Autor Tópico: É impossível fazer fotos boas com pouca iluminação?  (Lida 5595 vezes)

RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #30 Online: 23 de Abril de 2014, 10:33:38
Mas aí acho que já foge da pergunta original. O conselho de aprender a expor corretamente é o principal para quem está começando na fotografia, mas o OP colocou uma situação bem específica, não deu a entender qualquer problema com exposição.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #31 Online: 23 de Abril de 2014, 10:37:37

 - em fotos de apresentações ao vivo onde a luz é bem direcionada eu consigo fazer boas fotos em, por exemplo, ISO1600, f/4, 1/100s e 100mm, e que se fosse utilizar o fotômetro da câmera nesses casos eu tava ferrado.

A questão é que mesmo com ISO 6400 ele está precisando de 1/60s, e ainda assim as fotos estão saindo borradas porque as crianças se mexem bastante. Não é apenas questão de seguir o fotômetro, é questão de que não tem luz suficiente pro f/5.6 que ele está usando (por isso a primeira coisa seria usar em 18mm e f/3.5).

Claro que o ideal seria ele postar umas fotos pra gente analisar, mas todo mundo aqui já passou por esse tipo de situação em fotos internas. É totalmente diferente de uma apresentação ao vivo, onde você tem luz forte mesmo que pontual. :ok:


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 23 de Abril de 2014, 11:04:19
A questão é que mesmo com ISO 6400 ele está precisando de 1/60s, e ainda assim as fotos estão saindo borradas porque as crianças se mexem bastante. Não é apenas questão de seguir o fotômetro, é questão de que não tem luz suficiente pro f/5.6 que ele está usando (por isso a primeira coisa seria usar em 18mm e f/3.5).

Claro que o ideal seria ele postar umas fotos pra gente analisar, mas todo mundo aqui já passou por esse tipo de situação em fotos internas. É totalmente diferente de uma apresentação ao vivo, onde você tem luz forte mesmo que pontual. :ok:


 :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:


baseado em fotos reais

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 120
Resposta #33 Online: 23 de Abril de 2014, 12:16:42
É isso mesmo galera.

Eu entendo as colocações do nosso amigo fkuhne, mas como disseram, é uma situação comum essa minha, não tem mto segredo. E tb concordo com o pessoal sobre ser diferente a situação que eu coloquei em relação à que o fkuhne colocou (spotlights em shows). Sem dúvida no segundo caso a fotometragem pontual é melhor, mas o meu caso tá muito mais pra cena da cozinha descrita pelo Mike rsrs.

Ontem comprei e já usei a 50mm f1.8. Gostei mto e já consegui um pouco mais de opções juntamente com a minha lente do kit. Na verdade só usei a do kit pra fazer algumas fotos em 18mm. Qdo queria mais zoom (que é como eu gosto mais de fotografar) já metia a cinquentinha e regulava o DOF pelo diafragma. Alternei entre 1.8 e 3.5 e já consegui resultados melhores do que os que eu vinha obtendo só com a lente do kit.

Mesmo assim certamente minha próxima aquisição será esse flash yongnuo que vcs recomendaram.

Obrigado pelas dicas de todos!


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #34 Online: 23 de Abril de 2014, 12:50:32
Que bom que já sentiu melhora!

O 468II no ML tá 350~380, compensa...

Abraço.