Autor Tópico: Ajuda Still - Quais os Erros?  (Lida 1980 vezes)

ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Online: 16 de Abril de 2014, 10:02:50
Fiz esta foto, e outras mais no mesmo estilo, para agradar minha esposa, que apesar de sua atividade profissional extenuante é uma excelente doceira nas horas vagas.

Os erros são inúmeros e sei de alguns deles, que vão desde a pré-produção até a execução e edição final. Gostaria que os amigos pudessem me apontar quais os erros existentes e como fazer para corrigi-los. Agradeço a colaboração  :ok:

Câmera   Nikon D800  Lente AF-S 70-200mm 2.8
Exposição   0,125 sec (1/8)
Abertura   f/13.0
Distância focal   110 mm
ISO   1600
Compensação de exposição   +1 EV
Iluminação Natural
Tripé


Tiramisù por FIGUEIREDO ALEX, no Flickr
Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI



Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #1 Online: 16 de Abril de 2014, 10:32:59
Alex, porque usou ISO alto? De maneira geral achei bem satisfatório.
O que poderia ter feito era aumentar a exposição para ficar mais iluminado ou fazer um jogo de luz para criar uma luz/sombra lateral.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Felipe Dilelis

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 687
  • Sexo: Masculino
    • Felipe Dilelis
Resposta #2 Online: 16 de Abril de 2014, 10:44:24
Gostei do ângulo que vc fez a foto... è o angulo que olhamos a comida quando vamos apreciá-la e pra mim é um fator fundamental na fotografia de comida...
Dentro dessa proposta... pra mim faltou adicionar à composição um talher.... o talher fez bastante falta, nessa proposta de fotografia ambientada... o talher me daria a sensação de poder devorar imediatamente esse pavê, sem talher me pareceu algo distante... só para apreciar... (é pavê? Ou pra comer?)
Achei interessante a adição do biscoito e do chocolate... ajudou a ambientar a foto...
Quem sabe adicionar um porta copos bem estiloso, acho que ajudaria a dar maior sensação de profundidade.
Quanto a luz... acho que utilizou bem a luz natural, que entra pelo lado direito da fotografia... Mas acho que faltou um puquinho de luz no biscoita para realçar a forma e a textura...
Bom...
Não sou fotógrafo de gastronomia.. deve ter gente mais qualificada aqui para te ajudar... mas esses são alguns pontos que observo nas fotos que me agradam bastante e que tento reproduzir.



Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #3 Online: 16 de Abril de 2014, 11:18:24
Já comentaram quase tudo sobre, mas vamos lá a minha opinião
Vc deveria usar ISO 100, em fotografia gastronômica tem q se ter o mínimo de ruído e melhor nitidez possível na imagem, então vc pode aproveitar para aumentar o tempo de exposição e conseguir uma iluminação boa. Eu já fiz fotos still com um abajur e uma lâmpada de teto, com um tripé fica bem simples de conseguir o desejado. Outra coisa que me incomodou foi a mesa que usou, ela possui detalhes demais, então se vc não for usar uma abertura maior para desfocar, acaba distraindo a atenção do principal, que é o doce, eu usaria abertura mais próxima de f4, para deixar todo o resto em segundo plano e como disseram colocaria uma colher. Sinto que falta tb algo para complementar a imagem ali atras, talvez o biscoito pudesse ficar atras do chocolate e o doce um pouco para a esquerda.
A iluminação natural como vc usou está em uma posição boa, mas eu usaria alguma parede branca para aproveitar luz rebatida por trás/diagonal e uma outra fonte de luz suave na esquerda, para n ficar com essa sombra em cima do biscoito
Da uma olhada no strobox, eles tem alguns arranjos bons com iluminação natural :ok:
Bom, eu só fiz um trabalho com doces até hj, outros podem lhe dar dicas melhores


Só pra te dar uma luz, olhe as fotos dessa mulher
https://www.flickr.com/photos/58739058@N07
Em varios aspectos estão mto boas, tirando o fato de que algumas estão over demais (muita informação que tira a atenção do principal)


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 16 de Abril de 2014, 11:56:12
Erro propriamente dito, não existe. O que você pode é melhorar muito a fotografia.

