Autor Tópico: Photo Poche (Caixa 1 e 2): Unboxing e Primeiras Impressões !!  (Lida 2104 vezes)

Fernando K

  • Trade Count: (102)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.567
  • Sexo: Masculino
[...não sei ao certo onde abrir este tópico, por isso se a moderação quiser pode alterar...]  :ok:

**************************************************************************
Pessoal,

Inicio com este tópico um novo "hábito": fazer o "unboxing" e falar brevemente sobre as "impressões" sobre livros de fotografia, mais ou menos da mesma forma que já faço em relação aos equipamentos (câmeras e lentes). Não sei o que o pessoal vai achar, por isso seria por enquanto uma versão "beta"... caso funcionar, posso dar continuidade....

*    *     *

Começo não com um livro único, mas com uma coleção de 2X5 livros da coleção "Photo Poche":

"A Photo Poche, mais prestigiada compilação de livros de fotografia do mundo, foi concebida por Robert Delpire na França, em 1982, como uma coleção de introdução à fotografia. Atualmente, é publicada em sete países pelas mais renomadas editoras de arte e fotografia, reunindo mais de 150 títulos, entre monografias e volumes temáticos. Com formato portátil e preço acessível, a coleção busca ampliar a formação visual de seu público e ao mesmo tempo divulgar a obra de grandes fotógrafos. Em cada volume, o leitor encontra uma seleção criteriosa de imagens, acompanhada de texto de apresentação, biografia e bibliografia.

Os cinco primeiro nomes lançados pela Cosac Naify são Henri Cartier-Bresson, Man Ray, Helmut Newton, Sebastião Salgado e Elliott Erwitt. Os outros cinco nomes lançados no Caixa Photo Poche 2 (6 a 10) são Josef Koudelka, Lewis Carroll, Robert Capa, Edward Steichen e André Kerstész."

[fonte: http://editora.cosacnaify.com.br/ObraSinopse/2449/Caixa-Photo-Poche-1-%281-a-5%29--Caixa-Photo-Poche-2-%286-a-10%29.aspx]

*     *     *
Bom, vamos ao Unboxing (a coleção chegou hoje, comprei numa promoção "pague 1 leva 2"!!! ...mas já acabou... :no:):

1.


2.


3.


4.


5.


6.


*     *     *
Primeiras Impressões:

Simplesmente "SEN-SA-CIO-NAL", vale cada centavo, mesmo se valor fora da promoção.

Os livros são pequenos (ótima portabilidade, como as mirrorless!!), mas de excelente qualidade de construção: capa dura e papel couché de gramatura grossa (Dimensões: 130 x 190 x 55 mm; Peso: 1.2500 kg;)

Mas o principal, claro: o conteúdo!! São mais de 60 exemplos de fotos em pagina inteira de cada fotógrafo, com breve texto introdutório.

Eu fiz uma rápida "leitura" em todas as fotos da Caixa 1, e quantas fotos interessantes...



*     *     *

Vou fazer o seguinte: vou postando aos poucos uma síntese de cada fotógrafo, com exemplos de fotos que achar mais interessante.
Acho que é fundamental conhecer todas essas imagens históricas, de grandes artistas-fotógrafos para ampliarmos nossa referência e horizonte de conhecimento em relação à Fotografia.

Vou finalizar com 2 fotos que fiz durante o Unboxing, que achei mais "artísticas"... fiquei super entusiasmado com esse novo projeto, e super motivado ao ver as imagens desses fotógrafos.... hehe!!!

Valeu pessoal, abraços!!!  :ok:

********************

A.


B.


*********************
Sony A5100 + 16-50mm


taunus

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 689
Resposta #1 Online: 19 de Abril de 2014, 18:26:21
Parece-me uma colecção muito interessante.


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 19 de Abril de 2014, 19:00:41
A coleção original tem quase 160 volumes (dos quais adquiri cerca de 20 até o momento):
http://www.delpire.fr/poches.htm

O que não gostei da versão traduzida para POrtugu~es é que mudaram a numeração (o número 1 original é do Nadar, enquanto no país ficou o "H.C. Bresson". A mudança de numeração dificulta discussões com gente que tem a coleção original. Quando iniciei a coleção entre 2010 e 2011) a versão em português não existia, e como já estou com vários títulos adquiridos resolvi continuar a coleção original, que é em francês. Uma fonte da coleção completa é a Amazon francesa :)   É de fato uma excelente coleção!  Espero que a Cosac Naify lance todos os demais volumes.
JVc.


Fernando K

  • Trade Count: (102)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.567
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 19 de Abril de 2014, 22:20:30
Parece-me uma colecção muito interessante.

Parece e É !!!!
Sony A5100 + 16-50mm


Fernando K

  • Trade Count: (102)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.567
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 19 de Abril de 2014, 22:23:43
A coleção original tem quase 160 volumes (dos quais adquiri cerca de 20 até o momento):
http://www.delpire.fr/poches.htm

O que não gostei da versão traduzida para POrtugu~es é que mudaram a numeração (o número 1 original é do Nadar, enquanto no país ficou o "H.C. Bresson". A mudança de numeração dificulta discussões com gente que tem a coleção original. Quando iniciei a coleção entre 2010 e 2011) a versão em português não existia, e como já estou com vários títulos adquiridos resolvi continuar a coleção original, que é em francês. Uma fonte da coleção completa é a Amazon francesa :)   É de fato uma excelente coleção!  Espero que a Cosac Naify lance todos os demais volumes.

Puxa, por que será que modificaram a ordem da numeração?? ...nossa, imagine 160 livros!!! Estou já me "gabando" com esses 10, rsss!!
Mas já aguardando ansioso pela caixa 3 e 4...!!!

Valeu!!!
Sony A5100 + 16-50mm


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 20 de Abril de 2014, 01:07:33
Acredito que resolveram testar o ,ercado e lançar apenas 10 volumes. Se as vendas forem boas devem trazer mais. Daí devem ter decidido selecionar 10 nomes que ao mesmo tempo tenham nomes conhecidos que chamem a atenção, mas também deixem outros tantos para outros eventuais lançamentos mais adiante :)

Só espero também que não tenham mutilado o texto original durante a tradução. Ainda não comparei uma versão traduzida com a original...
« Última modificação: 20 de Abril de 2014, 01:08:37 por jauvane »
JVc.


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #6 Online: 20 de Abril de 2014, 11:40:49
Fernando, obrigado pela dica e review dos livros. Lindos mesmo.
E pra não perder o costume fez uma foto ótima com o gato hein  :clap:

Abs