Autor Tópico: Contador de Fotos disponíveis  (Lida 2370 vezes)

LuizNdo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.407
  • Sexo: Masculino
  • Tente, invente.
Online: 08 de Setembro de 2006, 09:08:15
Oi pessoal,

Devido à formatura da minha namorada e o churrasco no dia seguinte, tive a oportunidade de lotar meu cartão de 1gb duas vezes.

Após formatar o cartão, notei que a máquina contava 263 poses disponíveis na configuração utilizada ( 8mp Jpeg Fine ).

No dia seguinte, também após formatar, a máquina exibia 242.

Durante as fotos notei também um aparente erro de contagem à medida que ia batendo. Vez ou outra o contado não diminuia proporcionalmente ao número de fotos tiradas.

Sei que tudo isso depende do espaço disponível na máquina, mas é normal erros de contador frequentes, mesmo após formatar o cartão? A fórmula usada pela máquina é tão falha assim?
>> Belo Horizonte <<
Fotógrafo Entusiasta.
Sony P100
Canon 7D e XT + 18-55 mm + 75-300 mm USM III + Canon 50mm f1.8 + Sigma 10-20mm + Canon 100-400mm L IS + Adaptador de Telescópio!
Meu Flickr


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.746
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #1 Online: 08 de Setembro de 2006, 10:06:27
Bom....seguinte:

ontem fiz algumas fotos em JPEG Large Fine (3456x2304).
Tamanho das fotos variou entre 1.4 MB e 2.2MB.

Desta forma, o qto de espaço disponível no cartão vai depender do tamanho que suas fotos forem ficando.

Mas se vc olhar na página 53 do manual, a XT assume como referencia : aproximadamente 3.3MB para JPEG LARGE FINE.

Do manual da XT:

The single image size, number of possible shots, and maximum burst during continuous shot are based on Canon's testing standards (ISO 100 with [Parameter 1] set). The actual single image size, number of possible shots, and maximum burst will vary depending on the subject, shooting mode, ISO speed, parameters, etc.

Agora essa de formatar o cartão e o valor de imagens disponíveis ser diferente:
bom...
tem de ver em qual modo vc está
se estiver no modo basico de zonas, o valor será menor de fotos disponíveis
se estiver no modo creativo (TV, AV, M, P) o valor será maior..

é só girar o seletor e conferir que o contador muda.

vc pode ter formatado o cartão em um modo, e depois qdo formatou de novo a seletor estava em outro grupo, por isso a diferença.

fiz um teste com minha XT.... formatei o cartão... tirei umas fotos... formatei de novo.... tudo normal.

[ ]'s
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


LuizNdo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.407
  • Sexo: Masculino
  • Tente, invente.
Resposta #2 Online: 08 de Setembro de 2006, 11:55:38
Valeu, André.

Eu imaginei que a variação do tamanho dos arquivos causasse alguma incoerência.
Ela calcula com uma base, mas ao salvar algumas fotos a diferença não equivale ao mesmo número de fotos batidas com o valor base.

André, depois da Serra da Moeda, o mais perto que chego do Basic Zone tem sido o P  :thmbup:
Quando preciso de um modo automático, recorro ao P. Pois nele o flash só é usado quando quero.
>> Belo Horizonte <<
Fotógrafo Entusiasta.
Sony P100
Canon 7D e XT + 18-55 mm + 75-300 mm USM III + Canon 50mm f1.8 + Sigma 10-20mm + Canon 100-400mm L IS + Adaptador de Telescópio!
Meu Flickr


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.746
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #3 Online: 08 de Setembro de 2006, 12:02:51
Podemos fazer um teste com seu cartão na minha XT no próximo passeio.

