Autor Tópico: Qual o uso dessas câmeras  (Lida 10609 vezes)

affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Online: 14 de Abril de 2014, 02:19:45
Pessoal,

Qual o uso dessas câmeras médio formato ? Para que tipo de serviço elas são indicadas.

Achei uma na BH por US$ 44.000,00  :eek:

O curioso é que apesar do sensor gigantesco, o ISO máximo é relativamente baixo, comparado com as DSLR.

 :ok:
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


ThalesMullerBR

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 636
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 14 de Abril de 2014, 13:16:34
Para quem precisa de resolução e nitidez máximos sem usar filme (grande formato).


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #2 Online: 18 de Abril de 2014, 06:10:16
Esse preco alto das camera medio formatos digitais nao sao reais. O interesse eh mais em vender para um publico pequeno disposto a pagar e lucrar produzindo menos, do que vender de verdade.

Mas a Fuji esta para lancar uma camera medio formato por menos de 10.000 dolares. Mas que infelismente ainda nao vem com obturador nas lentes e nao tem lentes rapidas. Mas tem muitos pontos de focos, comparado com as cameras MFD lancadas ate hoje que so vem com um ou pouco pontos de focos.

Mas essas cameras MFD nao sao medio formato de verdade. Sao sub-medio formatos com sensor "cropado". Algo entre medio formato e 35mm.

A vantagem das camera medio formato de verdade esta na qualidade das lentes (principalmente as com obturadores), maior dynamic renge, menos ruido, maior definicao pq a imagem maior demanda menos ampliacao, entre outras coisas. O objetivo das medio formatos eh ter um pouco das vantagens do grande formato (qualidade de imagem maior) com um pouco das vantagens das cameras portateis (peso menor, tamanho menor, portabilidade maior, mais facilidade em estocar e portar negativos assim como maior praticidade em revelar negativos).

Em questao de qualidade de imagem de verdade, vale mais a pena comprar e usar uma D800 do que uma Medio Formato Digital que tem qualidade de imagens paralelas sendo que a D800 tem ISO muito maio, mais leve, lentes mais rapidas, mais opcoes de lentes, etc.

Ja se quiser pular no mundo do medio formato real o negocio eh pegar uma camera 6x7 6x8 ou 6x9 para sentir a diferenca, mas que ainda nao esta disponivel como digital, apenas filme.


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 06 de Maio de 2014, 11:34:07

(...)

Ja se quiser pular no mundo do medio formato real o negocio eh pegar uma camera 6x7 6x8 ou 6x9 para sentir a diferenca, mas que ainda nao esta disponivel como digital, apenas filme.

Comentário perfeito! Lúcido, coerente, e, acima de tudo, com a experiência de quem trabalha com fotografia. Marcio, parabéns!!!!  :worship:

Tomo a liberdade de dizer (e me corrijam se eu estiver errado) que uma médio formato de filme, como disse o Marcio, mais um bom scanner, a coisa pode render muito em termos de qualidade de imagem mas gastando muito menos dinheiro. Aliás, não só médio formato, mas, dependendo do quê e como vai ser fazer, talvez uma grande formato + scanner, também isso possa ser uma excelente opção.

Ainda hoje, escanear de modo sério uma película bem grande é algo que não pode ser desprezado. Obviamente, aqui leva-se em conta a questão da qualidade. É claro que se começarmos a colocar os custos disso, tendo como objetivo a fotografia comercial, isto é, ser remunerado por esse trabalho, bem, aí as coisas podem tomar outro rumo. Não sei direito, não tenho conhecimento nem experiência nesse sentido.

De qualquer modo, deixo aqui um convite à reflexão: imaginem uma película no formato 8x10" (20 x 25cm) bem escaneada num Drum Scanner, imagem essa digitalizada por um expert no assunto. Duvido que alguém possa afirmar – e provar! – que isso não tem lá seus méritos.  ;)
« Última modificação: 06 de Maio de 2014, 11:35:08 por Braga.SP »
-22.352971,-48.775582


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 06 de Maio de 2014, 11:46:14
Ah! Só pra jogar conversa fora.

Médio Formato digital abaixo dos U$ 10,000.00 já existe. Tem, por exemplo, no mercado a PENTAX 645D. E em termos lentes, todos sabemos que as objetivas Pentax não deixam nada a desejar a ninguém.

Concordo com o Marcio sobre a D800 como opção. Comercialmente falando, sim.

