Autor Tópico: Não consigo fazer Foco Ai servo na T3i  (Lida 2446 vezes)

Junior França

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 23
  • Sexo: Masculino
Online: 13 de Abril de 2014, 15:28:22
Boa tarde. acabei de adquirir uma Canon T3i, já li o manual e não estou conseguindo fazer o foco em Ai servo. No manual diz para simplesmente escolher o modo Ai servo, pressionar o obturador até o meio e o foco acompanhará o assunto. Porém pedi ao meu sobrinho para caminhar enquanto eu o focava nesse modo, e quanto mais ele se distanciava mais eu o perdia de foco. Tentei inclusive o modo dedicado a esportes, que vem com este feature por natureza e o mesmo acontece. Testei nas 2 lentes, a 18-55mm do kit e a 50mm da própria Canon. O que estou fazendo de errado?


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #1 Online: 13 de Abril de 2014, 19:42:50
deixe ativo somente 1 ponto de foco (o central,por exemplo) e vá acompanhando o assunto que se move com ele..

Se não funcionar pode ser algum problema da câmera.. pelo que comentou a configuração está certa sim..


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 13 de Abril de 2014, 19:52:38
Não espece que isso funcione direito. Câmeras que não tem sensor de fase nunca vão conseguir esta função direito, já que a câmera não consegue saber se o foco esta para frente ou para trás e tem que varrer toda a extensão até reencontrar o foco novamente, sendo este em movimento é de se esperar que não encontre o foco nunca.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #3 Online: 13 de Abril de 2014, 21:58:57
Movendo tópico...

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


martineschen

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 104
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 13 de Abril de 2014, 23:10:30
Boa tarde. acabei de adquirir uma Canon T3i, já li o manual e não estou conseguindo fazer o foco em Ai servo. No manual diz para simplesmente escolher o modo Ai servo, pressionar o obturador até o meio e o foco acompanhará o assunto. Porém pedi ao meu sobrinho para caminhar enquanto eu o focava nesse modo, e quanto mais ele se distanciava mais eu o perdia de foco. Tentei inclusive o modo dedicado a esportes, que vem com este feature por natureza e o mesmo acontece. Testei nas 2 lentes, a 18-55mm do kit e a 50mm da própria Canon. O que estou fazendo de errado?

Se você nunca usou o AI servo e essa é sua primeira experiência.. não desanime! Comprei a 60D há um tempo e levei uma surra pra conseguir alguns cliques e mesmo assim.. nada comparado ao que o povo consegue!  :hysterical: acho que é porque não tenho muita oportunidade de usar.. além disso, há uma queda nas fps.. ainda mais na t3i!
https://500px.com/martineschen
Canon 60D + 18-55mm + 24mm


Junior França

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 23
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 14 de Abril de 2014, 08:29:01
Galera obrigado pelas respostas, eu deveria ter dito que é a minha primeira Slr. Acabei descobrindo sozinho que o AI Servo não funciona no Live View, ou seja o LCD... só no visor óptico! aí funcionou direitinho.  :doh:  mas poxa, não vi essa info no manual, a Canon deveria fazer uma obs sobre isso!


Antonio_MF

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 174
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 14 de Abril de 2014, 09:57:34
O seu manual é o em Português?
Ná primeira página que trata do uso do LCD (pag. 123) está escrito assim "no modo Visualização Directa é eficaz para motivos parados que não se mexem." 
Estou rindo muito aqui, e existe outro tipo de "motivo parado"?
Amigo, fora talvez a 70D, nenhuma câmara DSRL é realmente boa quando utilizada via o uso do LCD, você comprou uma câmara bem compentente quando utlizada via o visor ótico, no modo Liveview elas são piores que as compactas...

Boa sorte


 
Galera obrigado pelas respostas, eu deveria ter dito que é a minha primeira Slr. Acabei descobrindo sozinho que o AI Servo não funciona no Live View, ou seja o LCD... só no visor óptico! aí funcionou direitinho.  :doh:  mas poxa, não vi essa info no manual, a Canon deveria fazer uma obs sobre isso!
"Se você agir sempre com dignidade, pode não melhorar o mundo,
mas uma coisa é certa: haverá na Terra um canalha a menos"
MILLOR FERNANDES (Dizem...)


Junior França

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 23
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 14 de Abril de 2014, 10:45:57
O seu manual é o em Português?
Ná primeira página que trata do uso do LCD (pag. 123) está escrito assim "no modo Visualização Directa é eficaz para motivos parados que não se mexem." 
Estou rindo muito aqui, e existe outro tipo de "motivo parado"?
Amigo, fora talvez a 70D, nenhuma câmara DSRL é realmente boa quando utilizada via o uso do LCD, você comprou uma câmara bem compentente quando utlizada via o visor ótico, no modo Liveview elas são piores que as compactas...

