Autor Tópico: Duvida Iniciante lente STM  (Lida 3405 vezes)

marcosribeirobr

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Online: 15 de Abril de 2014, 22:28:08
Boa noite Pessoal!

Já avisando estou começando agora...rsrs e estou com um dúvida que pode ser básica mas ainda não encontrei resposta até o momento.

Nos vídeos que ando vendo antes mesmo de comprar minha DSLR (70D) vi que algumas lentes se movem para frente ou para trás...que acredito ser para o focalizar, onde provavelmente tenha algum motor interno na câmera ou na lente dedicado a isto....não tenho certeza se estou certo...me corrijam se estiver errado!

Vamos lá....eu comprei uma lente 18-55 STM e não vejo ela se movimentar nem para frente e nem para trás, mas o foto automático está fazendo certinho. Ai veio a dúvida! Essas lentes STM não se movem para focalizar igual as outras?

No vídeo abaixo é possível ver uma comparação das lentes, e tanto a primeira quanto a segunda se move....já a STM fica estática.
https://www.youtube.com/watch?v=Cv8Fr1T03GA

Como disse no inicio estou começando agora e é tudo novo p mim. Desculpe a ignorância.. :doh:

Valeu!



Gabriel Rigoni

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 237
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 16 de Abril de 2014, 06:12:13
Opa, a lente STM tem sistema de foco interno mesmo, para que seja mais rápido. Mas também gostaria de saber mais sobre isso, então estou acompanhando. :ok:


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #2 Online: 16 de Abril de 2014, 07:42:37
Uma objetiva é formada internamente por uma série de lentes. Em alguns modelos, o foco é feito movendo-se a lente mais externa (chamada "elemento frontal"). Em outros, uma das lentes internas é movida e não há movimento externo.

Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #3 Online: 16 de Abril de 2014, 09:36:18
Exato. Essa característica de movimentar o elemento frontal ou não é relativa a construção da lente. A minha Tarmon, por exemplo, não movimento, enquanto que a cinquentinha da Canon o faz.

Quanto ao STM, é apenas o tipo de motor que faz girar o sistema para obter o foco automaticamente.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 16 de Abril de 2014, 10:29:23
Boa noite Pessoal!

Já avisando estou começando agora...rsrs e estou com um dúvida que pode ser básica mas ainda não encontrei resposta até o momento.

Nos vídeos que ando vendo antes mesmo de comprar minha DSLR (70D) vi que algumas lentes se movem para frente ou para trás...que acredito ser para o focalizar, onde provavelmente tenha algum motor interno na câmera ou na lente dedicado a isto....não tenho certeza se estou certo...me corrijam se estiver errado!

Vamos lá....eu comprei uma lente 18-55 STM e não vejo ela se movimentar nem para frente e nem para trás, mas o foto automático está fazendo certinho. Ai veio a dúvida! Essas lentes STM não se movem para focalizar igual as outras?

No vídeo abaixo é possível ver uma comparação das lentes, e tanto a primeira quanto a segunda se move....já a STM fica estática.
https://www.youtube.com/watch?v=Cv8Fr1T03GA

Como disse no inicio estou começando agora e é tudo novo p mim. Desculpe a ignorância.. :doh:

Valeu!

STM não tem nada haver com focagem interna. Este sistema é apenas o esquema mecânico novo para não fazer barulho permitindo uma filmagem melhor. O que aconteceu com a linha STM da Canon é que ela incorporou não somente o sistema novo, mas também um conjunto ótimo de melhor qualidade e focagem interna que na pratica não muda muita coisa, observe que a 18-55 antiga é menor, agora a STM é maior para o tubo se mover dentro dela.


marcosribeirobr

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Resposta #5 Online: 16 de Abril de 2014, 12:33:54
Obrigado pelas repostas pessoal! Já estava achando que tinha algum problemas...rsrs

Achei algumas fotos onde mostra o mecanismo:






Foram retidas daqui http://www.canon.com/camera-museum/tech/report/2012/08/

Abraço!


taunus

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 689
Resposta #6 Online: 16 de Abril de 2014, 12:36:11
É mesmo tudo isso. O foco é feito nas lentes internas-.