Autor Tópico: Por que te contratam?  (Lida 5010 vezes)

Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #15 Online: 27 de Abril de 2014, 16:50:59
Hoje em dia ninguem mais me contrata.
Quando me contratavam era por indicacao direta ou indireta somente. E 1 vez consegui um cliente pelo anuncio no google. Mas so funcionou 1 unica vez.

Nunca consegui cliente mostrando portfolio. A maioria das pessoas quem eu mostrava portfolio se mostravam impressionados mas nada alem disso.

Galerias a mesma coisa. Duas aqui na regiao os donos ficaram super empolgados em exibir meu trabalho, sempre quando passo eles dizem que vao me ligar mas nunca ligaram nem escreveram depois de meses.

Tambem nunca consegui cliente entregando cartao de visita.

Eu tinha um network com certo potencial na Irlanda, o que me rendia algumas oportunidades. Onde moro hoje nao tenho nenhum e por isso nao tenho mais oportunidade nenhuma.

Minha maneira de atuar sempre foi muito elogiado.

Na minha cidade atual nao existe tanta concorrencia assim, se comparado onde eu morava antes. Mas antes eu tinha oportunidades e hoje nao tenho. Por isso concluo que concorrencia nunca interferiou ou influenciou em nada.

O fato eh que vim parar em uma regiao onde as pessoas sao extremamente fechadas e sendo de fora acabo ficando excluido em muitos aspectos. A melhor forma de solucionar esse problema eh ou casando com alguma mulher local e adentrar a rede de amigos e social dela, ou me mandando dessa porcaria de lugar, o que eu estou tentando fazer.
Vixe! :eek: A coisa ta brava pra voce hei?
Tenho portifolio, tenho fotos no Flickr e ate um face onde coloco algumas fotos, mais isso nunca deu resultado pra mim, os cliente vem ate mim por indicação de outros. Aqui onde moro a cidade é pequena e contando comigo tem 2 fotografos, e minha maior concorrência é o preço dele que chega a ser 40% menor. Mas os que vem ja sabem disso e vem pelo trabalho e não pelo preço. Tambem desempenho um bom dialogo com os clientes e não os deixo na mão na hora do evento como o outro tem feito com alguns que passaram a ser meus depois disso.
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #16 Online: 27 de Abril de 2014, 17:06:06
Elogios eh o que eu mais recebo, ou recebia. E eu ate mostro esses quotes no meu site para ver se ajuda, mas nem isso ajuda.

Aqui alguns deles que esta no meu site:

Citar
“I would highly recommend working with Márcio. He is very professional, a very nice man and he takes beautiful pictures”
(Larena Slight appeared in several publications and TV shows. She is for the second Year Miss United Nations Ireland)

“I looked at model’s website you worked with and I feel that your images of them are the best they have! You really know how to compose and shoot. There is a visual richness to your work that we don’t see often”
(Rick Fink, photographer and curate in Austin Museum, US)

"Your are doing great I am getting so many positive comments from your shots and the one in the water and the black and white shots are up there in my favourite shots ever taken so well done you”
(Lisa Grogan is a professional commercial model).

"I know Márcio's work already... He is not only a excellent photographer but he is sensible to what is around him. I have learned through looking at what he publishes and on what he comments and criticises. Congratulations."
(Antonio Fernandes was photojournalist in Mozambique before, during and after the civil war)

"Just wanted to say it was a great pleasure working with you.. I'm very happy with the photos..  I hope we get to work again sometime...  Also thank you for sending the photos so quick after the shoot..." (Elle - not the Magazine)

"I enjoyed working with you also and I would love to work with you again :)"
(Annmarie is a nude and erotic model)


Rodrigo Eduardo

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.841
  • Sexo: Masculino
  • Rodrigo
Resposta #17 Online: 27 de Abril de 2014, 21:15:52
até hoje me chamaram por indicação.
ultimamente tenho feito um exercício que creio irá render frutos.

