Autor Tópico: Troca de 70D por 7D  (Lida 5157 vezes)

Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Online: 20 de Abril de 2014, 00:04:31
No final de semana passado recebi o convite de um amigo fotógrafo de pássaros para fotografar num sítio com mais 4 amigos que estavam aqui na cidade. Ele me emprestou uma lente (400mm f/5.6L), pois eu estava sem tele para fotografar os pássaros, e eu usei na 70D.

Lá fotografamos no meio do mato, em locais com lama, muita poeira, e em alguns momentos chuva, e nesses momentos em que choveu eu guardei a câmera na mochila com a capa de chuva, porque não tive coragem de molhá-la.

Ele estava usando alguma câmera da série 1D (alguma das mais antigas, não era a 1Dx), outros dois caras estavam de 7D, um de 5D mkII e o outro de T3i. Esse ultimo também não teve coragem de encarar a chuva e guardou a câmera na mochila.

Sem mais delongas... Quando estava mudando pra Canon, eu estava decidido a pegar uma 7D, mas apareceu a oportunidade de pegar a 70D e acabei ficando com ela. Estou muito satisfeito com a câmera, mas fiquei com a ideia de que ela não é a ideal para o meu uso.

Eu pretendo investir "pesado" agora em uma lente para voltar mesmo a fotografar aves, pois a quase dois anos venho adiando (na verdade não adiando, mas gastando com outras coisas e no final falta o dinheiro da lente) essa compra.

Eu sei que nessa troca eu perderia algumas coisas, mas ganharia em outras, como qualquer outra troca. O que vocês acham? A 7D realmente é a câmera que eu procuro, ou devo desistir dessa troca e fotografar mais com o que já tenho?
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 20 de Abril de 2014, 01:20:58
 Por que não compra aqueles "saquinhos" de mergulho para câmera e usa na sua 70D? Assim a sua câmera estará melhor vedada que a 7D, sem molhar e sem sujar. No caso de algumas lentes grandes na BH tem capa de proteção.


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 20 de Abril de 2014, 01:43:59
Para pássaros a 7D, com seus 8fps e buffer maior, tem mesmo vantagem, sendo usada por muitos fotógrafos de aves; entretanto, a 70D deve te dar bons resultados tb. Talvez uma capa de chuva te deixe seguro9 o suficiente para usar o conjunto na chuva... A propósito, a 400 f5.6L é uma excelente opção, de custo baixo, se o ambiente em geral é claro.
JVc.


sawevi

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 28
  • Sexo: Masculino


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #4 Online: 20 de Abril de 2014, 12:25:32
Para pássaros a 7D, com seus 8fps e buffer maior, tem mesmo vantagem, sendo usada por muitos fotógrafos de aves; entretanto, a 70D deve te dar bons resultados tb. Talvez uma capa de chuva te deixe seguro9 o suficiente para usar o conjunto na chuva... A propósito, a 400 f5.6L é uma excelente opção, de custo baixo, se o ambiente em geral é claro.
Por que não compra aqueles "saquinhos" de mergulho para câmera e usa na sua 70D? Assim a sua câmera estará melhor vedada que a 7D, sem molhar e sem sujar. No caso de algumas lentes grandes na BH tem capa de proteção.
da uma comparada nas especificações de selamento das duas
http://www.canon-europe.com/For_Home/Product_Finder/Cameras/Digital_SLR/EOS_70D/
http://www.canon-europe.com/For_Home/Product_Finder/Cameras/Digital_SLR/EOS_7D/

O saquinho de mergulho não é uma opção, pois é preciso operar a câmera muito rápido e ter tudo a mão, e ele atrapalha um pouco nisso.

Quanto a lente, essa 400mm é um pouco acima do que posso pagar no momento. Devo pegar (pretendo até o final do ano) a Sigma 150-500mm. Ela é bem escura, mas vai servir por um bom tempo, pois onde geralmente fotografo tem bastante luz. Depois quem sabe, pego uma Canon 300mm f/4L para os locais menos luminosos.

Geralmente o pessoal que tem mais grana, usa muito a 500mm f/4L em locais com menor luminosidade, e sempre tem um TC1.4X no bolso, mas é raro ver alguém com lentes f/2.8, como a 300mm f/2.8L, e quando tem geralmente usam com TC2x.

Vou ponderar essa questão da troca por mais um tempo, mas hoje o que mais me deixa com vontade de trocar é o fato de a 7D ter mais atalhos a mão, e claro, ser muito mais resistente.
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 20 de Abril de 2014, 16:36:49
 É... Se realmente não tem como usar o saquinho ou um case o negócio é mesmo a 7D. Em relação a resistência elam continua imbatível.
 Agora no que tange fps estou me impressionando com minha nex 6, são 10 fps em ram com cache para 10 fotos, com cartão rápido vai de 11 a 12 direto, com o sensor hibrido é impressionante como acerta, neste ponto a 7D esta bem ultrapassada.
« Última modificação: 20 de Abril de 2014, 16:37:18 por NATTIS »


Álvaro Fraga

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 284
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 21 de Abril de 2014, 00:16:42
O saquinho de mergulho não é uma opção, pois é preciso operar a câmera muito rápido e ter tudo a mão, e ele atrapalha um pouco nisso.

Quanto a lente, essa 400mm é um pouco acima do que posso pagar no momento. Devo pegar (pretendo até o final do ano) a Sigma 150-500mm. Ela é bem escura, mas vai servir por um bom tempo, pois onde geralmente fotografo tem bastante luz. Depois quem sabe, pego uma Canon 300mm f/4L para os locais menos luminosos.

Geralmente o pessoal que tem mais grana, usa muito a 500mm f/4L em locais com menor luminosidade, e sempre tem um TC1.4X no bolso, mas é raro ver alguém com lentes f/2.8, como a 300mm f/2.8L, e quando tem geralmente usam com TC2x.

Vou ponderar essa questão da troca por mais um tempo, mas hoje o que mais me deixa com vontade de trocar é o fato de a 7D ter mais atalhos a mão, e claro, ser muito mais resistente.

Se souber olhar bem aqui no Fórum e em outros fóruns dedicados à fotografia de aves vai encontrar a 300mm f/4 por um preço apenas um pouco acima da Sigma 150-500mm. Ou se der sorte, vai ver que o preço das duas quase empata. Tenho uma que acho fantástica e como tenho uma FF, uso um TC1.4x, que também me dá bons resultados. Agora, para condições extremas de distância, vou comprar um TC2x. Ainda acho mais vantagem que as lentes mais pesadas, como a Bigma 150-500mm. A diferença de peso, mesmo com o TC, é de quase 800 gramas em favor das Canon.
Nikon z6ii, Nikkor 300mm f/4 af-s pf ev de, Nikon 24-105 f/4, tc Nikon 1,7x, tc Nikon 2x iii
Instagram @alvarofraga


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #7 Online: 21 de Abril de 2014, 11:10:40
Se souber olhar bem aqui no Fórum e em outros fóruns dedicados à fotografia de aves vai encontrar a 300mm f/4 por um preço apenas um pouco acima da Sigma 150-500mm. Ou se der sorte, vai ver que o preço das duas quase empata. Tenho uma que acho fantástica e como tenho uma FF, uso um TC1.4x, que também me dá bons resultados. Agora, para condições extremas de distância, vou comprar um TC2x. Ainda acho mais vantagem que as lentes mais pesadas, como a Bigma 150-500mm. A diferença de peso, mesmo com o TC, é de quase 800 gramas em favor das Canon.

Alvaro, na B&H a 300mm f/4L é mais cara até que a 400mm f/5.6L, e adiferença de preço delas pra sigma é de quase 400 dólares. Acho dificil encontrar calor similar aqui no Brasil. Mas no dia em que eu for comprar, provavelmente próximo ao final desse ano, vou pesquisar bastante. Se pudesse, eu ficaria com a 400mm f/5.6L. Usando um TC1.4x nela, ficaria f/6.3?
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


Álvaro Fraga

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 284
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 21 de Abril de 2014, 11:44:23
Alvaro, na B&H a 300mm f/4L é mais cara até que a 400mm f/5.6L, e adiferença de preço delas pra sigma é de quase 400 dólares. Acho dificil encontrar calor similar aqui no Brasil. Mas no dia em que eu for comprar, provavelmente próximo ao final desse ano, vou pesquisar bastante. Se pudesse, eu ficaria com a 400mm f/5.6L. Usando um TC1.4x nela, ficaria f/6.3?

