Autor Tópico: É impossível fazer fotos boas com pouca iluminação?  (Lida 5683 vezes)

baseado em fotos reais

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 120
Resposta #15 Online: 22 de Abril de 2014, 13:56:59
Achei esse Yongnuo por 350 reais, só que o modelo é o 560, e não o 468.

A lógica do número maior me leva a crer que seja um modelo superior, ou no mínimo mais recente. Procede isso?



taunus

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 689
Resposta #16 Online: 22 de Abril de 2014, 13:59:16
Achei esse Yongnuo por 350 reais, só que o modelo é o 560, e não o 468.

A lógica do número maior me leva a crer que seja um modelo superior, ou no mínimo mais recente. Procede isso?



O 560 não tem TTL. Para isso teria de ser o 468 ou passar para o 568


fkuhne

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.928
    • fkuhne.tumblr.com
Resposta #17 Online: 22 de Abril de 2014, 14:20:42
acho que dá pra melhorar o resultado das fotos através da câmera mesmo, hein... quando vê, o cara vai lá, compra lente, flash, e continua não tendo o resultado esperado...

eu diria pro autor do tópico postar algumas fotos que aconteceram essas situações. 1/30 em 55mm e ainda com o IS ligado (presumo que ele esteja ligado) não é pra "tremer" muito não. podem ser várias coisas além da tremida, entre elas, foco no lugar errado e movimento do assunto (e não da câmera). com uma amostra das fotos, vai dar pra ver também se o método de medição do fotômetro estava correto, ou se tem que ser mudado, pois se o ambiente é mal iluminado mas tem uma fonte de luz bem fechada geralmente o fotômetro vai se perder, a não ser que ele esteja configurado para o modo central ou pontual.
fkuhne.tumblr.com


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.818
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 22 de Abril de 2014, 15:05:45
acho que dá pra melhorar o resultado das fotos através da câmera mesmo, hein... quando vê, o cara vai lá, compra lente, flash, e continua não tendo o resultado esperado...

eu diria pro autor do tópico postar algumas fotos que aconteceram essas situações. 1/30 em 55mm e ainda com o IS ligado (presumo que ele esteja ligado) não é pra "tremer" muito não. podem ser várias coisas além da tremida, entre elas, foco no lugar errado e movimento do assunto (e não da câmera). com uma amostra das fotos, vai dar pra ver também se o método de medição do fotômetro estava correto, ou se tem que ser mudado, pois se o ambiente é mal iluminado mas tem uma fonte de luz bem fechada geralmente o fotômetro vai se perder, a não ser que ele esteja configurado para o modo central ou pontual.

MAs o problema dele não é o tremido, e sim o movimento das crianças.

Além disso, o cara tem uma camera APS-C e ta usando iso 6400. Não há muito o que se fazer, a não ser trocar a lente e/ou comprar um flash.
Não existem milagres com lente escura em ambiente escuro.

Citar
Já estava de noite, a luz acesa (uma lâmpada de luz fria, dessas que tem em toda casa) e 97% das fotos que tirei sairam borradas. Mesmo com iso em 6400 e diafragma em 5.6 (abertura máxima da lente em 55mm) as velocidades ficavam sempre abaixo de 1/60. Na verdade qdo ficava em 1/60 eu ficava feliz, pq a maioria era de 1/30 pra menos.

Com o flashzinho montado, dá pra fazer foto em iso 1600, com 1/125 e f:5.6, só compensando a luz no teto ou paredes.
Aliás, esse é o esqueminha que a imensa maioria dos fotógrafos de aniversário fazem  :D :D
« Última modificação: 22 de Abril de 2014, 15:07:10 por Mike Castro »


baseado em fotos reais

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 120
Resposta #19 Online: 22 de Abril de 2014, 15:43:23
Com o flashzinho montado, dá pra fazer foto em iso 1600, com 1/125 e f:5.6, só compensando a luz no teto ou paredes.
Aliás, esse é o esqueminha que a imensa maioria dos fotógrafos de aniversário fazem  :D :D

É disso que eu to falando! rsrsrs

Vou precisar estudar um pouco o uso do flash pq eu não manjo (esse lance de rebater, etc)


fkuhne

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.928
    • fkuhne.tumblr.com
Resposta #20 Online: 22 de Abril de 2014, 15:50:36
MAs o problema dele não é o tremido, e sim o movimento das crianças.

Além disso, o cara tem uma camera APS-C e ta usando iso 6400. Não há muito o que se fazer, a não ser trocar a lente e/ou comprar um flash.
Não existem milagres com lente escura em ambiente escuro.

Isso é o que o fotômetro da câmera tá dizendo pra ele fazer né? Aí fica bem fácil, é só centralizar o fotômetro. É o que a imensa maioria faz, deixa no modo M pois são profissionais e continuam fotometrando errado...
fkuhne.tumblr.com


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.818
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 22 de Abril de 2014, 16:08:16
Isso é o que o fotômetro da câmera tá dizendo pra ele fazer né? Aí fica bem fácil, é só centralizar o fotômetro. É o que a imensa maioria faz, deixa no modo M pois são profissionais e continuam fotometrando errado...

Não entendi...


fkuhne

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.928
    • fkuhne.tumblr.com
Resposta #22 Online: 22 de Abril de 2014, 16:17:27
Não entendi...