Fazendo uma analogia simples:
Vc tem 10 MB de espaço e a valor de referência p/ uma foto é 1MB. Assim o contador deve mostrar que vc pode tirar 10 fotos.
Vc tira uma foto: ficou com 0.5MB. Contador mostra 9. Tirou mais uma foto: 0.5MB. O contador deve continuar mostrando 9 e não 8.
Concorda com ou semcorda comigo?  :laughing:

[ ]'s
« Última modificação: 08 de Setembro de 2006, 12:16:43 por Andre Sena »
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


LuizNdo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.407
  • Sexo: Masculino
  • Tente, invente.
Resposta #4 Online: 08 de Setembro de 2006, 12:46:24
É isso mesmo.
O valor de cálculo nem sempre corresponde ao que é gravado. Causando a diferença.

O ruim é que não da pra confiar muito. Vira uma mera estimativa.
« Última modificação: 08 de Setembro de 2006, 12:47:20 por LuizNdo »
>> Belo Horizonte <<
Fotógrafo Entusiasta.
Sony P100
Canon 7D e XT + 18-55 mm + 75-300 mm USM III + Canon 50mm f1.8 + Sigma 10-20mm + Canon 100-400mm L IS + Adaptador de Telescópio!
Meu Flickr


pksato

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 539
    • http://pksato.blogspot.com/
Resposta #5 Online: 08 de Setembro de 2006, 17:59:06
Fotográfando em RAW, a estimativa deve melhorar bastante.  :denken:
 
Paulino K. Sato - Maringá Pr.
Canon A300, Canon A95, Panasonic FZ5S



André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.746
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #6 Online: 08 de Setembro de 2006, 23:42:39
Citar
Fotográfando em RAW, a estimativa deve melhorar bastante.  :denken:
não entendi......pq?
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #7 Online: 09 de Setembro de 2006, 02:20:13
Citar
Fotográfando em RAW, a estimativa deve melhorar bastante.  :denken:
Não sei nas câmeras de vcs, mas a S9000 produz um raw de "apenas" 18,2mb... Ou seja, um cartão de 1 giga dá umas 48 fotos...  Parece que em raw, o tamanho do arquivo fica mais constante...

Ou eu tô falando bobagem?
Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #8 Online: 09 de Setembro de 2006, 02:22:57
Luiz,

Eu sei o que está acontecendo! :)

Pra vc conferir, muda o ISO da camera de 100 para 1600.
Agora volte para 400, depois 800 e depois 200.
Vc vai ver que quanto menor o ISO maior é a quantidade de fotos. Quanto maior o ISO, menor a quantidade de fotos.

Coisas que só a CANON faz pra vc (Nikon tbem)

Abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.746
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #9 Online: 09 de Setembro de 2006, 07:27:58
Citar
Citar
Fotográfando em RAW, a estimativa deve melhorar bastante.  :denken:
Não sei nas câmeras de vcs, mas a S9000 produz um raw de "apenas" 18,2mb... Ou seja, um cartão de 1 giga dá umas 48 fotos...  Parece que em raw, o tamanho do arquivo fica mais constante...

Ou eu tô falando bobagem?
Na XT tenho RAW's variando em torno de 7 a 9 MB.

----------------

18,2 MB ?!?!?!?!  :mf_tongue: caramba... hehehe

[ ]'s
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.746
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #10 Online: 09 de Setembro de 2006, 07:31:27
Citar
Luiz,

Eu sei o que está acontecendo! :)

Pra vc conferir, muda o ISO da camera de 100 para 1600.
Agora volte para 400, depois 800 e depois 200.
Vc vai ver que quanto menor o ISO maior é a quantidade de fotos. Quanto maior o ISO, menor a quantidade de fotos.

Coisas que só a CANON faz pra vc (Nikon tbem)

Abraço,
Fernando
Pois é Fernando, foi o que comentei logo acima. :laughing:
Citei como exemplo o "shooting mode" pq lembro do Luiz alternando entre os mesmos no passeio na Serra da Moeda.

