Autor Tópico: E a segurança dos bebês?!  (Lida 6687 vezes)

C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #15 Online: 23 de Abril de 2014, 11:19:49
Outro cuidado essencial mas que so vi uma vez alguem falar na vida (e olha que nao eh uma area em que eu me informo e nem me interesso) eh a limpeza do material e ambiente usado para se fazer as fotos com Neugeborenen. Os materials e ambiente devem estar esterelizados (e nao com qualquer produto). Afinal, Neugeborenes esta em uma epoca em que seu sistema imunologico ainda eh fraco.


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 23 de Abril de 2014, 15:25:01
Mike,
Com um recem nascido "embaixo" da camera eu creio que precisa sim  :D

Abraço,
M Rezende
2x
Nunca aconteceu, mas um dia pode acontecer.
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


danilo.durigan

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
  • Sexo: Masculino
  • Tempo e dedicação são seus maiores aliados
Resposta #17 Online: 23 de Abril de 2014, 17:04:01
Concordo em gênero, número e grau quanto à segurança dos bebês neste tipo de fotografia.

Assim como em qualquer caso, o que não podemos é generalizar. As fotógrafas citadas acima são as pioneiras no Brasil e grandes conhecedoras do assunto, dado que são referência neste tipo de foto.

Minha esposa trabalha exatamente com fotografia newborn e a característica é a idade entre 5 e 15 dias. Não que seja regra, mas é a prática pois após esta idade não se consegue com tanta facilidade as poses clássicas.

Posto uma foto da minha esposa fotografando uma bebê com 13 dias de idade feita esta semana. Podem observar que a segurança é o ponto chave, onde o ambiente é aquecido (vide aquecedor à esquerda e acima da foto, fundo feito com vinílico, coberto com manta (esterilizada a cada sessão, pois compramos uma máquina de lavar que esteriliza), utilização de máscara (não é qualquer máscara, é máscara com carvão ativado e não tira do rosto enquanto tiver manipulando o bebê). Vejam também que há um frasco de álcool gel bem no centro e embaixo da foto, onde sempre utiliza nas mãos e inclusive na câmera e lente (isso não estraga a câmera). Outro detalhe é que a sessão de fotos, no caso da minha esposa, é feito na casa do bebê, justamente pela imunidade que ela ainda não tem.


IMG_2197 por Danilo Durigan, no Flickr

Cuidados como colocar a alça é algo que sempre tem que ser levado em consideração, pois qualquer acidente pode ser fatal e não é nem bom nem pensar nisso.

Risco toda profissão tem. Por isto que há a necessidade de sempre se preocupar com este quesito, porém não podemos generalizar.

Abs,
Danilo Durigan
Canon T3i
Lente Canon 50mm 1.8,  18-55mm, 55-250mm
Flash Speedlite 600EX-RT


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #18 Online: 23 de Abril de 2014, 17:18:40
Posto uma foto da minha esposa fotografando uma bebê com 13 dias de idade feita esta semana. Podem observar que a segurança é o ponto chave, onde o ambiente é aquecido (vide aquecedor à esquerda e acima da foto, fundo feito com vinílico, coberto com manta (esterilizada a cada sessão, pois compramos uma máquina de lavar que esteriliza), utilização de máscara (não é qualquer máscara, é máscara com carvão ativado e não tira do rosto enquanto tiver manipulando o bebê). Vejam também que há um frasco de álcool gel bem no centro e embaixo da foto, onde sempre utiliza nas mãos e inclusive na câmera e lente (isso não estraga a câmera). Outro detalhe é que a sessão de fotos, no caso da minha esposa, é feito na casa do bebê, justamente pela imunidade que ela ainda não tem.


Bravo!  :clap:


Paulo Arruda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.963
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 23 de Abril de 2014, 17:49:56
Concordo em gênero, número e grau quanto à segurança dos bebês neste tipo de fotografia.

Assim como em qualquer caso, o que não podemos é generalizar. As fotógrafas citadas acima são as pioneiras no Brasil e grandes conhecedoras do assunto, dado que são referência neste tipo de foto.

Minha esposa trabalha exatamente com fotografia newborn e a característica é a idade entre 5 e 15 dias. Não que seja regra, mas é a prática pois após esta idade não se consegue com tanta facilidade as poses clássicas.

Posto uma foto da minha esposa fotografando uma bebê com 13 dias de idade feita esta semana. Podem observar que a segurança é o ponto chave, onde o ambiente é aquecido (vide aquecedor à esquerda e acima da foto, fundo feito com vinílico, coberto com manta (esterilizada a cada sessão, pois compramos uma máquina de lavar que esteriliza), utilização de máscara (não é qualquer máscara, é máscara com carvão ativado e não tira do rosto enquanto tiver manipulando o bebê). Vejam também que há um frasco de álcool gel bem no centro e embaixo da foto, onde sempre utiliza nas mãos e inclusive na câmera e lente (isso não estraga a câmera). Outro detalhe é que a sessão de fotos, no caso da minha esposa, é feito na casa do bebê, justamente pela imunidade que ela ainda não tem.


IMG_2197 por Danilo Durigan, no Flickr

Cuidados como colocar a alça é algo que sempre tem que ser levado em consideração, pois qualquer acidente pode ser fatal e não é nem bom nem pensar nisso.

Risco toda profissão tem. Por isto que há a necessidade de sempre se preocupar com este quesito, porém não podemos generalizar.

Abs,
Danilo Durigan

Olá Danilo... não quero criticar não, mas aqui, como observador achei até um pouco exagerados os cuidados... máscara e tals... isso não cria uma certa distância pessoal não?
É só curiosidade mesmo, não é minha área... claro que tem que ter segurança... mas este "excesso" não deixa a relação fotógrafo / pais / bebês muito mais fria? (ao menos é esta impressão que me dá... sem qualquer pretensão de estar certo).
Abs.


danilo.durigan

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
  • Sexo: Masculino
  • Tempo e dedicação são seus maiores aliados
Resposta #20 Online: 23 de Abril de 2014, 17:58:27
Olá Danilo... não quero criticar não, mas aqui, como observador achei até um pouco exagerados os cuidados... máscara e tals... isso não cria uma certa distância pessoal não?
É só curiosidade mesmo, não é minha área... claro que tem que ter segurança... mas este "excesso" não deixa a relação fotógrafo / pais / bebês muito mais fria? (ao menos é esta impressão que me dá... sem qualquer pretensão de estar certo).
Abs.


Sem entender o contexto dá a impressão sim, porém antes de iniciar o ensaio, até mesmo no briefing enviado, é explicado todo o procedimento de segurança, as poses que serão feitas, o cuidado com o bebê, os cursos feitos (até com fisioterapeuta para entender um pouco da fisiologia do bebê), o tempo de experiência, etc..  justamente para não dar a impressão de frieza e trazer tranquilidade aos pais, já que estão entregando uma pedra preciosa na mão de um estranho.

E falo mais, a conversa antes de iniciar os trabalhos só tem ajudado, visto que muitas mães até dormem durante o ensaio ao ver que aquela sessão não está trazendo riscos ao seu filho.

O grande problema são as avós.... estas não tem conversa, jeitinho, nem nada que as façam ficar quietas sem dar palpite.. rsrsrs

Abs,
Danilo Durigan
Canon T3i
Lente Canon 50mm 1.8,  18-55mm, 55-250mm
Flash Speedlite 600EX-RT


Paulo Arruda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.963
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 23 de Abril de 2014, 18:12:11
Sem entender o contexto dá a impressão sim, porém antes de iniciar o ensaio, até mesmo no briefing enviado, é explicado todo o procedimento de segurança, as poses que serão feitas, o cuidado com o bebê, os cursos feitos (até com fisioterapeuta para entender um pouco da fisiologia do bebê), o tempo de experiência, etc..  justamente para não dar a impressão de frieza e trazer tranquilidade aos pais, já que estão entregando uma pedra preciosa na mão de um estranho.

E falo mais, a conversa antes de iniciar os trabalhos só tem ajudado, visto que muitas mães até dormem durante o ensaio ao ver que aquela sessão não está trazendo riscos ao seu filho.

O grande problema são as avós.... estas não tem conversa, jeitinho, nem nada que as façam ficar quietas sem dar palpite.. rsrsrs

Abs,
Danilo Durigan

 :ok: :ok: :ok:


Rodrigo Eduardo

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.841
  • Sexo: Masculino
  • Rodrigo
Resposta #22 Online: 23 de Abril de 2014, 19:26:41

Bravo!  :clap:

x2 se eu tivesse um filho gostaria que fosse assim,tenha certeza que essa segurança máxima faz até parte do merchandising da sua esposa.

fiquei curioso com as fotos que ela faz,tem algum link? :ok:


danilo.durigan

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
  • Sexo: Masculino
  • Tempo e dedicação são seus maiores aliados
Resposta #23 Online: 23 de Abril de 2014, 20:26:54
x2 se eu tivesse um filho gostaria que fosse assim,tenha certeza que essa segurança máxima faz até parte do merchandising da sua esposa.

fiquei curioso com as fotos que ela faz,tem algum link? :ok:

Opa, seguem algumas. Antes que perguntem, na foto 1 a xícara é de plástico e a cabeça da bebê estava sendo apoiada pela mão da assistente (montagem de duas fotos)

Se quiser visualizar outras, tem o facebook: https://www.facebook.com/pages/Regiane-Durigan-Fotografia/516472615067219?fref=ts ou o site http://www.regianedurigan.com.br

1.


2.


