Autor Tópico: É impossível fazer fotos boas com pouca iluminação?  (Lida 5602 vezes)

baseado em fotos reais

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 120
Online: 22 de Abril de 2014, 10:11:38
Deixe-me especificar a situação: eu tenho encontrado mta dificuldade pra fazer uma foto congelada, sem borrão, enfim, nítida qdo estou num ambiente fechado com iluminação padrão.

Ontem mesmo apanhei pra fazer fotos simples de crianças da minha família (sim, eu sou o tio que tira foto e diz à mesa "é pavê ou pacumê?") na sala de casa. Já estava de noite, a luz acesa (uma lâmpada de luz fria, dessas que tem em toda casa) e 97% das fotos que tirei sairam borradas. Mesmo com iso em 6400 e diafragma em 5.6 (abertura máxima da lente em 55mm) as velocidades ficavam sempre abaixo de 1/60. Na verdade qdo ficava em 1/60 eu ficava feliz, pq a maioria era de 1/30 pra menos.

Até nas poucas vezes em q conseguia fazer a criança parar com uma pose, qquer mexidinha que ela dava já era suficiente pra foto sair levemente embaçada.

Eu tô fazendo alguma coisa errada ou é isso mesmo? O flash é a única solução?
« Última modificação: 22 de Abril de 2014, 10:12:54 por baseado em fotos reais »


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 22 de Abril de 2014, 10:25:49
Ou compra um flash ou compra uma lente 2.8 ou mais clara...
Sigma/Tamron 17-50 2.8 são ótimas, valem o que custam  :ok:


Renato Cavalcante

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
    • Website
Resposta #2 Online: 22 de Abril de 2014, 10:27:55
É isso mesmo.
5.6 é muito fechado para ambientes com pouca luz. Não tem jeito, ainda mais crianças. Os pestinhas não param quietos nem por 1 segundo.
Você tá usando lente do kit? Tente usar uma distância focal menor. Além do diafragma ser mais aberto, uma DF menor por si só já diminui as tremidas.
O que eu costumo fazer é rebater o flash no teto, mesmo quando estou com a NEX. Ajuda bastante, e geralmente a luz fica mais bonita e agradável do que lâmpada fria iluminando de cima.
Canon 5DMk3 + 6D | 28mm f/2.8 | 35mm f/1.4 | 50mm f/1.4 | 85mm f/1.8 | 100mm f/2 USM | 24-105 f/4L
Site: www.renatocavalcante.com
Face: www.facebook.com/renatocavalcantefotografia
Instagram: www.instagram.com/renatocavalcantefoto
Flickr: www.flickr.com/renatocavalcante


taunus

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 689
Resposta #3 Online: 22 de Abril de 2014, 10:39:42
Nada mais tenho a acrescentar. Ou lente mais clara ou usa em 18mm com flash


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #4 Online: 22 de Abril de 2014, 10:43:10
Também sou o 'tio da foto' lá em casa.

Depois que comprei o flash, senti uma diferença brutal nas fotos familiares em ambiente fechado. Prefiro a lente do kit com flash do que uma lente f/1.8. Fotos de crianças correndo com abertura muito grandes são um desafio, e um flash simples sai bem mais em conta que uma 17-50.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 22 de Abril de 2014, 10:47:14
Se o ambiente é muito escuro usa uma lente MUITO clara (como a 50mm f1.4) e uma cãmera que trabalhe bem com ISO alto, como a 6D. Fotos em ambiente escuro são possíveis, mas se o objeto se move muito precisarás compensar a falta de luz natural com abertura maior, ISO alto e/ou exposição longa. Se o objeto alvo se move muito a exposição mais longa fica limitada, o que te exigirá recorrer a ISo e abertura. Abertura muda tua profundidade de campo, logo, ISO alto será necessário. Outra opção é usar um flash e com isso resolver a falta de luz...

Para fotos com pouca luz (de objetos que se movem pouco) recomendo o vídeo abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=5_Q5PrOnyXs
JVc.


baseado em fotos reais

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 120
Resposta #6 Online: 22 de Abril de 2014, 11:34:13
Ou compra um flash ou compra uma lente 2.8 ou mais clara...
Sigma/Tamron 17-50 2.8 são ótimas, valem o que custam  :ok:

Hj mesmo to indo comprar a 50mm f1.8 pra ver como me saio com ela. Nesse momento é a única opção que cabe no meu orçamento.




É isso mesmo.
5.6 é muito fechado para ambientes com pouca luz. Não tem jeito, ainda mais crianças. Os pestinhas não param quietos nem por 1 segundo.
Você tá usando lente do kit? Tente usar uma distância focal menor. Além do diafragma ser mais aberto, uma DF menor por si só já diminui as tremidas.
O que eu costumo fazer é rebater o flash no teto, mesmo quando estou com a NEX. Ajuda bastante, e geralmente a luz fica mais bonita e agradável do que lâmpada fria iluminando de cima.

Sim, eu to usando a lente do kit. Eu não gosto mto de usar em 18mm pq a imagem fica mto afastada e eu gosto de dar close, fazer aquelas imagens que a mãe olha e fala "noossa, quero colocar essa num porta-retrato!".

Já experimentei dar um close "manual" rsrs em 18mm mas aí a imagem fica um pouco distorcida. Como "efeito descolado" fica interessante, mas qdo o propósito não é esse, aí não. Sem contar que pra isso eu praticamente meto a câmera na cara da criança né rsrsrs

Qual flash vc usa e/ou recomendaria? Não quero nada top, apenas o suficiente pra resolver meu problema gastando pouco. Já andei até vendo uns bem xingling.






Também sou o 'tio da foto' lá em casa.

Depois que comprei o flash, senti uma diferença brutal nas fotos familiares em ambiente fechado. Prefiro a lente do kit com flash do que uma lente f/1.8. Fotos de crianças correndo com abertura muito grandes são um desafio, e um flash simples sai bem mais em conta que uma 17-50.

Qual vc usa/recomenda com baixo custo?




Renato Cavalcante

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
    • Website
Resposta #8 Online: 22 de Abril de 2014, 11:59:30
A 50mm 1.8 vai melhorar sua questão da luz, mas vai adicionar outro problema: o DOF curto. Vai ser mais difícil focar nas crianças.
Eu apostaria no flash. Vai resolver seu problema. Rebata ele no teto ou nas paredes e seja feliz! Esse Yongnuo que o Mike sugeriu é muito bom!
Canon 5DMk3 + 6D | 28mm f/2.8 | 35mm f/1.4 | 50mm f/1.4 | 85mm f/1.8 | 100mm f/2 USM | 24-105 f/4L
Site: www.renatocavalcante.com
Face: www.facebook.com/renatocavalcantefotografia
Instagram: www.instagram.com/renatocavalcantefoto
Flickr: www.flickr.com/renatocavalcante


Hamilton Sousa

  • Trade Count: (10)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 700
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo Social
Resposta #9 Online: 22 de Abril de 2014, 12:08:36
A 50mm 1.8 vai melhorar sua questão da luz, mas vai adicionar outro problema: o DOF curto. Vai ser mais difícil focar nas crianças.
Eu apostaria no flash. Vai resolver seu problema. Rebata ele no teto ou nas paredes e seja feliz! Esse Yongnuo que o Mike sugeriu é muito bom!
2x
7d   /   sl1 /   18-50 2.8 sigma    / 7mm fisheye  vivitar  /  85mm f1.8 / 430ex ll


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 22 de Abril de 2014, 12:15:00
Flash em ambiente fechado acaba sendo uma opção melhor que lentes claras pq além de adicionar bastante luz permitindo ISOs bem baixos, ainda de quebra congela a imagem se for usada como fonte de luz principal.
Dentro de casa praticamente só fotografo com flash rebatido. Recomendo.


baseado em fotos reais

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 120
Resposta #11 Online: 22 de Abril de 2014, 12:18:35
A 50mm 1.8 vai melhorar sua questão da luz, mas vai adicionar outro problema: o DOF curto. Vai ser mais difícil focar nas crianças.
Eu apostaria no flash. Vai resolver seu problema. Rebata ele no teto ou nas paredes e seja feliz! Esse Yongnuo que o Mike sugeriu é muito bom!

Eu já estava prevendo esse problema mesmo, mas eu ainda tenho a opção de usá-la em 2.8

Mesmo assim pretendo comprar um flash
« Última modificação: 22 de Abril de 2014, 12:19:26 por baseado em fotos reais »


Ricardo Ghion

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.961
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 22 de Abril de 2014, 12:20:40
não tem milagre.

aumeta o ISO, lente clara se possivel.

Velocidade 1/160 recomendo e compra um flash ou usa o pop-up.
Ricardo Ghion




RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #14 Online: 22 de Abril de 2014, 13:19:03
Tenho 2 Yongnuo e me servem perfeitamente. Pode ir sem medo. Como disse o Renato Cavalcante, rebata no teto ou paredes que não tem erro.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube