Autor Tópico: E quando nós não gostamos das fotos, o que dizer pro cliente?  (Lida 6191 vezes)

Angelita Alves

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 794
  • Sexo: Feminino
Gente, quase todos os trabalhos que fiz até hoje foram gratuitos, só pra eu ter experiencia mesmo. Mas mesmo não recebendo, eu tento ser profissional e fazer fotos bacanas. Depois gravo em um cd personalizado e entrego as fotos pra pessoa, em alta resolução. As vezes até mando uma impressa.
Então, faz alguns dias, fui fotografar o recém nascido da amiga de uma amiga minha. Fui na casa dela,  levei acessórios e tal... A minha amiga foi junto.

Foi um desastre! A bebê não dormiu nada, não deu pra fazer nenhuma posição e a minha amiga, que diz gostar de fotografia, ficou dando palpite o tempo todo e inventando umas composições nada a ver. Não me senti a vontade pra fotografar. Na hora, pelo visor da câmera, até achei que dava pra salvar alguma coisa. Mas depois que passei pro computador vi que ficaram muito ruins. Muitas fora de foco, composições nada agradáveis (como eu previ)...

Eu cheguei a pensar em ir lá novamente, sozinha, e tentar fotografar o bebê, mas a casa dela é longe demais (tenho que atravessar a cidade toda pra chegar lá) e eu fiquei sem tempo pra isso. A bebê completou um mês e a mãe me pediu as fotos.

Não sei o que eu faço... entrego mesmo achando ruim o trabalho e correndo o risco de me queimar feio ou ofereço outro ensaio? Ou entrego, digo que foi só experiencia mesmo e ofereço outro ensaio pra complementar?  :aua: :aua:

Alguma dica?


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #1 Online: 22 de Abril de 2014, 13:21:36
Ou entrego, digo que foi só experiencia mesmo e ofereço outro ensaio pra complementar?  :aua: :aua:

Angelita, eu acho que estando ruins ou não, você deve entregar as fotos para a mãe de qualquer jeito. Tente trabalhar um pouco na pós, faça crops para ajeitar o enquadramento, arrume iluminação e cor, tente deixar o trabalho o mais apresentável possível. Melhor entregar algo ruim do que não entregar, mesmo que tenha sido de graça.

Mas o mais importante é que muitas vezes nós somos bem mais críticos com nosso trabalho do que os outros (e isso não é necessariamente algo ruim). Pode ser que a mãe adore o trabalho, mesmo você sendo pessimista com ele. Pode testa-la, mande umas 2 fotinhos de "teaser" pra ver o que ela acha. Escolha 2 fotinhos boas (mas não as melhores) e mande em baixa resolução por e-mail pra ver a reação dela. Mães geralmente são bem exaltadas quando se trata dos próprios filhos, então você vai saber se ela gostou mesmo das 2 fotinhos ou está só sendo educada.

Se o retorno for ruim, se ela não gostar das fotos, daí quando entregar o CD diga isso, que foi só uma experiência, e oferece o outro ensaio.  ;)

Abraços e boa sorte!


vinicius83

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 22 de Abril de 2014, 14:38:55
Rs fica complicado culpar a amiga, ainda mais pq ela é amiga da gestante também :doh: :doh: :doh:

Acho que vc pode entregar as fotos (as melhorzinhas) e dizer a verdade, tirando a parte da sua amiga que te atrapalhou, diga algo assim "Fulana infelizmente as fotos não atenderam minhas expectativas, pois como o bebe estava acordado, não conseguimos fazer as poses que eu tanto queria"

E acho que se for oferecer mais um ensaio gratuito, convide ela para ir na sua casa (ai n sei das suas condições) se ela recusar ir na sua casa vc pode voltar pra lá se estiver disposta a gastar tempo e dinheiro em prol do aperfeiçoamento ;)

Sou craque em dar desculpas, faz parte do meu trabalho kkkkk...
É melhor tirar uma foto com uma câmera imperfeita do que não tirar nenhuma
Sony Alpha a6000 + SELP1650 + SEL55210 + Meike MK320

flickr


Angelita Alves

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 794
  • Sexo: Feminino
Resposta #3 Online: 22 de Abril de 2014, 14:53:37
Angelita, eu acho que estando ruins ou não, você deve entregar as fotos para a mãe de qualquer jeito. Tente trabalhar um pouco na pós, faça crops para ajeitar o enquadramento, arrume iluminação e cor, tente deixar o trabalho o mais apresentável possível. Melhor entregar algo ruim do que não entregar, mesmo que tenha sido de graça.