Coloco o link abaixo apenas como referência do produto. Falar em preço, acho que se consegue coisa melhor em algum outro lugar no mundo. No Japão, por exemplo. Certa vez, um amigo que mora lá (o Sr. Yoshida) me disse que conseguiria uma se eu quisesse. Querer eu queria, mas... $$$$$$  :hysterical:

Pentax 645D Digital SLR Camera



Fabricante:

http://www.ricoh-imaging.co.uk/en/medium-format-digital/645D.html

Samples:

A URL é muito longa, ficaria "quebrada" aqui no forum. Então, CLIQUE AQUI
« Última modificação: 06 de Maio de 2014, 11:52:35 por Braga.SP »
-22.352971,-48.775582


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 06 de Maio de 2014, 11:55:30
Ah! outra coisa.

Considere-se usar as lentes da série Pentax-A* (no asterisco leia-se "STAR", esse é o nome).
-22.352971,-48.775582


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #6 Online: 06 de Maio de 2014, 14:34:03
[...] com a experiência de quem trabalha com fotografia. [...]

So para nao deixar falsas impressoes, ate pq em outro topico alguem indiretamente me chamou de profissional. Minha experiencia profissionalmente falando eh muito curta e leve, e de um pouco mais de um ano para ca eu quase nao prestei nenhum servico se nao fosse por alguns pouco gatos pingados. Eu fotografo quase que diareamente mas para mim mesmo e mesmo assim mal estou conseguindo ganhar dinheiro com fotografia.

Eu sei que o topico nao eh sobre mim e nao quero ficar chamando atencao para assuntos sobre mim, eu so quero ter certeza que ninguem tenha a imagem errada sobre mim, que apesar de ser uma imagem boa eu nao quero correr o risco de ser julgado por ser conveniente ao engano.  :D

Eh so isso mesmo. Fim. Continuem com o assunto do topico.  :ok:


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 06 de Maio de 2014, 18:31:59
Para quem precisa de resolução e nitidez máximos sem usar filme (grande formato).

Uma FF não resolve ?

Pode dar um exemplo prático ?

 :ok:
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #8 Online: 06 de Maio de 2014, 18:54:12
Os resultados com médio formato digital ainda não me convencem.  :no:
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 06 de Maio de 2014, 18:57:30
Posso fotografar minhas festas infantis com uma médio ou grande formato ? :ponder:
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #10 Online: 06 de Maio de 2014, 20:06:56
Posso fotografar minhas festas infantis com uma médio ou grande formato ? :ponder:
Pode sim. Só vai ter que pagar uma boa grana com revelação e digitalização. Não vai poder sair da festa com 600 fotos.

As 6x4,5 costumam ser mais leve e ágeis pra trabalho com eventos. De uma olhada nas pentax/mamiya/contax (645)

Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 06 de Maio de 2014, 23:02:36
Posso fotografar minhas festas infantis com uma médio ou grande formato ? :ponder:

Médio formto, sim, ou talvez, depende do que vai usar. Mas para festas infantis, Grande Formato nem pensar. É outra pegada, é outra praia. Veja o tipo de câmera, o que ela faz e você vai entender.
-22.352971,-48.775582


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 06 de Maio de 2014, 23:15:41
So para nao deixar falsas impressoes, (...)

OK! Entendi.  :assobi:
-22.352971,-48.775582


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 06 de Maio de 2014, 23:20:04
Veja o tipo de câmera, o que ela faz e você vai entender.
Foi justamente essa dúvida que me fez abrir o tópico.  :ok:
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #14 Online: 07 de Maio de 2014, 02:06:12
Posso fotografar minhas festas infantis com uma médio ou grande formato ? :ponder:
Pode sim. Só vai ter que pagar uma boa grana com revelação e digitalização. Não vai poder sair da festa com 600 fotos.

As 6x4,5 costumam ser mais leve e ágeis pra trabalho com eventos. De uma olhada nas pentax/mamiya/contax (645)

Nao sai caro se revelar os proprios negativos e digitalizar em casa. Mas isso eh para quem gosta, pq quem nao gosta e quer economizar tempo para algo que prefira fazer o melhor eh ficar na digital mesmo.

Pentax 6x7 eh uma beleza para se fotografar igual uma 35mm, so que eh mais grande e pesada.


6x4.5 as cameras sao mais leves e menores, mas o negativo nao eh tao grande assim. Mas a vantagem eh que vc consegue fazer 15 fotos por negativo enquanto que no tamanho 6x7 se faz 10 fotos por negatovo.

As cameras de lente dupla 6x6 costumam ser mais leves e portateis, e para fotogragar criacas eh uma beleza pq a lente tende a ficar mais proximo do nivel delas sem vc ter que se amaixar tanto.


O que muitos consideram desvantagem eh nao poder sair fotografando descontroladamente para ter uma montanha de opcao em escolher qual saiu melhor. Ou seja, vc tem que ser preciso e atento no que rende uma boa cena/foto e no que nao rende. Eh um reaprendizado para muitos.