Rafael, exato. A 400mm f/5.6L com um TC1.4x fica com f/6.3 e você perderia o foco automático, só podendo usar o foco manual. Precisa ver também que a 400mm não é estabilizada e em situações de pouca luz você teria dificuldades. Outra opção seria a 100-400mm,  estabilizada. Dê uma olhada nas resenhas dela. Mas esta é uma decisão muito pessoal e, vou te contar, deixa a gente de cabelo em pé, sem saber o que fazer. Ano passado, comprei uma 6D. Sabia que, por ser fullframe, não seria ideal para passarinhar. E realmente não é. Mas a qualidade de imagem é tão boa que não consigo me desfazer dela. Me apaixonei.  Vou passar as férias passarinhando, em maio, e já pensei em tudo: comprar uma câmera APS-C, talvez uma 70D, para passarinhar, comprar uma tamron 150-600mm ou comprar um TC2x, para usar em situações extremas. Acabei optando pelo TC, pois a 300mm f/4 é relativamente leve, pouco mais de 1kg, e com o TC2x ela iria para 600mm f/6.3, Vou perder o foco automático, mas só vou usar em último caso, quando a lente e o TC1.4x não resolverem o problema.  E, no seu caso, por ter uma câmera cropada, com fator 1.6, na verdade uma lente 400mm passaria para 640mm. Isso é suficiente, segundo me falaram alguns passarinheiros bem experientes.
 :) :)
Nikon z6ii, Nikkor 300mm f/4 af-s pf ev de, Nikon 24-105 f/4, tc Nikon 1,7x, tc Nikon 2x iii
Instagram @alvarofraga


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 21 de Abril de 2014, 12:37:55
Alvaro, na B&H a 300mm f/4L é mais cara até que a 400mm f/5.6L, e adiferença de preço delas pra sigma é de quase 400 dólares. Acho dificil encontrar calor similar aqui no Brasil. Mas no dia em que eu for comprar, provavelmente próximo ao final desse ano, vou pesquisar bastante. Se pudesse, eu ficaria com a 400mm f/5.6L. Usando um TC1.4x nela, ficaria f/6.3?

O TC1.4x aumenta um ponto inteiro de luz. Deste modo, f5.6 equivalerá a f8.0 (e não f6.3. F6.3 seria apenas um terço de ponto de luz)...
JVc.


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #10 Online: 21 de Abril de 2014, 12:46:37
Rafael, exato. A 400mm f/5.6L com um TC1.4x fica com f/6.3 e você perderia o foco automático, só podendo usar o foco manual. Precisa ver também que a 400mm não é estabilizada e em situações de pouca luz você teria dificuldades. Outra opção seria a 100-400mm,  estabilizada. Dê uma olhada nas resenhas dela. Mas esta é uma decisão muito pessoal e, vou te contar, deixa a gente de cabelo em pé, sem saber o que fazer. Ano passado, comprei uma 6D. Sabia que, por ser fullframe, não seria ideal para passarinhar. E realmente não é. Mas a qualidade de imagem é tão boa que não consigo me desfazer dela. Me apaixonei.  Vou passar as férias passarinhando, em maio, e já pensei em tudo: comprar uma câmera APS-C, talvez uma 70D, para passarinhar, comprar uma tamron 150-600mm ou comprar um TC2x, para usar em situações extremas. Acabei optando pelo TC, pois a 300mm f/4 é relativamente leve, pouco mais de 1kg, e com o TC2x ela iria para 600mm f/6.3, Vou perder o foco automático, mas só vou usar em último caso, quando a lente e o TC1.4x não resolverem o problema.  E, no seu caso, por ter uma câmera cropada, com fator 1.6, na verdade uma lente 400mm passaria para 640mm. Isso é suficiente, segundo me falaram alguns passarinheiros bem experientes.
 :) :)

Vou acabar ficando com a Sigma 150-500mm mesmo... Ela é estabilizada e tem uma boa DF.

