Autor Tópico: Mais uma com o "round light"  (Lida 4937 vezes)

Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #15 Online: 10 de Abril de 2014, 21:20:13
De todos os esquemas de luz que já vi pelos fóruns, acho que este do Cláudio é o que mais foi reproduzido. Até eu já fiz algumas fotos depois que vi o post inicial dele, lá no BrFoto :)

Rafa, falei lá no Flickr, eu particularmente achei excelente. Prova que com bom conhecimento e um pouco de força de vontade dá para fazer coisas maravilhosas com pouca material  :ok: :ok:
Alexandre, obrigado pela homenagem. Na verdade eu fiz uma brincadeirinha com o rafael ali encima, mas fico sempre muito feliz de ter sido uma fonte de inspiração pra algum colega, seja em um trabalho ou em uma foto descompromissada.

Este esquema é pra ser caseiro, amador mesmo, pois a primeira vez que eu fiz uma foto com este tipo de luz (bem antes do vídeo da 85mm no youtube) foi na época que eu estava começando a fotografar, tinha uma rebel 350D, e não tinha flashes, tochas, hazys, nada. Então fiz aquela foto antiga da A1 do jeito que dava, acabou ficando com bastante ruído inclusive.

O mais interessante é sair dele e incrementar alguma coisa, uma lanterna por trás, um desequilibrio na força da luz na parte de trás, substituir a fonte de luz por uma lanterna e pintar o acrílico com longa exposição, etc.

Mas é assim que a nossa troca de experiências funciona, um faz um esquema, o outro muda um pouco, e vamos sempre evoluindo.

Faz mais de um ano, desde o post do Luiz L e do Dimi que eu fiquei com vontade de fazer essa foto. Até tentei ano passado quando tinha uma Helios 58mm aqui, mas a foto ficou tomada por flare. Agora que estou com lentes melhores consegui fazer tranquilo. Pretendo apenas refazer para melhorar, quando comprar o acrílico preto pra usar de fundo e quando comprar a 135mm f/2L :)

E claro, obrigado Claudio pelo esquema de luz. Por causa das suas fotos, do Luiz e do Ballot, me tornei um grande admirador (inveja) do "still/still life" (não sei se seria esse o nome correto), e pretendo investir um pouco nisso, além da fotografia de aves e arquitetura que sempre gostei.
« Última modificação: 10 de Abril de 2014, 21:21:26 por rafael dantas lima »
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


Versiano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.352
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 11 de Abril de 2014, 10:45:24
Rafael,

As fotos ficaram excelentes!!!!  :shock: :shock:
''Equipamentos': o necessário para fazer 'boas fotos'...

Sempre me falta conhecimento e prática.


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #17 Online: 11 de Abril de 2014, 13:08:07
Rafael,

As fotos ficaram excelentes!!!!  :shock: :shock:
Valeu Versiano :ok:
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 11 de Abril de 2014, 13:38:04
Acho que você pode limpar bem a parte frontal, de forma a simplificar os reflexos no elemento frontal, simplificar e aproximar ao máximo a borda da superficie preta da objetiva, de forma que ainda não apareça no frame.

As originais antigas com este esquema, perceba que pouca informação reflete no vidro das objetivas:







Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #19 Online: 11 de Abril de 2014, 13:59:09
Acho que você pode limpar bem a parte frontal, de forma a simplificar os reflexos no elemento frontal, simplificar e aproximar ao máximo a borda da superficie preta da objetiva, de forma que ainda não apareça no frame.

As originais antigas com este esquema, perceba que pouca informação reflete no vidro das objetivas:


Entendi, vou refazer depois quando o acrílico chegar.

Outro fator que pode causar esses reflexos menores e em maior quantidade seria o tamanho do difusor que usei em baixo? Não é muito grande (110cm de diâmetro). Junto com o acrílico preto que usarei como fundo, comprei uma chapa de Ps branco leiotoso de 100cmx50cm.
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 11 de Abril de 2014, 14:30:50
Entendi, vou refazer depois quando o acrílico chegar.

Outro fator que pode causar esses reflexos menores e em maior quantidade seria o tamanho do difusor que usei em baixo? Não é muito grande (110cm de diâmetro). Junto com o acrílico preto que usarei como fundo, comprei uma chapa de Ps branco leiotoso de 100cmx50cm.

O macete é você olhar bem de perto o elemento frontal na sua foto e conseguir fazer de conta que aquilo é uma janela e enxergar os objetos refletidos, levando em conta a distorção côncava gerada pelo vidro da objetiva. Ali você percebe o que está realmente aparecendo. O principal é a área luminosa da placa branca leitosa à frente da objetiva, quanto mais limpa, melhor, se preferir usar 4 fontes de luz, uma em cada canto, vai ter ainda mais controle. Colocar um difusor muito grande melhora até certo tamanho, depois começa a piorar, pois a luz precisa se transformar em sombra em um momento. E você escolhe como o reflexo some, se de forma abrupta (basta iluminar o acílico mais de longe e manter uma borda entre luz e sombra) ou de forma de transição, bastando criar no acrílico uma esfera concentrada onde a luz vira sombra no próprio acrílico.



RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #21 Online: 11 de Abril de 2014, 16:03:38
Aprendendo.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #22 Online: 11 de Abril de 2014, 16:08:56
O macete é você olhar bem de perto o elemento frontal na sua foto e conseguir fazer de conta que aquilo é uma janela e enxergar os objetos refletidos, levando em conta a distorção côncava gerada pelo vidro da objetiva. Ali você percebe o que está realmente aparecendo. O principal é a área luminosa da placa branca leitosa à frente da objetiva, quanto mais limpa, melhor, se preferir usar 4 fontes de luz, uma em cada canto, vai ter ainda mais controle. Colocar um difusor muito grande melhora até certo tamanho, depois começa a piorar, pois a luz precisa se transformar em sombra em um momento. E você escolhe como o reflexo some, se de forma abrupta (basta iluminar o acílico mais de longe e manter uma borda entre luz e sombra) ou de forma de transição, bastando criar no acrílico uma esfera concentrada onde a luz vira sombra no próprio acrílico.
Valeu Claudio! Assim que chegar o acrílico vou refazer as fotos.
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


Luane

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 536
  • Sexo: Feminino
Resposta #23 Online: 12 de Abril de 2014, 23:32:19
 :clap: :clap: :clap:

Poxa.. Parabéns rafael!!
Achei muito bom o resultado.
Nikon D5100 | 18-55mm | 55-200mm | 50mm 1.8G |17-50mmm 2.8| YN565EX.

http://www.flickr.com/photos/luaneas

"A fotografia é a poesia da imobilidade: é através da fotografia que os instantes deixam-se ver tal como são." Peter Urmenyi


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #24 Online: 14 de Abril de 2014, 17:01:47
:clap: :clap: :clap:

Poxa.. Parabéns rafael!!
Achei muito bom o resultado.
Valeu Luane :ok:
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px