Boa sorte

É sim, passou batida essa obs por mim, esquece a crítica a Canon então. rs
Pois é, eu saí de uma Panasonic  Fz 47 e me acostumei a usar o histograma , me faz muita falta mesmo.  Daí a mania de querer usar o liveview. Mas eu posso usar o LCD, me beneficiar do histograma e depois passar pro optico pra fotografar de fato, nada impede né.
Também notei que quando eu zero o fotômetro no óptico, a imagem parece mais subexposta do que quando faço o mesmo no live view. Normal isso?


Antonio_MF

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 174
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 14 de Abril de 2014, 11:01:36
Eu uso o histograma o tempo todo, tiro a foto, e a visualização que aparece é com o histograma (uso o geral, mas se quisesse o do RGB também podia).
Se você está usando o mesmo modo de medição (Matricial, Spot, etc), não deveria ter diferença entre a exposição obtida no modo Liveview e no visor ótico...
Eu quase nunca zero o fotômetro, sempre compenso a exposição conforme o motivo que estou fotografando, e principalmente, eu sempre tento fotografar a direita, para ter a maior quantidade de informação disponivel...

s
É sim, passou batida essa obs por mim, esquece a crítica a Canon então. rs
Pois é, eu saí de uma Panasonic  Fz 47 e me acostumei a usar o histograma , me faz muita falta mesmo.  Daí a mania de querer usar o liveview. Mas eu posso usar o LCD, me beneficiar do histograma e depois passar pro optico pra fotografar de fato, nada impede né.
Também notei que quando eu zero o fotômetro no óptico, a imagem parece mais subexposta do que quando faço o mesmo no live view. Normal isso?
"Se você agir sempre com dignidade, pode não melhorar o mundo,
mas uma coisa é certa: haverá na Terra um canalha a menos"
MILLOR FERNANDES (Dizem...)


Junior França

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 23
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 14 de Abril de 2014, 11:41:56
Eu uso o histograma o tempo todo, tiro a foto, e a visualização que aparece é com o histograma (uso o geral, mas se quisesse o do RGB também podia).
Se você está usando o mesmo modo de medição (Matricial, Spot, etc), não deveria ter diferença entre a exposição obtida no modo Liveview e no visor ótico...
Eu quase nunca zero o fotômetro, sempre compenso a exposição conforme o motivo que estou fotografando, e principalmente, eu sempre tento fotografar a direita, para ter a maior quantidade de informação disponivel...

s

Mas na T3i é possível ter o histograma pra se basear antes de fotografar, pelo visor óptico? se sim seria perfeito, mas de infos adicionais só vi a compensação de exp. /diafragma/obturador e ISO.
Bom, nos testes entre live view e óptico eu estava usando o mesmo modo de medição sim. Só se existir alguma limitação pelo live view quanto aos modos de medição, porque eu notei mesmo que quando estou em live view, aperto "menu" e mudo lá para spot por ex, ao voltar para conferir o "matricial" sempre está destacado em azul. Será pelo que LCD só dá pra usar o Matricial? fotografar a direita é o método em RAW né? vou passar a fazer isso assim que eliminar essas pequenas dúvidas. 
ps: não ache que sou preguiçoso, tenho lido o manual mas realmente não estou achando as minúcias que tem me gerado dúvidas. :(
« Última modificação: 14 de Abril de 2014, 11:43:48 por Junior França »


Antonio_MF

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 174
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 14 de Abril de 2014, 12:30:46
Antes de fotografar não, lembre que ao usar o visor tem-se um espelho na frente do sensor, assim não se tem de onde tirar informação para montar o histograma...
Bem, se a cena é a mesma, o modo de medição é o mesmo, o resultado também deveria ser... não faz sentido chegar a outro resultado...
No modo do LCD é medição é a matricial (pag. 124 do manual)...
Sim, fotometrar a direita é o melhor método para o raw, e fotografar em raw é o método para você estrair o melhor do seu sensor... Pode não ser o mais prático, afinal você vai ter que processar sua foto depois...

Mas na T3i é possível ter o histograma pra se basear antes de fotografar, pelo visor óptico? se sim seria perfeito, mas de infos adicionais só vi a compensação de exp. /diafragma/obturador e ISO.
Bom, nos testes entre live view e óptico eu estava usando o mesmo modo de medição sim. Só se existir alguma limitação pelo live view quanto aos modos de medição, porque eu notei mesmo que quando estou em live view, aperto "menu" e mudo lá para spot por ex, ao voltar para conferir o "matricial" sempre está destacado em azul. Será pelo que LCD só dá pra usar o Matricial? fotografar a direita é o método em RAW né? vou passar a fazer isso assim que eliminar essas pequenas dúvidas. 
ps: não ache que sou preguiçoso, tenho lido o manual mas realmente não estou achando as minúcias que tem me gerado dúvidas. :(
"Se você agir sempre com dignidade, pode não melhorar o mundo,
mas uma coisa é certa: haverá na Terra um canalha a menos"
MILLOR FERNANDES (Dizem...)