Autor Tópico: Lente Canon 28mm f1.8 ou 28mm f2.8? A diferença de nitidez é muito grande?  (Lida 5228 vezes)

Rabbit

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
  • Sexo: Feminino
    • Into The Wild

Olá pessoal. Estou na dúvida entre comprar uma lente Canon 28mm f1.8 ou uma Canon 28mm f2.8.
Andei pesquisando na net e parece que a lente 28mm f2.8 tem mais nitidez. Alguém tem alguma dessas duas lentes e saberia dizer se a diferença de nitidez é muito significativa? Obrigada
Just passing by in this world.


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Acompanhando.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


123_enic

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 783
  • Sexo: Feminino


Sgozzi

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 340
  • Sexo: Masculino
Eu também não sei te responder, mas observe outras características para saber qual é melhor, como CA, contraste, distorção, construção, velocidade do USM e o que mais puder. A galera fica muito fixada em nitidez e esquese o resto.
Acompanhando. :snack:
« Última modificação: 21 de Abril de 2014, 19:24:41 por Sgozzi »
Canon EOS 6D
EF 35 f2 is / EF 50 f1.4 / EF 85 F1.8 / EF 100 f2.8 / EF 17-40 f4 L / EF 24-70 f2.8 L / EF 70-200 f4.0 L IS /  580 EX / 2x 430 EX / ST-E2.

Fotos: http://www.flickr.com/photos/sandrogozzi/


FelcoS

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 103
  • Sexo: Masculino
    • www.diedjalino.com
Opa. essa também é uma dúvida minha e acredito que de alguns outros. Alguém com experiência de uma luz  :D


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Acho que já respondi isso em outro tópico, mas tudo bem...  :ponder:

Eu já tive a 28/1.8 e atualmente tenho uma 35/2 IS, que tem construção e qualidade de imagem semelhantes à da 28/2.8 IS (são da mesma geração de objetivas). Além disso, já testei a 28/2.8 IS e tenho lido muitos reviews, porque é uma objetiva que comprarei em breve.

Se sua preocupação é apenas nitidez, ambas são bem equivalentes. A 28/1.8 em abertura máxima é menos nítida, mas fechando ela a f/2.8 não tem diferenças significativas. Mas, como disse o FelcoS, nitidez não é tudo. Pra falar a verdade, na minha opinião nitidez nem é o ponto mais importante, acho mais importante um bom AF e um bokeh bem difuso. Analisando esses 2 aspectos (AF e bokeh), a 28/2.8 IS leva boa vantagem. O AF da 28/1.8 é bom, rápido e preciso, mas o da 28/2.8 IS é superior. E a 28/2.8 IS leva grande vantagem na qualidade do bokeh.

Além disso, a construção dela é superior e tem muito menos aberrações cromáticas, o que era pra mim a maior desvantagem da 28/1.8. A grande desvantagem é que a 28/2.8 IS tem vinhetas muito fortes em abertura máxima. A 28/1.8 também tem bastante vinheta, mas fechando a f/2.8 elas ficam menores que na 28/2.8 IS. Mas aí depende também do uso, se for usar em uma cropada, as vinhetas de ambas são bem menores.

Enfim, eu recomendaria a 28/2.8 IS, ela é de uma geração mais nova, são fixas mais bem feitas que a Canon tem lançado, com qualidade de imagem quase impecável (apenas com o problema da vinheta) e construção e AF superiores. A 28/1.8 é mais antiga, tem qualidade de imagem inferior, mas ainda assim é uma excelente objetiva. Se você gosta ou precisa de aberturas grandes, ela é uma opção bastante confiável.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.729
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Acho que já respondi isso em outro tópico, mas tudo bem...  :ponder:

Eu já tive a 28/1.8 e atualmente tenho uma 35/2 IS, que tem construção e qualidade de imagem semelhantes à da 28/2.8 IS (são da mesma geração de objetivas). Além disso, já testei a 28/2.8 IS e tenho lido muitos reviews, porque é uma objetiva que comprarei em breve.

Se sua preocupação é apenas nitidez, ambas são bem equivalentes. A 28/1.8 em abertura máxima é menos nítida, mas fechando ela a f/2.8 não tem diferenças significativas. Mas, como disse o FelcoS, nitidez não é tudo. Pra falar a verdade, na minha opinião nitidez nem é o ponto mais importante, acho mais importante um bom AF e um bokeh bem difuso. Analisando esses 2 aspectos (AF e bokeh), a 28/2.8 IS leva boa vantagem. O AF da 28/1.8 é bom, rápido e preciso, mas o da 28/2.8 IS é superior. E a 28/2.8 IS leva grande vantagem na qualidade do bokeh.

Além disso, a construção dela é superior e tem muito menos aberrações cromáticas, o que era pra mim a maior desvantagem da 28/1.8. A grande desvantagem é que a 28/2.8 IS tem vinhetas muito fortes em abertura máxima. A 28/1.8 também tem bastante vinheta, mas fechando a f/2.8 elas ficam menores que na 28/2.8 IS. Mas aí depende também do uso, se for usar em uma cropada, as vinhetas de ambas são bem menores.

Enfim, eu recomendaria a 28/2.8 IS, ela é de uma geração mais nova, são fixas mais bem feitas que a Canon tem lançado, com qualidade de imagem quase impecável (apenas com o problema da vinheta) e construção e AF superiores. A 28/1.8 é mais antiga, tem qualidade de imagem inferior, mas ainda assim é uma excelente objetiva. Se você gosta ou precisa de aberturas grandes, ela é uma opção bastante confiável.

Queria uma 28mm para usar como "normal" em sensor crop.
Andei pesquisando comparativos de bokeh mas não achei, parece que não fazem esses testes para lentes menores que 50mm.
Se vc tiver essas imagens comparando posta ai pra gente.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Queria uma 28mm para usar como "normal" em sensor crop.
Andei pesquisando comparativos de bokeh mas não achei, parece que não fazem esses testes para lentes menores que 50mm.
Se vc tiver essas imagens comparando posta ai pra gente.

Não tenho. Como eu disse, eu tive uma 28/1.8, não tenho mais. E a 28/2.8 IS eu só testei, mas tenho a 35/2 IS que tem basicamente a mesma construção e qualidade de imagem.


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
 Para APS abro mão da nitidez da 2.8 IS pela claridade e bokeh da 1.8, já se for FF a 2.8 parece mais interessante. Vai muito de gosto.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.729
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Não tenho. Como eu disse, eu tive uma 28/1.8, não tenho mais. E a 28/2.8 IS eu só testei, mas tenho a 35/2 IS que tem basicamente a mesma construção e qualidade de imagem.

Só por curiosidade, vc pretende manter a 28mm, 35mm e 40mm?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #10 Online: 29 de Abril de 2014, 09:57:02
Só por curiosidade, vc pretende manter a 28mm, 35mm e 40mm?

Só tenho a 40mm pra fazer par com a SL1. Mas acho que vou me desfazer dela depois que pegar a 28mm (que deve virar a nova parceira da SL1), e substituir por uma 50mm mais pra frente. Estou esperando caírem uns pagamentos pra pegar a 28/2.8 IS (o que pode demorar um pouco ainda), daí volto nesse tópico pra postar minhas impressões sobre ela.  :)


Walmiré Junior

  • Trade Count: (27)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.054
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 29 de Abril de 2014, 11:38:26
Ouçam o Humberto, ele é um bom entendedor de Fixas também.

Eu quero uma lente assim para minha FF, mas eu vou direto na Sigma 24mm 1.8 DG 'Macro'
To mais que convencido. Hahaha
FujiFilm X-PRO2  | XF 35mm 1.4  |
Instagram : @_meninowal209 / 
'' Esquece a teleobjetiva brô, cenas boas só de perto ~ ''


Renato Cavalcante

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
    • Website
Resposta #12 Online: 29 de Abril de 2014, 12:36:47
Ouçam o Humberto, ele é um bom entendedor de Fixas também.

Eu quero uma lente assim para minha FF, mas eu vou direto na Sigma 24mm 1.8 DG 'Macro'
To mais que convencido. Hahaha

Só curiosidade... O que você fotografa? Eu acho 24mm em FF bem aberto. Tenho uma 24-105L e em eventos raramento uso em 24mm.
Canon 5DMk3 + 6D | 28mm f/2.8 | 35mm f/1.4 | 50mm f/1.4 | 85mm f/1.8 | 100mm f/2 USM | 24-105 f/4L
Site: www.renatocavalcante.com
Face: www.facebook.com/renatocavalcantefotografia
Instagram: www.instagram.com/renatocavalcantefoto
Flickr: www.flickr.com/renatocavalcante


kedny

  • Trade Count: (6)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 37
Resposta #13 Online: 29 de Abril de 2014, 15:14:59
Eu iria de 28 f1.8. O dia que você precisa de mais luz, vai se arrepender de ter pego a f2.8
E para ter nitidez melhor, só fechando a abertura.
Da uma olhada nas novas lentes da sigma, linha art, talvez encontre alguma com qualidade melhor por um preço justo.