Mas o mais importante é que muitas vezes nós somos bem mais críticos com nosso trabalho do que os outros (e isso não é necessariamente algo ruim). Pode ser que a mãe adore o trabalho, mesmo você sendo pessimista com ele. Pode testa-la, mande umas 2 fotinhos de "teaser" pra ver o que ela acha. Escolha 2 fotinhos boas (mas não as melhores) e mande em baixa resolução por e-mail pra ver a reação dela. Mães geralmente são bem exaltadas quando se trata dos próprios filhos, então você vai saber se ela gostou mesmo das 2 fotinhos ou está só sendo educada.

Se o retorno for ruim, se ela não gostar das fotos, daí quando entregar o CD diga isso, que foi só uma experiência, e oferece o outro ensaio.  ;)

Abraços e boa sorte!

Obrigada pela dica! :ok:
Vou mandar as fotos pra ela. Pra tentar agradar, peguei duas melhorzinhas e imprimi no tamanho 15x21, numa loja profissional, e até que ficou aceitável. Mesmo assim estou pensando se ofereço ou não outro ensaio.

Realmente tenho sido muito crítica com minhas fotos, não estou gostando do resultado. Mas isso não tá me desanimando não, tenho tido mais vontade de estudar e melhorar.  :D


Angelita Alves

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 794
  • Sexo: Feminino
Resposta #4 Online: 22 de Abril de 2014, 14:56:42
Rs fica complicado culpar a amiga, ainda mais pq ela é amiga da gestante também :doh: :doh: :doh:

Acho que vc pode entregar as fotos (as melhorzinhas) e dizer a verdade, tirando a parte da sua amiga que te atrapalhou, diga algo assim "Fulana infelizmente as fotos não atenderam minhas expectativas, pois como o bebe estava acordado, não conseguimos fazer as poses que eu tanto queria"

E acho que se for oferecer mais um ensaio gratuito, convide ela para ir na sua casa (ai n sei das suas condições) se ela recusar ir na sua casa vc pode voltar pra lá se estiver disposta a gastar tempo e dinheiro em prol do aperfeiçoamento ;)

Sou craque em dar desculpas, faz parte do meu trabalho kkkkk...

Não culpei a minha amiga, a culpa das fotos terem ficado ruins foi minha mesmo. Mas é que não consigo trabalhar com alguém interferindo, me observando. Esse é um dos meus defeitos. Eu também não tava num dia bom e acabei me desconcentrando e é claro que não vou falar isso pra ela. :no:

Boa a dica pra chamar ela pra ir na minha casa! :ok:


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #5 Online: 22 de Abril de 2014, 15:36:36
Gente, quase todos os trabalhos que fiz até hoje foram gratuitos, só pra eu ter experiencia mesmo. Mas mesmo não recebendo, eu tento ser profissional e fazer fotos bacanas. Depois gravo em um cd personalizado e entrego as fotos pra pessoa, em alta resolução. As vezes até mando uma impressa.
Então, faz alguns dias, fui fotografar o recém nascido da amiga de uma amiga minha. Fui na casa dela,  levei acessórios e tal... A minha amiga foi junto.

Foi um desastre! A bebê não dormiu nada, não deu pra fazer nenhuma posição e a minha amiga, que diz gostar de fotografia, ficou dando palpite o tempo todo e inventando umas composições nada a ver. Não me senti a vontade pra fotografar. Na hora, pelo visor da câmera, até achei que dava pra salvar alguma coisa. Mas depois que passei pro computador vi que ficaram muito ruins. Muitas fora de foco, composições nada agradáveis (como eu previ)...

Eu cheguei a pensar em ir lá novamente, sozinha, e tentar fotografar o bebê, mas a casa dela é longe demais (tenho que atravessar a cidade toda pra chegar lá) e eu fiquei sem tempo pra isso. A bebê completou um mês e a mãe me pediu as fotos.

Não sei o que eu faço... entrego mesmo achando ruim o trabalho e correndo o risco de me queimar feio ou ofereço outro ensaio? Ou entrego, digo que foi só experiencia mesmo e ofereço outro ensaio pra complementar?  :aua: :aua:

Alguma dica?

Quando vc acha que nao fez um bom trabalho e existe a possibilidade de refazer, sempre proponha refazer, explicando seus motivos e sendo sincero. Eh muito melhor refazer e garantir a satisfacao na segunda vez do que entregar algo mal feito. A pior coisa a fazer eh entregar algo mal feito. Se vc tivesse cobrado, seria melhor devlver o dinheiro caso ela nao quiser refazer, do distribuir um historico ruim de seu trabalho.

Nao tenha vergonha de culpar a sua amiga. Isso ja deve ter acontecido com todo mundo, de ter alguemque nao sabe o que esta fazendo dando palpite/ordem/direcao (so pq "gosta" do assunto) e vc, por timidez, falta de experiencia ou inseguranca com a pressao do momento nao se sentiu a vontade de fazer o que vc realmente achava melhor, pq ficou atendendo as ordens de outra pessoa.

