Autor Tópico: Um caso para debate.  (Lida 7291 vezes)

RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #15 Online: 16 de Abril de 2014, 18:57:15
Lembrando que o preço do serviço não deve ser atrelado aos custos. Claro que deve cobrir os custos, mas tem muitas outras variáveis.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #16 Online: 16 de Abril de 2014, 19:27:18
Pelo menos agora a situação vai dar uma clareada  :ok:

Não se esqueça de entender direitinho esta necessidade dos fundos brancos. Se a situação for de fotografia fora de estúdio, ou local minimamente controlável, pode ser problema. Fora que em algumas combinações de cores das plantas, o fundo branco simplesmente não vai funcionar. Como vc bem sabe, vento e plantas não dão certo quando o assunto é fotografia.

Boa sorte  :ok:

Ótimo!!!
Ambiente externo , fundo branco, variação das flores, vento...Muito bom :ok:
De cara falei com o amigo q o certo seria ela colocar o material a ser fotografado e trazer ele para o meu "Estúdio" e ainda deixar alguém q entendesse de plantas a disposição.
Isso tudo já dá para ter uma dimensão da "não simplicidade" da coisa toda.
Um ponto interessante q vc ressaltou é o fator vento. Se imaginarmos um tempo nublado teremos uma luz difusa muito boa para este tipo de foto. Mas teremos em princípio 2 problemas: Teremos de usar baixa velocidade, pois usaremos , idealmente, Menor ISO possível e pequena abertura para profundidade de campo ideal e este conjunto derruba a velocidade do obturador. Logo Cam no tripé e flores e plantas quietinhas. O q não combina com vento... E ainda tem a questão de deixar o fundo branco corretamente e adequar tudo com a luz natural e as flores q serão fotografadas.... :shock:
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #17 Online: 16 de Abril de 2014, 19:28:34
Lembrando que o preço do serviço não deve ser atrelado aos custos. Claro que deve cobrir os custos, mas tem muitas outras variáveis.

Isso.  :ok:
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #18 Online: 16 de Abril de 2014, 19:32:22
Neste caso para evitar complicações, pediria endereço dos locais e então ficava de passar o orçamento depois, e o mais rapido possível ir até o local para avaliar pessoalmente, pois tem clientes que querem preços baixos então explicam a situação da forma mais simples possível e então vc da um orçamento acreditando nas palavras dele aí passa o orçamento e quando chega no local não é bem assim, mas creio que fazendo como citei seria a melhor forma de passar um orçamento sem complicações. :ponder:

Vou fazer isso amanhã e, caso necessário, depois ainda vou olhar de forma discreta, sem a cliente por perto, o local e movimento . Assim ainda terei a real noção do ambiente...
 :ok:
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #19 Online: 16 de Abril de 2014, 19:35:12
Aproveitando a deixa do Alex: Imaginem fazer as fotos na calçada com pessoas e carroa passando. Imaginem se começar a ventar. E nem precisa ser vento forte...E a Luz? Sol forte ou muito nublado...Tem o fundo q tem de ficar branco.....Vixe!...

Rapaz... Esse cenário aí é um pesadelo. Os acrilicos que pensei anteriormente não vão funcionar. Vai ter que ser fundo e base neutro opaco. Como são flores, madeira rústica possivelmente funcione melhor. Uma outra opção seria papel (que funcionaria bem para o recorte na pós, se necessário) mas se ventar vai dar mer#a!!!
Sinto muito, mas vc terá um monte de dor de cabeça com essa metade de job aí!

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Resposta #20 Online: 16 de Abril de 2014, 19:41:44
Vou fazer isso amanhã e, caso necessário, depois ainda vou olhar de forma discreta, sem a cliente por perto, o local e movimento . Assim ainda terei a real noção do ambiente...
 :ok:

Sua salvação pode ser encontrar um cantinho lá para uma "arrumação" que possibilite se livrar deste problemas já citados, sob pena de não poder realizar um trabalho minimamente aceitável.
Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI



Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #21 Online: 16 de Abril de 2014, 20:11:10
E meu amigo pensando q eu estava sendo drástico kkkk
Vou lá, mas já imaginando q não farei o Job e aconselharei ao amigo q também não faça.

Uma questão na qual sou péssimo (interações sociais )e peço ajuda aos amigos.
Devo expor corretamente a situação para o cliente ou ele com isso vai achar q eu estou enrolando para ganhar mais ou q talvez eu não saiba fazer?
Sou péssimo para este tipo de coisas. O q acham?
« Última modificação: 16 de Abril de 2014, 20:12:01 por Lúzio »
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Tupiniquim

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #22 Online: 16 de Abril de 2014, 20:57:14
Relativamente à parte técnica, aprendi muito. Mas nessa questão de como falar ao cliente, vou me atrever a um pitaco: o cliente é dele. Quem tem que falar é ele.
Você fala com o cara: "não da pra fazer"; ou "não da pra fazero com esse orçamento"; ou "não me interesso por fazer", conforme o caso.
O que ele vai dizer ao cliente é lá com ele!


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #23 Online: 16 de Abril de 2014, 21:04:26
Relativamente à parte técnica, aprendi muito. Mas nessa questão de como falar ao cliente, vou me atrever a um pitaco: o cliente é dele. Quem tem que falar é ele.
Você fala com o cara: "não da pra fazer"; ou "não da pra fazero com esse orçamento"; ou "não me interesso por fazer", conforme o caso.
O que ele vai dizer ao cliente é lá com ele!

Valeuzão. Vou fazer isso :ok:
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #24 Online: 17 de Abril de 2014, 04:50:53
Relativamente à parte técnica, aprendi muito. Mas nessa questão de como falar ao cliente, vou me atrever a um pitaco: o cliente é dele. Quem tem que falar é ele.
Você fala com o cara: "não da pra fazer"; ou "não da pra fazero com esse orçamento"; ou "não me interesso por fazer", conforme o caso.
O que ele vai dizer ao cliente é lá com ele!
:clap: :clap:


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #25 Online: 17 de Abril de 2014, 04:54:24
Rapaz... Esse cenário aí é um pesadelo. Os acrilicos que pensei anteriormente não vão funcionar. Vai ter que ser fundo e base neutro opaco. Como são flores, madeira rústica possivelmente funcione melhor. Uma outra opção seria papel (que funcionaria bem para o recorte na pós, se necessário) mas se ventar vai dar mer#a!!!
Sinto muito, mas vc terá um monte de dor de cabeça com essa metade de job aí!

Fazer fotos de produtos na loja, fabrica, deposito, galpao do cliente,etc
requer de muita improvisaçao, de muitissimo jogo de cintura e conhecimento.
Cuidado de nao entrar numa roubada!!!!!!
Ja pastei muito com isso....


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #26 Online: 17 de Abril de 2014, 09:16:18
E meu amigo pensando q eu estava sendo drástico kkkk
Vou lá, mas já imaginando q não farei o Job e aconselharei ao amigo q também não faça.

Uma questão na qual sou péssimo (interações sociais )e peço ajuda aos amigos.
Devo expor corretamente a situação para o cliente ou ele com isso vai achar q eu estou enrolando para ganhar mais ou q talvez eu não saiba fazer?
Sou péssimo para este tipo de coisas. O q acham?

Eu concordo com o Tupiniquim, quem tem que conduzir a conversa é o teu amigo, mas... acho que cabe, aqui e ali, uma pequena intervenção para deixar claro as condições do trabalho.
Se você acha que pode aceitar, que dá pra fazer, vai falando, aqui e ali, o que é possível de ser feito, quais são as dificuldades encontradas, e como podem ser as soluções para os problemas enfrentados.
Se você acha que não dá para fazer, pode falar, educadamente e pontualmente, o porquê da impossibilidade de realização do trabalho. Das condições do local, das dificuldades e da possibilidade de frustração do cliente com o resultado final dada as condições da captura. Aí eu deixaria claro que se o cliente exige um resultado final TOP, as condições de captura devem ser absolutamente controladas com as plantas dentro de um estúdio. Sem isso, o resultado não será bom o suficiente para o nível de exigência do cliente. E quanto mais exigente no resultado mais $$$ ele deve pagar para ter esse resultado.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #27 Online: 17 de Abril de 2014, 11:03:22
Concordo com o Hyde, e complemento: não diga que não dá pra fazer o trabalho. Diga que, para um resultado de qualidade, as condições devem ser ideais. Para as condições existentes, você fará o melhor possível, mas não vai ser o mesmo resultado.
Não diga que *você* não consegue, nem diga que as condições são ruins. Isso pode fazer o cliente buscar outro profissional que vai dizer o que ele quer ouvir, e  está cheio de gente inescrupulosa por aí.

Eu frisaria que dá pra ter um bom resultado em ambos os casos, salientando as vantagens de ter uma condição controlada. Assim, ele sabe que se não escolher o estúdio, não vai ter o melhor resultado possível. Mas você não perde o trabalho e fica com a consciência tranquila de estar sendo totalmente honesto com o cliente.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #28 Online: 17 de Abril de 2014, 12:33:00
Hyde e Rafa, quanto vcs cobrariam para me darem aula de conduta social e negociação ?  Vcs são bons, heim... Sério mesmo  kkkk
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #29 Online: 17 de Abril de 2014, 14:11:04
Podemos negociar, em troca de aulas de fotografia...
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube