Autor Tópico: Para os mais experientes: modelos APS-C de entrada versus modelos APS-C tops  (Lida 6015 vezes)

baseado em fotos reais

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 120
Como fotógrafo amador E iniciante, gostaria de saber dos mais experientes do fórum (considerando somente os modelos com sensor APS-C) o que leva vcs a investirem numa Canon top em detrimento dos modelos de entrada? Elas são tão melhores que as Rebel, por exemplo?

Como eu imagino que a resposta será "sim", gostaria que vocês pudessem me esclarecer quais as vantagens para que eu possa avaliar, no meu caso, se compensa investir numa APS-C top de linha.


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Corpo com melhor pegada, foco com mais pontos, velocidade de fps maior, wifi e outras coisas que vc pode ler na descrição de cada câmera. Qualidade mesmo que é bom nada. Pode comparar desde a T3 e a 70D a qualidade é a mesma até no ISO, esse papo que a 70D é melhor no ISO não me convenceu, é imperceptível.


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Já eu achei a 70D melhor no ISO do que as Rebels sim.

Mas fora isso, em termos de imagem, a diferença não é muito grande. Para mim, o fator determinante foi o autofoco para filmagem e fotos no liveview.

O visor superior é interessante, a pegada é melhor, o corpo mais pesado ajuda a equilibrar quando se usa lentes maiores. Ter dois dials ajuda na velocidade de operação, mas o dial traseiro é pequeno e não muito prático.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
O mais importante é lente e técnica fotográfica, o resto, deveria ser supérfluo mas acaba não sendo e eu mesmo me incluo nessa.

Máquinas como 70D e 7D costuma ter melhor pegada (grip e tamanho de corpo maior), melhor ergonomia (por ter mais botões de atalhos, dials - isso faz uma diferença na velocidade de operação da máquina), AF com mais pontos e/ou melhores, tela de LCD superior (ajuda na rápida configuração e manuseio da câmera).

De maneira geral, facilita a vida e nos deixa mimados com essas facilidades. Mas, se estiver na dúvida, invista em lente. Elas não obsoletam na mesma velocidade de câmeras.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
em qual 'top' voce está pensando, fotos reais?


baseado em fotos reais

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 120
em qual 'top' voce está pensando, fotos reais?

Não sei. Imagine a "mais top" dentro do universo das APS-C


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"

Não sei. Imagine a "mais top" dentro do universo das APS-C
O que é "top" para você? Precisa ter essa pergunta respondido dentro da sua mente.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Se manter a discussão dentro da família Canon, o que existe é ganho em ergonomia, velocidade, praticidade, etc... qualidade de imagem praticamente não se altera. Talvez a 70D com o sensor revisado tenha alguma coisa ínfima melhorada (o suposto melhor trabalho em ISOs elevados), mas tirando ela, pode comprar 7D, 60D e T5i que a qualidade de imagem será a mesma (ou no mínimo muito, mas muito semelhante).

Qualquer 60D/70D/7D quando comparadas com as Rebels agregam um corpo maior, mais pesado, com melhor pegada, com um LCD na parte superior (para visualizar as configurações sem ter que recorrer ao LCD traseiro), com mais botões, usando uma bateria melhor. Além disso, cada uma agregada uma caracterísitca diferenciada: a 7D é um tanque de guerra, super resistente, com alta taxa de FPS, sistema de foco diferenciado; a 70D traz o novo sistema de foco em live-view e em vídeos.

Para uso amador, não sinto falta dos benefícios que uma mais top me traria. Se tivesse dinheiro sobrando, sim, talvez tivesse uma 60D ou 70D. Mas até o momento, continuo mantendo minha T4i e comprando boas lentes, flashes e acessórios para iluminação, filtros, acessórios como tripé, mochila, e por aí vai... Quando achar que tenho tudo que "preciso", aí sim penso em gastar mais dinheiro num corpo melhor. Mas também nada impede que você siga seu impulso consumista e gaste a verba num corpo melhor já de saída.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
A qualidade de imagem é razoável em todas as APS, desde a linha de entrada até as mais tope. A grande diferença fica por conta da usabilidade, dos recursos, foco, acabamento, ergonomia, etc.

Pra muita gente, como eu, a diferença no conforto vale muito a pena, afinal ele interfere diretamente no processo fotográfico.
« Última modificação: 16 de Abril de 2014, 22:49:26 por Claudio Rombauer »


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"

A qualidade de imagem é razoável em todas as APS, desde a linha de entrada até as mais tope. A grande diferença fica por conta da usabilidade, dos recursos, foco, acabamento, ergonomia, etc.

Pra muita gente, como eu, a diferença no conforto vale muito a pena, afinal ele interfere diretamente no processo fotográfico.
Com certeza. Quando migrei de D3100 para D90, fiquei um pouco despontado com a imagem por se tratar de um sensor mais antigo mas, do outro lado da moeda, ganhei mais usabilidade, possibilidade de explorar e APRENDER mais as técnicas fotográficas. É um caminho sem volta, análogo quando você sai de um carro popular e vai pra um Honda FIT ou Civic.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 17 de Abril de 2014, 00:14:25
 Logo se vc quer mesmo top em APS vai ter que incluir na lista as câmeras mirrorless.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #11 Online: 17 de Abril de 2014, 07:16:48
Pra mim hoje a 60D é o melhor custo beneficio da Canon, se tratando de APS-C.


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.815
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 17 de Abril de 2014, 09:27:33
Uma coisa  boba mas que acontece muito: O pessoal amador (entusiastas, aquela menininha que saiu do curso de publicidade, o barbudinho que saiu do jornalismo, etc) Esses compram Rebel.
Se te virem com uma num evento, a primeira coisa que vão olhar é a camera, e dizer "Nooooooffffffa, eu tenho uma dessas, mas só uso no quadradinho verde... Vc usa no manual? Me dá umas dicas aí!"

Sendo uma xxD, vc já se livra da pecha de ter uma camera "amadora".


Serio, parece zoera mas acontece muito.  :D

O resto a galera já comentou. E outra, tenho uma 60d e uma T3. Não tem taaaaanta diferença assim, viu!


baseado em fotos reais

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 120
Resposta #13 Online: 17 de Abril de 2014, 10:48:40
Não acho q isso é besteira não Mike, eu penso isso tb, mas não no sentido de ser "assediado" pelos q tem uma câmera igual à minha, e sim no sentido de ser ridicularizado pelos profissionais.

Eu sempre penso da seguinte forma: qual corretor de imóveis me passa mais credibilidade, o que chega num civic ou o q chega num nissan march?

Mas enfim, na verdade eu to meio surpreso de ver que a diferença entre as rebel e as tops é menor do que imaginei. Provavelmente pra um profissional essas diferenças "fazem diferença" rsrs uma vez que interferem diretamente no uso cotidiano, mas no meu caso, que só queria um controle maior sobre a camera pra poder chegar onde as point and shoot não conseguem e fazer umas fotos mais interessantes (e, de repente, fazer uns freela sem grandes comprometimentos), acho melhor mesmo investir nas lentes.


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #14 Online: 17 de Abril de 2014, 10:51:10
...o barbudinho que saiu do jornalismo...

Olha o preconceito...  Saiba que os barbudinhos têm um vasto fã clube, viu?
100% das mulheres lá de casa preferem homens com barba!!
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube