Autor Tópico: Fazer foto HDR  (Lida 5083 vezes)

taunus

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 689
Online: 14 de Abril de 2014, 10:12:53
Bom dia

Vi num site http://www.tecmundo.com.br/fotografia-e-design/2702-fotografia-como-usar-a-tecnica-hdr-para-criar-imagens-mais-reais.htm
qual a técnica para fazer HDR, neste caso numa câmara sem HDR.

A técnica seria basicamente tirar três fotos com exposições diferentes. Mas isso não é a mesma coisa que bracketing?

Me esclareçam por favor
« Última modificação: 14 de Abril de 2014, 10:13:38 por taunus »


Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #1 Online: 14 de Abril de 2014, 10:22:32
Na verdade não, não é a mesma coisa, pois o bracketing é apenas uma parte da técnica de mesclagem de fotos com exposições diferentes ou HDR. Falta editar as fotos em um editor para mesclar as 3 fotos ou mais.


taunus

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 689
Resposta #2 Online: 14 de Abril de 2014, 10:24:37
Na verdade não, não é a mesma coisa, pois o bracketing é apenas uma parte da técnica de mesclagem de fotos com exposições diferentes ou HDR. Falta editar as fotos em um editor para mesclar as 3 fotos ou mais.

Sim claro, eu isso eu percebi. O que eu queria dizer é que uma DSLR com bracketing já é um ponto de partida para depois preparar HDR em editor, correcto?


Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #3 Online: 14 de Abril de 2014, 10:33:29
Sim, com certeza, mas não que seja necessário, pois pode manualmente fazer os ajustes para exposições diferentes.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #4 Online: 14 de Abril de 2014, 10:50:38
Sim, com certeza, mas não que seja necessário, pois pode manualmente fazer os ajustes para exposições diferentes.

Esclarecendo...

Nesse caso específico, ajustando manualmente exposições diferentes em 3 exposições diferentes.
Pq ficou parecendo que o ajuste pode se dar em uma única foto (exposição), setando artificialmente as exposições de baixa, alta e média, criando 3 arquivos distintos da mesma foto com os ajustes diferentes setados, e depois mesclando-os para se obter um HDR. Isso que acabei de relatar NÃO é HDR.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #5 Online: 14 de Abril de 2014, 11:04:43
qual a técnica para fazer HDR, neste caso numa câmara sem HDR.

A técnica seria basicamente tirar três fotos com exposições diferentes. Mas isso não é a mesma coisa que bracketing?

Me esclareçam por favor

Aliás, para que o HDR ou o arquivo final fique com maior qualidade o ideal é fazer a mesclagem mesmo em um software e não direto na camera.
Fotografe as 3 exposições ( ou mais ) em RAW e mescle-as num programa ajustando que o resultado é outro.

Eu sinceramente não curto muito e acho a tarefa de capturar, juntar e tratar essa montoeira de arquivo "um saco". :D


taunus

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 689
Resposta #6 Online: 14 de Abril de 2014, 12:47:11
Aliás, para que o HDR ou o arquivo final fique com maior qualidade o ideal é fazer a mesclagem mesmo em um software e não direto na camera.
Fotografe as 3 exposições ( ou mais ) em RAW e mescle-as num programa ajustando que o resultado é outro.

Eu sinceramente não curto muito e acho a tarefa de capturar, juntar e tratar essa montoeira de arquivo "um saco". :D

Mas numa câmara sem HDR essa é a única alternativa, não é?


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #7 Online: 14 de Abril de 2014, 14:50:50
Mas numa câmara sem HDR essa é a única alternativa, não é?
Outra alternativa eh fotografar slide com uma grande formato e usar a tecnica de boa iluminaao do ambiente.  :ok:


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #8 Online: 14 de Abril de 2014, 15:17:47
Mas numa câmara sem HDR essa é a única alternativa, não é?

Na verdade isso é fazer uma montagem HDR, as cameras atuais é que estão trazendo essa função como perfumaria. :ok:


taunus

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 689
Resposta #9 Online: 02 de Maio de 2014, 07:03:38
Alguém pode postar exemplos de fotos HDR feitos directamente na câmara?

Obrigado


bscoutinho

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 09 de Maio de 2014, 06:53:27
Apesar de Ficar lindo o HDR usado com os ajustes do lightroom através do bracketing da camera  :ok:, nós simples mortais que estamos iniciando agora nesse ramo de fotografia perdemos muito tempo devido a falta de experiência  :aua:  sendo assim uma camera que já entrega o HDR pronto, para iniciantes é de muita valia, e dependendo de como a foto foi tirada, o HDR fica excelente!!!!  :D
Nikon: D5300 + 18-55mm f/3.5-5.6G VRII + 35mm f/1.8g + Yn-565ex


spitfire

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 91
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 09 de Maio de 2014, 08:29:45
Apesar de Ficar lindo o HDR usado com os ajustes do lightroom através do bracketing da camera  :ok:, nós simples mortais que estamos iniciando agora nesse ramo de fotografia perdemos muito tempo devido a falta de experiência  :aua:  sendo assim uma camera que já entrega o HDR pronto, para iniciantes é de muita valia, e dependendo de como a foto foi tirada, o HDR fica excelente!!!!  :D

Sim, para quem quer começar a trabalhar a técnica do HDR, o bracketing e processamento na câmera é um bom começo. Porém, deve ser somente isso, um começo, pois o HDR oferece centenas de opções que só podem ser exploradas na sua totalidade com fotos em RAW e pós-processamento no computador :ok: :ok:
Nikon D850 | D810 | D700 | 24-70mm f/2.8G | 50mm f/1.8G


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 09 de Maio de 2014, 08:54:50
Outra alternativa eh fotografar slide com uma grande formato e usar a tecnica de boa iluminaao do ambiente.  :ok:

O único problema do slide é a baixa faixa dinâmica dele, acabamos caindo no problema da maioria dos sensores digitais que só conseguem grande faixa dinâmica a custa de gambiarras como o HDR ou tratamento pesado para recuperar partes da foto.

Com relação à filme negativo (c-41) ai são outros quinhentos, a faixa dinâmica deles é absurda, difícil estourar algo. Depois que comecei a fotografar com filme fiquei com "preguiça" de digital justamente pela trabalheira que é deixar boa uma foto com muitos pontos de diferença entre regiões .


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #13 Online: 09 de Maio de 2014, 10:33:48
O único problema do slide é a baixa faixa dinâmica dele [...]

O único? Eu vejo alguns mais, que se aplicam a mim e possivelmente ao OP: ter que comprar uma câmera de filme, aprender as particularidades do sistema, saber onde adquirir o filme, encontrar quem revele, aprender a orientar o laboratório a revelar e possivelmente ampliar de forma a alcançar o resultado desejado...
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #14 Online: 09 de Maio de 2014, 10:48:38
O único? Eu vejo alguns mais, que se aplicam a mim e possivelmente ao OP: ter que comprar uma câmera de filme, aprender as particularidades do sistema, saber onde adquirir o filme, encontrar quem revele, aprender a orientar o laboratório a revelar e possivelmente ampliar de forma a alcançar o resultado desejado...

Bem colocado!

Eu particularmente bato palmas pra quem se dispõe a trabalhar com esse sistema não-digital. :ok: