Autor Tópico: Um caso para debate.  (Lida 7284 vezes)

Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #30 Online: 17 de Abril de 2014, 17:10:56
Alguma novidade sobre o assunto??

Estou curioso..... :snack:


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #31 Online: 17 de Abril de 2014, 18:22:30
Hyde e Rafa, quanto vcs cobrariam para me darem aula de conduta social e negociação ?  Vcs são bons, heim... Sério mesmo  kkkk

Lúzio, para mim é muito tranquilo pq já advoguei na Justiça do Trabalho, então negociação de mesa é um ponto importante no sucesso de um bom acordo. A gente acaba 'pegando o jeito' da coisa na prática diária. Além disso, hj em dia, faz parte da minha função também, negociar ajustes em contratos com grandes grupos econômicos (grandes MESMO) e interação interpessoal e leitura de comunicação corporal é um item fundamental nessa hora (acabo sabendo se esse ou aquele item é fundamental para a empresa ou é apenas um item sem importância, focando assim a negociação naquilo que é de fato importante).

O que eu geralmente falo aqui para quem tem dificuldade de interação, seja na parte negocial, seja na parte de direção de modelos, é para fazer um curso de teatro. Desinibe DEMAIS. O cara fica mais "atirado", se solta mais nas negociações e conduções de modelo, e isso reflete positivamente no job, seja na parte financeira (pq ele não fica acanhado de mostrar ao potencial cliente os porquês do aumento do custo final do job, dada as condições impostas pelo cliente) aumentando seu lucro, seja no resultado estético final com as modelos (pq o cara vai parar de achar que se ele pedir para a moça fazer essa ou aquela pose, ela pode achar que é invasivo demais, ou sexy em demasia, ou brega, etc... sei lá) conseguindo assim poses mais soltas, leves, relaxadas, sexys, fortes, agressivas, etc...

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #32 Online: 17 de Abril de 2014, 19:31:51
Hyde, eu sou bem desinibido e extrovertido. Além do mais a minha profissão exige um bom conhecimento jurídico e facilidade de entendimento e resolução de problemas. O meu problema é q eu não passo credibilidade por ser sincero demais e minucioso. Na minha profissão isso é salutar, mas na hora de acordar um trampo, convencendo um cliente, isso parece q não funciona. Os amigos daqui á me conhecem de longa data e sabem q não sou do tipo "Vazelina". E parece q o ideal seria ser assim para negociar um trampo de fotografia...Nem sei bem explicar como isso funciona, mas é por aí...Só para constar; Dei aula para o Ginasial e Segundo Grau e sempre fui muito eloquente e didático. Liderei um grupo político por algum tempo e fazia discursos. Mas neste caso, curioso isso, o q falava tipo "171" era o q convencia a maioria das pessoas...Vai entender kkkkkk


Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #33 Online: 17 de Abril de 2014, 19:47:43


   ***PRESTAÇÃO de CONTAS***

Estive no local e constatei o seguinte:
Fotografar a Fachada da Loja e mais fotos q a mostrem com os produtos (dentro) e mais fotos do interior. São 2 lojas. Em bairros diferentes e distantes um do outro...
Condições para fotografar onde a cliente pensou inicialmente , na loja maior: ZERO, ZERO, ZERO.. Não tem como. Simplesmente não existe lugar minimamente aceitável. É na calçada e ponto final. Sem condições. Disse q podi ver na outra loja, pois lá teria uma sala q daria para usar. Sò q não sei como é pq não fui nesta loja. De qualquer forma teria o problema de não ter nesta loaja todos os produtos q devem ser fotografados.
Ela me mostrou um catálogo de um outro fornecedor. Coisa boa... Logo a expectativa deve ser q fique próximo em termos de qualidade.

Vejam o q deve ser fotografado. Números aproximados e imagino q deve ter sido subestimado: 

Umas 25 variedades de Orquídeas.
Uns 60 Vasos de diferente formas, material e tamanhos. Sendo muitos bem grandes e outro grandes e com brilho. Textura e cores variadas....
Umas 50 espécies de plantas. Grandes pequenas e com folhagem variada...

Não pensa em gastar mais q 2 mil reais...

O Colega quer fazer em 3 dias e com apenas 5 horas de trabalho por dia...
Disse q não daria. Ele retrucou q era para fazer só o q desse em 3 dias e não concordei. Se acordar uma coisa, será esta coisa. Não compactuo com enrolação e quebra de acordo....
Me disse q era para fazer meio nas "Coxas" e q ele depois dava um jeito no PS. Coisa q ele nem é lá tão bom em termos de fotografia....


Sabedores disso, o q os amigos acham e aconselham?
 Por mim eu não faço, mas dependendo da opinião dos colegas eu me reposiciono. Ainda não fechei a questão e fiquei de dar um orçamento e planejamento depois.
Aguardo ansioso as opiniões.
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #34 Online: 17 de Abril de 2014, 20:00:04
Qual a sua estimativa de tempo e condições necessários para fazer o negócio bem feito?
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #35 Online: 17 de Abril de 2014, 20:45:02
Rafa, sinceramente eu não sei dizer, pois a variedade de formas, tamanhos, cores é muito grande. Vai ter muita variação de tempo de um produto para outro. Tanto em termos de luz, quanto preparo da composição, neste caso as plantas. Afinal, não qualquer posição q ela vai ficar legal esteticamente e na questão de luz e sombras...
Mas achei q com uns 7 dias daria com certa tranquilidade. Uns 5 sem muita tranquilidade...E não estou falando da edição...
O q vc acha? 2 k para isso tudo e dividido por 2 (mil para cada) é bem espremido.
Alguem arriscaria um valor? Ficaria relativamente confortável com 3 mil para o serviço, 1500 para cada...
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #36 Online: 17 de Abril de 2014, 21:15:48
Eliminando a questão valor (pq não tenho como opinar)...
Quanto á questão qualidade, acho que vc tem que ter em mente que quem deve aceitar ou recusar o job é seu amigo. O cliente é dele. Vc só vai fazer um freela para ajudá-lo a não se queimar, mas... EU, euzinho aqui, não me envolveria num job que eu teria a certeza que não satisfaria o cliente.
Se o cara é amigo de verdade, eu abriria pra ele que pelas condições de captura, pelo valor e pelo tempo não teria condições de atender as exigências/expectativa do cliente e por isso não faria o job com ele.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #37 Online: 17 de Abril de 2014, 21:36:50
hyde, em princípio foi isso q mais ou menos disse ao meu amigo. Só não fechei a questão para ver o q os amigos opinariam.
Mil pratas me quebrariam um galho, mas nestas condições não fico confortável. Ainda mais com meu amigo fazendo carga para fazer o serviço meio nas coxas e em 3 dias com 5 horas por dia de trabalho.
Não dá. A coisa toda é complicada. Até a logística vai ser complicada...
Só fotografando os vasos devo perder uns 2 dias. Parte de um dia vai só para arrumar e transportar as coisas e montar a infraestrutura no local. A gente sempre acaba precisando de uma coisa ou outra... E com 5 horas por dia, tudo fica mais complicado.
Vou desistir, pois isso tá muito enrolado. O meu amigo tá doido pelo dinheiro e está concordando com coisas inviáveis para satisfazer a cliente e pegar o serviço. Não falei nada na hora de forma incisiva, pois cabe a ele a negociação. Ele meio q sugeriu uma enrolação, coisa com a qual não concordei..
No fim quem vai se lascar sou eu....
Vou deixar quieto...
« Última modificação: 17 de Abril de 2014, 21:46:37 por Lúzio »
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #38 Online: 17 de Abril de 2014, 21:46:57
Se o cliente "não pensa em gastar" mais que 2 mil, tem que ver de onde saiu esse valor. Se ele já pesquisou no mercado e encontrou essa média de preço, ou se é o valor que tem disponível pra gastar, ou (mais provável), se é um valor que ele tirou da cabeça dele e que acha que é "suficiente."

Sem conhecer o cliente, minha impressão é que você conseguiria os 3 mil. Algumas técnicas de negociação dizem que, quando não há uma base para avaliar o valor de algo, você deve começar a negociar com o maior valor que conseguir justificar. O essencial nesse caso é gastar um tempo com o cliente para explicar a complexidade do trabalho. Alguém duvida que o cliente vai pensar "são 30 fotos, é só apertar 3 vezes o botão e pronto. Só não faço eu mesmo porque não tenho câmera profissional".

Mostre a ele o que é necessário para máxima nitidez: tripé, espelho levantado, disparador remoto, ISO baixo, iluminação controlada. Leve um pequeno portfólio, pode ser algumas fotos impressas (maiores que 10x15) mostrando a diferença de uma foto direto da máquina e uma tratada. Não é todo mundo que sabe que foto de catálogo não sai pronta direto da câmera. Explique o o trabalho de edição leva muito tempo, se gastar 10 minutos por foto e forem 150 fotos, já dá uns 4 dias de trabalho intenso.

Eu faria a seguinte conta: 1,5 hora de edição para cada hora de fotografia. Só aí já dá mais de 2 semanas (só para escolher as fotos já demora umas boas horas!). Você normalmente cobra 400 reais por dia para trabalhos de 1 a 4 dias. Para trabalhos mais longos, o valor é 250, o que em 12,5 dias dá R$ 5.000,00. Isso quando não tem que levar produto de um lado para o outro, lutar contra as condições climáticas, etc. No caso dele, já que [insira boa justificativa], você consegue fazer por 4 mil.

Se for dar desconto, nunca dê um monte de uma vez, porque não vai parecer um desconto, e sim que você estava roubando no preço inicial. Se precisar baixar mais, encontre uma contrapartida que justifique a diminuição. Por exemplo, o cliente vai centralizar todas as fotos em uma só locação, ou vai disponibilizar alguém para ser assistente, ou vai diminuir a quantidade de produtos.

Se não quiser perder o cliente, pense com antecedência em vários cenários alternativos, se preparando para o que o cliente pode argumentar. Se achar que o custo vai ser um grande problema, sugira opções que diminuam a sua quantidade de trabalho. Assim o seu valor por hora se mantém.

Boa sorte aí!
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Resposta #39 Online: 17 de Abril de 2014, 22:02:09
Vou desistir, pois isso tá muito enrolado. O meu amigo tá doido pelo dinheiro e está concordando com coisas inviáveis para satisfazer a cliente e pegar o serviço. Não falei nada na hora de forma incisiva, pois cabe a ele a negociação. Ele meio q sugeriu uma enrolação, coisa com a qual não concordei..
No fim quem vai se lascar sou eu....
Vou deixar quieto...

Eu não faria  :ok: :ok: ;)

Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI



Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #40 Online: 17 de Abril de 2014, 22:20:06
Rafa, o problema é q o cliente não é meu. Eu me contive na hora das argumentações. Caso fosse meu cliente, o meu discurso seria basicamente (para não dizer "o mesmo" ) este q vc tão bem descreveu.  Meu amgigo aceitou tudo sem praticamente argumentar. Ele tá doido por qualquer centavo, nem q para isso enrole depois...

Alex, brigadão pela ajuda!
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.988
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #41 Online: 17 de Abril de 2014, 23:01:21

Um velho ditado diz: "Amigos, amigos! Negocios à parte.."

Vc usou frases como " o cara ta louco pelo dinheiro"...meu, com todo cuidado e respeito para manter a amizade, eu sairia fora.


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #42 Online: 17 de Abril de 2014, 23:38:37
Não tenho conhecimento para opinar diretamente, mas trabalho em uma industria têxtil e pra fotografar ( só os cliques ) 50 ítens vai umas 2 semanas no fotógrafo com tudo controlado devidamente......bah.......que "caldo grosso" esse aí.....

Vendo como leigo me parece quase uma missão suicida....

 :snack:


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #43 Online: 18 de Abril de 2014, 00:59:47
Rezende, ele tá devendo um monte de gente (fiquei sabendo hoje) e tá meio desesperado. A última vez q vi tal comportamento foi de m conhecido q aceitava fazer tudo e tudo ele dizia para o cliente q era tranquilo. Nunca vi nada q ele tenha feito q tenha sido ao menos razoável. Na maioria das vezes os clientes dele ficavam putos de raiva.... Hoje trabalha de empregado numa lojinha...
Este meu amigo hoje me lembrou deste cara....


Raphael, estou totalmente de acordo com o q vc disse, não vejo nada de anormal neste prazo para fotografar 50 produtos.
Anormal é este amigo achar q dá para fazer uns 200 produtos (já imagino q no fim das contas vão empurrar mais alguns) totalmente diferentes em uma jornada de 3 dias com 5 horas  de trabalho por dia. E isso sem falar q ainda vai ter a edição das imagens. Sem falar q é em um ambiente inadequado...
Aqui em casa tenho espaço adequado para este Job e com tudo a mão (principalmente computadores e monitores para uma rápida avaliação) e privacidade...
Vou deixar o barco correr e se ele me ligar eu jogo na lata um orçamento e condições para realização do trabalho q já planejei com alguns detalhes.
Abraço a todos.
« Última modificação: 18 de Abril de 2014, 01:00:25 por Lúzio »
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #44 Online: 18 de Abril de 2014, 10:09:14
Um velho ditado diz: "Amigos, amigos! Negocios à parte.."

Vc usou frases como " o cara ta louco pelo dinheiro"...meu, com todo cuidado e respeito para manter a amizade, eu sairia fora.

2x