 2 por data,
O argumento de venda sera
"Eu so faço 2 festas por data", assim vai crescendo!!!
Sem complicaçoes,so crescer!!!!, um paso de cada vez.
Sucesso!!!!!!!!!!!!!


Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #12 Online: 12 de Abril de 2014, 13:35:14
Se voce não tem uma outra equipe. Informa o cliente que so atende um por data e ele vai perceber o quão exclusivo voce é. Quando alguem sugerir voce irá logo dizer isso, o que leva o agendamento com muita antecedência. Bom pra voce. Sucesso.
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/


mitcha

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 32
  • Sexo: Feminino
Resposta #13 Online: 13 de Abril de 2014, 09:43:45
eu indico outros colegas ( que eu gosto do trabalho ) quando não tenho a data.
Sem parceria alguma. Indico de boa e só.


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 13 de Abril de 2014, 13:04:28
Cara,

Duvido que alguém se queime por recusar trabalho,muito pelo contrário. Quem não tem data é porque é muito procurado e isso significa qualidade, prestígio, etc...

O que realmente pode acontecer, como foi citado, é que esse potencial cliente TALVEZ não te indique para outras pessoas por não conhecer seu trabalho.
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8