Autor Tópico: Um caso para debate.  (Lida 7247 vezes)

Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Online: 16 de Abril de 2014, 14:19:01
Salvem!

Surgiu um caso interessante ontem e gostaria de colocar aqui, pois deve servir para uma reflexão sobre aceitação de um serviço e orçamento.
Creio q represente um bom universo de fotógrafos iniciantes ou afoitos por grana...Vamos lá.

Um conhecido q trabalha (muito bem) com ilustração/criação de capas de livros e revistas e ocasionalmente fotografa, me telefonou e disse q tinha um serviço para fazer e queria a minha opinião sobre valores e como fazer o serviço. Ele já tinha um valor estimado paraa ser passado ao cliente, q seria de 400 reais o dia de serviço e 3 dias para fazer;
O serviço - Fotografar a fachada de 2 lojas de flores (um atacadista) e mais flores e plantas que iriam para um site e uso diverso.
O contratante queria fundo branco e q as fotos fossem bem editadas (este"Bem" ficou bem marcado pelo cliente).
Este meu amigo não sabe dizer a quantidade de flores e plantas a serem fotografadas e disse q as fotos teia q ser feitas no local, mas não sabe dizer como é o local (aberto fechado, isolado ou com tráfego....)
Disse a ele q não teria como emitir uma opinião sem dados mínimos sobre o serviço e como executar, bem como o resultado esperado pelo cliente. Comecei uma série de observações e indagações e ele ao final ficou frustrado, pois precisa do dinheiro.
Já passei todas as variáveis e posíveis dificuldades da empreitada e equipamentos q provavelmente deverão ser usados. Ele já sabe agora de tudo...

Seria interessante, baseado no caso acima, ouvir as opiniões dos colegas sobre o q seria necessário para poder fazer o trabalho e precificar o mesmo. Os erros cometidos, as dificuldades q poderão surgir e como contornar, o preço, técnicas q serão usadas (iluminação) , edição....
Creio q será um debate interessante e salutar para muitos frequentadores.
2 coisa me parecem quase certas: O serviço seria ao relento e a quantidade de flores e plantas é bem grande...
E aí, o q acham...
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #1 Online: 16 de Abril de 2014, 14:41:08
Lúzio, acho que vc foi pelo caminho certo...

O seu amigo tem que ter mais informações para poder precificar com correção.
Mas baseado nas questões que você propõe, se eu fosse profissional (coisa que não sou) e tivesse conhecimento de meu custo pessoal [equipamento + custos fixos + custos variáveis + impostos + lucro + etc...](coisa que não tenho) teria como precificar com exatidão o valor do trabalho.
E eu precificaria não por dia de trabalho, mas por produto entregue. Quantas fotos finais o cliente vai querer?? 30-100-300??? Isso muda a composição do preço por causa do custo/hora de trabalho na edição.

Quanto à forma de fazê-lo, vai depender o grau de conhecimento técnico do fotógrafo e até mesmo do equipamento que ele possua.
2 cavaletes, 2 placas de acrilico (branca e preta), 1 softbox grande e alguns rebatedores e  tapadeiras são suficientes para realizar um job como esse (no caso das flores).
Uma GA e uma normal deve ser mais que suficiente para as fachadas.
Uma boa edição para isso tudo, com conhecimento de HDR no caso da fachada (apenas para ser aplicado caso seja necessário) se a foto contiver uma grande variação luminosa.

Acho que por aí já dá algum pé a coisa...
Abç,

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #2 Online: 16 de Abril de 2014, 14:50:09
Hyde, preço por produto e não diária eu concordo totalmente. No caso de flores tem um monte de variáveis. Numa vc pode fazer em 2 minutos e em outras? A luz será a mesma? Preparo para uma melhor composição, edição individual...A coisa vai longe...
Mesmo uma fachada é complicado. Não é só chegar e fotografar, pois existem muitas outras considerações, q eu sei quais são, mas deixa a turma opinar  kkkk.
Abração.
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Resposta #3 Online: 16 de Abril de 2014, 14:54:17
Interessante a questão e vou acompanhar.  :ok:

Mas fica óbvio que, sem saber se serão 10 ou 300 fotos "BEM" editadas não como precificar nada. Outra questão é o Local que as flores serão fotografadas e o nível de produção exigidos.
Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI



Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.986
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #4 Online: 16 de Abril de 2014, 14:56:38
Precisa de mais informações com certeza e o mais importante: Ter a certeza que consegue atender as expectativas do cliente. Ele "ocasionalemnte" trabalha com fotografia?! O cliente é ciente disso ou pensa estar contratando um "profissional atuante e experiente?
Esse cliente ja viu as fotos dele? ele ja fotografou esse tema? Ele  ja fez um job semelhante?
Conseguir a grana e nao atender o cliente e nunca mais ser chamado ou até sentir a insatisfação do cliente será bem pior que perder/repassar o job...

Abraço,
M Rezende
« Última modificação: 16 de Abril de 2014, 14:59:58 por Rezende_SP »


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #5 Online: 16 de Abril de 2014, 15:03:43
Interessante a questão e vou acompanhar.  :ok:

Mas fica óbvio que, sem saber se serão 10 ou 300 fotos "BEM" editadas não como precificar nada. Outra questão é o Local que as flores serão fotografadas e o nível de produção exigidos.

Perfeito. :ok:
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #6 Online: 16 de Abril de 2014, 15:08:01
... e o mais importante: Ter a certeza que consegue atender as expectativas do cliente.
....Conseguir a grana e nao atender o cliente e nunca mais ser chamado ou até sentir a insatisfação do cliente será bem pior que perder/repassar o job...

Abraço,
M Rezende

Grande Marcelo!
Falei isso para ele. Acho q ficou meio chateado por perceber q dependeria de alguem mais experiente e com equipamentos adequados para a empreitada. Só q neste caso teria de abrir mão de uma parte da grana cobrada....kkkk
Esta parte da "Atender a expectativa do cliente" é perfeita. :ok:
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #7 Online: 16 de Abril de 2014, 15:11:08
Aproveitando a deixa do Alex: Imaginem fazer as fotos na calçada com pessoas e carroa passando. Imaginem se começar a ventar. E nem precisa ser vento forte...E a Luz? Sol forte ou muito nublado...Tem o fundo q tem de ficar branco.....Vixe!...
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #8 Online: 16 de Abril de 2014, 15:13:45
Ele acabou de me ligar e disse para q marcou com a cliente para amanhã, para poder avaliar corretamente o serviço e passar o orçamento. Pediu para ir com ele e o valor cobrado será dividido, eu vou ter de entrar na parada, pois ele já percebeu q não tem como fazer. Mas tava chateado... kkkkk
« Última modificação: 16 de Abril de 2014, 15:14:56 por Lúzio »
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.986
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #9 Online: 16 de Abril de 2014, 16:25:49
Bem...Se chamarem me pra  fazer o que ele faz eu provavelmente ficaria chateado ao ter contato com os detalhes, aspectos técnicos e etc e perceber que eu teria dificuldades...afinal cada um no seu quadrado. Talvez ele esteja com uma visão muito superficial do que seja atuar com fotografia profissionalmente. Mesmo quem já atua tem suas áreas específicas, vc sabe que não é assim, aponta para qq coisa é clica.
 Tente passar isso a ele  ;)
Bom  trampo!!!!!


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #10 Online: 16 de Abril de 2014, 16:32:46
Ele acabou de me ligar e disse para q marcou com a cliente para amanhã, para poder avaliar corretamente o serviço e passar o orçamento. Pediu para ir com ele e o valor cobrado será dividido, eu vou ter de entrar na parada, pois ele já percebeu q não tem como fazer. Mas tava chateado... kkkkk
Nao e legal se aventurar, Luzio, teu amigo fez o certo em te chamar.
Eu , mesmo sendo do ramo faz um tempao, ,acabei de entrar numa roubada dessas.
Tema:
Atuallizaçao de catalogo, eu fiz o 2013,
"Sao so umas fotinhas", mas nao quero fazer com celular!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Final da novela, 62 fotos "Bem" tratadas, o catalogo duplicou, e eu cobrei menos do que devia
si bem que conhecendo o cliente"mao fechada", se cobrava o certo , nao ia a fazer nada.
Esta cheio desses bichinhos o mercado, e como todos temos esse vicio de ter contas para pagar,
acabamos aceitando nosso erro, e vamos enfrente...
O melhor e perguntar bem antes, e sentir o quanto o cliente quer gastar,
melhor fazer um trabalho de 1000 por 800, a ficar olhando as paredes do estudio.


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #11 Online: 16 de Abril de 2014, 17:15:34
A coisa toda fica meio estranha, pois acaba ficando a impressão q estou criando dificuldades para tentar lucrar. Mas juro q nunca tive esta intenção e relutei em aceitar ir com ele. Nunca me aproveitei de ninguém e sempre procurei ser correto com todos. Assim, quando isso ocorre fico incomodado.
Mas sei também q não posso perder meu tempo e mais desgaste de equipamento sem remuneração. E ainda tem os gastos q terei...
De qualquer forma ele também não faria o serviço, pois está muito além da capacidade de conhecimento e material/equipamento.
Amanhã ficarei sabendo com exatidão dimensão da coisa. E não terei dúvidas para renunciar o serviço se a remuneração não for minimamente digna.
Depois posto o resultado da visita. T
Todos os pontos q elenquei para ele sobre o serviço, quando da consulta, eu descrevo depois. Não faço isso agora para poder esperar mais respostas dos colegas.
Mas basicamente é isso q os colegas já disseram. Só vou tentar ser mais detalhista. Acho q está sendo legal para muitos a bela participação de colegas, q sempre soube serem pessoas com ótimos conhecimentos e talento.
 :ok:
« Última modificação: 16 de Abril de 2014, 17:17:07 por Lúzio »
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #12 Online: 16 de Abril de 2014, 17:20:00
A coisa toda fica meio estranha, pois acaba ficando a impressão q estou criando dificuldades para tentar lucrar. Mas juro q nunca tive esta intenção e relutei em aceitar ir com ele. Nunca me aproveitei de ninguém e sempre procurei ser correto com todos. Assim, quando isso ocorre fico incomodado.
Mas sei também q não posso perder meu tempo e mais desgaste de equipamento sem remuneração. E ainda tem os gastos q terei...
De qualquer forma ele também não faria o serviço, pois está muito além da capacidade de conhecimento e material/equipamento.
Amanhã ficarei sabendo com exatidão dimensão da coisa. E não terei dúvidas para renunciar o serviço se a remuneração não for minimamente digna.
Depois posto o resultado da visita. T
Todos os pontos q elenquei para ele sobre o serviço, quando da consulta, eu descrevo depois. Não faço isso agora para poder esperar mais respostas dos colegas.
Mas basicamente é isso q os colegas já disseram. Só vou tentar ser mais detalhista. Acho q está sendo legal para muitos a bela participação de colegas, q sempre soube serem pessoas com ótimos conhecimentos e talento.
 :ok:
sempre e bom avaliar tudo, para nao perder muito tempo,
entrando em roubadas.
Roubada so serve em caso de extrema necesidade de $$$$,
mas e bom poder evitar....


ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Resposta #13 Online: 16 de Abril de 2014, 18:42:36
Pelo menos agora a situação vai dar uma clareada  :ok:

Não se esqueça de entender direitinho esta necessidade dos fundos brancos. Se a situação for de fotografia fora de estúdio, ou local minimamente controlável, pode ser problema. Fora que em algumas combinações de cores das plantas, o fundo branco simplesmente não vai funcionar. Como vc bem sabe, vento e plantas não dão certo quando o assunto é fotografia.

Boa sorte  :ok:
Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI



claudio frança

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 528
  • Sexo: Masculino
  • aprendiz
Resposta #14 Online: 16 de Abril de 2014, 18:48:12
Neste caso para evitar complicações, pediria endereço dos locais e então ficava de passar o orçamento depois, e o mais rapido possível ir até o local para avaliar pessoalmente, pois tem clientes que querem preços baixos então explicam a situação da forma mais simples possível e então vc da um orçamento acreditando nas palavras dele aí passa o orçamento e quando chega no local não é bem assim, mas creio que fazendo como citei seria a melhor forma de passar um orçamento sem complicações. :ponder: