Autor Tópico: La belle de jour  (Lida 2207 vezes)

Cstabrava

  • Trade Count: (13)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 483
  • Sexo: Masculino
Online: 17 de Abril de 2014, 16:15:10

1.

2.

3.


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 17 de Abril de 2014, 16:28:19
Bacana as fotos.
Só não gostei dos cortes na 2ª foto.
Falta também tentar uma iluminação mais criativa.

Abraços.


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #2 Online: 17 de Abril de 2014, 20:45:20
Se eu puder dar uma sugestão. Ilumine de forma diferente a modelo e o fundo. A iluminação não está condizente à modelo tão expressiva.


Cstabrava

  • Trade Count: (13)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 483
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 17 de Abril de 2014, 21:24:15
Obrigado ELmo.


taunus

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 689
Resposta #4 Online: 18 de Abril de 2014, 08:06:40
A que gostei mais foi a 1ª


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #5 Online: 18 de Abril de 2014, 15:36:02
Dois detalhes impostantes que faz muita diferenca.

O enquadramento aberto cria uma certa distancia e frieza em relacao a nos observadores da imagem. Um enquadramento mais fechado ajuda a criar mais vinculo, intimidade, contato, presenca, etc. Cazendo um corte em ration 2:3 ajuda na composicao de um enquadramento mais fechado.

E o segundo detalhe esta na mao da primeira foto que nao vejo nescessario composicionalmente. Na verdade acho que fica um elemento sobrando.

No mais, a modelo foi bem trabalhada e apresenta um belo olhar.

A luz obviamente pode ser melhorada, mas como esta tambem nao atrapalha, ela apenas esta neutra sem criatividade nem expressao. Obviamente luz expressiva bem trabalhada eleva a imagem a outro patamar. Mas como esta eh nao atrapalha e eh o suficiente para um retrato padrao.


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #6 Online: 19 de Abril de 2014, 09:01:06
CROIX,

Não consigo seguir regra alguma como as que redigiu. Acho que depende tanto de tanta coisa que é impossível generalizar qualquer ação.

Vejo, como exemplo, essa foto de Cartier-Bresson:



Quem é afeito às regras, quaisquer que sejam, cortaria a cabeça dos ciclistas? Se as únicas observações possíveis forem sobre isso ou sobre o "estouro" no canto superior direito, há de se avaliar o seu coração.

Há, nesse fórum uma sequência de comentários que acho bem estranhas, como as do tipo "eu faria diferente". Digo isso pois as fotos já estão feitas e o comentarista não estava lá. Acho mais válidos comentários mais "de dentro" do que os técnicos. Pois a técnica depende de cada um e o que o fotógrafo quer de retorno é saber se sua foto o fez sentir.
« Última modificação: 19 de Abril de 2014, 09:03:58 por Elmo »


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #7 Online: 19 de Abril de 2014, 09:48:23
O que seria um comentário "de dentro"?
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #8 Online: 19 de Abril de 2014, 10:36:43
Cstabrava. Perdoe eu poluir o seu topico, mas como a critica ao meu comentario foi levantada aqui eu nao sei onde seria apropriado a responder a tal critica.
E infelizmente nao tem opcao de [spoiler] no forum.
Talvez o mais correto seria eu ignorar a critica ao meu comentario ja que nao eh a finalidade do topico, mas eu nao gostaria que o meu comentario fosse mal interpretado, entao perdoe me por esse post inapropriado.


------


Elmo, antes de mais nada vc pode notar que eu nao disse ao Cstabrava que a foto deveria ser feita da maneira que eu exemplifiquei. Mas sim apenas transmito o que significa ha mim uma melhor experiencia visual.

O que eu disse nao eh regra mas somente percepcao e experiencia visual.
E de fato nao eh possivel generalizar pq depende de cada cena, mensagem, foto.
Vc obviamente esta pensando que eu estou repetindo um manual de regras lido antes, mas  nao. Nunca fiz curso ou li nada sobre "regras".
Meu comentario foi baseado no que observei nas imagensem questao, e nao uma generalizacao.
E eu tambem nao gosto dos comentarios estilos "eu faria". Afinal nao interessa como terceiros fariam mas sim a intencao e mensagem de quem fez.
Repetindo que meu comentario eh basiado no que percebo no que foi feito e nao um ditado de regras.