Quis dizer que a galera profiça usa modo M (claro, são profiças), mas continua centralizando o fotômetro de qualquer forma... :/
fkuhne.tumblr.com


andrey.miranda

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 127
Resposta #23 Online: 22 de Abril de 2014, 17:18:36
Quis dizer que a galera profiça usa modo M (claro, são profiças), mas continua centralizando o fotômetro de qualquer forma... :/

Também concordo. Por que usar o modo M para centralizar o fotômetro????
Canon 50D + Canon SX50HS
Canon EF-S 18-135mm f 3.5-5.6 IS II + Canon EF 50mm f 1.8 + Canon EF 100-400mm f 4.5-5.6 L IS
Canon Speedlite 580 EX II


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #24 Online: 22 de Abril de 2014, 17:22:59
Quis dizer que a galera profiça usa modo M (claro, são profiças), mas continua centralizando o fotômetro de qualquer forma... :/

Até concordo, mas não acho que tem a ver com o assunto do tópico. O fato dele usar ISO6400 não é simplesmente porque o fotômetro da câmera manda, mas sim porque as condições de iluminação são bem fracas mesmo. Se você está em abertura máxima e 1/30s, nada mais resta a não ser subir o ISO.

Com ISO lá nas alturas, velocidades baixíssimas e abertura máxima, não tem muito mais o que fazer, precisa mesmo de mais luz pra foto sair. Então faço coro com o comentário dos colegas, use distâncias focais menores, que permitam usar aberturas maiores. Mas se mesmo assim não tiver luz suficiente, comece a pensar em adquirir um flash. E comece a estudar flash rebatido, rsrs...

Abraços


vinicius83

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 22 de Abril de 2014, 17:31:23
Que conversa de maluco  :D :D :D

Fui numa festinha infantil ontem, tirei poucas fotos, me senti intimidado pois o pai da aniversariante estava com o Finepix superzoom... e eu não queria ficar parecendo o kiko mostrando meu brinquedo mais caro e melhor hahahaha. Enfim pouca iluminação e movimento são coisas que não combinam, tem um topico sobre dicas de festa infantil da uma procurada.  :ok:
É melhor tirar uma foto com uma câmera imperfeita do que não tirar nenhuma
Sony Alpha a6000 + SELP1650 + SEL55210 + Meike MK320

flickr


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #26 Online: 22 de Abril de 2014, 17:57:53
Resumindo: Não dá para fazer uma fotografia sem luz descente!
A chave é adicionar mais luz à cena, no seu caso com flash, já que a intenção é congelar o movimento.
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #27 Online: 22 de Abril de 2014, 18:39:46
Apenas reforçando que não tem milagre e acrescentando que, mesmo com uma lente mais clara, a coisa não vai melhorar muito: você até vai conseguir velocidades maiores, mas o DOF vai ficar extremamente curto (não vai conseguir manter mais de uma pessoa em foco a menos que estejam exatamente no mesmo plano) e ainda assim, a imagem terá sombras feias. Falo isso por experiência própria: investi logo cedo numa Tamron 17-50 f/2.8 esperando esse milagre em fotos noturnas/ambientes fechados e não o encontrei. Só fui achar mesmo com meu flashzinho que chegou no mês passado. É inacreditável como a coisa fica mais fácil. Se tiver uma parede branca em cima, é só mandar o TTL lá e pronto...
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


fkuhne

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.928
    • fkuhne.tumblr.com
Resposta #28 Online: 23 de Abril de 2014, 09:58:24
claro claro... concordo que uma lente mais clara e mais luz resolveriam o problema, ou parte dele...

só gostaria de finalizar dizendo três coisas:
 - eu não mandaria o colega sair comprando um monte de coisas sem antes ver as fotos dele;
 - o modo de medição pode fazer diferença;
 - em fotos de apresentações ao vivo onde a luz é bem direcionada eu consigo fazer boas fotos em, por exemplo, ISO1600, f/4, 1/100s e 100mm, e que se fosse utilizar o fotômetro da câmera nesses casos eu tava ferrado.
« Última modificação: 23 de Abril de 2014, 09:59:45 por fkuhne »
fkuhne.tumblr.com


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.818
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 23 de Abril de 2014, 10:29:51
claro claro... concordo que uma lente mais clara e mais luz resolveriam o problema, ou parte dele...
só gostaria de finalizar dizendo três coisas:
 - eu não mandaria o colega sair comprando um monte de coisas sem antes ver as fotos dele;

Acontece que a única coisa que pode melhorar as fotos dele, pelo que ele descreveu, é mais luz. E mais luz se obtêm com flash ou lente mais clara.
Ninguém mandou ele sair comprando um monte de coisas. Sugeriram uma lente ou o flash. Ou o melhor, ambos!
;
 - o modo de medição pode fazer diferença;
Isso é bem verdade, mas o que estava sendo discutido aqui, é que o amigo estava com abertura máxima, iso láaáááá´em cima, e vel baixas, o que causava borrões no rosto das pessoas.
Ele nem sequer chegou a falar em fotometro.
- em fotos de apresentações ao vivo onde a luz é bem direcionada eu consigo fazer boas fotos em, por exemplo, ISO1600, f/4, 1/100s e 100mm, e que se fosse utilizar o fotômetro da câmera nesses casos eu tava ferrado.
Em apresentações ao vivo, o que interessa é a pessoa que está no palco. Assim, usando uma medição pontual a gente consegue fazer foto bacana, como vc fez. Agora tenta usar essa configuração em uma sala ou cozinha doméstica, com uma lampada de 127v, e 30w. Não sai foto.

Abraço.