Autor Tópico: Fotos - Passeio Fotográfico 12/04 - Zoológico  (Lida 7044 vezes)

Renan.Paiva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 551
  • Sexo: Masculino
Resposta #45 Online: 18 de Abril de 2014, 09:46:35
Show de bola ainda com foco manual
Nikon D7100 - 35mm DX 1.8G - 50 mm AF-S 1.8G - 55 200 VR - Tamron 17-50 2.8 VC DX II


Rinaldo

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 641
  • DoP
    • > Flickr
Resposta #46 Online: 18 de Abril de 2014, 12:35:58
Boas fotos Angelo... :clap:

Só um comentário pra quem não conhece o sistema de estabilização no corpo da Olympus (5-axis IBIS), é realmente muito prazeroso de usar. Com uma lente totalmente mecânica com esta, equivalente a 800mm numa full frame, você encaixa o visor no olho, meio-pressiona (ou half-press.. kkk) o disparador e magicamente a imagem fica estabilizada, sem tremedeira. É uma experiência incrível. Você consegue fazer foco e enquadrar com muito mais facilidade. Claro que 800mm já começa a ficar no limite, então não é como estar num tripé, mas eu usava com minha Nikon 80-200/2.8 (200 = 400) que é uma lente grande e pesada e funcionava que era uma beleza. Acabei vendendo minha E-M5 mas o IBIS dá saudades.....

  vimeo     flickr     insta


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.362
  • Sexo: Masculino
Resposta #47 Online: 21 de Abril de 2014, 18:25:25
Nossa, essa 400mm eh show demais ein, estou vendo pelo celular, mas as fotos parecem impressionantes, um show de nitidez pra uma manual com objetos em movimento! :clap:

Por incrivel q pareça nunca tinha usado essa lente para fotografar bichos, rss.., por sinal usei rarissimamente, e isso há décadas, na epoca de filmes. Como meu foco sempre foi landscape tele nao tinha  utilidade para mim, as poucas fotos q tirei de paisagem nao gostei, mas isso era de se esperar, pois teles longas concentram muito o efeito haze (an atmospheric phenomenon where dust, smoke and other dry particles obscure the clarity of the sky..). Além dessa  definiçao aumenta muito o efeito de disperção da luz (e "esbranquiçamento" da imagem) em funçao da concentraçao do vapor d'agua  na atmosfera..(qto menor a altitude, pior).  Em alta montanha (altitudes elevadas), esses efeitos quase inexistem, mas o problema é levar a lente até lá, kkk..

Resumindo, fiquei contente com o resultado da lente, nao com a originalidade e qualidade fotográfica e no que ela implica (o "fotógrafo" rss...), mas com a lente em si.  Também achei nítida pra caramba, mas nao tenho muitos elementos para comparaçao como muitos aqui do forum. Talvez nao seja assim tão especial, postei no topico de lentes manuais e ninguem comentou, rs.. Mas o fato é que para mim, em termos de nitidez e fidelidade de cores, ficou legal. Acho q  para fotografar pássaros e aves em geral, essa lente pode produzir fotos de muito bom nível nas OMDs, primeiro porque "vira" uma 800mm f6.3 (respeitável) e segundo pelo lance do estabilizador na camera (IBIS de 5eixos), como bem disse o Rinaldo, que em casos de lentes como essa fazem toda a diferença em fotos handhelds.  Como a profundidade de campo dessa distancia focal é super reduzida, uma grande abertura para isolar o tema é  inutil para esse tipo de foto, sem considerar o peso e volume que teria a lente. Essa Zuiko 400mm é considerada "compacta" pra 400mm (apenas 25cm e 1,3 kg)), acreditem, rss, imaginem uma f2.8.. Nao postei, mas teve uma foto de 2 patinhos da lagoa do zoo, a um corpo um do outro, que ficou linda em termos de cores, iluminaçao etc.., mas somente o segundo pato ficou na área de foco, uma lástima. Os bichos nao estavam tão perto,  talvez mais de 50 metros, a apertura creio que f8 ou 11 e a profundidade de campo continuou curtíssima, perdi uma bela foto. Perdi outras tantas também por questoes de foco, erro meu e/ou limitaçao do DOF, mas praticamente nada por movimento.

As fotos tiradas com uma Vivitar 28-105mm Serie I (56-210mm  FF equiv), ninguém escolheu, rs.. Em algumas da série ainda utilizei um tele converter 2X (Toyo Japan), q deve ter piorado mais o quadro, rss.. A penúltima e anti-penultima foram tiradas com a Vivitar e o teleconverter. Em termos de nitidez e cores voces acham a lente aceitável?
Por fim, vlw pelos elogios!
O problema daqui é que o pessoal é muito educado e nunca fala a "verdade", kkkk..
« Última modificação: 21 de Abril de 2014, 18:29:20 por angelone »
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..