Eh curioso vc exemplificar com uma foto do Bresson pq eu vivo repetindo nesse forum o quanto as fotos do bresson sao tecnicamente fora dos standards, fora de foco, tremida, perda de textura em cenas claras e escuras. Como tambem sou eu que vivo repetindo que regras limitam a expressao, visao e qualidade pessoal, o que faz as fotos de bresson serem interessantes.

Se eu ditasse regras eu estaria sendo contraditorio, pq nem eu sigo regras, como vc ja deve ter notado nas fotos que ja apresentei aqui. Um exemplos so para relembrar:



Entao, nao existe regra, mas existe objetivos relacionados a experiencia visual, e eh nisso que meus comentarios propoem. No caso das fotos do Cstabrava, meus comentario foi sobre criar mais vinculo, intimidade, contato e presenca, principalmente por se tratar de uma foto sem ambientacao, o que em geral torna a exploracao do contato do retratado ao expectador uma experiencia mais direta. O que obviamente nao pode ser generalizado e depende de cada trabalho visual, como nessa em que a composicao e enquadramento nao eh baseado no contato direto com a modelo mas sim na experienciciacao do cenario e narrativa:



Os meus comentarios entao nao passam de minha interpretacao e experiencia visual. E nao regras de bolso.



Cstabrava

  • Trade Count: (13)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 483
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 19 de Abril de 2014, 11:56:50
Agradeço os comentários. Quanto ao fato de desvio de tema, isto não ocorre. Quando publicamos as fotos, acredito, buscamos as opiniões daqueles que frequentam o fórum, e suas críticas, na maioria das vezes, acrescentam uma grande quantidade de informações decorrentes de suas experiências. 

Esclarecendo a simplicidade da iluminação observo que se trata de um curso de iluminação que estou frequentando na Sociedade Fluminense de Fotografia e que esta foi a primeira aula. Como demonstrado pelo resultado das fotos, pouco entendo de iluminação, uma vez que somente agora começo a me dedicar mais ao assunto.

Novamente obrigado.

Jorge


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #10 Online: 19 de Abril de 2014, 16:28:46
CROIX, comentar o seu comentário é criticar?

Não o faço mais, prometo.


Cstabrava

  • Trade Count: (13)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 483
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 19 de Abril de 2014, 18:25:30


Acho que o debate sobre os trabalhos só acrescenta, não se resumindo à simples apresentação das fotos. Os mais experientes colaboram muito para que este fórum seja, na minha opinião o melhor sobre o tema.

Jorge
« Última modificação: 19 de Abril de 2014, 18:31:02 por Cstabrava »


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #12 Online: 19 de Abril de 2014, 22:14:23
CROIX, comentar o seu comentário é criticar?

Não o faço mais, prometo.

Eu nao vejo muita diferenca entre o significado de comentar e criticar. E nao vejo problema em ser feito mas quando nao eh direcionado a proposta das fotos postadas do OP, soa a mim meio incoveniente. Incoveniente nao para mim pq eu gosto do assunto, mas para quem postou esperando observacoes sobre as fotos em uma area dedicada e no lugar, acaba lendo: "eu nao faco assim e olha essa foto de outro fotografo" (qual eh a relacao que isso teria com as fotos do OP?) Percebe?.

Eh como se narradores de futebol esquecerem que as observacoes e criticas (narracao) solicitada pelo espectador eh sobre o jogo, mas no lugar comecam a fazer observacoes sobre a opiniao que o outro tem sobre o proprio time, passando a deixar a narracao do jogo de lado. Nao eh o que os expectadores solicitaram, apesar de poderem gostar (ou nao).

Entao o meu tato esta relacionado a minha consideracao pelo espaco e pelo OP que acaba ficando de fora da discussao e que possa nao interessar a ele (e que por isso talvez fosse melhor ser feito em outro espaco). Ja sobre comentario/criticas/interpretacoes sobre que eu digo eu ja nao ligo tanto (eu ate gosto do assunto).

Mas felizmente o OP parece nao se importar (ou talvez tambem gostar) do debate paralelo no topico dele. Algo que a principio eu nao veria problema se tivesse sido incitado por ele ou tivesse a participacao dele.