3.
Canon T3i
Lente Canon 50mm 1.8,  18-55mm, 55-250mm
Flash Speedlite 600EX-RT


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #24 Online: 24 de Abril de 2014, 02:22:37
Olá Danilo... não quero criticar não, mas aqui, como observador achei até um pouco exagerados os cuidados... máscara e tals... isso não cria uma certa distância pessoal não?
É só curiosidade mesmo, não é minha área... claro que tem que ter segurança... mas este "excesso" não deixa a relação fotógrafo / pais / bebês muito mais fria? (ao menos é esta impressão que me dá... sem qualquer pretensão de estar certo).
Abs.
Como eu citei a cima, eu li uma vez que tudo isso eh nescessario.

Da mesma forma que a alca na camera eh um fator de seguranca so para garantir 100% a integridade fisica da crianca, mas pode paracer um exageiro para uns, esse cuidado com a saude da crianca tambem eh uma forma de prevencao igual a alca, mesmo soando exageiro, eh so para garantir.

E pelo que ja percebi entre aqueles que fotografam Neugeborenen, sao poucas as pessoas que tem esse cuidado.

E falo mais, a conversa antes de iniciar os trabalhos só tem ajudado, [...]
Mas isso eh regra numero 1 em qualquer tipo de servico, seja na area da fotografia ou nao.


Palmeida

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.551
Resposta #25 Online: 24 de Abril de 2014, 02:31:37
Mto bom Danilo!

Até os mais experientes podem errar. Tente enviar uma mensagem para os fotógrafos que vc viu q não  usam a alça.

Máscara e álcool em gel: indispensável para quem vai entrar em contato com RN. Qndo minha filha nasceu, tinha q repetir para todos que falavam com ela: lavar a mão com sabão, passar álcool e nada de dar beijo na criança. Cuidado com RN, nunca é demais.

Parabéns pelo tópico. Serviu  de aprendizado pra mim tb.  :ok: :ok: :ok: :ok:
O que eu amo: Deus, família, amigos, trabalho,fotografia, contabilidade, estudar e tecnologia!


vinicius83

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 24 de Abril de 2014, 08:07:41
Mascara eu só acho necessário caso a fotografa esteja com gripe... mas é melhor sempre prevenir... vai que vc passa algo pra criança ela fica doente e morrer depois de uns meses... nessa fase pegar qualquer doença é bem perigoso ainda mais quando a mãe não amamenta no peito.
É melhor tirar uma foto com uma câmera imperfeita do que não tirar nenhuma
Sony Alpha a6000 + SELP1650 + SEL55210 + Meike MK320

flickr


padilhadim

  • Trade Count: (24)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 742
    • DIM Fotografia
Resposta #27 Online: 24 de Abril de 2014, 09:29:47
Minha esposa e eu fizemos um curso com a Simone Silvério. Profissional top na fotografia de recém nacidos, não apenas pelas fotos em si, mas por toda estrutura disponível em seu estúdio que garante segurança e conforto para os nenéns e os pais.
Atualmente ela trabalha exclusivamente no estúdio. Lá, as placas são usadas no piso. No fundo são usados tecidos presos na parede ou segurados por uma das assistentes. Aliás, no mínimo uma assistente fica quase encostada no neném durante todo o ensaio, para lhe garantir o máximo de segurança. Em outros momentos, dependendo da produção, uma segunda assistente também dá aopio.
De fato, ela não usa alça de pescoço, apenas um belt clip para descansar as mãos entre uma produção e outra. Mas não vejo perigo nisso, o fotógrafo ali está concentrado, não brincando com a câmera na mão. Aliás, fala-se tanto da "pegada" das DSLRs. A MK III não é como uma "saboneteira". Sinceramente não acredito que a câmera caia das mãos desta maneira.

Minha esposa também fotografa na casa do cliente. Não por escolha própria, mas por falta de estúdio próprio. A casa do cliente não é garantia de limpeza ideal para o neném. Pelo contrário, geralmente nos primeiros dias de vida dele muitos parentes e amigos visitam a casa, deixando o ambiente muito mais exposto do que em um estúdio devidamente preparado.

Mas todas as discussões e questionamentos acerca da fotografia RN são importantes e necessárias para a evolução da fotografia e dos fotógrafos.

 :ok:




RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #28 Online: 24 de Abril de 2014, 09:33:51
Bebês não são tããão frágeis assim. Tanto que mesmo os profissionais da saúde das maternidades não usam máscara para manipular os pequenos na maioria das situações. E olha que eles em tese estão mais propensos a carregar germes justamente por trabalharem em ambiente hospitalar.

A importância da máscara para o fotógrafo é passar tranquilidade e confiança para os pais, e se protegerem de algum contratempo caso a criança venha a ficar doente logo após a sessão.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


Paulo Arruda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.963
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 24 de Abril de 2014, 10:22:36
Como disse, olhando aqui de fora, fora do contexto, a princípio achei os cuidados um pouco exagerados... especialmente a máscara... o restante acho importante (aquecedor, álcool,
Mas o que mais me impressionou positivamente, e acho que é um grande diferencial é a situação do curso com o fisioterapeuta.
O que mais me dá medo neste tipo de foto é a questão do "manuseio do produto" rsss... então, creio que este é um ponto muito, muito positivo (além das fotos serem muito boas).
Abs.