Citar
Do manual da XT:

The single image size, number of possible shots, and maximum burst during continuous shot are based on Canon's testing standards (ISO 100 with [Parameter 1] set). The actual single image size, number of possible shots, and maximum burst will vary depending on the subject, shooting mode, ISO speed, parameters, etc.

[ ]'s
« Última modificação: 09 de Setembro de 2006, 07:46:16 por Andre Sena »
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


Thiago Sigrist

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 352
Resposta #11 Online: 09 de Setembro de 2006, 13:46:55
E aí, pessoal?

Vejam só, essa questão do ISO influenciar no tamanho do arquivo faz o maior sentido. A minha D70, por exemplo, mostra 352 fotos em RAW quando coloco o cartão de 2GB vazio. E essa estimativa não muda quando eu mudo o ISO, mas deveria.

Digo isso porque um arquivo RAW da D70 geralmente varia em tamanho entre 5 e 6MB. Quando a foto é feita em ISO 200, o arquivo fica mais próximo de 5MB, e quando é feita em 1600, fica mais próxima de 6.

Agora, por que isso acontece? Segue a explicação de computeiro: quando você aumenta o ISO, você aumenta o ruído da imagem resultante. Ora, qualquer introdução de ruído num sinal aumenta a entropia deste, segundo as leis da teoria de informação. E, com isto, a compressão se torna menos eficiente.

Para simplificar a explicação: quando não temos ruído, a probabilidade de um pixel V, na vizinhança de um pixel P dado, ter um valor próximo do valor de P, é relativamente alta. Desse modo, um algorítmo de compressão certamente irá usar menos bits (menos informação) para representar V, pois ele é bem parecido com P.

Aí introduzimos o ruído na jogada. O que é o ruído? Ora, são uns pixels com valores discrepantes em relação à vizinhança. Quanto maior a discrepância, mais eles aparecem. E, por conseguinte, quanto maior essa discrepância, menor também a probabilidade de V ter um valor próximo de P. Com isso, o algorítmo de compressão irá precisar de mais bits para representar V, e é por isso que o arquivo aumenta.

Disso aí, os senhores já devem estar deduzindo que existem vários fatores que influenciam na entropia do sinal. E estão corretíssimos: a nitidez dos elementos da imagem (testem como uma imagem bem desfocada comprime mais do que uma bem nítida), a adição de sharpening etc. Notem que, devido ao processamento que a câmera faz na imagem, o JPEG sempre terá mais elementos capazes de influenciar na entropia.

Já o RAW, por não ter processamento da câmera (como sharpening, curvas de saturação ou contraste etc), tem menos desses elementos mas ainda tem um bocado. Isso, é claro, se o RAW for comprimido. Suponho que a S9000, por exemplo, não comprima os dados no arquivo RAW, e é por isso que ele é tão grande, comparado com outras câmeras com mesmo número de pixels.

Espero ter ajudado em algo com a explicação!

Abraços!

 -- thiago

PS: Um corolário do que eu disse acima é que fotografar mulheres bonitas e com pele de pêssego não só faz bem para os olhos como também economiza cartão de memória! ;)
Thiago Massariolli Sigrist
Indaiatuba - SP
-----------------------------
Câmera Grande (DSLR) + Lente
Câmera Compacta


FábioVenhorst

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 184
    • Fábio Venhorst Fotografias
Resposta #12 Online: 22 de Setembro de 2006, 11:07:45
Estranho isso....qdo tinha a D70 sempre indicava 291 (Jpeg fine)fotos no cartão de 1GB formatado, nunca obtive variação, por causa de modos, ISO, no número de fotos estimado a partir do cartão vazio. Na D200, em Jpeg Fine (prioridade tam. arquivo), indica sempre 167 fotos...e qdo encho o cartão, normalmente chega a 300 fotos.
« Última modificação: 22 de Setembro de 2006, 11:08:20 por FábioVenhorst »
Fábio Venhorst - AFB

Fábio Venhorst Fotografias