E vc pode explicar isso a cliente, que vc fez o trabalho da amiga dela e nao o seu, e que agora (se possivel) vc gostaria de refazer mas desta vez com o seu trabalho, a sua qualidade, expressao e visao.


Diogenes

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 23 de Abril de 2014, 13:30:52
Eu não entregaria uma serviço que eu mesmo julgo mal feito, principalmente sendo possível refazê-lo. Você fez de graça por quis, certo? E mesmo sem cobrar, um mínimo de profissionalismo é necessário, contando a verdade toda ou não. O computador travou e perdi todas as fotos, tendo sobrado apenas estas duas...e aí você escolhe as duas "menos ruins" na sua opinião, e manda. Se você entender adequado fazer novo ensaio, marque outra data. Se achar que é muito trabalho para pouco resultado, diga que agora está com sua agenda lotada e assim que possível você marcará data para outro ensaio.
Se você acha que pode, você tem razão. Se acha que não pode, também tem razão. Você é quem sabe!


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #7 Online: 23 de Abril de 2014, 13:55:44
"Amiga, as fotos não ficaram do jeito que eu queria. Vamos marcar outra sessão?"

Não diga que não ficaram boas, porque essa é uma opinião pessoal, e a dela pode ser diferente. Também não precisa dar muitas explicações.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #8 Online: 23 de Abril de 2014, 14:34:07
Gente boa essa sua amiga, hein? Pagava-lhe um sapo.  :D

Esse estilo newborn nao é moleza não. Tem que ter muita paciencia e quanto mais experiência mais facil as coisas ficam. Um dos motivos que me fizeram desistir de fotografar newborn foi essa ansiedade das mães. Por mais que voce passe segurança, muitas mães são extremamente ansiosas. Por mais que voce explique que uma hora o bebe vai dormir, elas vão ficando ansiosas com o passar do tempo. Normalmente, tem que se tirar o dia só pra isso. E avisar a mãe antes para que ela também reserve o dia dela só para as fotos. Bebe com menos de 15 dias uma hora vai dormir. É só esperar e dar bastante mamá para que o bebe fique com o sono mais pesado. Com as mães que já praticam a livre demanda é mais facil. O bebe começa a se revirar elas automaticamente já oferecem o peito. Para as mães que costumam regrar o horário da mamada, é mais dificil. Elas não querem dar o peito o tempo todo. Então voce tem que ficar pedindo para que ela alimente a criança. Não é interessante oferecer muitas fotos, porque pode ter apenas uma oportunidade de 20, 30 minutos de sono realmente pesado. Então o esquema é oferecer poucas fotos e ser rápido  e eficiente quando notar que o sono está um pouco mais profundo. Aconselho a companhia de uma assistente para te ajudar pois o tempo é curto. Não é bom nem tirar a maquina da mochila enquanto o bebe não mostrar que está pronto para a sessão. Se for aquele sono mais perturbado, nem fotografe pois isso só deixa a mãe mais agoniada. O esquema é esperar o momento certo pra dar o bote.  :D
Agora, se voce ofereceu de graça é porque ainda não está pronta pra cobrar pelo serviço. E se voce não está pronta, não tem que se cobrar pelo resultado. E nem ficar com medo de que alguem te cobre por isso. Agora não há mais tempo para refazer a sessão. Se tivesse que ser refeita, um dia depois ou pelo menos na mesma semana. Não diga que as fotos ficaram ruins. Entregue-as e pronto. Não ofereça mais nenhum serviço de graça pra essa mesma cliente por sentir culpa. Voce não tem culpa nenhuma. Se tiver que oferecer gratuitamente, faça por voce e não pelo cliente, afinal de contas voce não está recebendo pelo serviço. De qualquer forma, mesmo cobrando, não recomendo repetir a sessão. A maioria das pessoas não é madura o suficiente para entender que algo pode ter dado errado. Isso só desgasta mais ainda a relação e provavelmente não te trará melhores resultados.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #9 Online: 23 de Abril de 2014, 14:42:27
Eu ainda acho que eh possivel ser sincero e ser compreendido. E um pouco de explicacao eh preciso. Por exemplo:

"Eu tenho os resultados mas nao eh o meu resultado, mas sim o resultado da fulana ao qual acabei fazendo da maneira que ela queria. Como estou em fase de inicio ainda a orientacao dela mais me distraiu para tais detalhes, rendendo um resultado como um todo que nao gostei e que nao reconheco como o meu melhor. Por esse motivo e se possivel, eu gostaria de poder refazer as fotos para apresentar uma qualidade a par dos trabalhos similares que fiz anteriormente, e que sei que lhe fara mais feliz tambem. Pq mesmo que vc fique satisfeitas com o resultado dessa primeira sessao eu ficaria chateado em nao ter entregue o meu melhor."