Só fiquei em dúvida em relação ao AF. A Sigma é f/6.3 em 500mm e ela faz sim AF. Eu já usei uma quando tinha a D7000, e também já usei numa D90, e o AF funcionou normalmente.
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 21 de Abril de 2014, 12:50:16
comprar uma tamron 150-600mm ou comprar um TC2x, para usar em situações extremas. Acabei optando pelo TC, pois a 300mm f/4 é relativamente leve, pouco mais de 1kg, e com o TC2x ela iria para 600mm f/6.3, Vou perder o foco automático, mas só vou usar em último caso, quando a lente e o TC1.4x não resolverem o problema.  E, no seu caso, por ter uma câmera cropada, com fator 1.6, na verdade uma lente 400mm passaria para 640mm. Isso é suficiente, segundo me falaram alguns passarinheiros bem experientes.
 :) :)

o TC2x aumenta dois pontos inteiros de luz, deste modo a 300 f4 equivalerá a 600 f8 (e não f6.3). Optar por um sensor APS-C é a única opção de multiplicação da distãncia focal sem perda de pontos de luz.

A propósito, antes de comprar minha 400 f5.6L li muito sobre a 400 f5.6L, 100-400L e 300 f4L. Descartei a 100-400L porque muitos indicavam uma perda considerável de nitidez (além do fato de que normalmente a pessoa estará em 400mm e reclamando porque não dá para ir além disso). É o usual de comparar lentes zoom com fixas. Sobre a 300 f4L IS e a 400 F5.6L, a dúvida é pela distância focal mais curta com IS ou mais longa sem IS. Em ambientes claros (onde velocidades altas são comuns, como locais ensolarados) o IS é menos necessário, motivo pelo qual optei pela 400 f5.6L. Se a pessoa fotografa em locais menos claros a 300 F4 IS é boa opção. E para aqueles que fotografam alvos distantes e próximos e aceitam a perda de nitidez, a 100-400L torna-se uma opção a considerar. Cada lente tem seu uso e a melhor opção para uma pessoa não é necessariamente a mesma para outra :)
JVc.


Rony Slm

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 407
  • www.flickr.com/photos/rnslm
    • www.flickr.com/photos/rnslm/
Resposta #12 Online: 21 de Abril de 2014, 15:55:02
Essa tamron 150-600 está me coçando... enquanto ainda sonho com uma tele clara
5D MK iii, Canon 7DII chegando,  Canon 70-200 2.8 IS;  Canon 50  1,4; Canon 24-105 4;Canon EF 17-40 4; Canon 8-15  4; Sigma 150-500 5/6,3; Canon 28-135:Canon 100 2.8 macro, Canon eos M + 18-55 STM


Mauro Luis da Cunha Machado

  • Trade Count: (7)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 363
Resposta #13 Online: 23 de Abril de 2014, 19:49:01
Faço trilhas e tinha uma 60D, andava com ela na chuva, pegou muito barro, sereno, frio aqui no sul, e nunca tive problemas, essas câmeras são mais resistentes que pensamos, eu investiria em lente. Em uma trilha em Maquiné andei o dia inteiro embaixo de chuva e fotografei o tempo todo, só usava um paninho para limpar a lente da água e embaçamento. Agora uso uma NEX5r pela praticidade e qualidade da imagem, já derrubei ela dentro de um riacho e ele continuou a funcionar sem problemas, abraço.


igorhp

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 48
Resposta #14 Online: 23 de Abril de 2014, 20:14:50
A 60D tem selamento. Olhe esse link
http://www.imaging-resource.com/PRODS/E60D/E60DA.HTM
Canon 7DmarkII, Canon 60D, lente Canon 17-55mm 2.8, Lente Canon 50mm 1.4, Canon 10-18mm, Lente 70-200 2.8, mm, Flash Canon Speedlite 600RT, Canon Speedlite 600RT II