tenho virado amigo dos clientes,não amigo momentâneo,eu volto sempre depois de um trabalho,almoço,conto piadas e assisto até filmes.
meu plano é virar a pessoa de total confiança dessa família,tipo aqueles fotógrafos que pega desde o nascimento da criança atééééé casar e ter mais filhos kkkk

creio que o sucesso fotográfico é conquistar a fidelidade do cliente e isso é bem mais difícil que fazer um único trabalho e sumir.

a galera tem gostado bastante tanto das fotos quanto da postura,acredito que uma hora o retorno vem em massa  :ok:   


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #18 Online: 27 de Abril de 2014, 22:21:17
Parece que o consenso aqui é que indicações e bom relacionamento são os principais pontos que fazem os clientes decidirem por um profissional.

Bem, eu não sou fotógrafo, mas toda vez que vejo uma oportunidade de fazer um contato ou uma divulgação, já fico pensando "ah, se eu fosse... ah, se eu tivesse um cartão de visita agora..."

Sempre vou no parquinho tirar umas fotos da pequena. Sempre tem lá outros pais e as crianças interagem, acabo tirando fotos de todos. Seria a oportunidade perfeita para deixar um cartão e dizer "Me manda um e-mail e eu te envio as fotos". Já iriam ver que é um cara bacana, que gosta de crianças, vão sentir certa confiança por saber que moro no mesmo prédio, e (daqui uns anos, espero) verão que tenho um portfólio interessante.

Mesma coisa vale para a pracinha que tem aqui perto.

Também tiro fotos de todos bebês novos de meus amigos, e na maioria das vezes, essas fotos acabam no facebook (só porque são diferente das tradicionais de celular, que muitas vezes são as únicas que os pais frescos têm). Se eu fosse profissional, iria pedir para os amigos colocarem um link para o meu perfil nas fotos.

Acho que para fotos de família já teria um ponto de partida.

Então respondendo (uma versão adaptada d)a pergunta: As pessoas me contrata(ria)m por sentirem confiança, por já me conhecerem (de uma forma ou de outra), por seus amigos e conhecidos terem confiado em mim, e por gostarem do meu portfólio (no futuro, por enquanto ainda não está com um nível de qualidade elevado e consistente).
Outros pontos importantes que os potenciais clientes avaliariam seriam meu preço e minha localização.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


Angelita Alves

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 794
  • Sexo: Feminino
Resposta #19 Online: 28 de Abril de 2014, 09:42:53
Tô anotando as dicas daqui....

Sobre mim ... fiz poucos trabalhos remunerados até agora. Uns por indicação e outros por causa de um anúncio num grupo de mães que participo no facebook. O grupo é voltado para mulheres que buscam o parto humanizado e, como eu tive um assim, elas sentem confiança em mim. Me pedem dicas, opinião e adoram falar sobre parto. Também me pedem dicas sobre amamentação, pediatras e até lojas onde fazer o enxoval do baby. Eu acabei ficando amiga das meninas que fotografei. Acho isso bem legal. Ser mãe está me ajudando.



Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 28 de Abril de 2014, 10:56:44
Dizem que minhas fotos são boas, outros dizem que nunca viu fotos tão boas quanto as minhas, mas os alguns que consegui fechar, só fechou porque fiz pela metade do preço ou menos. Ultimamente nem de graça eu consigo.

Acho que é fim de carreira =\


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #21 Online: 28 de Abril de 2014, 13:24:43

Acho que é fim de carreira =\
Bem vindo ao barco.
Eh sua vez de remar.


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 28 de Abril de 2014, 14:32:53
É né? heheheh =\
« Última modificação: 28 de Abril de 2014, 14:33:18 por Danilo_cs »


Renato Cavalcante

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
    • Website
Resposta #23 Online: 28 de Abril de 2014, 19:35:18
Dizem que minhas fotos são boas, outros dizem que nunca viu fotos tão boas quanto as minhas, mas os alguns que consegui fechar, só fechou porque fiz pela metade do preço ou menos. Ultimamente nem de graça eu consigo.

Acho que é fim de carreira =\

Você descreveu um início de carreira, e não um fim.
Continue tentando, tente outras abordagens, se suas fotos são boas e na sua região tem mercado, trabalhe que uma hora a coisa rola.
Canon 5DMk3 + 6D | 28mm f/2.8 | 35mm f/1.4 | 50mm f/1.4 | 85mm f/1.8 | 100mm f/2 USM | 24-105 f/4L
Site: www.renatocavalcante.com
Face: www.facebook.com/renatocavalcantefotografia
Instagram: www.instagram.com/renatocavalcantefoto
Flickr: www.flickr.com/renatocavalcante


Rodrigo Eduardo

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.841
  • Sexo: Masculino
  • Rodrigo
Resposta #24 Online: 28 de Abril de 2014, 20:42:41
acho que tudo tem mais haver com o marketing pessoal.
vejo muita gente com trabalhos ruins vendendo muito,como ligamos para qualidade achamos que todos são assim,claro que devemos vender algo bom,mas o marketing e divulgação é sim a alma do negócio  :ok:


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.817
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 28 de Abril de 2014, 21:10:22
acho que tudo tem mais haver com o marketing pessoal.
vejo muita gente com trabalhos ruins vendendo muito,como ligamos para qualidade achamos que todos são assim,claro que devemos vender algo bom,mas o marketing e divulgação é sim a alma do negócio  :ok:

Isso é uma coisa que tenho que melhorar muito.

A algum tempo atrás fiz uma coisa "feia": Pedi a uma amiga que solicitasse orçamento de vários estudios na cidade, bons e ruins, afim de ver se meus preços estão muito acima ou abaixo da "praça".
Minha conclusão é que tem um pessoal que faz um trampo no nível do meu, cobra mais caro, (alguns bem mais), e um pessoal com preço parecido com o meu que tem o trampo abaixo do meu (alguns bem abaixo).

Aí eu me perguntei: Se meu trabalho é relativamente bom, e não sou careiro, porque não pego todos os casamentos da cidade?

Simples, porque sou um manézão que não sabe se vender.

É duro ter que aceitar isso, mas esse tipo de auto crítica faz bem pra todo mundo. conhecer os proprios defeitos, e tentar melhorá-los...

Fiz uma lista no facebook de quase todas as promoters da cidade. Excluí as que tem esquema de exclusividade com os figurões, careiros, kkk
Mandei msg pra umas 20~25 promoters/assessoras...
Subi "secretamente" os orçamentos em 10%, e "generosamente" ofereci comissão pra elas. Simples e descarado assim.

BINGO!  :D :D :D

Veio bastante gente, fechai alguns, outros quero fechar ainda, não tive que dar dinheiro do meu bolso pra elas, e to ficando com a agenda menos branca, kkkkkkkkkkk


Promoter, decorador(a)  e buffet são pontos chaves pra pegar casamento bom... :D :D :D :D
Recomendo.


Rodrigo Eduardo

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.841
  • Sexo: Masculino
  • Rodrigo
Resposta #26 Online: 28 de Abril de 2014, 21:27:39

Fiz uma lista no facebook de quase todas as promoters da cidade. Excluí as que tem esquema de exclusividade com os figurões, careiros, kkk
Mandei msg pra umas 20~25 promoters/assessoras...
Subi "secretamente" os orçamentos em 10%, e "generosamente" ofereci comissão pra elas. Simples e descarado assim.

BINGO!  :D :D :D

Veio bastante gente, fechai alguns, outros quero fechar ainda, não tive que dar dinheiro do meu bolso pra elas, e to ficando com a agenda menos branca, kkkkkkkkkkk


Promoter, decorador(a)  e buffet são pontos chaves pra pegar casamento bom... :D :D :D :D
Recomendo.

vou tentar isso,vai que cola  :ok:


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #27 Online: 28 de Abril de 2014, 21:45:41
Isso é uma coisa que tenho que melhorar muito.