Este tipo de fotografia vai se beneficiar quase sempre da luz natural, de uma janela, por exemplo. A luz que eu gosto é uma janela grande, que você pode encostar um daqueles difusores retangulares dobráveis que se vende na mako, atek, etc., pra dar uma filtrada nos reflexos e rebater com refletores brancos ou espelhados.

Uma boa referência é esta musa da fotografia gastronômica, que faz uma luz de janela simples em quase todo o trabalho, veja:
http://www.katiequinndavies.com.au

Sobre a sua foto, algumas coisas incomodam, o excesso de luz frontal é uma delas, a chamada carinhosamente de "luz de padaria", que pode ser notada no canto inferior direito. Deixar a luz desequilibrada para trás ou para o lado é sempre melhor neste caso, um especular traseiro/lateral vai texturizar os flocos e melhorar a apresentação do vidro.

O amarelado também cansa um pouco, deixa a cena artificial, e luzes naturais tendem a deixar tudo mais apetitoso, fresco. Isso é devido ao fato de a luz trazer contexto para dentro da cena, ou seja, implicitamente nos colocamos junto e fazemos no subconsciente uma idéia do que cerca o produto. E sabemos que comer em um lugar mais agradável melhora o sabor das coisas.

A distancia focal também pode ser menor, assim nos colocamos menos observadores de longe e mais consumidores próximos, quanto mais tele, mais a sensação de que estamos observando o produto de um ponto de vista distante, neste caso 50mm seria bom, não sei se você usou mais que isso ou é minha impressão.

O produto está bonito e a foto é boa, são apenas comentários.


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #5 Online: 16 de Abril de 2014, 13:26:30
Erro propriamente dito, não existe. O que você pode é melhorar muito a fotografia.
Concordo!

Dá impressão que a taça é torta.. é assim mesmo? se não for acho que vale pretar atenção nesse nquadramento.. pra mim ficou muito estranho isso.

De resto, o chocolate tá com um tom bem puxado pro amarelo, acho que precisaria corrigir o tom geral da cena tb..

Tem uns tons azuis invadindo a taça que não achei legal.. fácil de recuperar só tirando saturação do canal..

Do lado esquerdo, acho que precisa de mais luz..

EU, deixaria também um pouquinho mais de espaço entre os 3 elementos principais, achei a cena muito apertada..

Mas no contexto geral tá bem legal..
« Última modificação: 16 de Abril de 2014, 13:29:34 por Luciano.Queiroz »


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 16 de Abril de 2014, 13:31:55


Do lado esquerdo, acho que precisa de mais luz..



Na minha opinião não precisa de mais luz do lado esquerdo, no direito está um pouco forte demais a incidência frontal. É importante a luz principal ter uma direção, ela vai modelar a cena, com brilho, sombra, criando volume. Encher de luz todos os lados pode tornar a cena insípida. O link que eu postei acima, assim como o link do outro colega mais acima ainda, mostram isso, sempre temos uma revelação de onde vem a luz, isso faz nosso cérebro imaginar, sentir a forma, o clima do ambiente que cerca a cena, ainda que ele não apareça.


ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Resposta #7 Online: 16 de Abril de 2014, 14:45:04
Valeu mesmo amigos, boas observações e comentários até agora  :ok: :clap: :worship:

Esclarecendo alguns pontos:

1 - Somente Luz natural de uma janela ao lado direito, distante uns 3 metros mas sem incidência direta do sol neste horário.

2 - A distância focal foi de 110mm na 70-200.

3 - A Taça é grande, basta comparar ao tamanho dos biscoitos, e tem as bordas em níveis bem diferentes. Coloquei a parte mais alta ao fundo. Achei a composição apertada pelo tamanho dela, por isso não achei como inserir mais elementos.

4 - A Abertura em f/11 foi para proporcionar nitidez em toda a profundidade de campo, justamente o contrário de se aumentar a abertura para desfocar a madeira ao fundo.

5 - ISO alto  :ponder: Com pouca luz, teria que aumentar muito a exposição....  :ponder: Não tive impressão de ruído que não fosse tratável no LR.

