Autor Tópico: X100S ou X-E2 + 27 2.8  (Lida 9965 vezes)

Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.146
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Online: 14 de Abril de 2014, 17:50:17
Muitos já devem ter visto na minha assinatura que já não tenho mais o equipamento M4/3. Acabei optando em experimentar outro sistema. Estou 95% decidido pelo sistema X da Fuji (desde que seja a última leva de sensores).
A dúvida agora é: X100S ou X-E2 + pancake 27 2.8. Já li e assisti bastante coisa a respeito mas, definitivamente, ainda não estou certo por qual máquina. Abaixo um resumo de tudo que absorvi das duas opções para que não venham respostas iguais ao que já sei.

A X100S é menor e mais leve mas quando comparada com a X-E2 com a 27 2.8 a diferença não é tão grande mas não posso deixar de lado o fato da portabilidade que a X100S tem a seu favor. Os proprietários de X100S poderiam dizer se tem algum bolso que dá para carregá-la?
A X100S tem o leaf shutter que permite fotografar com flash com velocidades muuuuuuito mais altas que as máquinas convencionais (1/180 no caso de X-E2 e 6D, 1/250, etc...). Ela também tem um ND Filter incluso que permite fotografar totalmente aberto (2.0) sem se preocupar com a questão de velocidade.
A X100S é muito silenciosa.
A X100S tem o visor híbrido que acho ser uma grande sacada. Os proprietários de X100S poderiam dizer se usam mais o OVF do que o EVF?
A lente é 2.0 e tem 1 stop de vantagem sobre a 27 2.8. Por tudo que andei lendo, essa 2.0 é boa mas totalmente aberta não é nenhuma preciosidade (contudo nos níveis das lentes 50 1.8 da Canikon) em nitidez mas que com 4.0 já é muito boa, em compensação, li excelentes relatos da 27 2.8. Por outro lado já li também que essa 2.0 é otimizada para o corpo da X100S por se tratar de uma máquina de lente fixa.
Ambas tem o mesmo sensor, portanto, a diferença na QI é muito mais da técnica do fotógrafo e diferença de lentes do que qualquer outra coisa.

Pesam a favor da X-E2 os pontos de intercambialidade de lentes (apesar de não querer investir muito em lentes por questão $$$ e por querer ter uma lente mais portátil do que a 6D - contudo uma X-E2 com 35 1.4 ainda é bem mais compacta), o flash pop-up que pode ser rebatido para o teto (esse é um dos pontos que mais me deixa motivado para ter a X-E2 - alguém aqui com experiência para relatar sobre o uso do flash pop-up dessas duas máquinas?). Também penso em usar o fator da X-E2 ser intercambiável muito mais para usar minhas lentes Canon e outras manuais do que lentes Fujinon.
Outro ponto da X-E2 que me agrada é a distribuição de mais botões a parte de trás da máquina.

É isso aí..... sei que são poucos os usuários de Fuji X aqui no fórum mas fica no ar o tópico para esclarecimento desta minha dúvida que também pode ser de outros usuários.

Para quem estiver boiando sobre essas câmeras/lentes, etc... abaixo um link que mostra foto das duas máquinas.
http://www.fujivsfuji.com/100sx-vs-27mm-f2pt8/
« Última modificação: 14 de Abril de 2014, 17:55:43 por tsouto »
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Marcelo Uthida

  • Trade Count: (12)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 32
Resposta #1 Online: 14 de Abril de 2014, 18:20:11
Thales,

Sei que não é a resposta exata pros seus questionamentos, mas achei interessante este ponto de vista.
Como vc está nessa entressafra, fora de qualquer mirrorless, talvez acrescente alguma coisa antes de tomar a sua decisao…

http://www.stevehuffphoto.com/2014/04/14/how-the-nikon-v1-is-changing-my-approach-to-photography-by-francois-kaplan/

Acho que o meu caminho em busca do Santo Graal passa por alguns pontos semelhantes a esta abordagem…Sempre em busca de uma qualidade de imagem sem igual, portabilidade e flexibilidade de uso,  no meu caso se eu pudesse fazer o mesmo uso pras lentes primes m4/3 em dois corpos/sensores abrangendo um kit mais portatil cropado e de alta qualidade (como o sistema m4/3 já é!), e um outro kit de mais pegada, full frame (sem crop) e qualidade full, aí acho que eu sossegaria…

Como esse sistema perfeito não existe…cá estou eu, nas minhas andanças…rs…

Talvez se como o autor do post eu tivesse feito esse caminho Nikon (v3 e d610?) eu estivesse mais proximo de sossegar…


Marcelo Uthida

  • Trade Count: (12)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 32
Resposta #2 Online: 14 de Abril de 2014, 18:20:54
Quanto às minhas experiencias com a x100s, minha limitações técnicas atuais não me permitem uma abordagem mais profunda…ainda estou apanhando bastante…rs…Nas mãos de um fotógrafo inexperiente como eu, só o que posso dizer é que a nex e, principalmente a em-5, rendem muito mais de imediato!!! Mas não vou desistir e assim que eu dominar pelo menos o básico posto minhas impressões e resultados...


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.730
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 15 de Abril de 2014, 23:13:10
Se você pretende usar as lentes da Canon adicione ao custo o adaptador com anel de abertura, que custa a partir de US$ 56,00 no ebay

Não acho que o ponto a mais de abertura da x100s seja algo que você vai usar sempre, afinal, a abertura máxima nunca é o melhor ponto da lente.

Se você for manter Canon sinceramente não vejo muita utilidade em manter mais um sistema de lentes. Se você for usar uma lente da Canon já perderá a "portabilidade"  da Fuji (não caberá no bolso,rs), então porque não levar a Canon de vez neste caso?
O flash da x-e2 considero um quebra galho. Para espaços pequenos ele é útil, mas em um salão de festas por exemplo, se você rebater *acho* que não vai ter muita potência.

Se eu tivesse mantido Canon eu teria pego a X100S mas como não tinha condiçõe$ para tanto resolvi vender tudo e pegar a x-e2. Se você acredita que "corre o risco" de gostar tanto ao ponto de vender tudo da Canon ai acho que compensa pegar já a x-e2.


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 15 de Abril de 2014, 23:24:54
- Os proprietários de X100S poderiam dizer se tem algum bolso que dá para carregá-la?
- Os proprietários de X100S poderiam dizer se usam mais o OVF do que o EVF?
- alguém aqui com experiência para relatar sobre o uso do flash pop-up dessas duas máquinas?)

Meu pitaco, Souto:

- concordo com tudo que o amigo aí em cima falou...

- a X100s "mora" no bolso de minha bermuda cargo, ou em qq bolso de calça que não seja colada no corpo (jeans, p.ex.). Como a lente é bem pequena e ela não tem partes agudas, você desliza a câmera fácil em qq bolso ou até na bolsinha da esposa, e ela nem vai reclamar muito, se estiver carregando no ombro...  ;)

- Isso é muito pessoal, mas eu só uso o OVF, nela e na X Pro. O EVF só à noite qdo em local pouco iluminado ou em "macro" (na verdade um close-up)...

- Eu não tenho a XE, mas compararia ao flash pop-up rebatível da minha (ex-) NEX-6. Em minha opinião, resumidamente: o flash da X100 é um recurso otimizado para fill em luz do dia (em termos de excelência, claro), e o da X-E o satisfatório disso e mais o rebatimento. O problema é que nunca usei a X-E, mas o flash de minha NEX não chegava aos pés da X100: o resultado da NEX variava com foreground, com background, quebrava um galho mas sempre ficava com aquela "cara de flash". Na X100 para mim é muito direto, "forced flash" e a maioria absoluta das fotos estará excelente EM FILL. A câmera equilibra bem a saída da luz. Às vezes eu dou uma reduzida de 1/3 na potência, mas para mim acabou-se braquetar que nem um doido para sair bom... Entretanto, eu jamais deixaria de comprar a X100 por não rebater flash: é melhor comprar um flash pequenino para isso e colocar nela... Além do mais, lembre-se que até ISO 3200 o ruído é bastante aceitável. Não pode comparar com a 6D, é claro...

Se vc curte o "tempo real" do OVF e passar para um excelente EVF apenas qdo necessário, gosta de ver as coisas "entrando" no quadro, constatar como complicamos nossa vida com intercambiável (meus EXIFs mostram que uso entre 28m e 50mm 95% das vezes, portanto 35mm é minha lente favorita, então pra quê aquela tralha?), fotografar em silêncio absoluto com uma lente reconhecidamente excelente e otimizada para a câmera, vc vai ver que a X-E será uma coisa meio redundante com sua sua 6D, pq ela não tem nenhuma novidade. Lente grande e necessidade de bolsa do mesmo jeito... :ok:
« Última modificação: 15 de Abril de 2014, 23:29:30 por efilho »


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.146
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #5 Online: 15 de Abril de 2014, 23:32:26
Pessoal, obrigado pelas respostas. Minha 6D não vai embora, ela teria risco se comprasse a A7 mas meu bolso não cabe experimentar outro sistema caro.
Realmente estou pendendo para a X100S. Vamos ver outros comentários da pouca galera que tem Fuji.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.204
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #6 Online: 16 de Abril de 2014, 05:30:44
Thales, você mesmo já respondeu todas as suas dúvidas!
Não quer investir em outro sistema, gosta de portabilidade, gosta da DF de 35 mm equiv.., esquece usar lente Canon na fuji, não vale a pena!
X100s sem dúvida alguma!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.204
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #7 Online: 16 de Abril de 2014, 05:36:05
vc vai ver que a X-E será uma coisa meio redundante com sua sua 6D, pq ela não tem nenhuma novidade. Lente grande e necessidade de bolsa do mesmo jeito... :ok:
Cara, aí eu discordo.
Eu saio com X-Pro1 uma ultra-wide, uma wide, uma normal, uma tele e um flash; tudo isso não chega ao peso de uma 70-200 2.8 e cabe na minha mochila!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Claudio.fapereira

  • Trade Count: (21)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.663
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 16 de Abril de 2014, 07:49:38
Também estou de olho na X100s...
Sigma 35 1.4, Nikkor 85mm 1.8D, Nikkor 58mm 1.4, Zeiss 135mm 2.0, Sigma 50-150 2.8 + SB-900
E-M1 MkII + Oly 12 2.0, Pana 25 1.4, Pana 42.5mm 1.2, Oly 14-54 2.8-3.5 II, Oly 50-200 2.8-3.5 non SWD, Oly 50mm 2.0, TC 1.4X
Sony A7 RII + Sony 85mm f/1.4, Sony 50mm 1.4, Sony 24-70mm 2.8,  Zeiss 55mm 1.8, Rokkor 58mm 1.2, Sony 28mm 2.0, conversores para 21mm e 16mm, Sony 70-200 f/4, Leica R 50mm 2.0, Leica R 90mm 2.0, Nikkor 85mm 1.4 AIS
Sony RX1R MKII


Carlos HP

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.843
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de tempo!
    • Do Infinito ao Bokeh
Resposta #9 Online: 16 de Abril de 2014, 08:09:04
 :snack:

Acompanhar pra ver se tomo coragem também.


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 16 de Abril de 2014, 14:18:45
Cara, aí eu discordo. Eu saio com X-Pro1 uma ultra-wide, uma wide, uma normal, uma tele e um flash; tudo isso não chega ao peso de uma 70-200 2.8 e cabe na minha mochila!

Na verdade o seu conjunto pesa um pouco mais, cerca de 2kg e a 70-200 1,5 kg. Mas o que eu quis dizer foi que, para mim, entrou mochila ou bolsa na jogada não faz diferença o peso da tralha dentro: vou carregar do mesmo jeito. Para isso eu mantenho a 70D, e a flexibilidade do conjunto é ideal. ... :ok:


Diogenes

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 16 de Abril de 2014, 14:34:04
Na verdade o seu conjunto pesa um pouco mais, cerca de 2kg e a 70-200 1,5 kg. Mas o que eu quis dizer foi que, para mim, entrou mochila ou bolsa na jogada não faz diferença o peso da tralha dentro: vou carregar do mesmo jeito. Para isso eu mantenho a 70D, e a flexibilidade do conjunto é ideal. ... :ok:

Não tenho Fuji e nem conhecimento dela para opinar ao colega tsouto, mas para não perder a oportunidade, eu preciso dizer o que penso sobre portabilidade. Concordo com o amigo e este assunto já resultou em discussões acaloradas por aqui. Também acho que se tiver que entrar uma mochila na jogada, já não é portátil. E neste caso tanto faz carregar 1,5Kg ou 2,0kg. Dá absolutamente na mesma.

Se se quer algo portátil, tipo uma compacta, mas com qualidade superior, TEM QUE CABER NO BOLSO, ainda que não seja o bolso de um jeans.
« Última modificação: 16 de Abril de 2014, 14:35:43 por Diogenes »
Se você acha que pode, você tem razão. Se acha que não pode, também tem razão. Você é quem sabe!


agsantos

  • Trade Count: (13)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #12 Online: 16 de Abril de 2014, 18:07:17
Posso dar um pitaco?  :assobi:

Por um $ a mais, não seria boa opção pegar a X-E2 com uma lente fixa como a 18 ou a 27mm e manter a opção de intercambio de lentes, já que, as duas teriam praticamente as mesmas dimensões?

http://cdn.camerasize.com/cameras/493-3-1.png
"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"

http://www.flickr.com/photos/-ags-/


ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Resposta #13 Online: 16 de Abril de 2014, 18:51:04
Posso dar um pitaco?  :assobi:

Por um $ a mais, não seria boa opção pegar a X-E2 com uma lente fixa como a 18 ou a 27mm e manter a opção de intercambio de lentes, já que, as duas teriam praticamente as mesmas dimensões?

http://cdn.camerasize.com/cameras/493-3-1.png

Minha opinião também.

Deixando claro que não tenho a menor intenção de entrar neste sistema, mas, somente MAS, se fosse para entrar, NUNCA compraria uma opção que não me desse alternativa de crescimento dento deste sistema. NUNCA ficaria numa opção que não fosse de lentes intercambiáveis, mesmo que, a princípio, não fosse minha intenção maiores investimentos neste sistema. Não gosto da ideia de ficar "preso" e sem opções.
Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI



Versiano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.368
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 16 de Abril de 2014, 19:55:07
 :snack:
''Equipamentos': o necessário para fazer 'boas fotos'...

Sempre me falta conhecimento e prática.