A algum tempo atrás fiz uma coisa "feia": Pedi a uma amiga que solicitasse orçamento de vários estudios na cidade, bons e ruins, afim de ver se meus preços estão muito acima ou abaixo da "praça".
Minha conclusão é que tem um pessoal que faz um trampo no nível do meu, cobra mais caro, (alguns bem mais), e um pessoal com preço parecido com o meu que tem o trampo abaixo do meu (alguns bem abaixo).

Aí eu me perguntei: Se meu trabalho é relativamente bom, e não sou careiro, porque não pego todos os casamentos da cidade?

Simples, porque sou um manézão que não sabe se vender.

É duro ter que aceitar isso, mas esse tipo de auto crítica faz bem pra todo mundo. conhecer os proprios defeitos, e tentar melhorá-los...

Fiz uma lista no facebook de quase todas as promoters da cidade. Excluí as que tem esquema de exclusividade com os figurões, careiros, kkk
Mandei msg pra umas 20~25 promoters/assessoras...
Subi "secretamente" os orçamentos em 10%, e "generosamente" ofereci comissão pra elas. Simples e descarado assim.

BINGO!  :D :D :D

Veio bastante gente, fechai alguns, outros quero fechar ainda, não tive que dar dinheiro do meu bolso pra elas, e to ficando com a agenda menos branca, kkkkkkkkkkk


Promoter, decorador(a)  e buffet são pontos chaves pra pegar casamento bom... :D :D :D :D
Recomendo.

Boa Mike!

Tem muito preconceito com "saber se vender". Muita gente já pensa em um vendedor de roupa ou de carro usado bem canastrão que fica tentando empurrar algo que o cliente não quer, não precisa ou não está conseguindo escolher.
O bom vendedor não faz nada disso. Ele ajuda o cliente a tomar a melhor decisão, sendo transparente e ético. Prefere perder a venda do que fazer o cliente levar um produto ou serviço que não seja o que ele precisa.

Trabalhar todo tempo disponível em busca de clientes me parece a coisa mais sensata que o fotógrafo pode fazer.

Mike, não tem nada de feio em fazer uma pesquisa de mercado. Não saber como seu serviço está posicionado em termos de preço em relação à concorrência é receita para o fracasso. E pode ter certeza que você em algum momento já passou seu preço para eles também.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #28 Online: 28 de Abril de 2014, 22:07:48
Boa Mike!

Tem muito preconceito com "saber se vender". Muita gente já pensa em um vendedor de roupa ou de carro usado bem canastrão que fica tentando empurrar algo que o cliente não quer, não precisa ou não está conseguindo escolher.
O bom vendedor não faz nada disso. Ele ajuda o cliente a tomar a melhor decisão, sendo transparente e ético. Prefere perder a venda do que fazer o cliente levar um produto ou serviço que não seja o que ele precisa.

Trabalhar todo tempo disponível em busca de clientes me parece a coisa mais sensata que o fotógrafo pode fazer.

Mike, não tem nada de feio em fazer uma pesquisa de mercado. Não saber como seu serviço está posicionado em termos de preço em relação à concorrência é receita para o fracasso. E pode ter certeza que você em algum momento já passou seu preço para eles também.

É isso mesmo. O vendedor é muito mais um viabilizador das vantagens de seus serviços como  qualidade (pode parecer incrível mas é diferencial), prazo, facilidades de pagamento, produtos, etc do que um vendedor do carne do Baú

Mike, me inscrevi no mailing de todos os meus concorrentes para receber as novidades, valores, promoções e etc. Se o que fez foi "feio" eu vou fritar...
 


InterNeto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 89
  • Sexo: Masculino
  • Primo Tacca Neto
    • Primo Tacca Neto
Resposta #29 Online: 28 de Abril de 2014, 22:46:37
Me contratam porque eu realizo sonhos ;)
Primo Tacca Neto
@primotaccaneto


Facebook