Autor Tópico: T3i 18-55 ou 18-135?  (Lida 2961 vezes)

Antonio_MF

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 174
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 14 de Abril de 2014, 14:32:50
Mas a questão é que todas as lentes tem vinheta, pode ver que até as tops, Lentes L, todas tem...
A perda de nitidez nas bordas não necessariamente está vinculada a lente ter vinheta ou não, e todas as lentes também são menos nítidas nas bordas...
O fato é que as lentes citadas, a 18-55, a 18-135, a STM, todas essas lentes são lentes de entrada. Tem um compromisso entre qualidade ótica, qualidade construtiva, e custo. Disso não se tem como fugir sem gastar muito mais...
Eu acho, que entre as duas, considerando que ambas tem esses compromissos, eu ficaria (na verdade eu tenho) com a 18-135, se for para ser ter apenas uma, ou se o range fosse realmente importante eu pensaria na 18-55 + 55-250 ... (combinação que eu acho bem melhor que a 18-200, por exemplo).


Sim, de fato é fácil arrumar em um click (com um pouco de perda na qualidade).. mas pra mim é um ponto negativo da lente. A pergunta do tópico é 18-55 ou 18-135mm.. e eu continuo com a mesma opiniao.. se tiver que desembolsar dinheiro nao faça! Guarde para poder comprar uma tele com construçao otica superior.. eu só adquiri a minha porque seria sandice deixar 900 reais ir por agua abaixo numa revenda! As vinhetas muitas vezes sao faceis de tirar com um click mas em muitas outras há uma perda na nitidez das bordas, ou falta iluminacao resultando num crop maldido e nao desejado para salvar a imagem  :aua:! Essa é uma opinao minha, já que acima dos 105mm preciso tratar todas as fotos.. conversando com colegas que já usaram a mesma lente e todos relatam as mesma coisa. E a unica vantagem da STM é o motor silencioso de foco, que pra mim.. nao fede nem cheira pois nao faço videos! Abraços  :ok:
"Se você agir sempre com dignidade, pode não melhorar o mundo,
mas uma coisa é certa: haverá na Terra um canalha a menos"
MILLOR FERNANDES (Dizem...)


baseado em fotos reais

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 120
Resposta #16 Online: 14 de Abril de 2014, 14:54:31
se o range fosse realmente importante eu pensaria na 18-55 + 55-250 ... (combinação que eu acho bem melhor que a 18-200, por exemplo).

Depende do uso. Se vc precisa transitar entre 18mm e 85mm, por exemplo pra fotografar uma festa de crianças num buffet (como já vi alguns citarem aqui no fórum), torna-se impraticável ficar trocando de lente o tempo todo. Até vc mudar de uma pra outra a criança já saiu da piscina de bolinha e tá no escorregador.


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #17 Online: 14 de Abril de 2014, 15:00:08
Depende do uso. Se vc precisa transitar entre 18mm e 85mm, por exemplo pra fotografar uma festa de crianças num buffet (como já vi alguns citarem aqui no fórum), torna-se impraticável ficar trocando de lente o tempo todo. Até vc mudar de uma pra outra a criança já saiu da piscina de bolinha e tá no escorregador.

Já vejo essa questão sob outro prisma:

1) Se você é profissional e está fotografando essa festa, necessariamente precisa trabalhar com 2 câmeras. Pode deixar cada uma com uma objetiva diferente. Isso sem falar que, com certa experiência, o pessoal começa a saber quando vai usar uma ou outra lente, tanto é que vejo muitos fazerem festas e casamentos com 2 fixas e nada mais.

2) Mesmo que seja hobby, uma 18-55 vai cobrir quase tudo pensando num buffet "normal", sem ser um mega playground. Lembre-se que ela tem o fator de corte (nas Canon equivalente a 1,6X) e que esses 55mm se tornam quase 90mm. E aí voltamos para a discussão: se quer mais flexibilidade, terá que abrir mão de qualidade ou de preço (ou os dois). Ou basta aprender a se virar com o que tem na mão. Parece difícil, mas acostuma!
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Antonio_MF

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 174
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 14 de Abril de 2014, 15:08:36
Perfeito Greatwalker!!!

E lembrando que antigamente só existiam lentes fixas, e manuais e ainda assim os fotografos tiravam suas fotos...

Não se pode ter tudo...

Já vejo essa questão sob outro prisma:

1) Se você é profissional e está fotografando essa festa, necessariamente precisa trabalhar com 2 câmeras. Pode deixar cada uma com uma objetiva diferente. Isso sem falar que, com certa experiência, o pessoal começa a saber quando vai usar uma ou outra lente, tanto é que vejo muitos fazerem festas e casamentos com 2 fixas e nada mais.

2) Mesmo que seja hobby, uma 18-55 vai cobrir quase tudo pensando num buffet "normal", sem ser um mega playground. Lembre-se que ela tem o fator de corte (nas Canon equivalente a 1,6X) e que esses 55mm se tornam quase 90mm. E aí voltamos para a discussão: se quer mais flexibilidade, terá que abrir mão de qualidade ou de preço (ou os dois). Ou basta aprender a se virar com o que tem na mão. Parece difícil, mas acostuma!
"Se você agir sempre com dignidade, pode não melhorar o mundo,
mas uma coisa é certa: haverá na Terra um canalha a menos"
MILLOR FERNANDES (Dizem...)


baseado em fotos reais

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 120
Resposta #19 Online: 14 de Abril de 2014, 15:34:03
Já vejo essa questão sob outro prisma:

1) Se você é profissional e está fotografando essa festa, necessariamente precisa trabalhar com 2 câmeras. Pode deixar cada uma com uma objetiva diferente. Isso sem falar que, com certa experiência, o pessoal começa a saber quando vai usar uma ou outra lente, tanto é que vejo muitos fazerem festas e casamentos com 2 fixas e nada mais.

2) Mesmo que seja hobby, uma 18-55 vai cobrir quase tudo pensando num buffet "normal", sem ser um mega playground. Lembre-se que ela tem o fator de corte (nas Canon equivalente a 1,6X) e que esses 55mm se tornam quase 90mm. E aí voltamos para a discussão: se quer mais flexibilidade, terá que abrir mão de qualidade ou de preço (ou os dois). Ou basta aprender a se virar com o que tem na mão. Parece difícil, mas acostuma!

Com certeza.

Aí, novamente, vai da necessidade e do nível de cada um. Eu falei basicamente pensando sob o meu prisma de fotógrafo bem amador rsrs


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #20 Online: 14 de Abril de 2014, 16:10:27
Eu ficaria com a 135 sem dúvida. Procure as fotos do Armando Ferreira no tópico da 70D.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


martineschen

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 104
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 14 de Abril de 2014, 19:14:24
Mas a questão é que todas as lentes tem vinheta, pode ver que até as tops, Lentes L, todas tem...
A perda de nitidez nas bordas não necessariamente está vinculada a lente ter vinheta ou não, e todas as lentes também são menos nítidas nas bordas...
O fato é que as lentes citadas, a 18-55, a 18-135, a STM, todas essas lentes são lentes de entrada. Tem um compromisso entre qualidade ótica, qualidade construtiva, e custo. Disso não se tem como fugir sem gastar muito mais...
Eu acho, que entre as duas, considerando que ambas tem esses compromissos, eu ficaria (na verdade eu tenho) com a 18-135, se for para ser ter apenas uma, ou se o range fosse realmente importante eu pensaria na 18-55 + 55-250 ... (combinação que eu acho bem melhor que a 18-200, por exemplo).

mas foi exatamente o que eu disse..  :doh: guarde o dinheiro para comprar uma lente com ótica melhor. tem gente que paga a diferença de 400 pratas entre essas lentes, e esse é um bom valor para começar um investimento em uma tele superior. Nada contra a 135mm, a tenho.. já fiz fotos belíssimas e outras tão belas que precisaram de um crop imenso para reduzir a vinhetagem! Se você a tem e não se sente incomodado com isso, com a pós pra tirar..  :ok: talvez eu seja mais enjoado com as minhas fotos!  :hysterical: E outra, já vi fotos da 18-135mm com vinhetas em 18mm..  :aua:
« Última modificação: 14 de Abril de 2014, 19:21:29 por martineschen »
https://500px.com/martineschen
Canon 60D + 18-55mm + 24mm


Antonio_MF

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 174
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 14 de Abril de 2014, 20:41:17
Muitos colocam vinheta, vai de gosto...
Teles superiores também tem...
mas foi exatamente o que eu disse..  :doh: guarde o dinheiro para comprar uma lente com ótica melhor. tem gente que paga a diferença de 400 pratas entre essas lentes, e esse é um bom valor para começar um investimento em uma tele superior. Nada contra a 135mm, a tenho.. já fiz fotos belíssimas e outras tão belas que precisaram de um crop imenso para reduzir a vinhetagem! Se você a tem e não se sente incomodado com isso, com a pós pra tirar..  :ok: talvez eu seja mais enjoado com as minhas fotos!  :hysterical: E outra, já vi fotos da 18-135mm com vinhetas em 18mm..  :aua:
"Se você agir sempre com dignidade, pode não melhorar o mundo,
mas uma coisa é certa: haverá na Terra um canalha a menos"
MILLOR FERNANDES (Dizem...)


Rony Slm

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 407
  • www.flickr.com/photos/rnslm
    • www.flickr.com/photos/rnslm/
Resposta #23 Online: 21 de Abril de 2014, 20:44:12
18-135, pra vc vai ser mais versatil
5D MK iii, Canon 7DII chegando,  Canon 70-200 2.8 IS;  Canon 50  1,4; Canon 24-105 4;Canon EF 17-40 4; Canon 8-15  4; Sigma 150-500 5/6,3; Canon 28-135:Canon 100 2.8 macro, Canon eos M + 18-55 STM