Alguns problemas ainda não apontados:

1 - A borda traseira da Taça, virou um "espelho" refletindo nuances de creme que parecem que o vidro está sujo. Não consegui resolver  :aua:

2 - A taça gelada dá muito trabalho, pois fica "suando" e acaba dando um resultado ruim.

3 - Apesar da abertura em f/11, achei as bordas da taça com pouca nitidez.

4 - A composição no geral, ficou muito amarela, com tons muito próximos. Não soube escolher um material para o cenário que quebrasse a monotonia e acabei utilizando MDF com cor de madeira.

Aguardo com satisfação mais dicas e críticas  :clap:
Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI



Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.986
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #8 Online: 16 de Abril de 2014, 14:51:50
Alex,

Ja falaram tudo...e tb deram duas dicas de site que são F!!!! Muito bons!

A primeira coisa que me chamou a atenção em sua foto foi WB. Nao seu se foi sua intenção, mas aos meus olhos da amarelo demais..

Abraço
M Rezende


vinicius83

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 16 de Abril de 2014, 15:04:38
Será que uma luz auxiliar bem fraca não ajudaria a retirar o reflexo do doce na taça? :ponder: se comprometer muito a foto o negocio acho que seria partir pro photoshop... pq se vc mudar o sentido da luz pra não aparecer reflexo a parte de cima do tiramissu iria ficar escura. No photoshop se a ferramenta carimbo e pincel deixar o trabalho ruim, vc pode tirar foto foto da taça vazia e sobrepor o trecho com reflexo, pra ver se fica melhor.

De qualquer maneira a foto já esta muito boa.
« Última modificação: 16 de Abril de 2014, 15:05:32 por vinicius83 »
É melhor tirar uma foto com uma câmera imperfeita do que não tirar nenhuma
Sony Alpha a6000 + SELP1650 + SEL55210 + Meike MK320

flickr


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #10 Online: 16 de Abril de 2014, 15:26:26
Alex,
Creio que você poderia se preocupar um pouco mais com a base (mesa) talvez algo rústico e fazer um arranjo mais despojado (não tão certinho) dos ingredientes.


Song

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 721
Resposta #11 Online: 16 de Abril de 2014, 17:01:32
Uma coisa que notei é que o fundo chama tanta atenção quanto o objeto...

Espero que nosso grande mestre Luiz L., não se importe, mas vou postar umas fotos do flickr dele para mostrar que com coisas do dia a dia, podemos criar cenas surpreendentes!!!


Tigelas e manjericão by Luiz L., on Flickr



foto 2 by Luiz L., on Flickr


 :ok:


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #12 Online: 16 de Abril de 2014, 17:08:40
Eu também sofro pra agradar minha namorada, que tem uma padaria.

Esses dias estou fazendo diversas fotos dos produtos feitos lá para um catálogo que ela está montando.
Que dificuldade.

As dicas do Claudio são valiosas. Gostei da referencia que ele passou.

O mais complicado nessa sua foto, é tirar os reflexos internos da taça gigante. Que eu não sei fazer. kkk..

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.986
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #13 Online: 16 de Abril de 2014, 17:12:28
Vendo os bastidores das fotos do Luís penso:
1) o cara é bom!:
2) da trabalho mas o resultado é surpreendente
3) ou ele  tem duas cozinhas ou é solteiro  :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:



ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Resposta #14 Online: 16 de Abril de 2014, 18:33:21
Quanto à Iluminação, prefiro seguir os conselhos do Cláudio e exemplos do Luiz, onde as sombras participam da cena e ajudam a dar "vida" ao tema. Não gosto do esquema 100% Luz, plastificando e parecendo ambiente hospitalar.

Na composição do cenário, não queria tudo branco ou tudo preto, mas este veio de madeirado chamou mais atenção que o necessário. Preciso procurar umas madeiras de demolição, patinados surrados e algumas texturas foscas para melhorar este ponto.

Quanto aos reflexos internos da Taça, não tem como resolver. teria que ter caprichado mais na execução. Neste aspécto sou muito afoito, quero resolver tudo em 10 min  :no:

Muito boas as referências até agora  :ok: :clap:
Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI