Autor Tópico: Nova Lytro ILLUM  (Lida 10292 vezes)

jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Online: 22 de Abril de 2014, 10:34:40
Inicialmente achei cara ($1500), mas pensando melhor o valor não está tão foa de escopo, especialmente com o desconto de 20% (-$300=$1200) para proprietários da Lytro original:
LYTRO ILLUM

O que me chamou mais a atenção é que o sensor aumentou de 11 megarrays para apenas 40 megarrays :(
O Zoom continua os mesmos 8x, mas existem mais controles previstos, bem como uso de cartão SD.

É esperar para ver se esta versão decola...
JVc.


taunus

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 689
Resposta #1 Online: 22 de Abril de 2014, 10:37:40
Não entendo que é essa coisa de megaray  :shock:


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 22 de Abril de 2014, 10:54:07
Câmeras "normais" armazenam informação resultante de cores de uma imagem projetada sobre um sensor (cor). A câmera Lytro guarda, além da cor, a direção dos rais de luz que geram aquela imagem. É por este motivo que é possível, a posteriori, mudar o ponto de foco, mudar érséctiva, etc. megarrays é a quantidade de "raios de luz" armazenados.
JVc.


taunus

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 689
Resposta #3 Online: 22 de Abril de 2014, 10:55:36
Câmeras "normais" armazenam informação resultante de cores de uma imagem projetada sobre um sensor (cor). A câmera Lytro guarda, além da cor, a direção dos rais de luz que geram aquela imagem. É por este motivo que é possível, a posteriori, mudar o ponto de foco, mudar érséctiva, etc. megarrays é a quantidade de "raios de luz" armazenados.

Muito cool  :clap:

É isso que dá aquele efeito 3D às fotos?


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 22 de Abril de 2014, 17:08:15
Sim. na verdade uma série de cálculos sobre os dados permite aquele tipo de mudança de perspectiva (o 3D que mencionaste) e de foco. Agora estou com mais tempo para escrever. Simplificando o mecanismo, é como se cada pixel do sensor tivesse um filtro polarizador que só deixasse entrar luz nele se a luz vier de uma direção específica. Um para cima, outro para o lado, outro para baixo, etc. No conjunto dos pixels temos portanto o sentido dos raios de luz. O mecanismo é na verdade diferente, pois usa-se microlentes sobre os photosites, mas o efeito é parecido, e a explicação com os polarizadores fica mais simples de entender (afinal, filtros polarizadores filtram que tipo de luz deve passar por ele, correto?).  Li um pouco mais sobre a Lytro Illum e uma característica me chamou a atenção. O sensor agora terá 1 polegada (BEM mais que o minúsculo sensor da versão anterior). Com o sensor maior será mais fácil gerar desfoque em objetos. Na versão original um deles tinha de estar MUITO próximo da câmera para que houvesse desfoque nele. Os 11 megarrays da camera original resultava em resolução equivalente a 1MP (1080x080 pixels) se se convertesse a imagem resultando em JPEG. Isso dá uma média de 9,4 raios por pixel (é necessário um cluster de direções para renderizar cada pixel, para uma dada perspectiva/foco. Se pensarmos em 9 direções (algo como N, S, L, O, NE, SE, SO, NO e direto) chegamos bem perto de fechar as contas :). Com os 40megarrays atuais a resolução deve ser de cerca de 2100x2100 pixeis se convertido para JPEG, mas o mais interessante é que agora temos um sensor com 1 polegada! O zoom continua de 8x (30-250 f2.0), mas a ótica melhorada cobre o sensor maior agora.

Com a novidade do sensor o lançamento passa a ser interessante. A cãmera venderá por $1600, estando por $1500 no pré-lançamento. Quem tem o modelo original (como eu) paga $1200. Estou pensando no caso, mas um pouco mais animado com o sensor maior :)
« Última modificação: 22 de Abril de 2014, 17:29:21 por jauvane »
JVc.


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 22 de Abril de 2014, 17:12:11
A propósito, eis um modelo da câmera (a ser lançada em julho):



Lembra as Sony NEX ou a BlackMagic Pocket Cinema Cam.

Outras novidades:
- Sapata para flash
- LCD touchscreen de 4 polegadas

« Última modificação: 22 de Abril de 2014, 17:20:00 por jauvane »
JVc.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.274
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #6 Online: 22 de Abril de 2014, 17:49:50
Tomara que seja melhor que a original, que era ruim demais em termos de qualidade de imagem, fora a resolução ridícula de 1.1 MP em 2012 !!!
Boa para demonstrar tecnologia. Quando isso der uma saida de pelo menos 5 MP decentes eu penso no caso...


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.274
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #7 Online: 22 de Abril de 2014, 17:54:13
O sensor agora terá 1 polegada

Não é um sensor com 1 polegada de tamanho e simum sensor 1" o que é diferente !
Mede 12.8 x 9.6 mm
« Última modificação: 22 de Abril de 2014, 17:55:35 por AFShalders »


Lordakner

  • Trade Count: (14)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.528
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 22 de Abril de 2014, 17:57:08
Parece brinquedo caro.
Não coloquei a menor fé.  :)
Pentax k3 + Canon Mark III + Oly xz2 + Oly OMD EM5 + Oly e-510 & uma pancada de Oly's OM + Mamiya + Contax...
Sigma 70-200 f2.8 APO EX DG OS & Sigma 150-500mm & Sigma 24-70mm f2.8 & Sigma 12-24mm
Canon 70-300mm L + Canon 100mm + Canon  EF-S 10-20mm
Canon 50mm f1.4 & Canon 85mm f1.8 +Canon 135mm L
http://www.flickr.com/photos/lordakner/


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 22 de Abril de 2014, 17:58:06
A questão é que aquele tipo de foto não faz muito sentido impressa, de tal modo que a mídia em geral para observar as imagens serão telas de computadores e tablets, onde a resolução não é tão alta. Uma tela Full HD tem apenas 1920x1080 pixels, não por acaso a cãmera original tinha 1080x1080 pixels. Pelas minhas contas este novo modelo deve permitir cerca de 2100x2100 pixels, quando convertido em JPEG, mais que suficiente para qualquer tela Full HD. Uma vez impressa a imagem perde a graça, exceto se a idéia era mesmo só selecionar um ponto de foco a posteriori para depois gerar JPEG com um ponto de foco distinto. Eu tenho a cãmera original (Red Hot) e confesso que a utilizei pouco (principalmente em um jardim botânico em Nova Odessa, SP), mas continuo achando-a interessante, mas nunca para impressão :)

O sensor de 1" é um avanço! Bem como a possibilidade de usar flash de modo mais simples.
« Última modificação: 22 de Abril de 2014, 17:58:56 por jauvane »
JVc.


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 22 de Abril de 2014, 18:04:17
Não é um sensor com 1 polegada de tamanho e simum sensor 1" o que é diferente !
Mede 12.8 x 9.6 mm

A conta acima não fecha. Sensor com 1" quer dizer 25mm de diagonal. Se a imagem gerada for quadrada, o sensor também deve ser, portanto com 17,67mm de lado. sqrt(2 x 17.67^2) = 25 aproximadamente. Se o sensor tiver o formato 3:2 a conta muda, resutando em 19,37mm x 15,81mm. De onde tiraste a informação acima? A não ser que onde li que o sensor agora tem 1" esteja incorreto...
« Última modificação: 22 de Abril de 2014, 18:19:17 por jauvane »
JVc.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.274
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
« Última modificação: 22 de Abril de 2014, 18:38:15 por AFShalders »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.274
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #12 Online: 22 de Abril de 2014, 19:02:12
Mais aqui:

http://techcrunch.com/2012/02/08/lytro-fcc-teardown/

Pela foto parece ser 3:2 o4 4:3
« Última modificação: 22 de Abril de 2014, 19:02:49 por AFShalders »


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 22 de Abril de 2014, 19:05:21
:shock:  :shock:  :shock:

A mensagem que recebi da própria Lytro não falava do tamanho do sensor, mas uma outra que recebi de um colega veio da página abaixo (acabo de conseguir a fonte original):
www.popphoto.com/gear/2014/04/new-gear-lytro-illum-camera-gets-bigger-sensor-much-better-lens

Eles falam de um sensor BEM MAIOR, mas de fato a menção é de sensor de uma polegada, como segue:
"It's 30-250mm (full-frame equivalent) field of view F/2 lens that sits in front of a "40 megaray", 1-inch sensor. That's decidedly bigger than its predecessor and should alleviate some of the image quality issues that befell it. It even has a hot shoe so you can use it with a flash.".

Chamar um sensor com 16mm de lado de 1" é mega estranho  >:(  >:(  >:(
JVc.


Renato Cavalcante

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
    • Website
Resposta #14 Online: 22 de Abril de 2014, 20:49:30
Chamar um sensor com 16mm de lado de 1" é mega estranho  >:(  >:(  >:(

É estranho mesmo. Mas tem uma explicação.
Às vezes se usa para o tamanho do sensor a mesma designação que se usava para televisões CRT, de tubo de imagem. Também se usava a mesma designação para filmadoras analógicas, osciloscópios, e muitas outras coisas.
Não sei se vocês são velhos o bastante pra lembrar (tenho 32 anos e lembro direitinho :)) mas nas TVs de tubo, principalmente nas mais antigas, as bordas da tela ficavam escondidas. Isso porque as bordas tinham menos qualidade de imagem do que o centro, então cortavam mesmo. Era tampado pela carcaça da TV, etc. Quando eu era pequeno eu jogava video-game na TV de tubo do meu pai e quando o boneco ia pro cantinho da tela, não aparecia. Achei o máximo quando joguei a primeira vez numa TV que mostrava a tela do jogo inteiro, até os cantinhos. E também já medi a diagonal de uma velha TV de tubo de 14" e tinha menos de 14" aparentes!!
Então, continuando, em uma TV CRT de 1", somente 16mm de diagonal apareciam. O resto ficava escondido.
Sei lá por que cargas d´água (na verdade sei sim, marketing!!) resolveram continuar com a mesma nomenclatura para sensores digitais, principalmente os pequenos. Um sensor de 1" tem aproximadamente 16mm de diagonal. O mesmo vale para sensores de câmeras compactas, superzoom, etc.. Veja que muitas vezes eles dão o tamanho do sensor como 1/1.7", 1/2.5", etc.. Na verdade o sensor não tem isso de diagonal, tem menos. É só fazer a proporção 1" = 16mm ( :eek:)
Eu acho isso uma baita sacanagem, enganação mesmo. Eles tinham a opção de criar outra nomenclatura, mas como 1" é maior que 16mm, resolveram continuar, mesmo sem fazer muito sentido..
« Última modificação: 22 de Abril de 2014, 20:52:47 por Renato Cavalcante »
Canon 5DMk3 + 6D | 28mm f/2.8 | 35mm f/1.4 | 50mm f/1.4 | 85mm f/1.8 | 100mm f/2 USM | 24-105 f/4L
Site: www.renatocavalcante.com
Face: www.facebook.com/renatocavalcantefotografia
Instagram: www.instagram.com/renatocavalcantefoto
Flickr: www.flickr.com/renatocavalcante