Autor Tópico: Revistas Brasileiras de Fotografia  (Lida 6509 vezes)

FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Online: 07 de Setembro de 2006, 20:56:22
Olá amigos!

A paixão pela fotografia é, aqui na comunidade, um fato e sei que o mercado editorial ainda tem muito a evoluir no que tange à qualidade do material que nos é oferecido.

Gostaria de saber sua opinião sobre as revistas que atualmente temos no mercado, se você as compra, e quais os pontos positivos e negativos que cada uma tem e principalmente, o que você esperaria de uma revista de fotografia.

Por favor, sua opinião é importante pois estamos trabalhando (eu e o Alex Biólogo) num projeto e gostariamos de colher informações qualitativas que com certeza podemos encontrar aqui no fórum.

Por favor, não deixe de expressar sua opinião!

Um abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 07 de Setembro de 2006, 21:18:23
Leio regularmente a Fotografe e a Fotógraphos.
O que falta nas revista são matérias aprofundadas e não superficiais. Como o público alvo não é bem definido tenta agradar iniciantes e aficcionados, ficando incompletas para ambos.
As matérias que considero mais interessantes são sobre o trabalho de fotógrafos com o portfólio, matérias como "Por dentro da luz", da Fotógraphos, que mostra uma cidade e lugares interessantes para fotografar lá, tutorais de técnicas fotográficas e entrevistas.
O que deixa mais a desejar são os testes de equipamento, uma piada pela falta de metodologia.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.746
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #2 Online: 07 de Setembro de 2006, 21:28:35
Bom, atualmente venho lendo 4 revistas:

- Fotografe Melhor
- Photo Magazine
- Popular Photography
- Practical Photography

Dessas a que mais gosto de ler é a Practical Photography. Gosto do formato da revista, das reportagens. Gosto dos comparativos , da seção "Essencial Photoshop skills". Ela alem de apresentar as fotos sempre tem como as fotos foram feitas, detalhes, técnicas e equipamentos.

A photo Magazine estou lendo a edição de agosto/setembro 2006. E é a primeira edição que leio desta publicação. A princípio parace mais consisa e bem objetiva em relação a Fotografe Melhor.

A Fotografe Melhor tem uma proposta bem interessante.
Gosto da seção "revele-se", é bem grande, apresenta muitas fotos. Mas acho que o texto que eles colocam meio "forçado". Os assuntos escolhidos são interessantes mas tem algo na linguagem utilizado que não me agrada, parece meio forçada as vezes aparenta uma certa falta de conhecimento técnico. Acho que falta objetividade nas matérias, de aprofundar um pouco mais.
E concordo com o Paulo os testes de equipamentos são muito ruins.

A Fotógraphos acho que tem poucas edições em BH, pq sempre que vou a uma banca de revista ou livraria, já não tem na prateleira ou simplesmente não é vendida.

[ ]'s
« Última modificação: 07 de Setembro de 2006, 21:32:15 por Andre Sena »
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


Marcelo Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.325
Resposta #3 Online: 07 de Setembro de 2006, 21:29:13
Eu compro sempre a Fotographos, por falar nisso alguém sabe dela? Até hoje ainda não chegou nas bancas em que tenho procurado aqui no Rio.


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #4 Online: 07 de Setembro de 2006, 22:05:31
Pessoal, grato pelas opiniões que estão vindo, elas estão sendo muito úteis.

Aguardo mais opiniões
« Última modificação: 07 de Setembro de 2006, 22:20:56 por FernandoPaes »
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Resposta #5 Online: 07 de Setembro de 2006, 22:11:25
Compro Fotógraphos e de vez em quando a Fotografe Melhor.

Gosto das seções Por Dentro da Luz e portifólios da Fotógraphos. Na seção de fotos dos leitores, faltam mais informações técnicas de como as fotos foram feitas.

Os testes da Fotografe Melhor realmente deixam a desejar. Prefiro ler testes na Internet.
Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching


gilsonlorenti

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 97
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo, nerd, fã de música e ficção científica
    • Gilson Lorenti
Resposta #6 Online: 07 de Setembro de 2006, 23:44:08
Infelizmente, a única revista que chega com regularidade aqui em Presidente Prudente é a Fotografe Melhor. Compro a publicação todos os meses, mas sinto falta de algo um pouco mais técnico. Dicas práticas de iluminação e composição e alguma coisa sobre tendências do mercado fotográfico em diferentes locais. Acho que todos notam o grande número de tópicos aqui no forum sobre "o quanto cobrar" pelo serviço.  
Gilson Lorenti
www.gilsonlorenti.com


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #7 Online: 08 de Setembro de 2006, 01:29:53
Fotógraphos. Portifólio, ficha técnica de várias fotos, "por dentro da luz", entrevistas, tutoriaiais, impressão de boa qualidade. Uma revista bem interessante, uma grata surpresa do mercado nacional e como o Pmachado disse o único equívoco é quando publicam "avaliações de equipamentos" ou qualquer coisa parecida. Melhor eles pararem com isso, pois deixam muito a desejar nesta área.
Só lamento que seja bimestral.

A Fotografe Melhor (??)  eu já desisti faz muito tempo devido ao baixo nível geral.
Não aconselho ela nem para iniciante devido aos inúmeros erros, informações toscas, péssima qualidade de impressão....

Vou ficar na torcida pela iniciativa. Boa sorte.
« Última modificação: 08 de Setembro de 2006, 01:31:16 por Lúzio »
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


wdantas

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • WDantas Fotogaleria
Resposta #8 Online: 09 de Setembro de 2006, 23:05:19
Compro regularmente Fotografe Melhor e Fotographos. Eventualmente, Super Foto - uma publicação de Portugal.

Gosto especialmente das seções técnicas e portfólios. Como o colega falou acima, os textos que acompanham as imagens na seção Revele-se da Fotografe é meio forçado. Melhor seria sem eles e com mais dados de como foram feitas. Texto, só se o fotográfo tivesse alguma informação interessante sobre a técnica utilizada.

 


michel_caetano

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 487
  • Sexo: Masculino
  • apertador de botão?!!! NÃO
Resposta #9 Online: 10 de Setembro de 2006, 08:37:21
Ola,

Compro a FOTOGRAFE MELHOR praticamente todos os meses, só acho que a cada edição tem uma página a menos; vai chegar o dia que vai ter só a capa.

Uma revista interessante que me parece que não foi citada é a FHOX, que apesar de ser dirigida ao mercado de lojas, sempre tem reportagens interessantes. Mas esta é só por assinatura.

www. Michel Caetano . fot.br
quem tem que ser profissional é o cara que está atrás da câmera!!


dadomagalhaes

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
Resposta #10 Online: 10 de Setembro de 2006, 13:11:34
Gosto muito da Fotosite e Photo Magazine, a Fotografe Melhor é a mais comercial mas trata os temas de forma organizada, tem uma americana que é maravilhosa a White & Black ou vice-versa. :bye1:  


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #11 Online: 10 de Setembro de 2006, 14:05:38
Pessoal, muito obrigado pelos comentários de vcs, estão sendo muito válidos!!!!

Quem quiser postar sua opinião, esteja a vontade
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


Fransergio Paiva

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.521
  • Sexo: Masculino
    • http://www.fransergiopaiva.com.br/
Resposta #12 Online: 11 de Setembro de 2006, 14:34:59
Compro a Fotografe Melhor e a Fotógraphos.

O que me falta nas revistas são um pouco mais de "como fazer".

Já vi que por padrão as revistas de fotografia tem muito do "o que fazer" mas muito pouco do "como fazer".

Mas gosto muito dos comparativos entre os equipamentos.
Fransergio Paiva
Analista de Sistemas
Belo Horizonte - MG  - 
Nikon D7200
Nikon D300s
Nikon D50
Nikon 50mm 1.8 / Nikon 80-200mm 2.8 / Tamron 28-75mm 2.8
SB-600 / SB-900
Sekonic L-358 Flash Master Light

http://www.fransergiopaiva.com.br/