E assim, esteja preparado para receber ambas as respostas "sim" e "nao".
E mesmo se a pessoa disser nao, seja la qual for o motivo (e nao importa o motivo, e nao insista, apenas mostre que o servico saiu errado e vc quer corrigir), pelo menos ela sabe que o que vc esta entregando nao eh exatamente o seu resultado padrao, o seu melhor, o seu natural. E sabendo disso, se ela nao gostar o problema eh dela, afinal vc tentou corrigir. Se ela gostar, otimo que ela tenha saido satisfeita, e considere essa situacao uma experiencia e licao a mais entre muitas outras que vc passara e aprendera a contornar.

Alem de tudo, ao aceitar o servico gratuio de uma iniciante ela nao pode experar uma garantia de que tudo vai sair perfeito. E eh por isso mesmo que vc nao esta cobrando agora, para ganhar experiencia.


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #10 Online: 23 de Abril de 2014, 14:46:07
Eu ainda acho que eh possivel ser sincero e ser compreendido. E um pouco de explicacao eh preciso. Por exemplo:

"Eu tenho os resultados mas nao eh o meu resultado, mas sim o resultado da fulana ao qual acabei fazendo da maneira que ela queria. Como estou em fase de inicio ainda a orientacao dela mais me distraiu para tais detalhes, rendendo um resultado como um todo que nao gostei e que nao reconheco como o meu melhor. Por esse motivo e se possivel, eu gostaria de poder refazer as fotos para apresentar uma qualidade a par dos trabalhos similares que fiz anteriormente, e que sei que lhe fara mais feliz tambem. Pq mesmo que vc fique satisfeitas com o resultado dessa primeira sessao eu ficaria chateado em nao ter entregue o meu melhor."

E assim, esteja preparado para receber ambas as respostas "sim" e "nao".
E mesmo se a pessoa disser nao, seja la qual for o motivo (e nao importa o motivo, e nao insista, apenas mostre que o servico saiu errado e vc quer corrigir), pelo menos ela sabe que o que vc esta entregando nao eh exatamente o seu resultado padrao, o seu melhor, o seu natural. E sabendo disso, se ela nao gostar o problema eh dela, afinal vc tentou corrigir. Se ela gostar, otimo que ela tenha saido satisfeita, e considere essa situacao uma experiencia e licao a mais entre muitas outras que vc passara e aprendera a contornar.

Alem de tudo, ao aceitar o servico gratuio de uma iniciante ela nao pode experar uma garantia de que tudo vai sair perfeito. E eh por isso mesmo que vc nao esta cobrando agora, para ganhar experiencia.
Croix, aqui no Brasil, assumir erros é atestado de imcompetência.
E culpar o cliente pelo erro é indelicadeza. Por mais que isso seja dito de forma bastante delicada.  :D

Ou seja, tem que dar certo. Se não der, perde-se o cliente.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #11 Online: 23 de Abril de 2014, 14:48:58
Croix, aqui no Brasil, assumir erros é atestado de imcompetência.
E culpar o cliente pelo erro é indelicadeza. Por mais que isso seja dito de forma bastante delicada.  :D

Ou seja, tem que dar certo. Se não der, perde-se o cliente.

Nesse caso, o cliente que fique com as "menos ruins".  :D


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #12 Online: 23 de Abril de 2014, 14:53:17
Um exemplo interessante...no meu contrato, eu dizia que eu tinha 30 dias úteis para a entrega das fotos. Passava 30 dias corridos e muitos clientes vinham cobrar. Eu me coçava mas nunca dizia que eu ainda estava no prazo para a entrega. Isso podia magoar os clientes.  Apenas dizia que em alguns dias entregaria as fotos.  O que eu fiz? Mudei para 40 dias corridos. :)
Aqui no Brasil, não se pode dizer o que pensa, mesmo que voce esteja certo. Na verdade, não se trata de um jogo de quem está certo ou errado. Se o cliente não gostar da sua resposta, não te contrata mais e ponto final.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #13 Online: 23 de Abril de 2014, 14:55:52
Nesse caso, o cliente que fique com as "menos ruins".  :D
Pois é...e a probabilidade dele gostar é alta. Quando se trata de algo que não se pode voltar atrás, o ser humano recondiciona a mente para passar a gostar daquilo pois não há mais volta.  :D
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #14 Online: 23 de Abril de 2014, 14:56:14
Se tiver que oferecer gratuitamente, faça por voce e não pelo cliente, afinal de contas voce não está recebendo pelo serviço.

Exatamente... E o "cliente" ao aceitar um servico gratuito de um iniciante deve tambem levar isso em consideracao.